AppleNotícias

Entenda como a Apple conseguiu abafar a paranóia das antenas do iPhone 4

Passadas já duas semanas da Conferência de Imprensa dada pela Apple, já podemos fazer um apanhado geral da situação e analisar o que mudou desde então. De fato, quase não se escuta mais na mídia nenhum relato de problemas com a antena do iPhone 4. O que terá acontecido? Será que, de uma hora para outra, o aparelho começou a funcionar e não deu mais problemas? Onde estão as supostas “centenas de pessoas” no mundo inteiro que reclamavam tanto, como pregavam os meios de comunicação? E se o aparelho era mesmo tão ruim, por que continua em falta nas lojas, com pessoas esperando semanas para conseguir o seu?

Tudo isso é o que pretendemos analisar agora.

A verdade é que parece se comprovar que todas as notícias eram muito exageradas, originadas por uma grande histeria midiática onde cada veículo de comunicação repetia o que outro dizia. Até mesmo instituições sérias e tradicionais do jornalismo brasileiro se deixaram levar por essa onda de falácia. Coisa semelhante já tinha acontecido no ano passado, com o caso dos “iPhones explosivos”, porém não tão intensa e agressiva quanto foi desta vez.

Tudo o que envolve o iPhone é excessivamente mediatizado. Isso é um grande trunfo para a Apple, mas também muito perigoso para ela, pois é uma faca de dois gumes. Ela demorou demais para dar uma resposta sobre o “antennagate”, mas quando deu, tomou certas atitudes que parecem ter dado certo. Veja quais foram:

1. Mostrou que o problema sempre existiu em todos os celulares

A Apple começou usando o mesmo argumento que deu origem à paranóia, mostrando vídeos com o sinal caindo em várias marcas de celulares. Isso deixou claro que o problema sempre existiu, mas que nunca tínhamos nos dado conta dele. Todo o celular tem um ponto onde, se tocado, a recepção cai, mas esse ponto no iPhone 4 é bem visível, o que faz com que todo mundo toque nele para testar.

Com o iPhone 4 acontece um fenômeno muito interessante quando você o mostra a alguém: a pessoa primeiro vê a tela Retina e fica maravilhado com ela. A segunda coisa que faz, quase que em 100% dos casos, é tocar na junção das antenas para ver se o sinal cai, coisa que dificilmente ela faria se não soubesse que as antenas estavam ali. Erro de projeto? Não, porque se não soubesse que as antenas são externas, ninguém se daria conta do “problema”, pois no uso normal nem se percebe.

A Apple tirou os vídeos dos testes com outras marcas de seu site, mas deixou no seu canal do Youtube. Veja um deles:

Além disso, já vimos que a queda varia de acordo com a força do sinal e da região (veja nosso “Teste de recepção do iPhone 4 com as operadoras brasileiras“). No Brasil, isso parece não ser um problema.

2. Mostrou em números que o que se falava não era real

A mídia se baseou apenas em alguns vídeos na internet para criar todas as teorias de problemas; a Apple rebateu com dados reais.

Qualquer um que nunca pegou um iPhone 4 na mão e lia as notícias na mídia ficava com a impressão de que, por um “erro de projeto”, a maioria dos aparelhos tinha problema de recepção e perdia ligações. Porém, os números reais desmentem isso: apenas 0,55% dos 3 milhões de compradores reclamaram de problemas de recepção para a assistência técnica oficial (que é o caminho lógico para quem enfrenta problemas com um aparelho que acabou de comprar). A taxa de devolução do aparelho por clientes insatisfeitos foi de apenas 1,7%, o que representa 1/3 dos iPhones 3GS devolvidos nas primeiras semanas do lançamento. Por fim, uma estatística matadora: o número de quedas de ligações com o iPhone 4 é de menos de uma a cada 100 que acontecem com o 3GS. Como pode um “aparelho com problemas” ter números tão positivos assim? 😉

A apresentação destes dados foi um dos responsáveis para calar a boca de boa parte da mídia.

