Opinião

[opinião] É incrível como a bola de neve dos rumores cresce cada vez mais, não?

Por favor, permitam-me fazer um desabafo aqui.

Percebam como funciona hoje em dia a indústria dos rumores, onde alguém fala uma coisa e, depois de repetida ad nauseam pela internet, acaba tomando ares de verdade, pois não aparece ninguém para contestar. Os sites hoje em dia só repetem o que lêem, sem fazer o mínimo de reflexão sobre a “notícia” que estão publicando. E aí, ao ver em tantos sites diferentes a mesma informação, o leitor (pobre vítima) acaba achando que, se todo mundo está falando, é porque é verdade.

No final da semana passada apareceu uma notícia ridícula, repito, ridícula sobre um possível lançamento de um suposto iPhone 5 em janeiro que vem. Pessoal, ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! Cogitaram que seria uma versão melhorada, com antenas internas para resolver a falha da recepção. POXA, DE NOVO ISSO? Há sites que chegam a chamar de “rumores quentes”… E desde quando um rumor é quente? Ou ele é uma informação confiável ou é rumor!

Sábado passado muitos de nós presenciaram a vergonha de parte da blogosfera que fala de iOS e Apple, que copiou descaradamente uma notícia equivocada de um site, sem dar crédito. Um blog publicou que o iPhone tinha sido homologado no Brasil e dezenas de outros repetiram, sem nem analisar. E o pior, ficou claro com isso que estavam copiando outro site sem dar crédito. Acho isso vergonhoso. Quer dizer que se nós aqui não tivéssemos por acaso publicado uma infomação contrária, ninguém se daria conta do erro? Os blogs e sites de notícia são para trazer boa informação ou somente para copiar uns dos outros?

O diretor responsável pelo hardware do iPhone 4, Mark Papermaster, foi despedido na sexta. Durante todo o final de semana sites do mundo inteiro repetiram que a causa provável era devido ao “antennagate”. Hoje se conheceu outra versão da história e os mesmos sites, sem nem se mostrarem “vermelhos”, só repetiram.

O que me parece é que boa parte da mídia trata seus leitores/usuários como uma grande massa burra e manipulável, em que o importante é repassar a notícia o quanto antes possível. Se ela mudar depois, é só fazer uma atualização x1, x2, x3 e fica tudo bem. O que me deixa mais triste é que tem muito leitor que não se importa com isso.

Talvez o errado seja eu.

#prontofalei

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Odilon

    ILex

    Relaxa… é só um telefone!

    Odilon Junior

    • José Branco

      Não se trata só do IPhone,mas sim de uma midia sensacionalista que visa prejudicar via concorrencia uma empresa bem sucedida e quase suprema em alguns segmentos,qualquer pessoa que trabalhe com comunicação e repudia o sensacionalismo fica sim irado com esse tipo de coisa,como voce pode ficar irado pq seu time perdeu e eu achar uma bobagem por gostar de outro esporte como natação !

      Então relaxe voce !

      • Sou eu que não entendi a dele ou ele não entendeu o comentário de Odilon e está discutindo sem motivo????

      • AleC-PE

        Concordo com vc José Branco,

      • AleC-PE

        Concordo com você José Branco, a questão não é o telefone, mas sim o abuso que as pessoas que trabalham com informação estão acostumadas a fazer e não serem repudiadas. Devemos sim, como ficou iLex, sentirmo-nos repudiados com tudo isso. E para que isso não continue, cabe a nós, leitores, selecionar melhor os sítios de notícias que acompanhamos.

      • Gabriel Alexandre

        José Branco, leia o link e entenda a ironia do Odilon – http://migre.me/13GjG

        • Aliás, outra notícia fake que foi espalhada como verdade… 😉

      • Ismael

        Afinal de contas o cara foi demitido por que? Quando eu soube da noticia… de cara pensei que era pela antena do iphone…. pq se não foi…. então foi muito infeliz demitir o cara responsável pelo hardware do iphone logo depois daquele rebuliço todo…

    • Lucas

      Cara, melhor comentário EVER

  • Victor

    Concordo!!

  • Rodrigo

    Vocês estão certos, o blogdoiphone não publica tanta coisa quanto ao MM, mas vcs possuem muito mais qualidade, já o concorrente ctrl c + ctrl v, depois atualizações x2,x3.
    Sou otário agora? Não manjo muito de inglês tenho que recorrer aos blogs, depois tenho que ficar apertando F5 para ver se tá certo?
    iPhone 5? …

  • Pedro

    #MMaquinaDeCopiar

  • Danilo Ferreira Gomes

    Bem falado!
    Parabéns pela postura do blog

  • Jonatan

    mto boa colocação, por isso acho interessante a tão criticada “opnião pessoal” que alguns blogueiros colocam nos posts, muita gente vê isso como algo ruim, mas sem isso as notícias seriam as mesmas em todos os blogs e aconteceria o que foi citado neste post

  • Ninguém está errado, nem eles, muito menos você. Cada um tem um ponto de vista e uma forma de manter as notícias, postando RUMORES e identificando com tal ato ou não postando.

    O que falta são os leitores saber distinguir o que é rumor ou não.

    Preocupando menos com os outros, se cresce mais! Experiência própria que tive na minha vida.

  • Daniel

    iLex, será que é o mesmo site que promove sorteios e premia fakes em detrimento dos seus seguidores?
    Deve ser.
    Eu acompanhei a troca de posts. Pior. Hoje no trabalho ao falarem que estava homologado, falei que não, que era só a bateria, mas a qualidade de alguns sites é tão, mas tão duvidosa que incluíram até o certificado de homologação do iPhone 4 na nota!!! Impressionante!!! Eu que passei de desinformado ainda!
    Por isso que cada vez mais a minha fonte segura de info é o Blog do iPhone e só ele quando se trata de iPhone. Tem muito site por aí que faz isso mesmo que você falou e sabemos bem de quem estamos falando.
    Continue com o trabalho sério de vocês que vocês só têm a ganhar.

