Notícias

Atualizou para o iOS 4.0.1 e o sinal piorou? Na verdade, agora ele é o real

Tem muita gente ainda reclamando que o sinal do seu iPhone (3G ou 3GS) piorou depois da atualização de ontem para o iOS 4.0.1. Na verdade, ele continua exatamente o mesmo que antes, mas agora as barrinhas do sinal mostram a situação real da recepção.

Com a atualização, o cálculo da fórmula que determina quantas barras aparecem no alto da tela foi aprimorada e agora mostra uma situação muito mais realista que antes. Isso quer dizer que se você estava acostumado a ver 5 barrinhas quando estava na sua casa, pode ser que agora veja apenas três, pois equivale à força de sinal real.

Ou seja, a recepção é exatamente a mesma, só muda a forma como ela é apresentada. Os engenheiros da AnandTech fizeram um gráfico comparando a medição antes e depois da atualização, de acordo com a recepção em decibéis. O gráfico de cima é do iOS 4.0 e o de baixo, do iOS 4.0.1 e do 4.1, que é beta, mas também traz a alteração. Repare como agora é bem mais uniforme e preciso, abrangendo faixas ainda menores que antes.

Eles também fizeram o gráfico do sistema Android 2.2, mostrando que ele também possui a velha fórmula de apresentação dos sinais.

Como se vê no mapa de sinal, agora é preciso que haja muito mais força na recepção para que se chegue às 5 barras cheias.

Muitos talvez prefiram o método de antes, mas isso é querer se iludir, pois o que era apresentado não era condizente com a realidade. Por isso, não se assuste ao ver menos barras no novo iOS. Seu iPhone continua exatamente o mesmo. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • JanjaBoy

    Sim, atualizei e não mudou nada. O Sinal da Vivo em SP é bem estável, acho.

    • Gloriia

      realmente , o meu sinal da vivo continuou no maximo

  • E a qualidade das ligações que nessa atualização está horrível? Seja que estão caindo, seja que estão baixas.

    Se fosse apenas o sinal da operadora mas a qualidade da chamada fosse aceitável, não havia problemas.

  • Edu

    Eu realmente prefiro a honestidade. Ah sim, aqui em Curitiba notei que na região do meu trabalho (Centro Cívico) caiu o número de barrinhas para 4. Nas outras regiões o número permaneceu igual.

  • JanjaBoy

    iLex, na frase “pode ser que agora veja apenas (a) três, pois equivale à força de sinal real.” Esse “A” que coloquei entre parenteses, não está “sobrando” ?

    • É, esse A já rodou faz tempo, dê um refresh no seu navegador. 😉
      Essa frase mudou tanto antes de ser publicada, que esse A acabou ficando de sem-vergonha. 😛

      • JanjaBoy

        Pois é, logo depois que eu escrevi, vi que o “A” sem vergonha, já não estava mais no texto. Mas, como não há editor de texto, não posso remover o que já foi postado.
        Só uma coisa. Será que na versão do blog para mobile, não tem como deixar as resposta no “lugar certo” e não pela hora? Tem dia que lendo no iPhone fica uma doidura só!

        • iRickMafra

          Cara exelente a sua queixa. Eu achava que era só comigo, sempre que leio a matéria venho lendo os comentários para saber o que falam, ai acabo não entendendo a resposta, pois está em local diferente, só na navegação sem ser mobile que consigo ler normalmente. Se tivesse como arrumar isso seria ótimo.

        • Não entendi o lance da versão mobile, Janja, pode ser mais específico?

          • Thiago

            acho que eles querem dizer que na versao do blog mobile os comentários nos artigos sao ordenados pelo horario de post, e nao pela ondem que foram postados, por ex, na versao web normal(pc) a sequencia que aparece é:

            janja
            kako
            edu
            janja
            ilex
            janja
            irick
            ilex

            ja na versao mobile é:

            janja
            kako
            edu
            janja
            ilex
            tati
            rodrigo
            jocas
            wesley
            …..

            deixando as mensagens fora de ordem….q fica meio confuso de le….

            acho q foi isso….me corrijam se eu estiver errado…

          • JanjaBoy

            Vamos tentar!
            É assim: Quando você (ou outra pessoa) responde para uma outra, a resposta não fica localizada logo depois da pessoa a quem você responde. Muitas vezes eu leio uma pessoa fazendo uma pergunta, ou falado uma besteira, e sua resposta está uns quatro ou cinco comentários depois. Isso não acontece na versão não mobile do blog.

