Apple

iPhone representa apenas 3% do mercado, mas é o que mais dá lucro entre os celulares

Não ousei repetir o título usado pela Business Insider (“Você não pode imaginar o quanto a Apple humilhou a indústria dos celulares“), pois ele pode parecer exagerado e tendencioso, ainda mais em um blog sobre iPhone. Mas os números relativos ao mercado de telefones celulares realmente impressiona: em apenas três anos, a empresa liderada por Steve Jobs (que antes era especializada apenas em computadores, softwares e iPods) se tornou referência em um segmento que já estava saturado e estagnado.

Só o fato de conseguir abocanhar 3% do market share no período de três anos, com apenas um único produto e sem nenhuma tradição anterior, já é de se tirar o chapéu. Mas os números vão mais além, mostrando que a Apple é atualmente a que mais tem lucros no setor.

No gráfico, a cor azul clara representa os lucros da Apple com a venda do iPhone, enquanto o azul mais escuro indica os mesmos lucros obtidos pela RIM, Motorola, Nokia, HTC e Sony-Ericsson, juntas. Os dados são relativos a todos os celulares, não somente os smartphones. Desde 2009, a Apple se tornou a fabricante de celular que mais lucra, segundo o gráfico.

O que mais impressiona nisso tudo é que tudo parece ter sido previamente orquestrado na cabeça de Steve Jobs, que na apresentação do primeiro iPhone já antecipou algumas coisas, usando a forte frase “Hoje a Apple reinventa o telefone“, além de prever que o aparelho iria atingir 1% do mercado até o final de 2008. Você pode rever alguns trechos da apresentação em O dia que o mundo conheceu o iPhone.

Muito criticado no início por não possuir um teclado físico e nem vir com “canetinha”, em pouco tempo o iPhone se tornou referência e foi imitado por praticamente todos os fabricantes, além de ver vários candidatos à “killer” morrerem, como Nexus One, Palm Pre e Kin.

Ainda farão um filme com toda esta história. 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Indy-Joe

    Realmente inacreditavel que com apenas 3% a Apple lucra mais que todas as outras concorrentes JUNTAS?

    Por isso eu jamais esperava

  • Kyrii

    Há e N900!

  • Ai… dpois que falo qualquer coisa a respeito do iPhone, sou inevitavelmente e imediatamente taxado de fan boy. Ô mundinho sem graça.

  • Indy-Joe

    Me responda uma dúvida então. No gráfico a coluna representa o lucro da Apple apenas com o iphone certo? Exlcuindo o restante dos outros produtos que ela vende.

  • iEaf

    E reinventou mesmo; quem antes tinha processador, tela e usabilidade pra agregar em um só aparelho? Transformou o smartphone no “clever-wise-genius-phone”. Reinventou um CPU, adequado pra palma de nossas mãos. Tem que estar rachando de ganhar dinheiro mesmo, tche. E o melhor de tudo e’ que temos acesso ao gadjet (e’ com jota???) soluções e Aplicabilidades fantásticas. E’ o povo das outras companhias de tecnologia móvel tem sarna pra se cocar por muito tempo ainda. 

  • Daniel

    Hehe, insira aqui “full of win” image… oO

  • A Apple realmente surpreende a cada dia, e pessoas como eu que tiveram a oportunidade de adquirir produtos como o iphone, macbook, iPad, time capsule, apple tv, magic mouse, mobile me, ficam cada dia mais fãs da maça, pois a qualidade de cada produto desses, é infinitamente superior aos seus concorrentes.

    Meu gadget preferido é o iPhone 4, pois o utilizo no meu dia-a-dia como maquina filmadora e fotografica, alem é claro de celular, sendo um companheiro inseparavel. Nao é a toa que o mesmo se transformou em sucesso no mundo todo!

    • dark angel

      nosaa e verdade eu souu fan da apple mesmo nao adiquirindo os produtos eu sempre vo na loja da apple perto da minha casa e vejo todos os lançamentos fuço tudo hahahha mais q otimo q vc posuuiii pq ai vc pode aproveitar mais um abrço

      • Brayan Schroeder

        Você mora no Brasil?
        No Brasil não tem loja da Apple, apenas revendedoras…

  • Adriano

    Realmente é impressionante e juro: se eu tivesse comprado iPhone desde o início, não tinha gastado tando dinheiro com smartphone na minha vida. Nunca mais troco esse negócio….

