Curiosidades

Família de Michael Jackson obriga PopCap a mudar jogo Plantas contra Zumbis

Um dos mais bem sucedidos jogos para iPhone, iPod touch e (principalmente) iPad ganhou uma recente atualização, com correções de bugs e mais 12 desafios adicionais (“achievements“). Porém, trouxe também uma alteração secreta: a eliminação de um dos personagens mais divertidos do game.

No jogo, onde você deve impedir que dezenas de zumbis invadam a sua casa e comam o seu cérebro, você tem a disposição plantas artilheiras que defendem seu quintal, piscina, fundos e até o teto. Um dos inimigos mais notórios era o chamado Dancing Zombie (“zumbi dançante”), que era um morto-vivo vestido como Michael Jackson no histórico trailer Thriller. A dança do personagem, inclusive, é inconfundivelmente igual.

Eles até brincaram nas características do personagem, dizendo que “qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência“. Não deu certo. A família do falecido rei do pop achou de muito mal gosto, mesmo que o jogo tenha sido lançado antes da morte do astro.

Com isso, para evitar problemas jurídicos, a PopCap eliminou o personagem e colocou um outro, inspirado na época Disco.

Centenas de fãs protestaram, dando avaliação negativa na App Store, mas nada disso deve adiantar. O risco de um processo é muito grande, ainda mais em uma família conhecida pelos escândalos envolvendo dinheiro.

O Plants vs Zombie possui versões para iPhone/iPod (link) e iPad (link) e é um jogo rico de fases e totalmente viciante. Mais do que recomendado. 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique

    Ridiculo isso, esse jogo é muito bom, otimas fases, otima jogabilidade e um dos personagens mais legais do jogo saiu? Não atualizei ainda, acho que vou ficar com a versão antiga por um tempo ainda, embora essas 12 fases extras podem ser um motivo para desistir dessa possibilidade.

    Obrigado pessoal

    • Melhor ficar com a versão antiga mesmo, daqui a pouco a família do Samuel L. Jackson vai processar e mandar trocar de novo o zumbi…

      • Hahahahahahahahaha!

      • Anderson

        Samuel L Jackson, hahahha. Parece mesmo hahahahah. Essa foi boa!!!

  • Daniel Belini

    Só uma coisa, o jogo se chama Plants vs Zombies e não Plantas vs Zumbis.
    Isso tudo se deve ao sucesso do jogo na versão do iPhone/iPad porque, como foi dito, o jogo é de antes da morte do MJ.
    Acho que a PopCap não quis pagar a fortuna que a família do MJ pediu, aí foram obrigados a tirar.
    Mas uma pergunta, e a versão de desktop, continua com o Dancing Zombie.

    • O jogo foi traduzido para várias línguas, cada uma com o nome adaptado. Não é porque eles esqueceram do português que não me dá o direito de adaptar para a nossa língua. Se você se contenta com a submissão yankie que nos impõem há décadas, o problema não é meu. 😉
      Legal corrigir quando há erros, mas quando não há, fica chato.

      • Marcos

        Sinceramente, nada profissional esse comentario do dono do blog. Achei até grosseiro. Nao sei o motivo do Daniel Belini para tal correção, mas creio que seria para nao confundir quem quer baixar o jogo. Pra mim, que o tenho, sempre achei que fosse Plants x Zombies, e não em portugues. O dono do blog deveria ser mais imparcial e evitar esse bate boca tosco. Liga nao Daniel, para alguem que sempre escreve matérias e dá sua opiniao particular em tudo, é de se esperar um comentário desses.

        • Nossa, qual o problema em traduzir o título? =S Povu fresco.

        • Marcos, eu adoro quando me corrigem quando estou errado. Muitas vezes altero várias vezes o texto enquanto escrevo e isso faz com que erros aconteçam. E ficar com o texto errado não é bom para ninguém.