            Será que me fiz entender? espero….. 🙂

          • Antonio Carlos Oliveira

            E aí iLex é que visualizando os comentários pelo iOs, eles ficam em ordem cronológica, mesmo sendo resposta de outros comentários, (não aparece logo abaixo igual ao site visto de um PC).

            • Thiago

              Já notei isso em outros blogs também. Quando eu quero ler os comentários, passo a visualização para a versão web. É um saco, mas é obrigatório.

          • Renan Decarlo

            É, também já reparei isso. As respostas aos comentários na versão mobile não fica junto do comentário respondido, mas fica como um comentário separado qualquer. Aí fica complicado de saber quem tá respondendo quem…

          • Ok, já entendi a questão.
            Entendo e concordo que isso pode ser melhorado, mas ainda não sei como. Parece que o IntenseDebate faz isso na versão mobile, mas quando tentei implementar não consegui fazer com que ele funcionasse no iPhone. Isso precisa de tempo para tentar resolver, mas prometo que me esforçarei. 😉

            • JanjaBoy

              “…mas prometo que me esforçarei. ;)”

              Isso eu já sabia!! 😉

  • Tati

    O meu continua como mesmo sinal! Todas as barrinhas! Ta na versao 4.0.

  • Rodrigo Cunha

    Gostei dessa alteracaonas barras. Antes eu nao entendia como o 3G ficava mais lento qdo o iPhone mostrava as 5 barras cheias. Nao fazia sentido.

  • Se a recepção estiver em -90dB no iOS4 teríamos 5 barrinhas e no iOS4.0.1 teremos 3 barrinhas.
    Na realidade a recepção é a mesma, só mudou a forma de representação.
    Se os testes estiverem certos, o gráfico do iOS4 estão feios mesmos. Faixas de decibeis muito diferentes.

  • Olha só, o iPhone mostrará sinal com uma condição terrível de qualidade, -121 dB. Imagino o que isso pode acarretar…

  • Dennis

    Atualizei e agora caiu pela metade o sinal. Perde o sinal quando coloco a mão próximo ao conector de dados… Bom, pelo menos agora sei que é “normal” para o 3GS…rsrsrs
    iLex, Parabéns pela cobertura ao vivo hoje a tarde…

  • Roney Cezario

    O meu atualizei ontem a noite e senti a difereça e foi para pior, pelomenos na barra de sinal fora isso esta normal, moro em BH meu Iphone é o 3gs 32gb.
    Abraço.

  • gebittar

    Isso iLex como escrevi no post anterior…aki no escritorio oscila entre 1 ou 2 barrinhas agora com essa atualização(3gs 32gb)…..mais em tremos de qualidade não mudou nada……….. ” isso parece o caso das fonte, tem a nominal de 500w(que real nao chega a 250w) e a fonte real pura e crua…….

    só um comparativo besta mesmo..

    abçs
    ahuauhahu

  • Marcelo

    Eu moro em Brasília, e uso a claro, antes de atualizar apesar das barras ficarem quase completas, eu sempre notei que o sinal de gsm é muito ruim, quando tinha cdma funcionava em qq lugar, já gsm nem na garagem do meu prédio, que é no nível térreo. Bom, depois da atualização para o 4.1 fica entre um ou dois traços, as ligações não mudaram comtinuam do mesmo jeito.

  • Bruno Melo

    Nossa , então o sinal da Vivo aqui na minha região é ótimo! 🙂

  • Anthony

    Na minha casa mostrava sempre 5 em qualquer lugar, agora oscila de 4 a 3…
    Não sei se tem a ver mas acho que meu iPhone 3G ficou mais rápido quando abro app

  • edgard

    Graças a Deus . desde que atualizei meu 3gs pro 4.0 tive melhoris no sinal da vivo e ate hoje nao me deixou na nunca(exceto pelo tuneis quando ando de trem .rsrssrs)

    Sem todas a barrinhas mesmo que isso seja ilusao!

