2010ARQUIVO

Site Relatório Reservado confirma informações sobre interesse da Apple no Brasil

No mesmo dia que trouxemos a público a informação de que a Apple tem grandes planos para o Brasil, o Relatório Reservado (site de informações de bastidores, exclusivo para assinantes) também divulgou a notícia que confirma com precisão vários pontos apresentados aqui. Além disso, movimentações internas em algumas operadoras dão a dica de que há algo diferente pairando no ar.


Crédito da imagem: Guilherme T.

Não é de hoje, aliás, que o site Relatório Reservado insiste na mesma tecla. Desde 2008 ele vem divulgando os supostos planos da Apple em montar uma fábrica no Brasil (leia “Apple pode estar pensando em fabricar o iPhone 3G no Brasil“). Mas o fato disso ainda não ter acontecido parece estar mais associado à uma mudança de planos da Maçã do que uma eventual falha da informação. Para chegar a essa conclusão, basta juntar informações de outra fonte, o jornal Folha de S. Paulo, que afirma que a empresa já estaria há tempos tentando uma maneira de negociar uma entrada mais efetiva no país, mas encontra sempre dificuldades na burocracia nacional. Segundo o mesmo jornal, ela teria interrompido e retomado várias vezes as negociações.

Junta-se a isso algumas movimentações “diferentes” nas operadoras, segundo informações de bastidores levantadas aqui pelo Blog. A Vivo já contaria com vários terminais do novo aparelho em algumas lojas, com o objetivo de treinar seus funcionários. Isso pode parecer banal, mas no Brasil nunca as operadoras tiveram acesso prévio aos aparelhos nas lojas; os treinamentos eram sempre feitos em centros específicos, com todo o segredo que a Apple exige.

Ao mesmo tempo, a Claro faz mistério, possuindo o micro-SIM (chip reduzido especial para o iPad e iPhone 4) em suas lojas, mas mantendo um certo segredo sobre isso. Por que ter um grande diferencial comercial em mãos e não divulgar? Somente uma boa razão oculta para justificar isso.

As informações que divulgamos ontem (também presentes no Relatório Reservado) não dão datas específicas para a implementação de uma fábrica própria e de uma iTunes Store no país, apenas dizem que há uma intenção da Apple em investir no Brasil e mudar sua situação por aqui. Mas o ponto que diz que o lançamento do iPhone 4 será especial e diferente dos outros anos bate com os dados que estamos recebendo das operadoras.

Só nos resta esperar. Não há como saber quando e se tudo isso irá se concretizar antes de qualquer confirmação oficial. Mas o bom é que já poderemos ter uma ideia da veracidade das informações caso o lançamento do iPhone 4 no Brasil (estimada para acontecer entre setembro e outubro) realmente for diferente dos outros anos.

Fiquemos na torcida. ;)

Botão Voltar ao topo