3. Mostrou suas salas de testes de antenas

Muitos simplesmente desconsideraram que a Apple tem mais de 30 anos de experiência na indústria e que nunca faz nada pela metade. Acusaram-na de ter lançado um produto inacabado, às pressas, sem nem mesmo testá-lo direito. Inclusive chegaram a insinuar que só existia um responsável pelos testes, o azarado Gray Powell, engenheiro de baseband que perdeu seu protótipo em um bar, que com a confusão toda não teria podido testar direito. Ou que a Apple testava o novo aparelho sempre com capinhas, o que impossibilitou o descobrimento da “falha”.

Tudo besteira. A Apple mostrou que não brinca com esse tipo de coisa e revelou suas 17 câmaras anecóicas, cujo investimento foi de mais de 100 milhões de dólares. Além disso, deixou claro que possuem 18 cientistas e engenheiros PhD dos mais especializados na área, o que faz do pobre Gray Powell um mero coadjuvante da novela. Há uma página em português para quem quiser ver vídeos e mais detalhes sobre as instalações da Apple. Vale a pena a visita.

4. Deu de presente uma capa protetora

Ninguém pode negar que a Apple foi bem generosa em seu programa de capas. Mesmo ela tendo sido bem convincente em suas explicações técnicas, ela foi “obrigada” a tomar esta atitude para calar a mídia. E calou, pois foi uma ação inédita que nenhuma outra empresa tinha feito antes, dar capas não apenas para quem ia comprar o aparelho, mas também para quem já tinha comprado. Pergunte ao seu amigo que possui um Nokia ou um Android, se ele ganhou uma capinha mesmo tendo também o suposto “problema” de queda de recepção ao tocar nas laterais? 😉

Além disso, a Maçã não se importou em dar capas também para quem já tinha sido reembolsado, tudo para acalmar os ânimos e deixar todo mundo feliz.

Conclusão

Depois de duas semanas, como todos podemos constatar, a mídia se acalmou e nem fala mais no assunto, comprovando o que sempre dissemos desde o começo: tudo não passava de histeria coletiva. O iPhone 4 continua em falta nas lojas, com milhares de pessoas querendo comprá-lo. E quem consegue, nem pensa em devolvê-lo, tamanha é a satisfação com este que é o melhor iPhone já feito (segundo a Apple, o melhor produto de toda a companhia). Precisa dizer mais?

No final, parece que todo o “antennagate” já entrou para a história, virando um grande tema de estudo para profissionais de comunicação e marketing, que puderam presenciar a ascensão e queda de um dos maiores casos de influência direta da mídia na imagem de um produto.

Conteúdo próprio © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cara falam, falam, e eu mal posso esperar pra ter o meu….

    Eu e metade do mundo todo….

    []´s

  • Anthony Mariano

    Parabens pela explicação, alias fiquei sempre em dúvida do que o iPhone 4 poderia me oferecer fora esse problema que até mesmo a Apple já deixou pra lá, tirando do ar a página a respeito das antenas.

    Parabéns ao Blog do iPhone mais uma vez pela matéria.

    Ps. O site de vocês está meio lento desde semana passada!

    • Desde sábado passado caiu nosso servidor principal, estamos trabalhando para colocá-lo de volta o mais rápido possível.

  • André

    Assunto encerrado! 🙂

  • JupiterBR

    De fato…. histeria mesmo.
    Se bem alimentado pela concorrência poderia derrubar….
    Mas tem alguém chamado Jobs que sabe (só ele memso) virar a coisa e transformar em limonada o limão azedo…
    Opinião minha, fomentou mais ainda a venda…..
    Abs,

  • Ridley

    Bela matėria, iLex! Li tudo..
    Só algumas observações: ascensāo ė com S e nāo com ç.
    Corrige também: “a mídia de acalmou..”
    “Mesmo ela tento..”
    “excessivamente mediatizado..”

  • lukas

    Falou e disse!