          Mas AFIRMAR uma coisa errada, acho petulante. Se perguntasse “O nome não seria em inglês?“, ou então “Eu acho que…“. Entende a diferença?
          Não fui grosso não. Se você acha que colocar a opinião contra um leitor é ser grosso, então já vou avisando que você irá se incomodar mais vezes se continuar lendo esse Blog.
          Eu acho que pessoas chatas devem saber que, se querem corrigir, tenham certeza do que forem afirmar, para não levarem nos dedos.
          Assim mantemos os níveis dos comentários sempre em um bom patamar, inclusive em termos informativos.

          Talvez você só fale inglês e por isso seja um pouco limitado linguisticamente, mas vou lhe ajudar:
          Italiano: Piante contro Zombi: http://itunes.apple.com/it/app/plants-vs-zombies/id350642635?mt=8&tduid=4de2acf9f2446405b6eaa9f1342da42d&affId=1568322#
          Francês: Plantes contre Zombies: http://itunes.apple.com/fr/app/plants-vs-zombies/id350642635?mt=8&tduid=4de2acf9f2446405b6eaa9f1342da42d&affId=1568322#
          Alemão: Pflanzen gegen Zombies: http://itunes.apple.com/de/app/plants-vs-zombies/id350642635?mt=8&tduid=4de2acf9f2446405b6eaa9f1342da42d&affId=1568322#
          Em ESPANHOL (veja que irônico!): Plantas contra Zombis: http://itunes.apple.com/es/app/plants-vs-zombies/id350642635?mt=8&tduid=4de2acf9f2446405b6eaa9f1342da42d&affId=1568322#

          Se você prefere considerar meu comentário mais como ofensivo do que informativo, então pensamos diferente.
          Mas saiba que aqui não é padaria, onde o cliente vem, paga e sai com o produto e o funcionário deve ser serviçal. É um site para trocas de informação, onde até mesmo o “dono do blog” tem direito de se manifestar. 😉

          Claro, você está convidado a não ler mais este Blog caso discorde disso. A internet, afinal, é livre. 😉

          Mas nem sei porque eu fico perdendo tempo com pessoas como você. A sua frase “para alguem que sempre escreve matérias e dá sua opiniao particular em tudo” prova que você não entende a definição de BLOG. Tolerância ZERO para pessoas idiotas. 🙂

          • Eu também acho deselegante um site de informação, com cunho jornalístico, errar palavras, concordâncias e outros. Por outro lado é constante os erros de português em site’s como o Terra e em muitos outros site’s de mega-empresas, onde jamais se admitiria erros grotescos como os que ocorrem. Mas o mais importante é o conteúdo da informação. Se quer corrigir erros de português alheio vai ser editor de revista, seja ela digital ou não, vai dar aula de Português em escola, etc.

            Claro que ninguém gosta de ser corrigido, porém o iLex deu a sua explicação do motivo de ter colocado o título em português, acho que o assunto deveria ter-se encerrado aí.

            Mais chato do que ser corrigido é continuar com uma “discussão” que nada acrescenta ao assunto em si!

            Pior ainda é fazer com que nós, os leitores interessados no assunto propriamente dito, percamos nosso tempo lendo baboseiras como essas, gostaria de sugerir que caso alguém queira fazer alguma observação se atenha unicamente na troca de informação e conhecimento no assunto tratado e não nos erros de português alheio.

            Alias parabéns para o iLex, afinal, ele poderia simplesmente ter removido os comentários acima, sem que ninguém ficasse sabendo de nada. Isso mostra a sua imparcialidade e senso de democracia!

            E quem quiser que vá buscar informações sobre a Apple/iPhone/iPad em outro lugar!