  • lucas hingis

    A citação não fica abaixo da resposta na versão mobile, iLex.

  • Rennan Felipeto

    Meu Deus, sei que nao e para falar isso aqui mas, acabei de ver o Jornal da Globo(Acho que e esse). A jornalista fez a reportagem sobre esses problemas e talz, e quase no final o reporter falou que a Apple iria dar uma simples capa de plastico para as pessoas que comprarem o iPhone. E no final mesmo ele fala: “E o problema da antena sendo encoberto por uma simples capinha de plastico.”(Tipo tirando sarro sabe?) Fiquei indignado cara, to p. da vida. Como que uma emissora de TV tao “Famosa” e “Correta” (Sarcasmo On) pode falar que o problema esta sendo encoberto???

    • Takashi

      pela apple ser oq eh, ela simplesmente vai ignorar isso xP, mas que isso poderia render um bom processo, isso poderia o.o

    • JanjaBoy

      Encobertas são as notícias dos jornais da globo e do resto. Ou tem algum bom que eu não saiba? 😉

    • Sério foi cômico. Só faltou a jornalista dar uma risadinha no final pra ser pior. ARGH!

  • lupita

    Agora as reclamações vão ser para as operadoras.

    Go! Anatel.

  • Rafael

    kkkkkk
    O que eu acho engraçado é que tipo, o iPhone 4 tem sim problemas, tão dando capas pra arrumar problema de engenharia de antenas, e a galera continua a falar que tá tudo bem, que não tem nada errado. rs

    • JanjaBoy

      Rafael, você viu o teste feito com os outros celulares?
      Se não viu, veja no link: http://www.apple.com/antenna/ #fikadika

      • Rafael Fiori

        mto boa essa materia janja, mas a apple forçou d+ ali, tem uns celulares que tem que ser magico pra conseguir segurar e falar no celular do jeito que colocaram na foto

        • Ednilson Rosa

          Tem certeza que você viu o site e os vídeos postados lá? Talvez pelas fotos não fique claro, mas pelos vídeos dá pra ver que os testes foram feitos segurando os celulares de forma absolutamente natural! Aliás, anti-natural foi justamente a forma que que seguraram pra que o sinal ficasse cheio, segurando com a ponta dos dedos…

          Deve-se notar que em um lugar que tenha um sinal muito bom não vai haver queda no sinal pela forma com que se segura o telefone. Já em locais com sinal mais fraco, isso fica bem mais evidente. No meu local de trabalho, por exemplo, nenhuma operadora pega muito bem. Lá, quando se está com o celular no bolso, portanto em contato com o corpo, é bem mais comum se perder ligações do que quando ele está sobre a mesa, longe de qualquer interferência. E isso com celulares de qualquer marca e operadora…

  • Henrique

    Atualizei o meu e n mudou nada .moro em americana sp e tenho vivo

  • Marco S. Junior

    Em primeiro lugar, me declaro leigo nessa tecnologia, o que aprendi foi usando o iPhone e acompanhando este Blog, por indicação de uns amigos.

    Na minha opnião, toda essa balburdia sobre a antena, recepção etc… é mais para atacar a Apple, pois até hoje não conheci um celular tão perfeito quanto o iPhone.

    Problema ? pelo que vi todos tem… mas acontece que o incomodo causado pelo iPhone 4 a concorrência é maior.

    Estou usando o meu 3GS com o iOS 4.0.1 sem problema e não fico prestando atenção nas barrinhas de sinal, se esta com uma, duas ou todas as barrinhas cheias, e estou feliz da vida e quando chegar o iPhone 4 em vias Oficiais no Brasil, com certeza vou comprar um, com ou sem problema de antena…

    iLex, novamente Parabens pelo Blog.

