AplicativosDesenvolvedoresOpinião

[testdrive] Fomos conferir de perto um curso brasileiro de programação para iPhone

Muitos leitores constantemente nos pedem sugestões de como se iniciar na programação de aplicativos para iPhone, iPod touch e iPad. A dica que geralmente damos é de se inscrever no Developer Center da Apple (gratuito se você não quiser publicar aplicativos na App Store ou testá-los em seu aparelho) e estudar por si mesmo toda a enorme documentação (em inglês) que a maçã disponibiliza. Outra alternativa bem mais prática e rápida, é a de fazer um curso de programação para iOS.

Mas em todo o Brasil, só há um lugar que oferece cursos do tipo: o iAi (Instituto de Artes Interativas), na cidade de São Paulo. E com o intuito de descobrir se ele realmente oferece o que promete, resolvemos testá-lo pessoalmente, participando de um de seus cursos intensivos de dois dias.

A intenção era ver como alguém que desconhece a programação nativa do iPhone pode dar o pontapé inicial e conhecer a linguagem, APIs e ferramentas mais atuais para o desenvolvimento de aplicativos na plataforma móvel da Apple. Por isso, viajamos de Brasília até São Paulo para realizar o intensivo de final de semana do Módulo 1 do Curso de SDK. O resultado foi além do esperado. 🙂

O objetivo do curso é apresentar aos alunos o novo paradigma de desenvolvimento para o iOS utilizando seu SDK em três etapas, cada uma abordando determinadas funcionalidades e necessidades. Ao término deste primeiro treinamento, o aluno conhecerá conceitos da programação em Objective-C, estará familiarizado com as ferramentas necessárias (Xcode, Interface Builder e iPhone Simulator) e apto a desenvolver seus primeiros apps com funcionalidades como logs no console, inclusão e animação dos componentes mais utilizados em aplicativos (button, tab bar, navigation bar, label, slider, picker, text field), visualização de fotos, manipulação de table views e outras coisas mais.

O quadro de professores do iAi conta com profissionais qualificados e experientes na área, transmitindo com clareza e fluência todo o conteúdo. Os alunos que formavam a turma eram desenvolvedores experientes em outras linguagens, designers, empresários e também pessoas sem experiência alguma com desenvolvimento, proporcionando um ótimo network de interessados na plataforma.

Os três módulos do curso de iPhone SDK são práticos e objetivos, podendo ser feitos de duas maneiras presenciais: com uma sequência de aulas durante a semana ou com um intensivo aos sábados e domingos. E uma novidade recente é a possibilidade de acompanhá-los também de forma online, via internet, para os que não podem se deslocar até São Paulo.

Como pré-requisito, sugerimos ter conhecimentos de lógica de programação e o básico de orientação a objetos. Estes assuntos podem ser encontrados no curso Programação para não programadores, também do iAi. O local conta com salas confortáveis, internet wi-fi, Macs para os que não possuem (ou para os que não podem trazer de casa) e é realizado no Bairro Itaim Bibi, próximo a diversos restaurantes e lanchonetes, em prédio próprio englobado por um complexo arquitetônico — Galeria e a Casa Bola — projetadas pelo arquiteto Eduardo Longo.

Curso mais que recomendado pra quem quer começar a desenvolver para a plataforma ou se aprofundar nela. Depois, é colocar em prática o que foi ensinado, fazer os demais cursos e se aperfeiçoar. 😉

Para maiores detalhes com relação à novas turmas, outros cursos, valores, horários e conteúdos abordados, acesse o site oficial do iAi ou ligue para (11) 3071-4017.

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • taiã

    tem q ser com mac ne…. nao tenho nenhuma experiencia com o sistema operacional da apple! =(

    • Sandro Trindade

      Não, no site da iai (escola) está até perguntando se você vai levar um notebook mac ou windows nas aulas, portanto dá pra ser no windows tb, abraços…

      • Não tire conclusões precipitadas, nem afirme o que você desconhece. É só uma dica. 😉

    • Sandro Trindade

      Eu ganhei um curso da iai em uma promoção, começo dia 21. Eu vou informando vocês um pouco mais sobre o curso conforme irei fazendo-o. Abração…

    • Sandro Trindade

      Estou muito empolgado com o curso que irei fazer na iai, ganhei o curso em uma promoção, começo dia 21. Vou informando vocês conforme irei fazendo.

  • Denis Brandao

    Chrys, parabéns pela matéria… fiquei com vontade de fazer o curso também..

