Aplicativos

Editora Melhoramentos é a primeira no Brasil a lançar loja virtual de livros para o iPhone

Aos poucos, as editoras brasileiras começam a valorizar o enorme potencial do iPhone OS como plataforma móvel de leitura. A primeira a partir para a ação foi a Editora Melhoramentos, que acaba de lançar diversos livros em português na App Store. Ela conta com a ajuda da A&H Software, que já tem experiência com o Dicionário Michaelis para iPhone.

Assim como o Kindle, a Melhoramentos optou por usar um aplicativo que servisse como livraria virtual e ao mesmo tempo, leitor. Com isso, surgiu o Melbooks, tornando-se assim o primeiro do gênero em nosso país.

E já na estreia, um nome de peso: Ziraldo, que debuta no mundo virtual com o Livro do Sim e o Livro do Não.

Além de Ziraldo, a livraria conta inicialmente com 6 histórias do detetive Sherlock Holmes e várias obras de Júlio Verne, como 20.000 Léguas Submarinas e Volta ao Mundo em 80 dias, todas em português.

É possível baixar gratuitamente o primeiro capítulo de qualquer livro presente na livraria, para que o usuário possa ver como funciona o sistema e decidir pela compra do e-book. O sistema utilizado é o de compras In-App, ou seja, os livros adquiridos passam a fazer parte do aplicativo, bastando sincronizá-lo no aparelho caso o usuário for restaurar o sistema ou até mesmo trocar de iPhone/iPod. É possível instalá-lo em até 5 aparelhos diferentes.

Os preços dos livros variam de 0,99$ até 7,99$.

Além disso, o aplicativo apresenta também recursos normais de busca de palavras, aumento do tamanho da letra e mudança de cor de fundo. É possível também fazer anotações em qualquer parte do livro, além de marcar pontos interessantes.

Infelizmente ele não aceita a importação de outros formatos e nem permite que se possa ler o livro comprado em outros dispositivos, mas já é um ótimo começo. Nenhuma outra editora brasileira ainda se manifestou sobre o lançamento de seus livros em formato iPhone/iPad e arriscam de perder a grande onda gerada pelo lançamento do tablet, quando ele vir.

Com o iPhone OS 4, a Apple introduzirá o aplicativo iBooks também para iPhone e iPod touch, o que deve fortalecer ainda mais a plataforma como um grande leitor móvel de livros eletrônicos. Palmas para a Melhoramentos, que já está visando o mercado e lançando, até então, o único leitor de e-books nacionais para a nossa plataforma. Que outras sigam rapidamente o seu exemplo. 🙂

Teste agora mesmo o aplicativo. O Melbooks pode ser baixado gratuitamente na App Store (link) e é compatível com iPhone e iPod touch, OS 3.0.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    Nossa gostei muito…
    Parabens…

  • Alguma razão pra usar aqueles degradês tão feios? 😛

    Mas boa iniciativa, embora eu espere que essa e outras editoras se juntem ao iBooks pra facilitar nossa vida. 🙂

  • Alex iPilot

    Viva a iniciativa da Melhoramentos!

    Falando nisso, há alguma previsão da língua portuguesa no iPad? Será incluída na versão final do 4.0? Fiquei desatualizado, até onde acompanhei parecia haver algo vinculando a App Store do iPad ao país onde foi comprado. Tem isso mesmo? Obrigado.

    • Tem isso mesmo. Enquanto não tiver português no iPad, quer dizer que não teremos tão cedo o iPad em nosso país…

      • Alex iPilot

        E nem Portugal tem data prevista de lançamento, ainda… 🙁

        Eu não me incomodaria tanto com o OS em inglês mas o dicionário em português brasileiro vai me fazer MUITA falta no meu livro. Não poderia ser utilizado o dicionário já existente nas versões anteriores do OS?

  • Daniel Taiguara

    Gostei do app.

    Coloquei ele no meu iphone com OS 4 e desativei o recurso de auto rotação da tela e dai mesmo deitado na cama pude ler tranquilamente na tela do aparelho.

    • Juvis

      Pra quem não tem o OS4 aquele ícone de cadeado do lado da lupa no menu quando você está lendo faz a mesma coisa. Realmente quando a gente vai ler deitado é uma mão na roda travar a rotação da tela. B^D

  • Josue

    Legal..

    ja usava o STANZA…como leitor…vamos ver esse agora!!!

  • mark_SP

    Acabei de baixar e instalar no 3GS… sensacional… depois ainda perguntam o porque do iPhone OS estar fazendo tanto sucesso…. em qual outra plataforma temos tantos desenvolvedores e tantos Apps de qualidade por esses preços?? (Aplicativo Free e Coleção Julio Verme por 0.99 cada??)

    O aparelho é caro, mas não há condições de trocar de plataforma tão cedo… quem não quer ou não pode gastar muito com isso nunca pegue um iPhone na mão e use por 1 dia… nunca mais você vai querer outro aparelho…..

    Como uso Windows fico imaginando se é a mesma experiência que temos usando iPhone é quando se usa um Mac.. se for, danou…..

    • Edivaldo

      Acredite, é bem mais simples que o windows.
      Um exemplo a barra de menu única do MACOSX. Todas as janelas compartilham uma unica barra de menu que fica no topo da tela, de acordo com o programa ques estiver em primeiro plao (foco), é disponibilizado o menu correspóndente no topo.

      • Pedro

        Eu sei que muitos aqui gostam do MAC. Eu tive um por 2 anos, não gostei e vendi. O sistema realmente parece ser mais rápido e estável que o Windows. Mas sofri com problema de incompatibilidade e algumas coisas que irritam (um exemplo idiota: por que raios é tão díficil trabalhar com uma janela maximizada?). Inclusive, por mais que se fale, quando se abre um arquivo no “Numbers” oriundo do Excel, sempre dá alguma diferença de formatação etc. Mesmíssima coisa com Word (se for documentos simples, não há problema). Entre os programas da Apple que usei, o Keynote é o único superior aos da Microsoft (que é bem melhor que o PowerPoint, na minha opnião). Porque o Excel e Word 2007 dão um banho no Numbers e Pages 09. Fora o desrespeito e descaso que a Apple tem, que não providencia um computador com teclado português. Pena que brasileiro tem a estima baixa e aceita isso, idolatrando por demais essa empresa. Uso um IPhone e realmente parece ser a melhor opção. Isso é indiscutível. Mas será que o Windows Phone 7 não virá para, ao menos, jogar mais lenha na fogueira?

        Claro que essa é uma mera opnião e respeito aqueles que pensam de forma diversa. Acredito que o importante seja você se dar bem com o sistema operacional que utiliza. Uso o Windows 7 e dou graças a Deus por ter vendido o MAC. Mas tenho certeza que muitos aqui dizem o contrário. Mas no fundo isso é algo meio que subjetivo, na adaptação e utilização de cada pessoa. Eu uso computador para ver e-mail, internet, Office, guardar fotos e música. Nada mais. Para mim, Windows é a melhor opção, porque já testei os 2 sistemas. Mas talvez não seja para outros. E é por isso que existe a concorrência…

        Parabéns pelo Blog.

        • slimaesilva

          É, pra ler email, usar a internet, Office, guardar fotos e música, o Windows 7 é bom mesmo, porque se for fazer mais coisas ele vai travar, como todo “Ruindows”.

          Se o Windows Phone 7 for igual ao Zune(lembra dele?), que viria para acabar com os iPods, vai ser até brincadeira.

  • Pedro