  • Edimar Estevam

    Eu nunca foi um applemaníaco e com exceção do iPhone, não tenho a menor vontade de ter produtos Apple. Mas que a verdade seja dita: a Apple simplesmente massacrou todos os outros fabricantes de celulares e smartphones. Parabéns para a Apple e bem feito às outras fabricantes, que ficaram vários anos estagnadas sem realmente inovar em absolutamente nada, nem no hardware e muito menos no software. Só agora com o Android é que elas começaram a mudar alguma coisa, mas ja é tarde demais. Meu próximo (e primeiro) smartphone será o iPhone com certeza. 😉

  • Jonathan Neuwald

    os caras são phoda! 3% de share e atropelando a concorrencia, hahaha!

  • Thiago

    Tem que se tirar o chapéu para a Apple…quando não tinha o iPhone, meu amigo era alicinado pela Apple, e eu não entendia o motivo de tanta fascinação..agora com o iPhone em mãos sei como ele se sente…da vonade de ter tudo que a Apple cria pois tudo tem um padrão de qualidade e bom gosto fora de serie. O próximo sonho de consumo é o MacBook pro

  • Antonio Carlos Dantas

    O Melhor do mundo, não vivo sem ele!
    😉

  • krikaoli

    Eu também não tinha nada da Apple a não ser o meu perfeito e funcional ipod geração antiga. Depois que comprei o iphone eu percebi que visionário é o Steve Jobs e porque o meu amigo paga tanto pau pra ele. O cara é realmente um gênio um profeta da informática.

    A estória da telefonia vai ser escrita antes e depois do iphone. Eu lembro que foi graças ao tio Steve que saímos um pouco daquele domínio jurássico das operadoras de telefonia, comprando toques e aplicativos ridículos por preços ultra super faturados.

    Eu nunca tinha visto alguma coisa de ficção científica no meu cotidiano até ver o iphone, ele realmente é um aparelho do futuro.

    E ainda vem uns débeis mentais falarem que o blackberry é melhor… Lamento o iPhone é imbatível…

    Lembrando ainda que depois da mini revolução feita pela Nokia ao introduzir celulares com visores digitais e designs mais práticos em preços populares nada mais foi feito de grandioso nesta indústria.

  • asouzaht

    iPhone é investimento comprei o meu 32g por $300 e vendi um ano depois por $200 dólares mais caro no Brasil.

    • Brayan Schroeder

      300 dólares tem contrato de 2 anos, e ainda você vendeu no Brasil mais caro com contrato de 1 ano restante???
      Sinto cheiro de mentira no ar…

  • Paulistano

    Excelente Post!

  • Alessandro

    INACREDITÁVEL!!!!!!!! (Precisamos de uma APPLE na industria de Automóveis)

  • Frederico

    Pois é, o iPhone realmente é um sucesso.

    Ainda não vi nada igual no mercado.

    Espero que alguém consiga se aproximar dele e concorrer, isso será benéfico.

    Mas o concorrentes só pensam em imitar, deveriam criar seus próprios conceitos, tentar inovar.

    Mas a Apple parece que já fez tudo que podia ser feito em um telefone celular.

    Mas acredite, ainda há muito espaço pra evoluir, é nisso que os concorrentes tem que pensar, porque com certeza o Tio Jobs já sabe o próximo passo que o iPhone dará.

  • Ah o iPhone é perfeito mesmo 😛
    Principalmente agora que tenho o iPhone 4 😀

  • Bruno

    Sem tirar o mérito da Apple e do iPhone, mas a comparação parece mais fantástica do que é.
    Eu posso dizer, sem estar mentindo, que no ano passado o carrinho de cachorro quente do Bené na praça lá perto de casa também foi mais lucrativo do que Nokia, Motorola e Sony-Ericsson juntas.
    (o fato é que essas empresas tiveram prejú).
    Abs

  • Sandro

    3%. And counting…

  • iEaf

    iLex,
    Estava eu aqui preparando um mate e me perguntei: ” será que o nick do cara tem a ver com a ilex paraguariensis???”
    Abc, tche.

