Notícias

Vídeo: veja como funciona a videochamada do iPhone 4 na vida real

A Apple insiste em dizer que a nova função de videochamada no novo iPhone 4, chamada de FaceTime, é uma nova revolução. Porém, fora do “Campo de Distorção da Realidade de Steve Jobs®”, é difícil entender como que uma câmera frontal que já existe há anos em outros telefones e que ainda por cima não funciona pela rede telefônica, pode ser algo assim tão novo. Nem os belíssimos comerciais conseguiram ainda explicar direito.

O site Engadget (mais uma vez) testou a função em um aparelho real, confira (em inglês):

Acho que teremos que esperar o lançamento e colocar as mãos em um para ver se realmente a função mostra algo de novo ou será facilmente derrotada pelo Skype Vídeo, quando este surgir.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Muuuuito bom!!

  • Eu pensava que o iPhone 4 branco ia parecer um xing-ling, pelas fotos dos protótipos não entendi direito a parada, mas agora, o iphone 4 branco ficou realmente bem “apple”, achei bastante atraente estes novos iPhones, só espero que as operadoras brasileiras tornem isto atraente no brasil ambém.

  • Interessante, a tela realmente parece bem mais nítida, mesmo num vídeo de qualidade padrão do YouTube. Ah, Setembro… chegue logo. E que a Vivo faça a mesma do ano passado, lance a R$ 1249.

  • Carlos Eduardo Alencar

    massa!!

  • Paulo

    é os celulares tão cada ves mais evoluidos.

    • Isso não é um celular que está cada vez mais evoluído… é um iphone.

      Sobre o final do post, realmente câmera frontal existe há muito tempo, no filme 2001 Uma odisséia no espaço já imaginavam a videoconferência, e ela existe desde a década de 70, porém acho que só agora a Apple vai conseguir fazer isso engrenar.
      Acho que o motivo pelo qual isso não foi aceito antes é o medo da falta de privacidade.

  • Uma coisa que eu não entendi, isso é como o Visual VoiceMail, será integrado a uma chamada comum de voz?

    E o que a Apple tem contra as chamadas de vídeo comuns do 3G? O fato de usarem 3G? Realmente, o sucesso do iPhone no exterior quebrou as pernas da rede da AT&T…

    • Pedro

      Provavelmente a Apple não tem nenhum problema. Quem tem é a AT&T que não suportaria a demanda.

    • Wesley, não sei você mas eu nunca vi ninguém fazendo videochamada em 3G.

      Além de caríssimo, nunca soube como ativar isso nos inúmeros celulares com câmera frontal que já tive.

      E acho que a Apple não tem nada contra videochamada do 3G. Ela tem é contra a falta de usabilidade do VoIP como conhecemos hoje, e por isso ela criou o FaceTime. Explico isso melhor aqui: http://avi.alkalay.net/2010/06/facetime-voip.html

  • Renan Decarlo

    O “FaceTime” vai ser de Iphone 4 pra Iphone 4, ou seja, bem limitado… principalmente no Brasil que poucos vão ter durante um bom tempo (malditos importos!!!). Já o Skype vai poder ser usado de qualquer telefone que tenha câmera (frontal?) para qualquer telefone. Ou seja, de Iphone pra qualquer outro, e de qualquer outro pra Iphone… então eu acho que ele vai ser bem mais usado…

    • Renan, o Skype é proprietário. De graça mesmo, só funciona entre usuários de Skype.

      O FaceTime é uma junção de diversos padrões abertos. Vai funcionar de iPhone pra iPhone e pra BlackBerry, e pra Windows e pra Linux e pra Mac. Funcionará também entre não-iPhones (tipo de Linux pra Windows etc).

      E será gratuito, sem necessidade de servidor nem nada disso.

      VoIP ou videochamada não é novidade. A novidade está em como a Apple aglutinou diversos padrões numa coisa só, resolvendo problemas de usabilidade etc e usará o iPhone como estrada para esse padrão aberto pegar.

      Dentro de poucos anos, acredito que Skype não vai mais existir ou vai ter uso muito restrito. FaceTime vai dominar o VoIP e será de graça.

      http://avi.alkalay.net/2010/06/facetime-voip.html

  • Elisio Vila

    No site da Apple (USA) a caixa e diferente na frente

  • Filipe Storarri

    Alguem percebeu que ele faz a ligação para a pessoa normalmente e depois muda para o FaceTime, isso significa que os iphones vão meio que falar entre si se eles estão em uma wifi para ativar a funcionalidade ou esta ligação esta sendo feita 100% via wifi? 😛

    • Exatamente.

      Acho que depois que a conexão VoIP inicia, a ligação 3G pode ser desligada e todo o resto da conversa é sobre WiFi e é gratuito !

