2010ARQUIVO

Quando o jailbreak soluciona problemas: FolderCloser

Na segunda-feira passada, ao jantar com um desenvolvedor, descobri que ele repartia da mesma opinião comigo sobre a função Pastas (Folders) do iOS 4. Segundo a constatação de ambos, ela ainda não está bem implementada, pois possui um erro de conceito em relação à usabilidade: a pasta continua aberta ao usar um aplicativo presente nela, forçando o usuário a dar toques extras para fechá-la e mudar de tela. Isso incomoda várias pessoas e não parece o tipo de detalhe que a Apple deixa passar.

Como há muita gente que pergunta “Para quê fazer jailbreak?“, eis um exemplo bem prático. Um desenvolvedor criou uma modificação não oficial no sistema, que fecha o Folder assim que abrimos o aplicativo. Com isso, ao voltar para a tela de início, podemos fazer imediatamente outras coisas sem precisar fechar a pasta. Prático, simples e até meio óbvio.

A modificação se chama FolderCloser e pode ser instalada gratuitamente pelo Cydia, que é o instalador não oficial para quem modificou seu aparelho.

No entanto, esperamos que a Apple adote logo esta solução, para aqueles que não querem ou não conseguem partir para o jailbreak. Ou então alguns vão continuar dizendo que a ela não é mais a mesma…

Botão Voltar ao topo