  • Newton Mota

    Fico feliz em ver que aos poucos o mercado brasileiro vai amadurecendo. São investimentos com esse que vamos pavimentando o nosso caminho para o futuro. Parabéns a IAI pela iniciativa. Parabéns ao amigo Chrystiano pelo artigo!

    E que cresça a App Store brasileira.

  • Luciano Vieira

    Ué…o Blog do iPhone é de Brasília? Somos conterrâneos então…rs

    • Denis Brandao

      Acho que o Chrystiano mora aqui em Brasilia, o iLex nao. Mas posso estar enganado.

    • O Blog do iPhone é do Brasil! 😛

      #empolgaçãodecopadomundo

  • André

    Vou me informar dos valores e poderei fazer agora nas ferias da Facul.
    Valeu pela dica brother.

  • Srs.

    Será que a Apple tem a relação de aplicativos por países?
    O Brasil está em que posição no rancking?
    Seria interessante para saber o quão o brasileiro está criando mais!

    Chrystiano, parabéns pelo artigo. 🙂

  • Barbiero

    Eu acho que o iLex mora aqui em Brasilia tambem, e acho que aquele video feito nas primeiras impressoes do iPad WI-FI foi feito no shopping Pier 21 🙂

    • Na traaave!!! Heheheheh… O vídeo foi gravado na loja Bendita Fruta, no Conjunto Nacional. =)

  • Rafael

    Por favor, para drsenvolver app precisa necessariamente de um sistema mac?

    • Sim.

      • Sandro Trindade

        iLex, quando você se cadastra para fazer o curso na iai eles perguntam se vai levar um notebook com sistema MAC ou WINDOWS, portanto acredito que dê pra aprender a programar pelo windows também, correto?!

  • iBaloneker

    Eu estou super interessado neste tipo de plataforma…
    o objective C é complicado, mas não é impossível…
    Se tiver algum desenvolvedor de apps para iphone no blog, por favor, me de uma luz indicando corretamente por onde devo começar…
    Valeu Blog, tu éh 1000!!!

  • iBaloneker

    Ah, e eu tenho uma pergunta para iLex…
    muita gente deve estar se perguntando isso…
    iLex, com o lançamento do maravilhoso iPhone 4, vc vai “mudar” a lateral direita do blog?
    Ou seja, vai fazer as bordas deste iPhone que esta aí na lateral ficarem igual do iPhone 4?
    Sei que num tenho nada a ver com isso, mas curiosidade é curiosidade…
    Se puder responder, ficarei feliz em saber se o blog vai mudar de aparência… ou não…
    vlw iLex!

    • Mistééééério! 😛

      • iBaloneker

        Bem, se é mistério, quer dizer que vai rolar alguma mudança…
        rsrsrsrsrs
        Mas ñ fico preocupado, sei q de qualquer forma, vai ficar nota 10!
        Vlw iLex

  • Fausto

    O iLex é de Pindamonhangaba terra do Jaiminho 😛

    • Errou, sou de Cacimbinhas, capital secreta do Brasil…:P

    • Gustavo

      Que Pindamonhangaba ?!?!… O Jaiminho é de Tangamandápio !!!

  • Lucas Moreira

    Pena. Eu queria fazer, mas… tenho 12 anos.
    Vi nas fotos que só adultos! D:

    • Mas o preço é bem salgado 🙁

  • Daniel

    Não seria Tangamangápio? 🙂

  • Fiquei muito interessado e programo em outras plataformas. Amanhã vou ligar e ver os preços e módulos do curso.

  • Andre Gauz

    Ótima matéria !!!! Fiquei interessado em fazer programação para Iphone. Agora sou totalmente leigo em programação…..o que sujere para começar ? Onde fazer ? Sou do Rio.
    grato

    • Danilo Gomes

      Olha, primeiro você poderia fazer um curso de lógica de programação. É o básico para todas as linguagens, aprender os conceitos e tudo mais. Você pode baixar umas apostilas na internet mesmo. Depois disso você tenta aprender “C”, que é a linguagem básica para o iphone, se você achar que tá fácil, e consegue ai vale a pena investir em um Mac, e baixar o SDK da apple e programar para iphone.

      • O C não é a linguagem básica, é o Objective-C. Um é variação do outro, mas se é para aprender, que aprenda logo o que é do iPhone. 😉

        • Danilo Gomes

          “O Objective-C é uma camada muito fina construída sobre a linguagem C e constitui-se num superconjunto estrito de C.” – Wikipédia

          Além do mais, eu acho que compensa aprender C, já que nessa linguagem você pode programar em um PC com windows, enquanto Objective-C você teria que comprar um MAC.