    Abraço

  • MGuariza

    iLex

    realmente como disseram, é só um telefone, mas entendo e concordo 100% com você e acredito que o que você fale não é pelo motivo telefone, mas sim passar informações erradas, sejam elas sobre telefone, ou qualquer outro assunto, e fica aqui meus parabéns, é por esse motivo ( que você fala nesse texto ), que já faz um tempo, esse é o único blog brasileiro que me dou ao trabalho de ler.

  • Christian Tavares

    Eu só copio de sites confiáveis… 😛

  • Sudré

    Pois é iLex… Esse sempre foi, e pelo jeito continuará por um bom tempo, o desafio da Internet… Muita informação e pouca qualidade, onde nós temos papel importantíssimo na seleção do conteúdo que utilizaremos… Sem contar que somos nós leitores que temos a obrigação de formar nossas próprias opiniões baseadas nessa explosão de informação que está disponível na Internet…

    Parabéns ao Blog do iPhone pela sua credibilidade… Conquistada com muito esforço, dedicação e fidelidade de seus leitores…

    Abraços!

  • É Realmente Incrivel!
    Eu vi esse boato rolando pelo google…me faz rir ao mesmo tempo que me da vergonha.

  • Lucas Moreira

    Uma coisa é fato: dar crédito ao outro blog brasileiro é uma coisa que eles não dão. Agora, se o blog é estrangeiro, devido a problemas de lingua e o publico não vai a estes blogs, e então a #MMaquinhaCopiadora coloca créditos.

    Concorrencia acima de tudo, só pode ser esse o motivo. E acaba desvalorizando o trabalho de vocês.

    Parabéns para vocês.

  • Matheus de Carvalho

    Concordo plenamente.

    Mudando de assunto…acho que o desenvolvimento da Apple no Brasil já está começando.
    Até que enfim a Maçã verá o Brasil como um todo, e não somente as capitais (SP e RJ para os bem entendidos…rsrs)
    Aqui em Uberlândia, finalmente será lançada uma revendora e centro de assistência técnica autorizados Apple, a iDream Store…

    É isso aí, viva o Tio Steve!

  • mvcmendes

    O que tenho percebido é que hoje ter um blog significa reproduzir notícias alheias. Vejo isso tanto em sites de tecnolgia quanto em sites de humor. Apareceu um video engraçado, até o fim do dia ele estará em todos os blogs bem-humoradinhos que existem por aí.

    Apareceu uma imagem nova, ela estará em todos os blogs de tecnologia até o fim do dia.

    Hoje ter um blog virou um negócio rentabilíssimo pra quem fica ali com as anteninhas de seus RSSs ligados, só esperando chegar material novo, dar aquela formatada, e botar no próprio blog. Se descolar uma parceria com um portal, ótimo. Aí é só esperar os anunciantes chegarem, e recolher.

    Blogs têm virado uma espécie de agregadores de conteúdo externo. O filtro passa a ser inexistente, quando o número de posts é mais importante do que o conteúdo deles.

  • “If you tell a lie big enough and keep repeating it, people will eventually come to believe it…” Joseph Goebbels

  • thiago

    “uma grande massa burra e manipulável,” …esse é o objetivo do captalismo com sua politica de consumismo.

  • Caro iLex,
    Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelo “Blog do iPhone” que, para mim, se tornou quase um manual desde que comprei o meu. Em segundo, queria dizer que eu como jornalista concordo plenamente com a questão dos boatos. Porém preciso lhe dizer que isso não é novo. Existem milhares de notícias falsas rodando por aí, e rodavam muito antes da internet ser inventada e popularizada. Hoje, porém, a facilidade de criar notícias falsas é muito maior. Já que qualquer um que tenha um blog mais ou menos, ou um site mais ou menos virou jornalista e difusor de notícias. Antigamente, colocava-se a falsa notícia em um jornal qualquer de interior ou bairro, e se essa era sobre algo ou alguém famoso, os outros veículos maiores a replicavam. É bem revoltante, mas não adianta. Essa prática só tende a ficar maior e maior. As pessoas hoje querem tudo bem mastigado, e a preguiça só faz as famosas “barrigas” crescerem.
    Abraços
    Isabela

  • Paulo

    quero meu iphone5 não quero mais este iphone4 ahahahahahahahahahahahahahaha

    ainda bem que contamos com vcs do blogdoiphone para nos informar de modo correto e sem copias,,,obrigado a todos.

    mas quero meu iphone5………….

  • FALOU TUDO iLex!

  • Dinnosan

    Concordo com o ilex, os blogs tem que ter um minímo de dicernimento e não apenas ficar repetindo matérias sem analizar o conteúdo e muito menos querer ser o primeiro a dar a noticia.
    É mais interessante ver a noticia com os comentários do editor do blog do que simplesmente ver a noticia.

    Parabéns iLex pela postura sempre critíca em relação ao que publíca aqui no blog.

  • Pedro Angella

    Primeiro, nós é que devemos pedir licença pra falarmos qualquer coisa aqui, já que o Blog é seu!

    E em segundo, é por esse motivo que acesso E confio no conteúdo do Blog: pq eu sei que aqui eu tenho informação de qualidade!!!

    iLex, parabéns!

