2010ARQUIVOOpinião

[testdrive] Fomos conferir de perto um curso brasileiro de programação para iPhone

Muitos leitores constantemente nos pedem sugestões de como se iniciar na programação de aplicativos para iPhone, iPod touch e iPad. A dica que geralmente damos é de se inscrever no Developer Center da Apple (gratuito se você não quiser publicar aplicativos na App Store ou testá-los em seu aparelho) e estudar por si mesmo toda a enorme documentação (em inglês) que a maçã disponibiliza. Outra alternativa bem mais prática e rápida, é a de fazer um curso de programação para iOS.

Mas em todo o Brasil, só há um lugar que oferece cursos do tipo: o iAi (Instituto de Artes Interativas), na cidade de São Paulo. E com o intuito de descobrir se ele realmente oferece o que promete, resolvemos testá-lo pessoalmente, participando de um de seus cursos intensivos de dois dias.

A intenção era ver como alguém que desconhece a programação nativa do iPhone pode dar o pontapé inicial e conhecer a linguagem, APIs e ferramentas mais atuais para o desenvolvimento de aplicativos na plataforma móvel da Apple.

Por isso, viajamos de Brasília até São Paulo para realizar o intensivo de final de semana do Módulo 1 do Curso de SDK. O resultado foi além do esperado. :)

O objetivo do curso é apresentar aos alunos o novo paradigma de desenvolvimento para o iOS utilizando seu SDK em três etapas, cada uma abordando determinadas funcionalidades e necessidades.

Ao término deste primeiro treinamento, o aluno conhecerá conceitos da programação em Objective-C, estará familiarizado com as ferramentas necessárias (Xcode, Interface Builder e iPhone Simulator) e apto a desenvolver seus primeiros apps com funcionalidades como logs no console, inclusão e animação dos componentes mais utilizados em aplicativos (button, tab bar, navigation bar, label, slider, picker, text field), visualização de fotos, manipulação de table views e outras coisas mais.

O quadro de professores do iAi conta com profissionais qualificados e experientes na área, transmitindo com clareza e fluência todo o conteúdo.

Os alunos que formavam a turma eram desenvolvedores experientes em outras linguagens, designers, empresários e também pessoas sem experiência alguma com desenvolvimento, proporcionando um ótimo network de interessados na plataforma.

Os três módulos do curso de iPhone SDK são práticos e objetivos, podendo ser feitos de duas maneiras presenciais: com uma sequência de aulas durante a semana ou com um intensivo aos sábados e domingos.

E uma novidade recente é a possibilidade de acompanhá-los também de forma online, via internet, para os que não podem se deslocar até São Paulo.

Como pré-requisito, sugerimos ter conhecimentos de lógica de programação e o básico de orientação a objetos. Estes assuntos podem ser encontrados no curso Programação para não programadores, também do iAi.

O local conta com salas confortáveis, internet wi-fi, Macs para os que não possuem (ou para os que não podem trazer de casa) e é realizado no Bairro Itaim Bibi, próximo a diversos restaurantes e lanchonetes, em prédio próprio englobado por um complexo arquitetônico — Galeria e a Casa Bola — projetadas pelo arquiteto Eduardo Longo.

Curso mais que recomendado pra quem quer começar a desenvolver para a plataforma ou se aprofundar nela. Depois, é colocar em prática o que foi ensinado, fazer os demais cursos e se aperfeiçoar. ;)

Para maiores detalhes com relação à novas turmas, outros cursos, valores, horários e conteúdos abordados, acesse o site oficial do iAi ou ligue para (11) 3071-4017.

Botão Voltar ao topo