  • Rennan Felipeto

    Parabens iLex, vo passa o link dessa materia pra umonte de gente q eu conheco que fika falando bobagem
    Vlw

  • Vitor Sá

    Fico tão feliz em saber q ainda existem fontes confiáveis na internet. Foi impressionante a dimensão que este caso chegou! Até a minha tia falou: “Tá vendo que falha a Apple fez? E vc ainda quer esse telefone?”. Tenho certeza de q não foi só comigo q isso aconteceu! Haha!

    Mas agora tudo sumiu, será q a Apple mandou matar as pessoas que colocaram os vídeos na internet? Hahahaha! É cada um, viu!

    OBS: As melhores matérias são as que terminam com “Conteúdo próprio © Blog do iPhone”, ainda bem que não são poucas! 🙂

  • Excelente matéria! Baseada em dados. Simples e conclusiva! Parabéns pela qualidade textual do blog!

  • Desde o primeiro dia da noticia sobre a tal antena do iPhone 4, fiz o primeiro teste no meu iphone 4, que inclusive gravei o video e o divulguei no youtube. Naquele momento tiver certeza que era um jogo de mercado da concorrencia querendo diminuir a confiabilidade no novo iPhone4, pois nos meus proprios testes, nem mesmo uma minima diminuicao de sinal ocorreu, e se de fato ocorreram com alguem, sao coisas que ocorrem com qualquer aparelho eletronico que pode dar algum defeito isolado, nao significando que todos os aparelhos tenham que apresentar a mesma falha.
    Continuo recomendando: Quem tiver a oportunidade de comprar um iphone 4, nao pense duas vezes, compre, pois é o melhor de todos que a Apple criou!

  • Alpheu

    iPhone 4 é SHOW !!!!!, problema de antena no exsissste !!!

  • Issacar

    Tenho um 3GS e o que mais me atrai no iPhone 4 é a tela e o processador! Eu quero um, mas só vai dar mesmo ano que vem… 🙁

  • In Blog do iPhone we trust.

    Parabéns pelo texto. Está ótimo!
    Só uma correção: é câmAra, não?

  • Elisio Vila

    Até mesmo instituições sérias e tradicionais do jornalismo brasileiro se deixaram levar por essa onda de falácia. Seria a info?

    Estou a espera do meu. Já comprei o iMovie for iPhone e o the elements for iPhone 4.

    • Não. Eu estava me referindo às sérias. 😛

      • Helbert Kreitlow

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pedro

    Eu acho que vi um PC ali no canto aos 48 segundos do vídeo hahaha …

  • Joe Carlos

    Aii que tirada! Kkkk parabéns pelo artigo ficou show

  • FabinhuLondon

    iai galera do blog….
    kra eu peguei um iphone 4 e veio com problema de reconhecimento de simcard, entao fui em varias lojas da O2 para trocar o simcard e os atendentes sao tao despreparados que eles so sabiam acusar o telefone de defeito (na antena), resumindo… eu tive que brigar com os cara para trocar o sim, e o defeito continuava entao eu fui a apple store e mostrei para o atendete e ele trocou para mim e esta tudo de boa………
    a respeito do sinal eu nao vejo diferenca pq o sinal cai + vc nao perde a ligacao…………

    detalhe eu nunca vi a apple store aki em london tao lotada quanto esta depois do lancamento do ipad e iphone 4……….

    abracos

  • ravem

    iLex, mais uma vez, parabéns pela matéria. Prova que não vale a pena julgar um produto sem ter condições de testá-lo. A maioria das pessoas não tem a mínima ideia do que está falando quando bate na tecla do problema da antena. Ficam apenas repetindo o que os outros dizem.

    No fim das contas, mesmo não concordando com muita das atitudes da Apple (leia-se Steve Jobs), sou fã de carteirinha deles e vou continuar comprando os produtos deles.

    Ainda estou com meu iPhone 3GS mas estou esperando apenas o iPhone 4 chegar ao Brasil para comprar o meu.

    Mais uma vez, parabéns pela lisura com que vc nos apresenta as informações.

