AplicativosiPad

Arquitetos e engenheiros: AutoCAD ganhará em breve versão para iPad e iPhone

Durante anos, arquitetos do mundo inteiro não podiam adotar em seus escritórios o Mac, computador conhecido pelo seu design e beleza. Isso porque o o AutoCAD, programa de CAD (sigla em inglês para Desenho Assistido por Computador) que virou padrão mundial, não era compatível com o sistema da Apple desde 1992. Agora a Autodesk resolveu voltar à plataforma com tudo, incluindo também o iPad e o iPhone.

A versão para os dispositivos móveis se chamará AutoCAD WS e a promessa é que chegue à App Store até outubro. A ferramenta permitirá que profissionais da área possam editar e compartilhar arquivos, com colaboração em tempo real entre equipes.

A combinação desta nova versão para Mac e sua extensão para o iPad, iPhone e iPod touch é um grande passo nos esforços da Autodesk para acelerar o design e tornar os projetos mais acessíveis para um número cada vez maior de pessoas, para que elas possam moldar o mundo em torno delas.

Não é a primeira vez que a empresa adapta seus produtos para aparelhos com iOS, porém até então era mais voltado ao público consumidor. O aplicativo SketchBook Pro para iPad (com versão para iPhone) já é bastante usado para desenhos e rabiscos com a mão, aproveitando a tela multitoque do tablet. Veja um vídeo dele em ação:

Com a chegada do AutoCAD para iPad, os dispositivos da Apple se tornarão um grande instrumento de trabalho para arquitetos e engenheiros.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • É uma ótima contribuição. Eu certamente vou usá-lo.
    Gostaria que tivessem IDEs para programação para as mais diversas linguagens no iPad e iPhone. Mas isso deve ser contra a política da apple não é? Será que tem no JB?
    Abraços.

    • Não sei, mas eu já encontrei ferramentas de clientes para banco de dados, como para o my sql, por exemplo.

      Contudo, para contornar o problema, nada melhor do que uma VPN básica. LogMeIn resolve tudo! rs…

      • Thiago

        Rodrigo, o cliente para mysql q vc encontrou permite conectar no banco e rodar scripts??, estou precisando de algo desse tipo se souber algum app me fala,
        vlw..

        • Alex iPilot

          Thiago,

          Eu tenho dois apps: DBTracklayer (melhor) e SQLTouch (muitas falhas).

  • Sou engenheiro civil e procuro aplicativos cad para mac e iphone/ipad tem tempo… No caso do iPad/iPhone a ideia seria de poder visualizar e alterar alguma coisinha… pois o Autocad sem mouse fica dificil de operar, e o tamanho da tela tambem interfere muito na produtividade com o software.

    Se os preços do aplicativo para iOS forem proporcionais aos precos do Autocad para PC, com certeza serao bem salgados. Outra coisa que leva a crer, é que teremos que comprar uma versao para ipad e outra para iphone (caso venha mesmo a ser produzida), ai exigiria dois investimentos simultaneos.
    Mas vamos aguardar e ver como serao os aplicativos e seus respectivos preços.

    • Ué, use o Log Me in e acesse o seu PC, dessa forma vc usará não só o cad, mas qq outro programa! 😉

      • Ricardo

        Eu uso o teamviewer e com o bluetooth mouse no ipad! Pra bater essa combinação a versão vai ter que ser legal!

      • Pedro

        Seguindo essa lógica o iPhone deveria ser resumido a um app para o telefone e outro para o VNC.
        Não é bem assim que as coisas funcionam 🙂

  • Vitor Sá

    Finalmente!! A Autodesk demorou, mas pelo visto essa demora será recompensada!

  • JanjaBoy

    Agora vejo um software que pode fazer o Wintel perder uma clientela importante.

  • RAVAGNANI

    Acho excelente, ainda acho que o iPad não foi utilizado em nem 50% do que pode oferecer, um exemplo que acho que ainda virá é conversar com programas como Adobe ou o Painter para ser utilizado como uma tablet de criação publicitária, de personagens de animação e etc…

    Isso inclusive desbancaria e bagunçaria a indústria mais uma vez.

  • Lucas

    Pra mim, isso aí ta com cara de paint avançado, e só.

  • Adriano lima

    Ganhará ou ganharão? Rs

    parece ser uma ótima ferramenta. Sinal que as possibilidades de apps só tendem a crescer a cada dia!

