2010ARQUIVOBDI

Fim das inscrições para a Promoção Foks BDI: entenda como será o critério de seleção da campeã

Como previsto, é chegado ao fim o prazo para o envio de fotos para a nossa promoção, que dará de presente um iPad Wi-Fi 16GB à foto mais criativa. Agora é preciso tempo para analisar todas com calma. Entenda como será o processo de escolha das fotos.

Bem, apesar das regras terem sido claras e ainda termos dado umas dicas do que não fazer, ainda assim foi preciso estabelecer alguns critérios de escolha das fotos. Como são muitos participantes (mais de 800 imagens enviadas e cerca de 600 pré-selecionadas), dividiremos a escolha em 6 fases distintas, onde reduziremos o número de escolhas para podermos tomar a decisão. A comissão julgadora será formada por integrantes da equipe do Blog do iPhone e da Foks.

18/12 – Primeira fase: seleção inicial

Este é um concurso de FOTOS CRIATIVAS, certo? Por isso mesmo, a imagem tem que ser mais forte que o título, que como dissemos desde o começo, serviria apenas para AGREGAR significado (e não ser o significado em si). Veja no exemplo abaixo: qual das duas imagens, sem o título, parece ser a mais criativa?

As duas falam de computadores antigos e a necessidade de trocar por algo mais moderno (se considerarmos o significado agregado pelo título), mas foi a da direita a que passou essa ideia de forma mais dinâmica e criativa. Concordam?

Não é um concurso de frases e sim de fotos. Por mais genial que seja o título, se a foto não for criativa também, ela não seguiu a proposta inicial. Este conceito é muito importante entender.

Por isso, a maioria das imagens de simples mesas com computadores ou com objetos desorganizados não se enquadram com o espírito do concurso. Tirar foto simples de si mesmo, de uma criança (segurando objetos ou não), ou um animal de estimação (que não faz nada na foto), nada disso sobrevive sem o título e por isso, serão eliminadas logo na primeira fase, caso não possuam um claro senso criativo.

Na primeira fase de seleção, olharemos antes as fotos, sem o título; se ela não se mostrar criativa de cara, arrisca ficar de fora.

Também, como já foi dito, ideias repetitivas ou que ficaram só no imaginário comum (lupas, livros, privadas) dificilmente serão consideradas mais criativas que outras que se mostraram únicas.

19/12 – Segunda fase: 20 fotos selecionadas

Depois de selecionadas as fotos mais criativas, analisaremos o conjunto entre imagem e título para ver se elas têm a ver com o tema proposto, isto é, se ilustram a razão da pessoa precisar de um iPad. Não precisa ser uma resposta literal, basta a ideia.

20/12 – Semi-final: 10 fotos selecionadas

Das restantes, as consideradas 10 melhores serão selecionadas para ir para a grande final.

21/12 – Final: 5 fotos selecionadas

Nesta última fase, as últimas 5 fotos disputam o grande prêmio

23/12 – Grande vencedor: anúncio e envio do iPad

Na quinta-feira será anunciada a foto vencedora, que receberá em casa o iPad Wi-Fi de 16GB.


Cada fase será anunciada com um artigo próprio aqui mesmo no Blog. Caso você queira conferir já as fotos que estão no páreo, visite nossa galeria no Flickr (as que foram enviadas na sexta a noite podem demorar algumas horas até aparecerem lá).

Agora é torcer para que sua foto seja uma das selecionadas. Cruze os dedos e se prepare para acompanhar aqui cada fase desta final que promete ser emocionante.

Afinal, vale um iPad novinho! :)

Botão Voltar ao topo