  • Ricardo Tuka

    Gostei desta atualização
    1- Antes com o 4.0 (3.x.x também) eu tinha 5 barras em sinal 3G e na sala da minha casa a internet não funcionava, agora com o 4.0.1 eu tenho de 1 a 3 barras e a internet funciona em 3G.
    2- Antes em EDGE depois de um tempo mesmo com o E lá na barra a internet não funcionava, eu tinha que colocar no modo avião e voltar (desligar e ligar o aparelho, ou fazer uma ligação) para a internet voltar a funcionar. Isso não ocorre mais, funcion bem sempre.
    P.s Minha operadora é a TIM.

  • Alex Japan

    Eu queria saber se vcs só fica colocando a mão pra ver se cai o sinal ou se vcs estão ligando e as ligações estão caindo, pois eu uso meu iPhone 4 direto no trabalho e as ligações sai normal, aqui no Japão a Softbank tem plano fala livre entre os clientes deles, falo com varias pessoas e as ligações são normal, só não presta qd estou passando por montanhas kkk mas ate aí seria normal né!!! Aí vai a pergunta os teste de vcs é ligando ou fica só brincando com a mão no iPhone pra vê se cai o sinal ( barrinhas) ? rs rs rs

  • Adroaldo

    Ilex estou triste! Fiz o update p o 4.0.1 E o sinal ficou mais fraco! Meu quarto sempre foi problematico com sinal de celular por causa da localizacao e dos predios ( a alguns anos atras eu tinha q ficar grudado na janela p poder falar… ) qnd mudei pra vivo passava a vida toda com sinal cheio, agora é so um tal de 3 tracinhos!

    Apple, ninguem faz isso porque é feito esteticamente… mas eu axo que de estetica voces entendem e devem perceber mais cedo ou mais tarde….;P
    E mais, dar capinha pro celular p resolver um problema q o celular nao tem? Era melhor receber de volta, reembalar e sair jogando pelo mundo numa promoçao! Aposto q ia ser uma promoçao bem assim:
    Promoçao apple: compre um macbook pro e concorra a um desses 2 iphones 4 com a traseira assinada por steve jobs ( olha ai!). Valido para todo mundo!

    E se a apple te ligar pode passar meu email q eu estudo o caso de mudar de emprego hein!;)

    • Eu acho que o maior problema da Apple é que nem todo mundo tem discernimento o bastante para entender as coisas como elas são. Aliás, é o meu problema também.

    • Adroaldo!
      Não é que o sinal ficou mais fraco. É somente a forma de representação das barrinhas.
      Como disse acima, se olharmos para o gráfico, a recepção estiver em -90dB no iOS4 teríamos 5 barrinhas e no iOS4.0.1 teremos 3 barrinhas. Em compensação se o sinal estiver entre -114dB e -121dB no iOS4 ficaria sem as barrinhas e no iOS4.0.1 irá aparecer 1 barrinha. 😉
      Ainda não atualizei para o iOS4.0.1, e o meu iPhone 3G fica praticamente todo o tempo com 5 barrinhas. 🙂

    • Dan Cautella

      Ah bicho, tá reclamando só pela mudança estética? Compra walk-takie e fica feliz, pois não mostra nada de sinal e você para de reclamar por besteira…..

  • Putz fikei d cara com a materia da globo ontem. Ilex devia fazer post sobre.
    Brasilero burro com ctza vai pelo q v na tv e os caras queimaram legal ofilme da Apple.
    Apple deveria tomar medidas.

  • Sou de Sorocaba, meu Cel é 3GS 16GB VIVO, atualizei para 4.0.1, ficou mostrando de 3 a 4 barras de sinal mas a recepção e fala ficou igual, sinal otimo na minha região.

  • Algus Helm

    Agora sim. A barra de sinal da Tim onde moro antes fica em 4 barras, agora fica entre 1 e 2. Realmente mais fidedigna.

  • flavio

    Parabéns ao site, blog do Iphone o melhor na minha opnião…

    Acho que alguns usuários do Iphone deveriam atualizar seus cerebros..

  • Rodrigo

    Buaaaaaaaaa… fui atualizar meu iPhone 3G para o iOS 4.0.1 e travou!
    Não uso jail Break nem qualquer outro esquema pirata, e mesmo assim me lasquei!
    Tava redondinho, agora ta travando na tela do iTunes, quando começa a instalar o novo software.