          • Você não programa para iOS, né? Por isso esses palpites…

            Sem Mac, nem com C você consegue fazer aplicativos para iPhone. Por isso, seu comentário pode erroneamente passar a impressão a alguém de que aprendendo C é possível programar em Windows, e isso é falso.

            • daniel

              Lógica de programação para aprender, o correto é C mesmo. É uma programação estruturada que facilita o aprendizado. C#, JAVA, Objective-C e etc. “Herdam” a sintaxe do C. A diferença fica por conta do paradigma, já que estas linguagens usam a orientação a objetos, oq é um pouco mais complicado por obter vários conceitos, herança, polimorfismo, blá blá…

              Então gente, pra quem quer aprender a lógica de programação o correto mesmo é estas linguagens estruturadas. Mas não precisar ser necessariamente C, pode ser Pascal tb, a vantagem de se aprender C é pelo fato que citei a cima, várias linguagens atuais usam a uma sintaxe muita parecida com C, o que facilita muito o aprendizado, não importa se vais usar Kernel de Mac OS ou Windows.

            • Você pode desenvolver aplicativos para iPhone, iPod e iPad usando C, sim. Desde que faça isso em um Mac. O SDK do iOS aceita nativamente o C como linguagem de programação. Aceita também o C++, mas nesse caso você precisa de alguns outros passos antes. De qualquer forma, o ObjC é o mais recomendado para aplicações tradicionais ou muito integradas aos componentes e frameworks fornecidos pela Apple no SDK.

              Ainda sobre ObjC e C, um NSArray em ObjC tem performance quase 9x mais lenta do que em C puro.

          • Danilo Gomes

            Desculpe, agora que li novamente meu primeiro post vi que ficou confuso quando disse que a linguagem básica do SDK era o “C”.

            Realmente a linguagem do SDK é o Objective-C, mas esse por sua vez é baseado na linguagem C. As estruturas dos comandos como “IF” “WHILE”, etc são identicas. Então para migrar de C para Objetive-C é bem fácil. E como temos muitas apostilas na internet para o C, acredito que compensa aprender primeiro o C, e também porque o C roda no Windows, não sendo necessário comprar um MAC no primeiro momento.

      • André Gauz

        Obrigado pelas dicas…vou providenciar rsrsrs

  • Bruno Melo

    Carambaaaa

    • Bruno Melo

      … Desculpa gente apertei o ENTER antes de concluir meu comentario… Bom carambaaa que gentileza do blogdoiphone em trazer o conhecimento desse curso para nós…. sensacional parabens mesmo!… pena que não há um aqui no Rio de janeiro…. O curso parece ser supreendentemente interessante!.

  • Edgar

    Legal mesmo
    quero aprender muito
    foda é ser leigo em programçao e ter um hsckintosh!!!!

  • cabr

    Parabéns, post muito bom! Estou super-interessado.

  • Edivaldo

    Pena que não tem curso a distancia, estou no outro lado (MA) desse imenso país..

    • Denis Brandao

      Na verdade tem sim. dá uma olhada no site.

    • Tem curso a distância, via internet. 😉

    • Danilo Gomes

      “E uma novidade recente é a possibilidade de acompanhá-los também de forma online, via internet, para os que não podem se deslocar até São Paulo.”

  • Ageli

    Comprei um Iphone recentemente descobri este blog faz um mes e estou achando sensacional,,, so que tenho que aprender muito ainda gostaria de aprender esta programacao , pena que e em sao paulo,,pois moro no rio apesar de ser paulista,,,,,,,,, mas vou aprendendo o que posso aqui com voces,,,,,,,,,,
    outra coisa eu acho que recebo um pouco de preconceito em conversar com a garotada(pois tenho 70 anos de idade ,,,,,,,,,,,,, sabe comoeeee nao e bem enfim gostei dissotudo

    • Não há preconceito nenhum, todos são muito bem-vindos.
      O importante é a troca de experiências. 🙂

      • iBaloneker

        Falou curto, mas falou bonito!

    • Viegas

      Parabéns Ageli, fico muito feliz quando vejo que os nossos garotos e garotas estão se atualizando e conhecendo um pouco do que a tecnologia tem a nos oferecer, ainda mais agora com quase 8% de reajuste….

      Outro dia fui mostra o Iphone a minha mãe, explicando da facilidade de enviar um e-mail, dai ela me vem com a carta do seu pai e disse: “consegue enxergar a diferença meu filho?” – Mãe, a comunicação foi estabelecida nas duas situações. Dai ela disse: “ Verdade, só que a minha tem sentimentos…

      Abraço.