  • Gregório Amorim

    iLex, isto é que é o legal da web 2.0. Graças à proliferação dos blogs enquanto fontes de notícias, temos a oportunidade de obter informações muito mais rapidamente do que os meios convencionais (TV, rádio, jornais, revistas).
    Assim como temos revistas que publicam notícias sem consultar a veracidade dos fatos (Veja e a suposta ficha criminal da Dilma, por exemplo), temos blogs que publicam o mesmo tipo de coisa.
    Da mesma forma que confiamos mais em certas revistas do que em outras, confiamos mais no Blog Do iPhone do que em outros blogs.
    A desinformação sempre existiu e sempre vai existir, cabe a nós discernirmos entre o que tomamos como verdade ou não.

  • De boas iLex, você tá certo.
    Tatu do bem agora.

  • HenriqueG

    iLex o que aconteceu com o Papermaster então? Fiquei com um pé atrás quando li tal rumor (de que ele teria sido demitido pelo antennagate). iPad mini é um rumor que vai pro ralo junto com o iPhone mini.

  • iLex

    acho que você está absolutamente correto.

    Não se pode diminuir ou desprezar a irresponsabilidade das centrais de boataria, ainda que diga respeito, por exemplo, aos nossos iPhones.

    Aliás, esse blog cuida do quê?

    Aqui é o espaço adequado para essa discussão. E, sem dúvida, é o local onde a confiabilidade da notícia é a marca registrada. E todos nós, proprietários dessa maravilha chamada iPhone, só temos a agradecer por isso.

    É verdade que “boa parte da mídia trata seus leitores/usuários como uma grande massa burra e manipulável”. Mas também é verdade que essa “grande massa” deve ter senso crítico e avaliar aonde vai buscar informações.

    Eu, a meu ver, optei pelo local correto.

    Parabéns pelo texto – e também pela tua entrevista de sábado, na CBN.

  • Antonino Ferreira

    iLex, você está de parabéns com o seu blog. Todo mundo quer dar a notícia em primeira mão sem nem saber se está certa ou não. Quando vejo uma notícia por aí, fico esperando se vai aparecer aqui ou não pra eu acreditar nela ou não.

    blog do iPhone, o melhor blog sobre iPhone do Brasil, parabéns.

  • José Branco

    Deve ser a concorrencia tentando de todoas as formas deter o inevitàvel :

    A SUPREMACIA DO IPHONE !!!

  • Falou bem, por isso que o Blog aqui é o melhor do país. Qualidade sempre!

  • Andre Mattos

    só um telefone cara, só isso…

  • vini_assis

    Concordo com o iLex
    iLex… Seu blog tem melhorado cada vez mais e tem trazido mais noticias VERDADEIRAS como sempre trouxe. Obrigado por me dar confiança total ao ler seus artigos… Continue assim (:

  • Luciano Cardoso

    Poderia mudar o nome de Blog do IPhone para Manual do iPhone. rsrsrs

  • Pedro Vernz

    Fica tranquilo.

    Acho legal você não se preocupar com estas coisas.
    Faz a tua parte e pronto. Mesmo porque ninguém é perfeito.

    Posso citar dois deslizes classicos do blog do iPhone, dos que lembrei de cabeça:

    MEGA ONE: Neste você fala desta mesma forma dizendo que não faz sentido nenhum e pede nos comentários para o pessoal do outro blog ir cuidar do blog deles:
    http://www.blogdoiphone.com.br/2010/04/rumor-fake-or-not-suposto-prototipo-seria-o-mais-feio-iphone-ja-fabricado/

    Este quando li fiquei de cara que você estava postando isso, pois parecia uma notícia tão absurda. E acabou sendo a mesma situação acima citada por você. Postou e depois atualizou, mesmo porque acho que a palavra rumor só foi colocada depois, não tenho certeza, mas o texto trata como verdade.
    http://www.blogdoiphone.com.br/2010/07/com-o-ios-4-1-apple-sera-capaz-de-identificar-aparelhos-com-jailbreak/

    Mesmo porque acho que os blogs brasileiros em geral tem pouco o que fazer pois a grande maioria da notícia e imagens, vídeos é de fora do Brasil e só cabe a vocês traduzirem e postarem, sempre pegando de fontes confiáveis. Do resto é especulação mesmo pois vocês não vão pagar uma equipe para ficar pelo mundo produzindo notícias.

    Apesar de adorar o blog, certamente minha fonte brasileira favorita, acho que as vezes você se preocupa demais com os outros. Mas não estou querendo ofender não, só uma sugestão. Nem se preocupe. Sei que as vezes a gente fica meio de cabeça quente. No fundo acho até que você já se arrependeu.

    Abraço e continue o bom trabalho

    • Jrbs

      [2]

  • Roberto

    Concordo plenamente

  • Leonardo

    Melhor blog sobre Iphone na atualidade.

    iLex para presidente!!!

  • LeonardoMBorges

    Realmente é incrível como os sites no Brasil e de outros países adoram copiar os outros, mas pelo menos se copiar bote a fonte e a real noticia e não só um mero Ctrl+C Ctrl+V ou no caso desse outro blog Command 😛

  • Neemias

    Pois é iLex. Saindo um pouco do assunto até, aquele perfil no twitter AppleOfficialBR mostra só o quão ruim a situação da desonestidade no Brasil está. Muitas pessoas tentam tirar vantagem de onde quer que seja custe o que custar.

    E muita gente parece não se importar muito em pegar informações de lugares confiáveis, tanto que muitos no sábado preferiram acreditar num “outro” blog ao invés deste, simplesmente por ter mais “nome”, e não por oferecer um conteúdo cuidadoso.

    Falta bom senso nas pessoas, blogueiros e principalmente leitores.

  • Gustavo M Almeida

    Concordo com você e te dou todo apoio.