  • Anthony

    Irado a nova função.. É a apple vai sobre carregar as redes de telefonia movel

  • Douglas Gameiro

    Pior é ele ter sido lançado e ter que esperar até setembro, TENSO!

  • Perceptivelmente mais rápido! 😀
    Chega logo, Setembro! 😛

  • waldemarJR

    não entendi como só funciona em wifi, quer dizer que é mandado o video em real-time para a Apple e ela retransmite por rede de celular? se for assim só funciona de iPhone para iPhone, certo?

    • waldemarJR

      CORRIGINDO: se NÃO for assim só funciona de iPhone para iPhone, certo?

      • Anthony

        Pelo que eu entendi o que Steve Jobs disse mais cedo é que a Apple fará acordos com as redes de telefonia celular, pois se todos começarem a usar o sistema de videochat, com certeza a qualidade do recurso do iPhone vai cair devido a alta taxa de transferências nas redes de telefonia. O que NÃO será bom para a Apple, nem para a AT&T e principalmente para o usuário.

        Agora se nos Estados Unidos que tem excelentes coberturas de telefonia e principalmente altas taxas de conexão, imagina aqui no Brasil que temos essas redes que dizem ser 3G, mas que concorrem com o EDGE de tão lento que é.?????

        Não vale a pena investir em videochat (FACETIME) em telefonia agora não, eu pelo menos não usaria se eu começasse a ter “dores de cabeça…”

        • waldemarJR

          aqui em uberlândia a velocidade 3G não é tçao baixa n, uns 1,5MB pelos testes com o velocimetro e a cobertura é completa (Vivo)

  • Rafael Nogueira

    Essa Vídeo chamada também não achei nada surpreendente.

    Agora a “filmadora” que merece um bom teste, porque manter o 30fps com resolução de 720p é muito show!
    Algo que não temos ideia ainda é com relação a explorar a função gyroscope. Acredito que assim como o acelerometro, vai ser uma função que vai render muito!

  • JanjaBoy

    Tirando o Campo de Distorção da Realidade de Steve Jobs ®, nada de novo em vídeo chamada.

  • Sergio Stern

    Oi, iLex.

    Acho que o grande tchan da videochamada dele e que, pelo visto ninguém compreendeu, é que durante uma chamada, você pode escolher se o seu interlocutor verá a imagem captada pela câmera frontal ou pela câmera traseira do iPhone 4. Achei bem legaus.

  • Geovane

    Tomará que o iPhone 4 de para ser utilizado no meu car kit Tomtom

  • Ahmad Mustafa

    Oi iLex
    me desculpa se minha pergunta for idiota mais tenho que perguntar, será que este tal de facetime funcionara com iPhone 3GS??? Pelo fato de poder escolher qual camera quer utilizar ou será ele uma função totalmente nativa no novo iPhone 4 como a Digital compass no 3GS?????
    Desde de já agradecido

    • Provavelmente não, Ahmad. A ideia é justamente investir em videochamadas e a Apple não é de entregar funcionalidades pela metade, o que seria o caso do 3GS com uma câmera só.

    • Acho que dentro de poucos meses haverá aplicações não-Apple para o 3GS que funcionarão com o FaceTime.

      Isso porque o FaceTime é um padrão aberto e qualquer um vai poder criar aplicações compatíveis.

      No 3GS talvez você fique sem ele filmar seu rosto, ou talvez seja só voz, sem imagem. Mas mesmo assim, a vantagem é o custo da ligação (de graça) e não exatamente a videochamada.

      Se a Apple vai deixar isso entrar na Apple Store é outra história. Mas aí com certeza absoluta vai ter coisa boa aparecendo na cena jailbreak e teremos FaceTime integrado na chamada comum do iPhone 3GS, exatamente como vimos no iPhone 4. É relativamente fácil, graças ao Mobilesubstrate, adicionar um botão no tecladinho que aparece durante uma ligação.

      Porque o FaceTime é uma revolução: http://avi.alkalay.net/2010/06/facetime-voip.html

      E iLex, desculpe o spam de links para o meu blog, mas é que realmente acredito que o FaceTime vai mudar tudo.

  • Bruno

    Nossa!!, fantastic² …

  • iRickMafra

    Não sei porque mas não consigo achar esses iPhones brancos bonito, esse 4 parece mais ainda com xing-ling

    mas gostei dessa video conferencia, travou um pouco, nao sei se foi o video ou o navegador, se ela for possivel no skype vai ser muito bom

  • Jrbs

    Video Chamadas “Novo”!!?? Hahaha

    Mundinho pequeno, hein!? Mister Jobs!!