  • Queria fazer esse curso, o problema é que tenho que comprar um mac antes. :Z

    • O iai? disponibiliza Macs durante os cursos…
      O Macbook brancos…

      🙂

  • Uma alternativa gratuita é a aula da Stanford no iTunes U. A desse ano tem ainda Closed Captions pra quem não domina o inglês.

    • Antonino Ferreira

      Bitow, quais são as vídeo aulas que tem closed captions? Poderia passar o link do iTunes?

      • Poxa, te passar o link fica meio complicado. Vai na iTunes Store, seção iTunes U, pesquisa por “iPhone”, aí vai ter lá Stanford iPhone blablabla Winter 2010. Aulas do SDK 3.0. Provavelmente em Janeiro do ano que vem eles atualizem pro 4.0.

      • Achei! http://deimos3.apple.com/WebObjects/Core.woa/Browse/itunes.stanford.edu.3124430053.03124430055
        Aulas da Stanford com Closed Captions. Só não assusta: são 14 gigas de aulas. Estou só esperando passar o vestibular pra voltar a estudar.

        • Antonino Ferreira

          Valeu Bitow, muito obrigado, vou começar a baixar. Abraços.

  • Paulo Prestes

    Sou programador é aprendi iOS sozinho, com ajuda do google e do developer center da apple.

    Acho legal essas iniciativas de cursos de lingaguem, mas na maioria das vezes é muito superficial e o superficial é facilmente encontrado na internet.
    Recomendo esse tipo de curso apenas para quem não sabe nada de inglês, mas programador que não sabe nada de inglês, acho que deveria inverstir o dinheiro do curso em um curso de ingles!

    E para aqueles que tem medo de comprar um MAC porque só teve PC a vida inteira, não tenha medo é muito mais facil de mexer do que o seu PC, alem de mais confiavel.

  • Pedro

    Boas iLex…

    Aí no post disses-te que dava para se inscrever no SDK de graça para quem quer só experimentar…
    Como se faz isso mesmo?
    Eu adorava experimentar programar para iphone! Eu já sei programar em C e o Objective-C vou tentar ir aprendendo na net mas precisava de me inscrever no SDK…

    Agradecia a resposta iLex…

    Cumprimentos!

    • Só clicar no link presente no artigo. 😉

  • Eduardo Pimazzoni

    Vale a pena!
    Fiz o curso um tempo atrás logo no início das atividades do Instituto. O contéudo é excelente. O curso é bem prático o que sugere vc ter uma experiência prévia em Objective-C.

    Abs

  • Bruno

    Esse Chrys é porreta! hiahaiuhaiuahiuahiuahaiu

  • Hildo Antônio

    Alguém já fez este curso, comente para todos como é o curso.

  • Branndon

    boa noite, eu não entendo nada de como programar para iPhone e gostaria de saber se eu fazer o curso no iAi – Programação para não programadores eu já consuiguirei fazer app para publicar na APPSTORE ?

  • Raphael Tadaiesky

    Parabens , parabens como perceberam sem acento to no macbook comprado ontem, ainda me adaptando e conhecendo essa arquitetura linda e com desenpenho de dar inveja a qualquer OS, sou do outro lado do Pais de belem/pa longe neh galera mais nao sabe o quanto me senti tao perto do avanco e da tecnologia e da vontade de desenvolver um aplicatvo em objC a um passo do passo a passo, =) a tecnologia tem esse poder a informacao boa e com qualidade e o que Blog do Iphone tem feito e com esse artigo,
    Obrigado vou degusta-lo
    comprei o macbook com esse ituito mesmo !alcontrario de muitos colegas aqui q tem um obstaculo por nao ter um macbook mais tem outras solucoes viaveis para programa na linguagem obj-C pra quem nao sabe pode Instalar o MacosX86 em uma maquina virtual VMWare e rodar o Sistema dentro do Windons e Maos a obra e certo q nao tera o mesmo desempenho do que em uma Mac, mais da pra aplicar os conhecimentos aprendidos. e nao medirei esforcos se for para ir ate sao paulo irei se for pra baixar 14 gb baixarei mais vou chegar la obrigado gente volterei com boas noticias e um app no appstore !!!

    a missao e essa entao maos a abras e vamos la !!!

    (obs: desculpa acentuacao que e tudo diferente e como vc andar em uma bicicleta dferente (mac) mais tb e como andar de bicicleta(windons) quando aprende nao esquece nunca mais ) rsrsrsrs

  • Raphael Tadaiesky

    E bitow mais os close caption sao em ingles tb ou seja da no mesmo rsrsrsr =)