            • Leo, dezenas de comentários do tipo são excluídos diariamente, sem ninguém perceber. Mas como este foi aprovado pelo sistema automático do site, resolvi deixar como “exemplo”.
              Exemplo para que quem for postar, pense bem antes de escrever, pois não é qualquer coisa que é aceita aqui. Devo confessar que aqui nunca foi muito democrático não, só passa o que é interessante para os leitores. 😉
              A internet é sim livre para todos expressarem sua opinião, portanto qualquer um pode contratar um servidor e montar seu próprio blog para falar o que quiser. 😛

              Afinal, comentários também fazem parte do conteúdo do Blog, e comentário “noioso” ninguém merece. O trabalho é voltado para que tudo aqui seja o mais interessante e informativo possível para todos que visitam. 😉

            • Leonardo F. M.

              Perfeito! Acho que isso encerra o assunto.

              Abraços,

          • alex

            Minha nossa como chora, e ainda por algo tão ridículo, garoto por favor cresça. O dono do blog está correto em responder o porque de colocar em português a tradução do jogo, agora ficar de mimimi por algo tão insignificante por favor.

      • Bruno Serrão

        Daniel Belini

        YOU LOOSE. PERFECT. (Traduz isso aqui)

      • Guest

        Que briga iLek kkkkkk

    • Leo

      Você podia procurar o que fazer ao invés de achar pelo em ovo né?
      Fala serio cara!
      Ponto pro iLex

  • chrisant

    Esse Zumbi aparece muito pouco, não fará nenhuma diferença no jogo…

  • iZreiz

    Até fiquei triste com esta notícia de tirarem o zumbi imitando Michael, aliás, eu penso nisto como uma homenagem.

    Mas fazer oque, não é mesmo? A família do falecido é mais fresca que esse pessoal aí de cima que quer corrigir outros SEM razão.

    iLex, ignore esta gente, só um mané que não percebe a tradução óbvia deste jogo. A ainda tem outros manés que defendem o cara que por tentar corrigir algo que não tem erro, se acham na razão.

    Por isso que aqui neste país não se vai para frente mesmo. Pena de quem pensa assim e pena de quem tem de ver o correto e acha que é certo.

    Putzzzzzz. 🙁

    • Também acho uma bobagem tirarem o personagem, seria até uma forma de propaganda para ele(MJ), porém é compreensível, afinal existe o que se chama de Direito de Imagem, e para usar é preciso uma autorização do mesmo ou respnsável legal ou um acordo comercial entre as partes R$ / U$ (ihh!!! e agora?? Coloco em Real ou Dólar Americano, será que vou ser corrigido também? ai meu deus!!!! 😉

      • bruno

        claro que vai ser corrigido, fecha os parêntesis na próxima… 😛

  • Gildo Callegon

    Putz! Não tinha percebido!

    Quando comprei o jogo logo na primeira semana tinha fechado todas as fases!

    Eis agora uma otima desculpa para jogar tudo de novo!! Ahuahu

  • ravem

    Caraca, como tem nego chato! Não gostou da tradução do nome do jogo feita pelo responsável do blog? Não volta mais aqui então, oras! Ninguém está obrigando ninguém a ficar.

    iLex faz um trabalho incrível e não cobra nada por isso. Melhor agradecer a quem faz tanto por nós, usuários do iPhone, do que ficar causando confusão POR NADA!

    Eu mesmo já corrigi o iLex quando ele escreveu algo errado e ele corrigiu, sem maiores transtornos. Por favor, deixem o cara fazer o ótimo trabalho que ele faz por nós, em paz!

    E, sobre o jogo, não vou atualizar. Quero ver se consigo manter a versão antiga e instalar a nova para testar. Só acho difícil porque eu paguei pelo jogo então uma atualização vai substituir a versão antiga … 🙁

    • Uma solução é pegar o arquivo do jogo antes de atualizar e gravar em uma pasta diferente.
      Ele se encontra na pasta iTunes/Mobile Applications.

      Não adianta só trocar de nome, tem que copiar em outro lugar mesmo. Aí atualize, jogue, e quando quiser voltar a versão, é só apagar o mais atual e substituir pelo antigo. 😉

      • Ed

        Boa. Não é raro app ter atualização que me faça pensar “putz, tava bem melhor antes.” heh.

