2010ARQUIVO

Editora Melhoramentos é a primeira no Brasil a lançar loja virtual de livros para o iPhone

Aos poucos, as editoras brasileiras começam a valorizar o enorme potencial do iPhone OS como plataforma móvel de leitura. A primeira a partir para a ação foi a Editora Melhoramentos, que acaba de lançar diversos livros em português na App Store. Ela conta com a ajuda da A&H Software, que já tem experiência com o Dicionário Michaelis para iPhone.

Assim como o Kindle, a Melhoramentos optou por usar um aplicativo que servisse como livraria virtual e ao mesmo tempo, leitor. Com isso, surgiu o Melbooks, tornando-se assim o primeiro do gênero em nosso país.

E já na estreia, um nome de peso: Ziraldo, que debuta no mundo virtual com o Livro do Sim e o Livro do Não.

Além de Ziraldo, a livraria conta inicialmente com 6 histórias do detetive Sherlock Holmes e várias obras de Júlio Verne, como 20.000 Léguas Submarinas e Volta ao Mundo em 80 dias, todas em português.

É possível baixar gratuitamente o primeiro capítulo de qualquer livro presente na livraria, para que o usuário possa ver como funciona o sistema e decidir pela compra do e-book. O sistema utilizado é o de compras In-App, ou seja, os livros adquiridos passam a fazer parte do aplicativo, bastando sincronizá-lo no aparelho caso o usuário for restaurar o sistema ou até mesmo trocar de iPhone/iPod. É possível instalá-lo em até 5 aparelhos diferentes.

Os preços dos livros variam de 0,99$ até 7,99$.

Além disso, o aplicativo apresenta também recursos normais de busca de palavras, aumento do tamanho da letra e mudança de cor de fundo. É possível também fazer anotações em qualquer parte do livro, além de marcar pontos interessantes.

Infelizmente ele não aceita a importação de outros formatos e nem permite que se possa ler o livro comprado em outros dispositivos, mas já é um ótimo começo. Nenhuma outra editora brasileira ainda se manifestou sobre o lançamento de seus livros em formato iPhone/iPad e arriscam de perder a grande onda gerada pelo lançamento do tablet, quando ele vir.

Com o iPhone OS 4, a Apple introduzirá o aplicativo iBooks também para iPhone e iPod touch, o que deve fortalecer ainda mais a plataforma como um grande leitor móvel de livros eletrônicos. Palmas para a Melhoramentos, que já está visando o mercado e lançando, até então, o único leitor de e-books nacionais para a nossa plataforma. Que outras sigam rapidamente o seu exemplo. :)

Teste agora mesmo o aplicativo. O Melbooks pode ser baixado gratuitamente na App Store e é compatível com iPhone e iPod touch, OS 3.0.

Botão Voltar ao topo