2010ARQUIVO

Aviso: quem precisa do jailbreak não deve ainda atualizar para o iOS 4.2

A qualquer momento o novo iOS 4.2 pode estar pintando em nossos iTunes (que antes também recebe uma atualização) e quem tem seu iPhone, iPod touch ou iPad com jailbreak ou desbloqueado por hack se pergunta: Posso ou não fazer a atualização do sistema?

A resposta, como sempre, é não.

Sempre quando é lançado um novo iOS, o jailbreak é ameaçado, pois a Apple fecha todas as portas abertas pelos hackers. Isso quer dizer que quem atualizar pelo iTunes, perderá todos os aplicativos não oficiais instalados (e nos referimos aqui aos honestos; os piratas devem queimar no fogo do inferno :P).

Para quem tem iPhone bloqueado com operadora estrangeira, a situação é pior ainda, pois o aparelho fica bloqueado na “tela do cabo e o iTunes”, sem funcionar. Para os que atualizam “sem querer”, a solução geralmete é sentar, chorar e esperar semanas até que uma nova solução apareça. Se você comprou um aparelho importado dos EUA, está nessa situação.

Entenda melhor a diferença entre jailbreak e desbloqueio de operadora.

No caso do iOS 4.2, as notícias são animadoras. Com a novela do limera1n, geohot conseguiu fazer com que alguns exploits fossem preservados e não descobertos pela Apple. Com isso, o Dev-Team já conseguiu realizar o jailbreak da versão GM do iOS 4.2 com o redsn0w e provavelmente isso será rápido e fácil na versão final. O problema é o programa Cydia, que ainda não funciona no novo sistema. Os hackers já estão trabalhando em cima, inclusive com algumas novidades gráficas.

Dica: se você não entendeu metade do texto acima, pode clicar nos links para saber o significado de algumas palavras.

Quanto ao desbloqueio no 4.2, ainda não há solução conhecida. Porém, boatos afirmam que geohot já teria um desbloqueio na manga, pronto para surpreender o mundo. Só nos resta esperar.

Portanto, fica o aviso: se você usa e quer manter o jailbreak no seu aparelho, não deve realizar a atualização de iOS, pelo menos por enquanto.

Vale lembrar que jailbreak é um processo autêntico que qualquer um tem o direito de fazer no aparelho que comprou. Ele serve para ativar funções bloqueadas pela Apple por questões comerciais ou de filosofia. Ele não é sinônimo de pirataria, que só destrói o trabalho dos desenvolvedores.

Se, pelo contrário, você não faz questão do jailbreak e tem seu aparelho desbloqueado de forma oficial, pode atualizar sem problemas pelo iTunes. iPods touch e iPads também não correm o risco de bloqueio. ;)

Botão Voltar ao topo