Opinião

Alô, alô, operadoras brasileiras: vejam como disponibilizar micro-SIMs de forma inteligente

Desde o lançamento do iPad, a Apple está tentando mudar o padrão mundial de chip telefônico, adotando o formato micro-SIM em seus novos aparelhos. O novo iPhone 4 já virá exclusivamente com esse formato, o que obrigará as operadoras a se adaptararem. Porém, parece que no Brasil isso ainda está muito devagar.

A única operadora que se manifestou até agora sobre a adoção do novo formato foi a Vivo, ainda no mês passado, porém a realidade não parece acompanhar muito bem a publicidade. Vários de nossos leitores nos reclamaram do fato dos vendedores simplesmente desconhecerem do que se trata. Fomos tirar a prova dos nove, procurando nas lojas do Rio de Janeiro. Visitamos uma, que nos indicou outra, que deu certeza que tinha em outra. No final, nenhuma delas sabia de nada. Um dos vendedores inclusive sugeriu para cortar o chip atual manualmente. Será que o anúncio da Vivo foi só da boca para fora?

Contatos da própria operadora nos confirmaram que esta semana as lojas do Rio já foram abastecidas com os novos chips, mas a disponibilização em todo o território nacional ainda está longe de acontecer.

É bem verdade que ainda vai demorar um pouco para que tanto o iPad 3G como o iPhone 4 cheguem oficialmente no Brasil, mas as operadoras já poderiam investir nos clientes que importarão os aparelhos de fora e que seriam certamente atraídos por essa facilidade.

Ao invés de disponibilizar apenas um limitado número de micro-SIMs para alguns clientes, por que não fazer como as operadoras europeias, que estão mudando os chips de todos os números vendidos a partir de agora. Vejam o que a Vodafone está fazendo, mudando seu próprio padrão de SIMs:

Pronto, problema inteligentemente RESOLVIDO! Com isso, acaba o problema de criar SIMs diferentes para cada cliente; seja qual for o aparelho que tiver, ele poderá usar seu chip sem precisar de nenhum pedido especial, pois basta destacar a parte que interessa. Tão simples quanto um jogo de criança.

Por que é tão difícil no Brasil adotar soluções criativas assim?

Esperemos que as operadoras brasileiras sejam mais reativas quanto a isso, pois o fenômeno iPhone 4 está chegando e promete mexer com o mercado nacional bem antes do lançamento oficial. E as primeiras que se agilizarem nesse sentido certamente ganharão clientes cujo perfil é o sonho de qualquer empresa: usuários que amam tecnologia e não se importam de pagar um pouco mais por ter o melhor nas mãos o quanto antes.

Será que as teles vão deixar esta oportunidade passar?

crédito da imagem

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Everton

    A AT&T também está fazendo isso.

  • Ótima idéia!!!

  • iZSousa

    Já contactei a minha operadora em Portugal, mas não souberam me responder. Dizem que estão a recolher informação necessária para esclarecer a minha questão.

  • Van Pereira

    Mt bem observado iLex!
    Qdo as operadoras aqui do brasil vão fazer isso! Pq não decola por aqui uma Vodafone uma AT&T!?

  • Leogoss

    Falou tudo iLex, sera que o Brasil esta sempre a margem da tecnologia, ja basta o governo em tributar de forma covarde, enquanto meias e cuecas rolam por ai… Mas este é um outro papo…..Espero que minha operadora VIVO nao me envergonhe…OLA Sr.Roberto Lima presidente da vivo.

  • Thiago

    O q me prende na Vivo é o tethering, mas adoraria ter o VVM no iPhone. Se a Claro liberar a função de modem para o iPhone, mudo correndo.

  • Gustavo

    Ótimo post, iLex.

    Quanto à Vivo, o próprio blog da empresa, o Vivo Blog, passa informações contraditórias aos clientes a respeito da disponibilidade do microSIM.
    Quando questionados se será possível compartilhar um plano de dados já existente, é ainda pior. Em algumas questões a “equipe Vivo Blog” responde que sim. Em outros responde não. Vejam:

    Helbert Kreitlow Avalie: 17/05/2010 21:10
    Olá, tenho um iPhone e pretendo comprar um iPad 3G… Possuo o Plano iPhone 60… Terei que pagar uma nova assinatura para o iPad ou será possível compartilhar o plano de dados assim como é feito pela Telefonica na Espanha? Agradeço a atenção e espero que o plano adotado vise, alem dos lucros, a satisfação dos clientes.

    Resposta Equipe Vivoblog
    Helbert,
    Vc pode usar o mesmo plano.
    abs
    claudia

    Valentim Neto 18/05/2010 14:18
    Eu já possuo o plano de internet ilimitada para o iPhone! No caso eu teria minha linha com o mesmo número e pacote de dados nesse chip novo e sendo assim usaria a internet no ipad sem custo adicional?

