AppleNotícias

Apple cria área especial em seu site para promover a tecnologia HTML5

Há quem defenda o Flash, dizendo “o HTML5 ainda não está maduro para substituir a tecnologia da Adobe, ainda faltam alguns anos para isso“. Não se depender da Apple. Esta noite, ela disponibilizou em seu site vários exemplos práticos criados apenas em javascript e CSS3 que já podem ser usados por qualquer programador. O resultado impressiona.

Ao todo, são 14 exemplos de animações e interatividade da mais alta qualidade, usando apenas padrões abertos. E o melhor: todo o código está disponível para quem quiser usá-lo e reproduzi-lo em seu site.

Em alguns deles é mostrado a incorporação de fontes (letras) dinamicamente, sem que o usuário precise tê-las instaladas em suas máquinas, como acontece com a tecnologia antiga.

A galeria de fotos também impressiona, com animações equivalentes a de programas de computador e não uma simples página web.

As belas transições comprovam que, pelo menos em matéria de animação, não deixam nada a desejar para o Flash, com a vantagem de possuir um código mais leve, sem a necessidade de nenhum plugin.

A sugestão é que todos visitem o site da Apple para ver com os próprios olhos as novidades. Obviamente, todos os exemplos funcionam perfeitamente quando vistos no iPad ou no iPhone.

Mas um importante detalhe coloca em risco qualquer argumento da maçã a respeito da tecnologia: até o momento, todos os exemplos apresentados só funcionam no navegador Safari (se você não tem, instale-o aqui). Nem mesmo no Chrome, que é baseado no mesmo webkit, funciona. Ela vai ter que resolver isso rápido, se não quiser ser acusada de tentar promover a tecnologia somente para empurrar seus próprios produtos.

O Webkit é uma estrutura de navegadores criada pela Apple e disponibilizada como open source. Várias empresas já o estão adotando, inclusive para sistemas móveis, como Android e BlackBerry. A tendência é que, em um futuro próximo, esta plataforma cresça cada vez mais.

NOTA DE ATUALIZAÇÃO: apesar do site da Apple só funcionar no Safari, alguns códigos testados por nós funcionam perfeitamente no Chrome, e com algumas limitações no Firefox.

Se você não quiser instalar o Safari por enquanto, pode saborear as animações através de um vídeo que fizemos especialmente para nossos leitores. Reparem como os elementos na tela mudam de acordo com as ações do mouse.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • cabr

    Estava pensando em experimentar. mas se funciona só Safari, vai ficar complicado, pois a maioria das pessoas não usam este browser. Apesar de gostar muito. Mas de qualquer maneira é uma boa iniciativa e um começo.

  • Algus Helm

    Dizer que só funciona no Safari é meio cara de pau do Staff da Maçã… poderiam dizer que até agora os resultados mais satisfatórios ocorreram neste navegador…

  • A Apple é engraçada…

    Quer prover o HTML5 e obriga os usuários a instalar o Safari.

    Eu tenho mac e uso o Chrome, que é mais rápido e 100% compatível com o HTML5… Porque a Apple não colocou isso?

    Depois ela vem querendo dizer que é contra tecnologias proprietárias. O que ela está fazendo é restringir agora minha escolha no meu iMac…

    Tisc, tisc Apple. Isso só vai fazer você se enrolar mais ainda.

    • Incluí uma atualização no artigo, pois fiz alguns testes com os códigos que a Apple disponibiliza e eles rodam sim no Chrome. A limitação é apenas na página da Apple.

      • Tyron

        Não é só no Safari, não… A página de ENTRADA do site está com aquela mensagem errada, mas se apertarem na parte de desenvolvedores (ou entrarem direto em http://developer.apple.com/safaridemos/), vão encontrar uma nova página, ensinando como fazer..
        Agora sim, apertando em cada miniatura, é possível ir para uma página que tem um botão “View Demo”, que abre direto no Chrome!

    • Frederico

      É por essas e outras que a Apple, apesar de ser extremamente criativa nunca foi líder de nada.

      Está sendo agora com o iPhone, espero que percam essa grande oportunidade.

    • Frederico

      HTML5 e iPhone 6, tudo a ver.

      Porque, por ora, HTML5 ainda não rola….

    • Rafael Nogueira

      Concordo!

  • Também não gostei dele pedir para instalar Safari…. ficou meio querendo empurrar goela abaixo…. não pegou bem isso…

  • Só lembrando que o Webkit na vdd é filho do Konqueror. http://en.wikipedia.org/wiki/WebKit

  • Silas

    Caramba, mudei toda a minha opinião sobre o html 5 nossa é incrivel o flash já era

  • Valter

    Também acho que não pega nada bem oferecer o safari para visualizar isso corretamente.

  • Muito legal o site, porém forçaram a barra quando acessei pelo Chrome e ele falou que só funcionava no Safari

  • Renan Decarlo

    Eu dei uma olhada em um site com vários exemplos do flash e do html5… Mas a maioria dos códigos em html5 ficavam travando, ao contrário do flash… Teve uma animação que nem rodou no meu notebook (que tem placa de vídeo dedicada). Vou dar uma olhada nesses disponibilizados pela Apple pra ver se funcionam melhor… Mas funcionarem só no Safari é uma coisa sem lógica.