  • Érik Manzato

    me parece q eu vi um 3g radios ali?
    oq vc pode nos falar disso
    http://cdn.cloudfiles.mosso.com/c71692/media/image/201006/phpqba5mRapple-wwdc10_515.jpg

  • Rafael Marins

    A minha grande dúvida é: enquanto um FaceTime está sendo executado será que está contando na franquia de minutos? Pq se contar, adeus essa função no Brasil, principalmente com as minúsculas opções de planos de minutos que temos disponíveis.

  • Alex iPilot

    A realidade brasileira é outra, infelizmente…

    MUITO mal temos 3G, os pacotes de dados têm preços exorbitantes (assim como o iPhone), as velocidades são ridículas (o governo enche a boca para falar em banda larga a 512Mbps), nem temos o tethering habilitado (exceto a Vivo). Quantos usam MMS?

    No Facetime os dois celulares têm que ser iPhone 4… Na videochamada “comum” os dois têm que ter câmera frontal e contar com planos 3G ilimitados. Quem tem isso de forma tão “abundante” que valha o investimento? Eu, no meu “círculo de relacionamentos”, não tenho. Ok, talvez o meu “círculo de relacionamentos” seja ruim 😛 mas acredito não ser muito diferente da realidade nacional…

    Resumindo, Facetime só lá pelo iPhone 7… 🙁

  • Edguitarra

    iLex
    A meu ver a Apple sempre relançou muitas coisas que já existiam como se fossem inovadoras. Um exemplo é o MMS. Eles são muito inovadores e os produtos deles são realmente bons, mas também tem muito marketing por trás.

  • Rodrigo

    video chamada abriu um novo mundo pros 3G unrestrictor….

  • João Araújo

    Algum chute do preço que será praticado na Oi no plano Oi Conta Total?

  • Ericaakira

    Vocês nao entenderam nada.

    Esse facetime por enquanto é somente via wi-fi, ou seja, INTERNET COMUM SEM FIO.

    Não vai gastar franquia de minutos,
    não vai transmitir via wi-fi e receber via 3g

    vai ser tudo Wi-fi. Inicialmente.

    • Alex iPilot

      Isso eu entendi, Erica, por isso distingui “FaceTime” e “videochamada comum” no meu post anterior.

      O FaceTime requer dois iPhones 4, só isso já é suficiente para excluí-lo da realidade brasileira… É ainda pior do que a videochamada comum!

      • Alex, daqui a uns meses vai ter FaceTime em uma porrada de dispositivos e computadores não-Apple.

    • Caio

      Sei lá.. Percebam como a video chamada é executada.. Primeiro efetua-se uma ligação normal (tocando-se no numero de telefone do contato), em seguida o menu de opções da chamada em curso aparece a câmera.. e a partir dali a videochamada acontece…

      Quando o iphone encontra-se em stand-by, o wifi fica desligado, portanto para que a videochamada funcione, os servers da apple precisam saber qual o IP do wifi que negociará a chamada, então quando se abre uma chamada normal, o iphone automaticamente se conecta ao sinal wifi disponível (aí o icone do video fica ativo).

      Minha dúvida é: Após o início da videochamada em si (depois de pressionarmos o botão da câmera), será que a chamada por voz se encerra, ou ela fica ATIVA (em hold)??? Pois se ela ficar em “hold” a minutagem conta…

      Eu conheço muita gente que tem Iphone… E certamente essa função simplificada de vídeo chamada pode pegar!! Tudo depende da questão que pus acima, e o consumo de banda! Se não forem satisfatórios, todos vão usar o skype, ou fring…

      Vou além, A apple acaba de dar outro motivo pro pessoal fazer jailbreak, pra liberar a função videochamada sobre 3G!

  • Matheus

    Estou impressionado…
    Camera frontal no iPhone é muito legal…
    Nossa como a apple pensa Nos deficientes auditivos Fico supriendido..
    Pelo menos a Apple pensou nos deficientes… nenhuma Marca de celular tinha pensado nisso antes…
    pode ate ter camera frontal mais video chamada de alta qualidade é muito foda PARABENS

  • Funcionará com iChat? ou algum programa de video chamada para um computador?

  • cauan

    Pessoal se puderem tirar essa duvida para mim que tenho a muito tempo sobre o IPHONE, o gravador de voz dele, grava quanto tempo continuo? mais de 1 hora? E pq tenho uma me*** de fone aqui que so grava de hora em hora. Obrigado.

    • Eu já gravei mais de duas horas de áudio com o iPhone. 😉

  • lucas hingis

    O FaceTime só funciona entre os iPhone 4 e requer Wi-Fi para ambos.