  • Marcio Veiga

    iLex,

    Me permita discordar de voce quando no final voce disse: talves o errado seja eu…

    Se fosse assim o seu Blog do iPhone não seria tão visitado, respeitado e “copiado e colado” nos demais Blogs Pirata!

    Não esquenta pois voce já tem seu publico cativo e fiel e eu sou um deles.

    Aliás eu às vezes escuto comentarios de amigos que leem noticias “furadas” sobre o iphone e ipad e quando eu digo que não é nada disso, e tudo bla,bla,bla eles me perguntam: Voce trabalha na Apple por acaso? Eu digo: Não, mas leio diariamente o Blog do iphone e depois indico o seu site!!!

    Isso é audiencia qualificada! Diferente de Blogs que querem page views apenas!

  • xavier

    trabalho em uma resseler da Apple.
    vcs não imaginam quanta coisa que escuto.
    exemplo a questão do antenagatte…de todos os iphones 4 que tive o prazer e mexer nenhum apresentou o problema.
    alguém levantou a hipótese do problema estar com a AT&T???? imagina mais de 1 milhão de pessoas na rede deles, eles estavam preparados??? olha eu lançando um boato!! rs

  • Marcio Veiga

    Ilex!
    Uma pergunta que quero fazer há tempo: Você é jornalista? Se é, tava na cara, dada a qualidade de seu Blog. Se não é, saiba que voce deixa muito jornalista bom no chinelo…. Parabéns de novo!!!!

  • aleft

    Relaxa iLex. é brabo ficar vendo asneiras sendo publicadas e as vaquinhas de presépio seguindo e acretidando em tudo, mas o importante é manter seu bom foco no seu trabalho aqui e ligar o famoso botão F pra todo o resto.

    • Rafael

      Queria me expressar mas não consegui, faço minhas as palavras de aleft!

  • A. JU2NIOR

    iLex, compreendo seu ponto de vista e concordo em “quase tudo”.

    Hoje em dia, basta uma conexão com internet (até mesmo uma Lan-House resolve), um computador e saber catar milho no teclado, pro sujeito se sentir habilitado a ser um formador de opinião divulgando que “TEM UM BLOG SOBRE X”.

    É facil “captar” notícia e metralhar no CTRL-C + CTRL-V sem o mínimo de embasamento técncio e critério na avaliação do quanto isso é importante ao propagar algo que deveria ter uma fonte confiável (e mesmo divulgá-la). Mas na ânsia de ser o primeiro a divulgar “tal assunto”, muito comem boa feio, assim como foi essa da homologação da ANATEL. Aliás, foi vergonhoso…até mesmo para os “blogs mais conceituados”, que divulgaram sem conferir a nota.

    Isso me fez ter uma vontade incrível, de fazer uma pegadinha do tipo: “Apple confirma sua chegada no Brasil para o natal de 2010, com iPhone 4 nas lojas em 24 de dezembro”…e depois ficar só na poltrona vendo a notícia se propagar erroneamente…rs…

    Enfim, saiba que a triagem natural das coisas se dará conta de anular tais fontes, ficando somente quem tem conteúdo…isso é natural.

    Por fim, que esses eventos isolados, só sirvam prá separar o joio do trigo e lhes dê entusiasmo prá prosseguir com afinco, como sempre têm feito.

    Parabéns ao melhor Blog de iPhone do Brasil!

    @ju2nior

    • A. JU2NIOR

      Neste exato momento estou acompanhando algo no twitter que me enoja. É uma puxação de saco sem tamanho…

      É por essas e por outras que imagino o tamanho do emputecimento que dá quando um trabalho (que dá trabalho) é chupinado por um sem vergonha e se você põe a boca no trombone, ainda tem que ouvir esses puxadores de saco criticando… e te mandando trabalhar mais…tsc…tsc…tsc

      Por isso que nunca me atrevi e não me atreverei a ter um blog… #prontofalei

  • Janison Costa

    “Pronto vou falar”

    Se o que te deixa mais triste é que tem muito leitor que não se importa com isso, a prova disso está em alguns comentários acima, lamentável…

    É função de um blog se manter atualizado e o quanto mais rápido possível certo?, “por que não copiar dos outros?” e a galera ainda faz vista grossa…

    Nao to pagando pau pra ninguém, acompanho esse blog a um tempo e sempre estive oculto.

    O que tem que ser dito tem que ser dito, continue como está!

  • Sergio

    Muito bem dito. Assino embaixo.

  • Max

    iLex, qdo li a noticia no concorrente prontamente pensei que vc devia estar puto da vida e com razão! Sei que vc tem uma breve história com os caras e morro de curiosidadede saber oq lhe fez zarpar de lá, apesar de ter uma idéia. Mas relaxa, no final as coisas se ajeitam. No inicio eu te achava arrogante e pretensioso, mas depois de umas historias aí eu comecei a te dar razão, e hj nem freqüento mais aquele blog, pois o nível é fraquíssimo. Pior que o redator que escreveu a tal noticia me parecia super sensato em outras ocasiões, mas pelo visto me enganei!!! Abs e força pra manter a excelente qualidade do seu blog!!!

  • Daniel

    Sinceramente, ignoro qualquer post a respeito de iOS vindo do MM. Pra mim, o caso das antenas foi a gota d’água.

    Minha fonte principal é o blog do iphone.

  • Mariana Seixas

    Gente, eu acho que de uma maneira ou de outra 99% (belo chute!) das informações que rolam na internet são de origem de um outro site. Esta é a característica deste meio de informação! Se vc quiser publicar uma informação exclusiva sobre o lançamento de um aparelho ou versão de OS terá que ser o fabricante do aparelho ou o desenvolvedor do OS, e, a partir do momento que vc publicar, TODOS os outros serão cópias do teu e não há outro modo de ser. Portanto, acho meio inútil esta discussão e alguém lá em cima disse que o > diferencial tem que estar em quem lê e não em quem escreve e eu concordo!
    Mesmo assim, eu particularmente aprecio bastante o conteúdo do Blog do iPhone bem como de outros blogs sobre o assunto. Parabéns a todos que gastam seu tempo sem remuneração para (tentar) levar informação ao público… e parem de brigar porque é muito feio!