    Obs: estou postando pela primeira vê do iPhone rsrsrsrs… Mas eu nao consegui ver o vídeo, como eu devi fazer?

    Abs

  • Victor

    Uma pena só funcionar no Safari e Chrome por enquanto. E esse lance de ter que ser obrigado a baixar o safari foi feio Apple !!

  • Kleyson Klesller

    Por que será que não abriu no meu IE v6.0 ??? rsrsrsrsr…
    Viva o HTML5 🙂

  • Caetano Brasil

    Pela primeira vez no meu iPhone, acessei o exemplo de html5 do Tron e deu pau. Fechou o Safari, pura e simplesmente! Entrei novamente e ok, dai no exemplo de galeria de fotos também, travou e não trocava mais… Pra completar, travou também no exemplo de transições, vi as 2 primeiras e só.
    Nananananão.

  • iMatews

    A apple abre algumas portas e fecha outras.
    Porém, não é só a apple que faz isso. Enquanto a apple é devota do HTML5, a adobe só prega o Flash. As duas tem que concordar com uma só. Enquanto isso, haverá guerra. -q

  • André Reis

    Eu não gosto do Safari, prefiro o Google Chrome. Já instalei, usei e desinstalei. Muitas pessoas leigas usam o IE 8 e não ligam para isso. Esse é um dos empecilhos de se utilizar html 5.

  • krikaoli

    Eita! Olha lá o iLex na bóia! Não entendo de tecnologia, mas html5 parece que está pavimentando o seu lugar.

  • JanjaBoy

    Bem, eu gosto do FireFox e ODEIO o “safado”.
    Tenho iMac e o safado é o pior browser.
    Não, não uso esse coiso.

  • Filipi Neves

    Aqui funcionou normal no Chrome!!!
    EXCELENTE!!!

  • Daniel R

    Não precisa de plug in, mas precisa instalar o Safari… brincou né… Até nisso a Apple quer escolher o que devo usar!

  • Gabriel

    Só eu que notei um iPhone 4G na primeira imagem do post?

  • Gabriel

    parabéns ao blog pelo overview e por se preocupar do artigo ter a mesma experiencia nos gagdets da Apple!

  • Daniel

    Eita… não é o iPhone protótipo, e sim aquele iPod com câmera que vazou há pouco tempo também!

  • Marcus

    Eu uso o Firefox, e gosto pra caramba dele…..
    Nunca usei o Safari, foi meio que sacanagem da Apple obrigar a usar o Safari, mas quem sabe essa nao é uma oportunidade de conhecer um novo Browser…….

    O Google Chrome eu até usei, mas acabei largando e voltando pra Raposa…..

  • Alexandre L

    Ví hoje no Peopleware um artigo sobre Flash sem plugins de um projecto de nome “Smokescreen”.
    Será que o HTML5 vai salvar o Flash?

    • André Reis

      Eu postei essa notícia num tópico desses falando do flash->html5, mas o iLex apagou.

  • valter

    Acho que isso não ajuda muito a ter tão boa impressão assim do html5, pelo menos por enquanto.

  • Victor

    Acho engracado a galera reclamando dela colocar, baixem o safari!!

    PORRA GALERA, vamo acorda!? Vc fabrica carro e tem sua loja e vc vai colocar o carro do concorrente pq ele tambem eh flex.. pows na moral o cara coloco safari pq eh um produto deles..

    The demos below show how Apple’s Safari web browser supports the capabilities of web standards such as HTML5, CSS3, and JavaScript.

    nao funciona so no safari, ele diz ai que como o safari suporta o novo html 5

    agora na boa.. vir aqui pra ficar falando que nao gostei dele colocar download do safari eh falar que nao gostou de chegar na loja da fiat e nao encontrar um golf pows.. na boa vamos usar mais a cabeca no comentario..

    Agora sobre html5

    Sou programador Action Script 3 e a 1 ano e meio quando escutei o html5 nao botei fe nenhuma, hj ja mudou meu conceito.. nao acredito substituicao total do flash, mas sim eh um concorrente a se preocupar!

    pois ele esta bem leve e bem legal para uma nova tecnologia.. e no final so quem ganha serao os consumidores..

    sobre se o flash realmente acabasse, eu como ganho a vida com ele, simplesmente ia migrar para o que realmente ta comandando.. nao ficaria preso como muitos que nao sairam de linguagens ultrapassadas!!

    Galera vamos pensar melhor no comentario. vamos trazer mais comentarios concretos do que apenas simples nao gostei da apple oferecer seu browser hahhahahaa! porra obvio!

    Eu como muitos gostam de ler os comentarios para ver a opniao..

    abracos

  • E a Apple mesmo divulgando a galeria de coisas que é possíveis fazer com o HTML5 + Javascript + CSS3, já mostrou o porque que ainda é cedo para dizer alguma coisa: incompatibilidade entre browsers.

    O HTML5 é bom, mas só vai ser “bala” quando todos os browsers interpretar da mesma forma a nova “tecnologia”.

  • Vinicius

    To esperando é um novo iWeb com recursos a HTML5 de maneira ostensiva e intensiva. Vai ser foda!