    • Bah, guri, até que não. Foi uma baita coincidência, tchê. 😉

  • Igor Resende

    Há disponivel em algum lugar a apresentação completa do Iphone em 2007?

  • Realmente… Sempre achei o iPhone uma ‘coisa de outro mundo’… Coisa que só tinha quem morava no exterior (fora do Brasil). Quando ganhei o meu, foi extraordinário. Você logo vê, em sites e blogs como esse, a infinidade de coisas que o iPhone pode fazer. A Apple concerteza pensa muito no que faz, não lança coisas pensando: “Vamos ver se dá certo”. Não, já lança com o intuito de arrebentar. Foi o que se repetiu com o iPad, iPhone 4, e vai continuar a se repetir em novos produtos ou atualizações. Sem dúvidas, sou applemaníaco assumido e não tenho vergonha disso ;D

  • homero_machado

    Oi iLex, vc deveria ter repetido o título so pra massacrar os Apple haters. Kkkkkkk.
    @krikaoli concordo plenamente com vc
    Abs.

  • Guilherme Poleto

    Pessoal eu sou mto fã do iPhone e da Apple

    Mas neste artigo os caras estão manipulando os números a seu favor… O que não é verdade

    Qq estudante de administração, contabilidade ou economia aí sabe que EBIT (Earnings before interest and taxes) é o lucro depois que você subtraiu as despesas operacionais

    Então:
    1) Como eles isolaram as despesas e todo o resultado mensal só do iPhone em relação à da Apple inteira? E as diversas despesas que são rateadas?

    2) Misturaram todas as outras empresas e TODOS seus celulares… O que quer dizer que se a LG, Nokia ou Sony fazem celulares cuja margem de lucro é horrível (ou que até mesmo dá prejuízo), isso está sendo somado… Agora seria totalmente diferente se fosse um comparação do iPhone com o Blackberry Bold por exemplo, aí sim seria algo comparável

    Por último: o Steve Jobs é mesmo foda… Mas vc investiria na Apple? Considerando que uma palavra que ele fala ou um peido que ele dá faz as ações da empresa oscilarem bruscamente… E seu estado de saúde, quem sabe como está realmente, e o que acontecerá com a empresa caso ele morra?

  • Marcus

    Simplesmente impressionante estes dados……

    Essa semana eu tive que rir.

    Meu primo é fã boy da Google, e recentemente comprou um Motorola Milestone (com SO Android). Enquanto ele esperava a encomenda chegar, ele ficava só falando do tal celular, que era melhor que o iPhone, que a Google e a Apple seguiam caminhos diferentes, um prezando pela total liberdade de uso do aparelho, enquanto a outra liberava apenas o que achava que éra bom para ela. Pra ele não tinha celular melhor. Essa semana, nós estava-mos conversando, eu peguei o celular dele para dar uma olhada, ver como era o SO Android, e em um dado momento, ele deixou escapar, que se tivesse dinheiro hoje, ele compraria um iPhone.

    Me senti orgulhoso, porque sempre apoiei o celular da Apple, e percebi que nao estava errado, um usuario fanatico do Android falando que queria comprar um iPhone. Eu sempre falo, que nao tem nenhum smartphone no mercado que eu trocaria pelo meu iPhone, a nao ser que fosse um iPhone 4. Mesmo com todas as barreiras impostas pela Apple (e isso que eu nem uso mais Jailbreak).

  • Indy-Joe

    Eu acho o Android um bom concorrente. Tenho um iphone 3gs comprado numa promoção da vivo e adoro ele, mas tem coisas que me atraem no Android.

    De qualquer forma, não importa qual seja realmente o melhor ( e isso é relativo, podendo variar de pessoa pra pessoa), mas uma coisa é certa.

    Ter concorrencia é sempre bom.

  • Tiago Albuquerque

    Se ele é o mais lucrativo, significa que ele poderia ser bem mais barato??