    😉

  • Joey

    Acho que nem precisava falar. Blog do iphone representa. Deve ser um dos unicos em que gente adulta que escreve. Eu raxo o bico eh com as noticias copiadas do olhar digital. Nao sei como eles sobrevivem.

  • Peterson

    Parabens ILex pelo blog e pelos comentários!

  • Gabriel Lucas

    Tenho certeza que pelo menos 1/4 de quem sabe ler(ou acha que sabe) deveria rever seus conceitos de uma forma drástica e rápida, principalmente a MMáquina Copiadora de seus hábeis leitores.

    Estou com esse blog desde o post do iPhone classic de 16Gb, meto minha mão no fogo por ele. porque acho que devemos defender gente que sabe o que faz não importa onde.

    Parabéns Blog do iPhone, rumo ao iPhone 20g com a credibilidade do classic.

  • Elder F Xavier

    Informações sobre Iphone para mim é apenas no BlogdoIphone.

    Outros?

    Existe outros?

  • Fabricio Mastroianni

    Conheco varios desses sites “Ctrl+C, Ctrl+V”, que, quando conseguem o aparelho mais atual, nem sequer tem coragem de realizar os testes que postam como sendo “incriveis”, pois nem sequer eles mesmos acreditam que sao tao “fantasticos” quanto pregam.
    Creio que o minimo que deveriam fazer era consultar o site da Apple, para se interar do que a detentora do melhor smartphone do mercado esta dizendo a respeito.
    Nao bastasse as informacoes “concretas” que eles apresentam, nem sequer tem a capacidade de citar as fontes, sejam elas confiaveis ou nao, verdades ou nao… So por este fato ja pode-se concluir da idoneidade do site e das informacoes dadas pelo mesmo.
    Blog do iPhone que é site de verdade, pois respeita o aparelho, a Apple e, principalmente, os leitores, pois mesmo quando cita noticias reais, vindas ate mesmo de um desses sites “Ctrl+C, Ctrl+V”, tem a fonte citada, dando todo o credito para quem postou tal informacao. Creio que, com isso, o intuito, nao seja ser apenas mais um difusor de “informacoes” sobre iPhone, mas ser uma fonte confiavel, sendo, com isso, o melhor quando se trata do que faz.
    Para finalizar, quero dizer que concordo com a opiniao de alguns, quando dizem que cada um tem uma visao sobre o assunto, mas creio que o minimo a ser feito é avaliar a veracidade do que estao dizendo, pois correm o risco de “sair pelo ralo”, alem de prejudicar a propria imagem.

  • Leandro

    Não estou apenas concordandando com tudo o que disse, mas além disso aproveito para deixar uma mensagem de incentivo pelo seleto e diferenciado trabalho autruístico que desenvolve. Apenas não se deixe desanimar, pois o recado era necessário aos desavisados que certamente acessam ao blog. Parabéns pela excelente qualidade de suas matérias e analises! Ao menos 5 vezes ao dia visito o blog, tendo já lido todos os seus artigos. Sucesso iLex!

  • Nathan Cordeiro

    Parabéns iLex, sigo esse blog antes mesmo de ter um iPhone, mais ou menos metade de 2008, sempre vendo notícias de qualidade.

  • digons

    Uma dica: consumidores da Apple (incluindo o Iphone) consideram muito a elegância do produto. Não é o que se tem visto aqui. Não combina. A empresa mostrou como superar crises e deveria ser tomado como exemplo.

  • Felipe

    Você merece os parabéns por mostrar respeito aos seu leitores, pois verificar a veracidade das informações obtidas é fundamental em qualquer meio informativo.
    Tenho plena confiança nas informações divulgadas aqui e respeito bastante aqueles que aqui comentam.

    Mantenha o bom trabalho!

  • Scofield

    Pois eh.. não é atoa que nós preferimos o blogdoiphone… 😉

  • Vitor Sá

    Não tenho nada a acrescentar, faço das palavras do iLex as minhas

  • Frederico – Maringá/PR

    Mas meu amigo iLex, estressando com essas coisas?

    Veja só, hoje me aparece um cara no meu trabalho com um iPhone 3GS, justificando que comprou ele sem esperar pelo iPhone 4 (que eu recomendei) porque um “cara” disse que não valia a pena comprar o 4 em função do problema das antenas.

    Pensa que eu fiquei chateado? Nada! O cara só queria “desovar” o 3GS dele.

    Eu continuo esperando pelo iPhone 4, sou analista de sistemas, maior de idade, vacinado, já entendi que o problema das antenas aconteceu e que não passa de um caso como qualquer outro.

    Enfim, a vida é assim mesmo iLex, a caravana passa, os cães ladram, e dá-lhe iPhone 4!

  • Igo

    Por isso que eu NUNCA perdi meu tempo lendo posts de “rumores”. Prefiro esperar notícias de fonte OFICIAL. Também nunca li posts de rumores escritos pelo Blog do iPhone, pra não contrariar nem querer exaltar ninguém, e nem enganar minha pobre cabeça.

  • André

    Mais uma vez, parabéns!

  • yes!

    iLex

    Há tempos escolhi o BlogdoIphone como fonte confiável de informação e, com isso, deixei o vento se encarregar dos rumores…

    Parabéns pela dedicação e seriedade na condução das notícias.

    yes!