  • Kelvin

    A tela ficou muito melhor, novas funçoes realmente muito boas mesmo, pelas funçoes novas e o pelo processador novo vale a pena comprar, maaaas… que iphone feeeeeeeeeeeeeeio.
    Eu sinceramente fiquei mais animado com a noticia que vai ter o 3gs 8gb… esse sim eu vou comprar, pra mim ta de bom tamanho

    Acho que so pessoalmente mesmo pra mudar minha opniao sobre esse iphone novo, porque ate agora pra mim eh muito feio, ate esse branco ta feio, prefiro preto com branco mesmo.

  • Overlord

    iLex, eu acompanhei a WWDC via CoverItLive de alguns sites (além do Blog do iPhone, é claro) e, em alguns deles, citaram a principal característica da Apple, USABILIDADE, como sendo a grande novidade
    no FaceTime.
    É fácil e rápido de usar.
    Porém, “brincaram” com a questão dos deficientes auditivos: como farão sinais com apenas uma mão.

    Quanto a só funcionar no WiFi: será que é outro “causo” com a AT&T?
    Imagina a quantidade de tráfego de dados gerada por este novo recurso numa rede 3G.

    Se o thethering já deu todo aquele problema…

  • PauloDias

    O que mais me deixa triste, é a reclamação que vocês fazem sobre as operadoras, com o fraco serviço que fornecem. Aqui em Portugal, as três principais operadoras têm planos pré-pagos, onde não pagamos comunicações para a mesma rede, ou seja, telefono sempre para minha mãe e meus amigos, em vídeo-chamada, que é muito mais práctico e falámos o tempo que for necessário, sem preocupações. A operadora TMN, que foi uma das pioneiras neste tipo de serviço aqui, pertence a PT comunic. que é dona da operadora VIVO, aí do Brasil. A velocidade e qualidade da rede são muito boas. Podiam prestar o mesmo tipo de serviço em todo lugar!!! Deixo aqui então, minha reclamação para a PT Comunicações, pelo serviço (ainda bem, que o meu é vodafone!rs).

    • No Brasil, em termos de qualidade, vira “PT Saudações”… 😛

      #piadinhainfamedamanhã

  • Frederico

    Acho que é necessário ver as coisas por outro ângulo.

    O recurso facetime é interessante sim, é evidente que será restrito às redes wi-fi por pura questão de demanda tecnológica.

    Tanto é que existem vários celulares por ai e não vejo ninguém fazendo video-chamada por ai.

    A proposta é interessante, se voce esta noutro pais (ou cidade) e sua esposa em casa, pode procurar uma rede sem fio e fazer um tipo de contato com ela de uma maneira absurdamente simples e que antes não era possível, a não ser que dispusesse de um notebook com webcam ou coisa parecida.

    Isso sem falar que o recurso “hardware”, ou seja, a camera frontal abre as portas para desenvolvedores tirarem proveito dela, a nosso favor.

    Antes de achar o que é o que não é, melhor é pensar como foi a questão da bussola pra muita gente, que de inicio entenderam como algo que seria obsoleto, e só depois viram que aquilo podia ser uma ferramenta muito interessante.

  • Paulo Dias

    Concordo contigo, Frederico! Acho que todas as novidades apresentadas, no dia a dia, ficarão ainda melhores! Gostei muito também da edição de vídeos! Dá para fazer muita coisa. iPhone 4 me!! rs

  • Rafael Pereira

    Tirando deficientes auditivos, ninguem precisa disso. Fazer video chamadas é uma coisa que as proprias operadoras de telefonia fixa já tentaram implementar no mercado, mais nunca foi pra frente. Com certeza não foi porque ninguem precisa fazer vieo chamada. No maximo um casal de velinho ver os netos que moram em um lugar distante, mais pra isso um pc qualquer com banda larga já resolve.

    De novo o tio Jobs jogando migalhas para seus fieis adoradores….

  • iLex, parece que nem você nem ninguém entendeu porque o FaceTime é uma revolução. A verdade é que isso vai mudar completamente a forma como pagamos as nossas contas telefônicas.

    O FaceTime é uma revolução para VoIP, não para videochamada. Explico porque aqui: http://avi.alkalay.net/2010/06/facetime-voip.html

  • Ah, e agora vendo o FaceTime e ligando alguns pontos, dá pra ver que o Dev Team tem contatos secretos dentro da Apple, ou talvez até é coligado à Apple de alguma forma, vai saber.

    Explico tudo isso no artigo: http://avi.alkalay.net/2010/06/facetime-voip.html

  • Roselene

    Eu e meu marido temos iphone 4 queremos fazer video chamada sem usar o facetime , alguem pode dizer qual aplicativo baixo p vidcham por 3 G ? Obrigada

  • Alan

    Baixe o app Fring em cada aparelho, ele é free na appstore