  • Arrieiro

    Esse comentário não é para criticar ou criar polêmicas, mas achei que tem uma redundância na frase
    “…e adição de 12 frases adicionais.”

    • É, ficou estranho mesmo. Vou arrumar. 😉

  • Frederico – Maringá/PR

    Mas que coisa né….

    Tantos fatos interessantes e tem nego aqui dando uma de professor Pasquale…

    Eu frequento esse blog desde meados de 2008, nunca vi o iLex estressar por causa de erro de portugues e de concordancia verbal, mas nesse caso ai já é demais.

    O amigo ai de cima (que iniciou a confusão) perdeu uma excelente oportunidade de ficar com os “dedos quietos” (se dedos quietos for uma forma errada de se expressar, já adianto: vá à me*da! hahaha)

  • Sam

    O sucesso do jogo e do blog é tanta que acabou aparecendo dois ZuMBIS aqui!!! Parabéns ILex pelo blog. Abrç

  • rodrigo

    ilex,nao sei se nesse topico era o mais indicado fiz ojailbreak pelo Safari e desde intao meu iphone so fica na tela inicial aquela da maca e trava tem algum jeito de reverter issso

  • Bruno Mouta

    iLex, posso estar errado, mas eu to com o jogo atualizado e não vi 12 fases novas e sim 12 achievements.
    Abraços e parabens pelo blog.

  • Não, o personagem nem parecia com o Jacko… Porque será que pediram para eliminar?

  • Bruno Melo

    Nossa muito viciante esse jogo mesmo!.. Tambem acho uma besteira do tamanho do mundo mudar o personagem #Fail .. Uma observação: Gente vamos ser mais tolerantes hahaha

  • Algus Helm

    Ainda bem que zerei a versão pra Mac antes dessa atualização…

  • Rennan Felipeto

    Ola, primeiramente parabens ao blog iLex, mas tenho uma duvida que nao tem a ver com Esse jogo, mas sim com todos em geeral.
    Entao vamos la xD
    Ex: Eu tenho um jogo no meu iPhone e lancou uma atualizaçao para ele. Como eu faço para atualiza-lo pelo PC e nao pelo iPhone?

    valeu!

    • Através do programa iTunes. Na parte de aplicativos tem uma opção para atualizar os que possuem novas versões. 😉

      • Rennan Felipeto

        Ah, axei. Valeu iLex!

  • Eu já tinha visto que tinha mudado, umas atualizações atras, mas não sabia que tinha processo no meio.

  • Ricardo Gomes

    Existe um equivoco ai….. Esse jogo foi lançado primeiramente para PC, posteriormente para MAC e por consequencia para Iphone, assim como um outro jogo da PopCap denomidado Peggle, que é um sucesso para iphone, por favor passe a informação correta.

    Abraços,

    Ricardo Gomes

    • Ricardo, de nossa parte não houve equivoco: cobrimos somente o iOS e por isso só falamos dele. Em nenhum momento dissemos que não existe em outras plataformas.

      Pior foi o outro blog de Mac que nos copiou a matéria nos mesmos moldes e cometeu a gafe de dizer que a PopCap é uma “desenvolvedora de iOS”, quando a tradição da empresa na plataforma Mac vem de anos. Não produzir conteúdo próprio dá nisso.
      Reclame com eles, não conosco. 😉

  • JJ

    Poxa resolvi baixar esse jogo agora e realmente muito bom…

    Bom ILEX só acho que você deva ignorar esse povo que adora criticar, sugar e não contribuir em nada.

    Realmente acho que eles não acompanham o blog, pois ja vi vc corrigir varias matérias por sugestões e correções dos leitores. Deixo a vc os parabéns, pois acompanho o blog e aprendo muito aqui.

    Tb acho que vc perdeu um pouco a paciencia mas… tenho certeza que seu unico erro foi o de alimentar os Trolls rs..rs..rs.