  • Márlova

    Isso mesmo xuxu,vale o desabafo pq deve ser duro gastar tempo e paciência se preocupando em pesquisar, investigar uma noticia enquanto outras pessoas so se dão ao trabalho de jogar um assunto no ventilador… Mas quer saber? Cada um segue o blog q acha q merece! O meu é só esse pq eu mereço O MELHOR!! Bjo e não deixe ninguém te aborrecer!!

  • Leonardo F. M.

    iLex,

    O jornalismo mundial determina tudo hoje em dia! Desde se o buteco deve continuar aberto até o impeachment de um presidente!

    É um absurdo as informações equivocadas, para não dizer mentirosas com que os jornais, e afins colocam e nem se quer checam as informações. Eu já fui vitima direta dessa pouca vergonha. Só para você ter uma idéia:

    EU trabalho com produtos médicos hospitalares e recentemente um certo jornal fez um reportagem e por acaso citou meu produto! meu produto tem um valor agregado relativamente alto, algo em torno de R$ 5.000,00 e o jornal disse que custava menos de R$ 100,00. Da pra imaginar o que aconteceu? nas semanas que se seguiram foi um mar de ligações de clientes, hospitais e convênios me ligando para me chamar de tudo quanto é nome pq eu estava “enfiando a faca” só pq um jornalzinho de merda disse que o meu produto tinha um preço muito menor!
    Detalhe, o meu produto é cadastrado na ANVISA, há revistas especializadas onde há o preço oficial de referencia e está disponível para o publico, bastava o jornalistazinho de merda checar a informação!

    Enfim, o jornalismo nada mais é do que um negócio, e o negócio é vender suas publicações não importa se a informação é verdadeira ou não, se vai afetar negativamente, mesmo que a informação seja “equivocada”.

    E o pior é que isso é mundial.

    Um filme, não me recordo o nome, certa vez refletiu isso: “Os Jornais, e o jornalismo, comandam a massa!”

  • Teresa

    CLAP CLAP CLAP!
    por esse motivo esse é unico site confiavel prá mim desde sempre!!!

    Prontotbfalei!!
    Love U guy!

  • Will

    Caro, você percebeu isso meio tarde, ou desabafou atrasado xD, na internet é assim faz tempo

  • droidDAcabeça

    Isto que dizes é bem verdade. Mas faz parte da liberdade de expressão que é ainda mais importante. Agora cada um é que sabe se a noticia vale a pena ler ou não…. A mim não me preocupa que existam estes abusos porque é isso que faz as grandes empresas fazerem o seu melhor. Se ninguém critica-se provavelmente a apple não seria o que é agora, a empresa mais valiosa de sempre.
    iLex estou a ver poucas novidades sobre o jailbreak… ainda a pouco foi desbloqueado o flash no iphone 4 e voce nem disse nada:S:S Já tenho ido a outros blogs….. Bom trabalho

    • Não falarei do Frash aqui. Entenda que não sou obrigado a REPETIR o que outros blogs publicam. 😉

      • droidDAcabeça

        Mas eu testei e funciona logo é verdade:) foi o atomix da dev-tem logo é uma informação válida e verdadeira:) podia fazer um video e mostrar a gente:p

        • Mariana Seixas

          Atomix???
          Acho que vc confundiu Comex com Atomix!!
          Atomix é o cachorrinho do Asterix…

          😀

        • Raphael Nascimento

          O iLex não disse que a informação sobre flash não é verdadeira, ele só disse que não falará sobre Flash. Opção dele, ponto.

      • Maciel Meireles

        Sobre sua posição do Flash discordo, pois no post você (corretamente) fala sobre os demais sites que repetem as notícias sem validações e que nós ensina a confiar menos em sites deste tipo correto? De outro lado, confiamos mais em blogs como o seu, que filtra as informações e, por isso, acabamos confiando mais e mais em sites como o seu. Ficamos ainda se saber o flash é uma notícia, vírus, rumor, etc. Neste caso específico esperava algo do tipo “lançaram flash, estamos analisando” mas esse é MEU ponto de vista.

        Sobre a notícia em si, tenho um iPhone 3Gs com iOS 4.0 jailbreak rodando o aplicativo e acessando sites em flash.

        abs

        Maciel

  • Overlord

    Tchê, desencana.

    Se tu fores perder tempo com isto… 🙂

    Melhor falar do iOS 5 que trará suporte a dispositivos do tipo wireless coffeemaker…

  • Nestor

    iLex, Muito bem possicionado em relação a veracidade das notícias mais …. qual é a versão oficial o mais convincente da demissão do diretor de hardware do iphone 4? Certo é que os sites expalharam a noticia pelo pseudo problema da antena? Se quiser comentar é claro. Abrazo.

    • Bom, aí podemos discutir sobre isso, coisa que poucos sites estão fazendo. Tem a versão da Apple, que ninguém sabe se é verdadeira, de que ele não era exatamente aquilo que esperavam quando contrataram. Talvez a história real nunca saberemos.
      Mas AFIRMARAM que foi pelo antennagate, que foi explorado excessivamente pela mídia. Só isso já me deixaria com um pé atrás antes de publicar.

  • Sergio

    Caro iLex, hoje em dia no mundo de “mentiras” que vivemos, são poucos os que conseguem filtrar a veracidade deste ou daquele fato, pois a quantidade de informações que um que ser melhor ou mais rapido que outro só para sair na frente dos fatos, não perca a calma, as pessoas sérias sabem ter ponderação e equilibrio para compilar os fatos e daí sim formater uma opinião sobre o mesmo.

    bom dia a todos

  • Rafael Housan

    só um telefone?? nossa, como tem gente babaca!! podemos então dizer, é só um Ford T, é só um Atari, é só um Walkman, é só x86, é só o kralho!!! existem produtos através da história que se destacam e influenciam culturalmente toda uma geração… só um telefone, ter q ler essas idiotices de vez em quando é foda…

  • Gabriel Dias

    Cara, sempre leio seu Blog mas nunca comento..
    Hoje vou comentar porque é simplesmente sensacional o que você escreveu..
    Concordo com cada vírgula que você escreveu…

    Continue assim…

    Parabéns e Sucesso

    Abraço..