  • Paulo

    atualizado aqui, e o sinal continua FULL. uso TIM em um iPhone 3GS.

  • Marcell Abranches

    Não tem a ver com a materia, mas meu iPhone 3G com esse 4.0.1 ficou beeeeem mais rapido e estavel que com o 4.0! Alguem percebeu isso?

    • Eu tinha atualizado para 4.0 e meu iPhone 3g tinha ficado muito lento, fiz downgrade para 3.1.3, ontem atualizei para 4.0.1, ainda ficou um pouco lento, más está melhor que o 4.0, e o meu iPhone é 3g, já saiu 3gs e iPhone 4, então acho que não posso reclamar muito, a diferença de memoria é entre os tres deve ser considerada.

  • Ricardo

    Atualizei o meu 3gs e as barrinhas continuam cheias do mesmo jeito, operadora Oi.

  • Minha operadora é a claro, sempro foi ruim, então já estou acostumado, pra mim não mudou nada,
    nem pra melhor nem pra pior.

  • iLex testa ai e pessoal do blog, percibi q mudou mesmo as barrinhas depois da minha atualização como descrevi acima, mais percebi que c eu desativar o 3g o SINAL AUMENTA simmmm aumentou mesmo……
    meu 3gs 32 da Tim em sampa fica com 2 barrinhas desabilitei o 3g ficou com as bariinhas cheias…..

    testem ai e me falem…pode ser coincidencia ou não……

    lembrando que já entendemos que agora a marcação é real do sinal……contudo a qualidade nao mudou nas ligações..

    abçs

  • Fernando Bonfiglioli

    iPhone iOS 4.0 = 3G 5 BARRAS EDGE 5 BARRAS (Vivo)
    iPhone iOS 4.0.1= 3G 1 ou 3 BARRAS (dependendo do local ele sai) Edge mesma coisa.
    Mas o mais curiosos foi que quando atualizei o 3g da vivo nao pegava mostrava q nao estava autenticando e talz o unico jeito foi entrar no apn.blogdoiphone.com.br > operadoras brasileiras > Vivo
    Muito Obrigado iLex Muito Obrigado Blogdoiphone!

  • Eder

    Não acredito que seja apenas para resolver um problema de estética. Algo mais foi modificado.

    E como fica o jailbreak ?

    Quem atualiza para o 4.0.1 vai ter que continuar esperando?

  • Paulo

    É impressão minha ou o Safari ta travando pra caramba depois da atualização ?

    • Wesley Moura DF

      Ta travando sim Paulo, meu 3gs TIM depois da atualização ta um lixo, trava o safari, twitter, e-mail’s…. acho que não mexeram só nas barrinhas não….

  • Fernando

    iLex,

    Já havia reparado que meu iPhone com iOS 4.0 apresentava 5 barras em determinado local quando estava em 3G, mas quando desligava o 3G (deixava em EDGE), o sinal caia geralmente umas duas barras.

    O que notei após a atualização para o iOS 4.0.1 é que as indicações de sinal em barras ficam iguais tanto quando estou no 3G ou em EDGE. Até parecia que o sinal 3G na minha localidade era mais forte (grande engano).

    Será que a fórmula de apresentação do sinal em EDGE já estava (correta) diferente ao 3G no iOS 4.0?
    Alguem mais também havia reparado neste detalhe?

    Abraços.

  • Meu iPhone esta com o sinal fraco depois que atualizei p ios4 o GPS não esta bem

  • Fernando Bonfiglioli

    alguem tem como me passar o download do iOS 4.0 o meu nao piorou de certa forma no 4.1 nao gostei … Se alguem tem o link me passe por favor!!

  • Nilton

    Atualização tem 378 MB.
    Tem que ter paciencia. Com banda larga tá levando 6 horas aqui no meu PC, pelo iTunes.
    Passaram duas horas e ainda faltam 4.
    Mas deve valer a pena, confio na apple.

  • Danilo Fonseca

    Éhhhh…o meu tá normal… não mudou nada… a OI não pega direito mesmo…

  • Leandro Rocha

    O que importou p mim foi a grande melhora na rapidez do meu iPhone 3G. Diferença gritante.