    • ????

      Ganhará, ué.
      Beber a essa hora da manhã não faz bem para a saúde… 😛

  • Érico Gonçalves

    AutoCAD de bolso irá facilitar bastante a minha vida. A versão para iPad deve ser um espetáculo, a julgar pela qualidade do SketchBook Pro mostrado no vídeo.

  • Alpheu

    É , o preço deve ser bem baratinho se acompanhar as licenças para PC !

  • MCH

    Espero que a interface seja a mesma que já estamos acostumados.
    Digo isso pq a experiência com o Excel do Microsoft 2008 não poderia ser pior. Ao invés da Microsoft disponibilizar no mínimo uma interface gráfica similar ao que temos na versão para Windows, ofereceu uma versão que ficou pelo meio do caminho, ou seja, parece uma evolução mal acabada do 2003.
    Ficaria muito surpreso (e satisfeito) se na próxima versão esse problema fosse corrigido. Alguém tem alguma idéia de como está sendo desenvolvida a nova versão?
    A questão do idioma, principalmente no que diz respeito as fórmulas é outro aprendizado a parte e uma versão “brazuca” resolveria esse impasse.
    Bom, desabafo a parte alguém tem alguma sugestão quanto ao uso do Excel ? Alguém já ouviu falar da versão do XCelsius para Mac ?
    Toda a ajuda é bem vinda !!
    Grande abs em todos !!

  • yes!

    iLex, sei que estou fora do contexto e peço-lhe de antemão desculpas por utilizar esse canal! Gostaria de saber se já fez o teste completo do app Sygic Aura, software de navegação para iPhone? Abraços.

  • Bruno

    Se o AutoCAD ja eh pesado para computadores relativamente bons, imagine no iPad… ou será uma versao mais basica… mais uma coisa: o AutoCAD eh caro pra caramba, certamente a versao pra iPad nao sera diferente…

  • José Branco

    Alguem conhece algum app do IPad pra fazer desenhos como em tela ?

    Valeu !!!!

  • Marcelo

    Maravilha, sou arquiteto e seria muito produtivo comigo (apresentar aos clientes, e tirar dúvidas dos empregados na obra), mas infelizmente acho que vai ser o aplicativo mais caro da App Store. Mas ele existindo só valoriza o Iphone/Ipad e o próprio profissional.

    • Pelo que dizem, a versão para iOS será gratuita. 😉

  • Adalberto Vilela

    Finalmente!!!!
    AutoCAD para Mac = Adeus Desktop Parallels! (Forever)

  • Adalberto Vilela

    Fail (mensagem anterior) : Parallels Desktop.
    Pode ter sido a emoção! rss

  • Daqui a pouco aparece um photoshop… e por aí vai!!

  • Eduardo

    Acredito que será caro. Utilizo o Cartomap que lê arquivos em DXF e DWG e até permite alguma edição. De difícil manuseio, só serve mesmo para tirar uma onda com os amigos.

  • Eng Ivan Cruz

    Puxa, quando li nem acreditei!!! Para mim vai ser excepcional !!! Levarei meus projetos para qualquer lugar e de forma mais portátil. Para a visualização e elaboração de soluções que fuicam na mente e as vezes tem detalhes para continuar o processo da descoberta da solução vai ser ótimo. Não para a execução dos projetos, mas sim para o transporte e principalmente para a visualização de projetos a mão , e em qq lugar. Ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rafael Ultramar

    Então, noticia exceleeente, principalmente no que diz respeito a uma versão nativa para o Mac, utilizar no parallels altamente travado, ou num bootcamp não é a mesma coisa (a ausência do botão DELETE do teclado no macbook pro faz muita falta nessas horas heeh)
    Mas alguém sabe a respeito de datas? Principalmente para a versão desktop, que certamente será mais copleta que para os “portateis” da maçã

  • sandra bento da silva

    Não funciona , baixei no meu ipad e não funciona, pior de tudo que não sei com apagar o ícone da tela .

  • Thiago Tevis

    Achei mto interessante este post, pq sou engenheiro, tenho um macbook e tb sou AppleManíaco, estou pretendendo comprar um Iphone 4, mais agora fiquei em dúvida se compro o iPhone 4 ou o iPad.
    Alguem poderia me dizer se este app já esta funcionando???

  • Laís

    Esse aplicativo já está disponivel para iphone 4???
    não acho!