  • Marcos Moraes

    Eu ainda acho que o iLex sofre demais por essa questão dos boatos.
    Eu sou da opinião que as notícias devem ser veiculadas, não interessa se são rumores, opiniões, relatos ou fatos descritos. O que deve ser explícito é justamente em que nível se encontra sua informação. Se uma informação é veiculada como um rumor, cabe ao leitor saber entender isso e fazer uma correta interpretação.
    Assim como a de se entender que o leitor não é tão ingênuo. Quem tinha essa opinião era o Willian Bonner que deixou escapar, numa reunião de pauta, chamando seus telespectadores de Homer (dos Simpsons).
    Então, o que é limpo, transparente e, acredito, correto, é sempre deixar claro o nível da informação. Assim sendo, não tem problema nenhum relatar uma notícia do tipo: ” SUSPEITA-SE que o engenheiro possa ter sido demitido por causa do antennagate.” O que é bem diferente de : “O engenheiro FOI DEMITIDO por causa do antennagate.” . Veja que os níveis de informação alteram e os leitores, com certeza, saberão diferenciar uma coisa da outra.
    E como leitores informados, conscientes e capazes de interpretar uma informação, fica tranquilo de se veicular informações que rondam o mundo Apple.
    Eu me lembro que quando sairam as primeiras fotos do iPhone4 muitos afirmaram categoricamente que era fake, que a Apple NUNCA faria um design daquele, que era absurdo acreditar naquilo, blá, blá, blá… no entanto, ai está o aparelho e a maioria babando por ele.
    Não adianta sofrer por causa dos outros. Eu respeito o trabalho dos outros blogs e acredito que cada um, do seu jeito, contribui em nos trazer informações diversas sobre o mundo da Apple. Cabe a mim, somente a mim, interpretar cada uma dessas fontes e ter minha PRÓPRIA opinião.

    Abraço a todos

    Marcos

    • Ale

      Concordo plenamente com o posicionamento do Marcos !
      Ultimamente temos MUITAS opções de leitura !
      Vai de cada um seguir aquela(s) que mais atende(m) sua(s) necessidade(s) !
      No meu iPhone tenho somente 2 blogs para notícias da Apple !
      Este blog no qual é mais focado no trio iPhone, iPod e iPad !
      E um outro blog onde muitos criticaram, pois aquele MM me atende com outras notícias mais amplas sobre o mundo Apple ! Sejam verídicas ou rumores !

      O mais importande é que vc, iLex, tem caráter de mostrar sua insatisfação e deixar um espaço aberto para todos os tipos de críticas/apoio !

      Eu aprecio a sinceridade e a diversidade, por isso sou leitor assíduo deste blog desde qdo adquiri o iPhone ! Além de divulgar seu site para vários conhecidos que tenham ou ainda querem ter os gadgets da Apple !

      Abraços,

      Alê

  • iEaf

    iLex,

    credibilidade, confiança e prestígio, além de se tornar referência em informação, são frutos de um trabalho dedicado e honesto, como o seu. quase esqueci o suado, porque se reiventar, todo dia, buscando as melhores informaçãoes para discutir com uma comunidade, não deve ser fácil.
    e esses repercutores de pouca informação querem somente os louros, sem transpirar nem um mL sequer.
    se tivessemos mais formadores de opinião com a sua credibilidade, a qualidade das discussões certamente melhorariam sobremaneira.
    vida longa ao blog do iphone e ao seu séquito de seguidores cricrís!!!!
    grande abraço.

  • Ayrton Reis

    Como diria minha mãe: “O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?”. Como todo e qualquer produto, mídia não é diferente. Tem público pra “Folha de São Paulo”, pro “Estado”, pro “Notícias Populares” e assim por diante. Cabe a cada um fazer aquilo que julgar melhor e mais correto. Público vai ter pra todo mundo.

    É por isso que sigo teu blog.

  • Van Pereira

    iLex! Por essas e outras que seu blog é um sucesso!

  • Silvana

    querido, don’t worry be happy!!!

    Voce é requisitado por todos, tem o melhor blog sobre Iphone do Brasil, vários fãs espalhados por ai (tá bom… se for só eu pelo menos tem 1 fã) e o mais importante de tudo: tem o Iphone 4 !!!

    Que mais voce quer??

    hahahaha…

    Só para descontrair… não fique assim… como diz umamigo meu ” a vida é bela, nóis que ferra ela.”
    (sei que ele copiou de algum lugar, mas acho engraçado ele falando)

  • renesaccardo

    Olha, na minha opinião acho importante você não responder as milhares de críticas que comecei ler acima e não terminei porque acho um saco desse lance de críticas sobre críticas. Acredito que a liberdade de expressão existe para que possamos dar nossas opiniões quer elas agradem ou não. Bom o que você citou no post foi extremamente interessante e repercutivo pois muitas pessoas passam pela mesma indignação que você. Eu assino no google reader diversos sites/blogs nacionais e internacionais sobre o mundo Mac e, claro que não é só no brasil, porém aqui a notícia se repete várias vezes em muitos sites/blogs. Em muitas dessas repetições nota-se nitidamente que parece ou que os blogs com a mesma notícia são do mesmo autor ou simplesmente copiam e colam. Ou em algumas vezes traduzem literalmente informações de sites internacionais. Tal acontecimento vem cada vez mais acontecendo e estou achando isso um saco, um porre ao começar a ler feeds e saber que vou ter que ver novamente a mesma notícia logo abaixo. E pior ainda quando é um rumor, algo extremamente incomodo e que só está aí pra arrecadar audiencia ou dinheiro.
    Aliás, iphone 5 esse ano? mini ipad? gente isso é um absurdo. Se a apple fizesse isso, estaria dando um enorme e descarado tiro no pé. Eu que curto muito os produtos seria um que repensaria a compra deles.
    Abç