  • Fernando Bonfiglioli

    alguem tem como me passar o download do iOS 4.0 o meu nao piorou de certa forma no 4.1 nao gostei … Se alguem tem o link me passe por favor!!

  • Caique Diniz

    Como eu estou viajando, ainda não tive a oportunidade de fazer a tualização, mas em breve farei.

  • Leonardo

    Eu estava com a versao 3.1.2 e atualizei para a 4.0 e agora para 4.0.1. Antes eu tinha Jail no aparelho só pelo SBS Settings que mostra o percentual da bateria mas ao atualizar o SO o percentual continuou e o meu nome (tb tinha o Fake Carrier) continuou tb 🙂 Em relação ao sinal continua a mesma coisa graficamente (ainda nao testei em uma ligaçao) mas a autonomia da bateria está péssima e sem contar que ao colocar os aplicativos no Folders eles ficam mais lentos. Estou pensando em fazer um restore e depois atualizar de novo pq nao sei se está acontecendo o mesmo com outros usuários.

    O meu é um 3G comprado na Espanha.

    Abçs a todos.

  • Li esta infomação e achei interessante repassar, embora não concorde com a Microsoft.

    O iPhone 4 pode ser o Windows Vista da Apple”, afirma Kevin Turner – porta-voz da Microsoft. Embora resolvidos, os problemas relatados pelos usuários do Windows Vista denegriram a imagem do sistema operacional. A empresa de Bill Gates encara como positivas as dificuldades enfrentadas pelo smartphone da Apple.

    Bom domingo a todos

  • Bruno

    iLex, te admiro muito, você é um rapaz intelligente, mas não se deixe iludir: a alteração no software FOI SIM para tratar a questão da queda das barrinhas. Como? Aumentando a faixa de cada barrinha, deixando a visualização do sinal MENOS sensível, portanto MENOS precisa, exatamente o oposto do que você disse no post. Ademais, é necessário explicar também que o gráfico mostrado NÃO é linear, e sim logarítmico, o “-70”, por exemplo, não é a intensidade do sinal (mesmo porque intensidade negativa não existe), e sim a potência a que se eleva um valor, que resulta na intensidade (x elevado a -70). Portanto, também NÃO é mais uniforme, pois o gráfico mostrado não é linear. Outra coisa, acho errado também você dizer que agora que é o real. Seria um insulto à inteligência dos engenheiros da Apple (e do Android, e dos seus leitores) dizer que eles sempre estiveram errados, desde a primeira geração, e agora, coincidentemente com o antennagate, “corrigiram”. Categoricamente: Foi para deixar menos sensível, menos preciso, para cair menos quando segurado daquela maneira. Apesar das críticas a esse post, parabéns pelo blog, de coração, é fantástico.

  • HMY

    Depois que atualizei meu Iphone 3GS fui consultar, no aplicativo “MAPAS”, alguns mapas de lugares que nunca tinha consultado antes. Verifiquei que as ruas não são indicadas corretamente, elas estão todas “deslocadas” em relação à imagem do satélite. Será um problema do iOS 4.0.1, um problema de sinal, ou um erro do Google mesmo? Se for um erro do Google, alguém sabe como faço para alertá-los?

  • Micronano

    Isso é que está acontecendo com meu iphone com ios 4.0 e com o ios 4.0.1…. Minha rede é da claro e estou em Porto Alegre… O wifi também esta um lixo conecta durante 5 minutos e depois fica só carregando as páginas… Hoje demanha fiz a restauração mas sem o backup e não resolveu nada só perdi 1 hora recuperando como tava antes… O 3.1.3 não tinha nada disso… Será que alguém pode opinar e me dizer o que pode ser? http://gallery.me.com/gvchagas/100010/Minha%20Foto.png?derivative=mmedium&source=web.png&type=mmedium

  • Rayssa

    meu aparelho é 3gs foi comprado em portugal e pegava normalmente aqui com chip da tim, porem desde que atualizei para a versao 4.1 ele não reconhece nenhum chip, será que algo pode ser feito para que o aparelho funcione ?