  • Vitor

    Sera q ninguen persebeu q o problema e mesmo com a atet eu to com un chipe vodafone e o sinal nunca caiu

  • jegue boy

    O que incomoda no iphone 4 e a falta de jailbreak.
    O problema da antena existe mais so aparece se voce segurar o iphone precionando com muita forca. Se segurar normal nao muda nada.
    Faz o teste ai crocodilo dundee

    Eu tenho 2 iphones 4
    Peguei um no lancamento e outro um mes depois. Que venhs logo o jail e o firmware 4,1

    O resto e so alegria
    Pode comprar sem susto valeo galera

  • walter

    eu tenho meu 3g e ainda estou feliz prefiro esperar e o preço astronomico baixar e depois quando ja existir os jails os redsnows da vida ai sim compro o i4 ainda bem que paciencia e umas das minhas melhores virtudes hehe

  • Caique Diniz

    Eu não ligo pra esse problema e nem para o que a mídia anda dizendo. Porque é como nós já sabemos: o problema sempre existiu em qualquer aparelho! Não vejo a hora de ter o meu iPhone 4 branco!

  • Brunolv

    Pode até não se falar mais agora, mas eu diria que isso é só na “mídia” mesmo. Todo mundo do meu trabalho quando vê meu iPhone na mesa me pergunta se eu fiquei sabendo q o iPhone 4 tem “defeitos” e que não funciona como deveria. Pessoas que nem sabem qual a diferença do Nokia básico pra um Smartphone, ou seja, a notícia ruim se espalhou para o público (saiu até na globo e etc), porém a conferencia da Apple sobre o assunto ninguém sabia q existia ou que os outros smartphones sofrem do mesmo “problema”.

    A resposta q eu sempre dou é que espero que todos acreditem nisso pra eu conseguir comprar o meu logo quando chegar.

  • Victor Carneiro

    Seria uma milagre se ele chegasse na mesma faixa de preço que o iPhone 3GS está atualmente nas operadoras, mas esperança é a última que morre.

    Prefiro comprar o meu nacional com um plano de alguma das operadoras (até pq ter um smartphone tao completo sem plano de dados não vale a pena), tim e vivo estão no topo das minhas opções, mas se o preço de lançamento for muito exorbitante minha segunda alternativa vai ser contar com a boa vontade dos amigos no exterior. Mas se nada disso der certo… ai vou de 3GS

  • Marcelo

    Não tirou o teste com os celulares não, inclusive fizeram é adicionar ainda mais testes, com vídeos do Nokia N97 Mini e do Motorola Droid X… Adivinhem o resultado dos testes..hehe

  • Daniel Taiguara

    Não vejo a hora de ter o meu iPhone 4

  • Leonardo

    Nao vejo a hora de comprar o meu e me livrar do BB bold 9700 que tenho.

  • Mateus Pinheiro de Lima

    Que bom que temos sites ainda integros e que não se vendem e saem falando o que vê em outros sites sem analisar para ver se é comprovado o problema ou não. Abraços Blog do iPhone

  • Cleuby Sousa Lima

    Parabens pela materia!

  • Ricardo171

    Esta materia(tambem) estah show de bola!!Parabens!
    Tenho o meu IPhone4 desde o dia 24 de junho e as perguntas criticas e comentarios sobre o problema na antena vinham sempre dos que nao conseguiram compra-lo na epoca.E o que eh mto interessante, eh que logo em seguida os mesmos fizeram a reserva pra compra e hoje estao com o aparelho.
    Um grande abraco a tds!E continuem com este sucesso.
    Ricardo(Toquio-Japao)

  • eBuyer

    Não sei como esta o caso agora após o laçamento no BR… Mas o meu comprado na Oi em SP tem Death Grip sim!!! O sinal vai caindo perde o 3G e a conexão cai, volta em EDGE e demora p/ retornar 3G (so volta se soltar o Death Grip). Com voz não sei pq uso pouco, mas nunca deu problema. Alguém mais???