  • Julio

    Acontece que:
    Na Net…nada se cria, tudo se copia!!
    Qual o mal disso?? Temos o ruim é o bom, cada um que tenha discernimento sobre o que esta lendo/postando…só isso.

  • Junior de castro

    Parabéns pelo desabafo amigo, é sempre bom saber que o “consumidor” não é só um número. E que ainda existem pessoas sérias no anonimato da internet.

  • Bernard

    Apoiado o/

  • Michel

    Apoiadissimo, iLex!

    Eu estou filtrando algumas coisas q leio na internet, afinal não fazem o menor sentido.

    Parabéns mais uma vez pelo trabalho do blogdoiphone. O melhor na minha opinião.

  • Lex,

    Muito interessante o post. Fiz algo semelhante no meu blog, mas focado no caso do “Antennagate” que, pra mim, é problema apenas de especulação.

    Veja: http://mosquitoeletronico.blog.br/index.php/2010/07/16/o-problema-do-iphone-4/

  • Poleto

    iLex, bem-vindo ao planeta Terra!

  • Marcio Rodrigues

    É realmente lamentável que esse tipo de coisa ocorra, parece que tem pessoas que vivem de ficar elaborando notícias falsas para espalhar pelo mundo afora, e alguns ainda colocam no final “Repassando…” ou “Repassem…”. Adotei pelo menos dois critérios para ler e-mails, primeiro, vejo para quem foi enviado, se for só pra mim, ou para amigos muito próximo a mim eu leio; e segundo, vou para o final e vejo se esta escrito algo do tipo “Envie para X pessoas para que Y ocorra, senão você vai morrer.”, ai eu já apago na hora.
    E… falando em RUMORES. Alguém aqui parou de beber Coca-Cola porque a polícia tira sangue do asfalto com ela; ou porque corroê o estomago; ou porque contém maconha??? Enfim, essas coisas devem serem criadas por concorrentes fracassados, incompetentes e incapazes de competir honestamente.

    Parabéns pelo site, boa noite.

  • Eduardo

    iLex só uma curiosidade(sem ironia nem nada): Você ainda acha o iPhone 4 o mais feio já criado?

    Sobre o post olha só meu caso: No outro blog em um post sobre a revista Veja ter lançado um app pra iOS, comentei: Veja fede. Só isso, não usei palavrões nem nada. Minha opinião. Meu post foi deletado e quando perguntei porquê meu comentario foi deletado, este também foi. Desse dia em diante todos meus comentarios precisam ser ‘aprovados” antes de ser mostrados.

    Detalhe: A equipe deles foi contratada pra fazer matérias sobre produtos Apple pra InfoExame, mesma editora da Veja.

    Triste…

    • Edu, não querendo defender ninguém, mas dizer “Veja fede” é um comentário um pouco desagradável e agressivo, mesmo que expresse a verdade. Não por ser a Veja, poderia ser qualquer outra instituição. Aqui temos uma política parecida nos comentários, e não é censura, apenas uma maneira de manter o nível da discussão em um patamar bom. Perguntar nos comentários questões sobre a moderação também não é o ideal (há o email para isso), pois esse tipo de coisa tira o foco da discussão. Entenda que muitos blogs fazem isso para manter a área dos comentários mais organizada. 😉

      E quanto a sua primeira pergunta, eu me redimi logo depois em um outro artigo. Eu acho que se ninguém tivesse visto o protótipo antes, a mudança agressiva teria sido um choque na WWDC. Mas com o “aperitivo” que tivemos, acabamos nos acostumando e no momento que Jobs apresentou oficialmente o novo iPhone, com fotos e ângulos meticulosamente estudados, seu Campo de Distorção da Realidade® acabou nos convencendo que ele não era assim tão feio. 😛

      • Eduardo

        Realmente, a frase é meio rude mas é o sentimento que tenho por essa revista totalmente tendenciosa. Acho que você tem razão, vou pegar mais leve nos comentários 🙂

        Sobre o design do iPhone 4 eu gostei desde o momento que vi pela primeira vez, nunca gostei da traseira redonda. Não sei você mas colocando o 3GS ao lado do iPhone 4 o 3GS parece…obsoleto.

  • alweb35

    Hoje um comentarista/jornalista da RBS (Rede Brasil Sul, ligada à Globo), de nome Luiz Carlos Prates, comentou sobre uma pesquisa de índice de confiança do brasileiro nos profissionais. Foram citados os 10 mais confiáveis. No entanto, enfatizou que em primeiro estão os Bombeiros e os jornalistas estão somente em sexto ou sétimo e, segundo o mesmo, isso é uma vergonha, já que o jornalista deveria ser aquele que presa pela verdade, pela defesa do cidadão, etc. Como isso não acontece, ele não tem a credibilidade do povo brasileiro. Se disse envergonhado pela sua profissão.
    Esse é o problema: a mídia, na sua grande maioria, não se preocupa com a verdade mas em divulgar o que pode dar mais dinheiro, prestígio, etc. Não há nenhum compromisso com a verdade.
    Infelizmente.