    ILEX Don’t feed the trolls….

    rs..rs. forte abraço e mais uma vez Parabéns pelo ótimo trabalho

    Ps (continue dando suas opiniões certas ou erradas por isso o blog é um sucesso)

  • Roney Cezario

    Putz, não tô acreditando. O Michael estava vivo e nem se importou e agora depois de vem isso, que pena.

  • Raphael Nascimento

    Sem criar polêmica, iLex. Mas os “-12 New Achievements” que o jogo cita em “What’s New In Version 1.3″ se refere a objetivos e não a fases propriamente ditas. Acho que é uma espécie de medalha. Minha interpretação pode estar errada.
    Os Achievements adicionados:
    – Last Mown Standing: matar o último zumbi com cortador de gramas;
    – 20 Below Zero: paralizar 20 zumbis ao mesmo tempo com o cogumelo de gelo;
    – Flower Power: Manter 10 girassóis duplos vivos até o final;
    – Pyromaniac: completar um nível usando apenas plantas explosivas para matar os zumbis;
    – Chill Out: Matar três times de bobsleds usando a pimenta em um único nível;
    – Defcorn 5: construir 5 canhões de milho em um único nível;
    – Monster Mash: esmagar com um chuchu 5 zombies ao mesmo tempo;
    – Blind Faith: completar um nível com névoa extrema sem usar as plantas de laterna ou ventilador que dissipa;
    – Pool’s Closed: completar um nível na piscina sem usar plantas aquáticas;
    – Melon-y Lane: Plantar um melão de inverno em cada faixa;
    – Second Life: completar o Adventure Mode duas vezes.

    Valeuz.

    • É Raphael, tem toda a razão. São só novos desafios mesmo e não fases. Erro meu.
      Vou mudar no texto. Mas para mim, saber disso me dá menos motivos ainda para atualizar o jogo…

      • Raphael Nascimento

        Concordo iLex, eu atualizei o meu sem saber que iriam tirar o MJ. Fiquei todo feliz que os novos desafios me fariam voltar a jogar, mas completei todos em 2 dias. 🙁

  • Rafael Costa

    Dai a gente acha uma fase com um caixão escrito JM (MJ AO CONTRÁRIO)!

  • Caique Diniz

    Porque quando eu vou baixar qualquer aplicativo em uma loja de outro país, aparece a mensagem que eu só posso baixar da lojo do Brasil? Tem algo que eu possa fazer pra mudar isso?

    Obrigado!

  • Leogoss

    O jogo é realmente fantastico, vicia muito. Estou louco para ver na versao ipad, deve ser muito bacana.
    Parabens pelo post iLex, tenho um forum e te digo, que tem muita gente mimada que escreve com maior presunção, o dono da verdade, talvez nao acordou legal ou quem sabe, faz meses que nao beija na boca e o cabelo na mao esta crescendo…Eh dificil ser monge o tempo todo….

  • Gabriel Levcovitz

    Engraçado como uma “polêmica” como essa foi o que me fez comprar o jogo, coisa que eu acabei de fazer. E já estou viciado!

  • aleft

    Poxa uma pena tirarem o personagem do Michael, alem de ser bacana eu tb interpreto como mais um motivo pra sempre lembra-lo.
    De qualquer forma isso não tira o brilho do jogo que é simplesmente divertidissimo e totalmente viciante. eu ja jogava no PC e vibrei quando pude te-lo no meu iphone.

  • A Familia Jackson sempre foi e sempre será gananciosa e ridicula. O unico que prestava foi se embora.

  • Bom, eu gostei muito do novo Zumbizinho tem uma pinta de gente rica, com oculos, cordão e anéis de ouro ficou massa. Mas seria melhor se ele tivesse entrado em adição no jogo e não como uma substituição do nosso ídolo Pop!

  • eu amo esse joooooooooggooooooooooooooooooo