    Resposta Equipe Vivoblog
    Vc pode usar o seu plano de iPhone atual.
    abs
    claudia

    Willy Sarahan
    Cara comigo ta a mesma coisa, to com o MicroSim n mão fui na loja da vivo e ninguem sabe de nada sobre compartilhar o plano

    Resposta Equipe Vivoblog
    não é possível compartilhar plano de dados.
    abs
    claudia

    Não é surreal? Confiram o post: http://www.vivoblog.com.br/microsim-card.html

    • Marco

      De fato, o atendimento da Vivo (e das outras operadoras também) é despreparado e falho em muitos sentidos, o que faz não justificarem-se as altas cifras cobradas por seus serviços.

  • Ednilson Rosa

    Não estou entendendo porque vocês estão tão preocupados com isso. Se as operadoras brasileiras já afirmaram que irão vender o iPhone 4 assim que estiver disponível para o Brasil, é óbvio que elas terão micro-SIMs disponíveis, seja de uma forma ou de outra.

    Agora ficar dizendo que o país é atrasado em tecnologia só porque aqui ainda não tem um formato de SIM que não é suportado por nenhum aparelho vendido oficialmente no país, acho que é viajar um pouco na maionese… 😉

    • Michel Wilker

      Um ótimo comentário. 🙂

    • Jean

      Concordo 100%.

    • Bruno Almeida

      Exato
      Vamos la, quem comprou um aparelho super moderno como o ipad ou o iphone 4 antes do lançamento nacional, e sabendo ainda que em seu país ainda não é suportado, trate a propria pessoa de se adaptar com essas mudanças. E não ficar cobrando os outros a se adaptarem só por causa de um pessoa, ou poucas.

    • Luigi

      Não é somente o Brasil que está com o atraso em Micro-SIMs, é um formato introduzido com o iPad e agora com o iPhone no mundo, se existem outros aparelhos que usam isso, eu desconheço, mas que é raro encontrar isso é.
      PS: pra que mudar esse padrao?

      • A explicação é óbvia, caro Luigi: a Apple quer dominar o mundo!
        É impressionante o que um fabricante é capaz de fazer, pq a Apple está forçando a criação de um novo tipo de SIM card que somente ela (até onde eu sei) aceita (digo, seus aparelhos), e vale ressaltar que ela nem é operadora de telefonia para ter um SIM CARD específico e exclusivo.
        De fato as tecnologias demoram bem mais para chegar aqui do que em outros países, mas isso não é o fim do mundo, definitivamente!
        Agora exigir das operadoras q fabriquem em larga escala um chip q nenhum aparelho do Brasil ainda aceita (pois nem mesmo o iPhone 4 foi lançado aqui, ainda), é d+++.
        Aliás, acho q a nossa preocupação maior deveria ser: será se vou conseguir comprar logo o meu iPhone 4, ou será se vou passar pela mesma peregrinação do ano passado?
        Digo uma coisa: já vendi meu 3Gs, ainda não estou pré-habilitada pela VIVO para adquirir o i4… e estou muuuito preocupada, pq NÃO VIVO SEM MEU iPhoneee!!!
        AAARRRGGG!!!

  • Marlon

    Iria criticar o Brasil se já não estivesse bem acostumando com a situação, entretanto ainda temos a alternativa de cortar os chips hihihi :D. Outro comentário, essas empresas que estão mudando o padrão como a AT&T, agora é que estão mudando para o micro-sim, a alguns meses atrás se pergunta-se a algum atendente deles, não saberiam explicar muito bem a situação.

  • RC

    Ja tenho ha 3 semanas o microsim no meu Ipad. A Vivo funcionou. Liguei p eles e enviaram para minha casa. Acabo de solicitar outro para meu Iphone 4 que deve chegar em Londres onde estarei a partir de 5a e em 2 dias uteis estarei com o outro mic
    ro sim. Qdo recebido, ligar novamente para a Vivo, passando o hexa do sim e esta ativado. Nao foi confuso nas 2 vezes. A loja do Shopping Iguatemi em SP tem micro sims.
    Mas o jeitinho europeu seria muito mais pratico.

  • Fernando

    Ola pessoal, trabalho na Vivo de Joinville-sc e na quinta feira recebos 5 micro-sins, inclusive coloquei uma foto no meu twitter, se quiserem mando a foto 🙂

  • lupita

    mais o chip atual vai continuar ou vai ser “extinto”???

    no caso dos usuarios que tem o iPhones “antigos” vai existir adaptadores para usar o futuro micro-SIM ??

    obrigada

  • Dinnosan

    Com certeza o mini chip vai chegar aqui no Brasil também quando forem lançados oficialmente o ipad 3G 3 o iPhone 4G.
    Se tivesse uma operadora, começaria a vender agora e faturaria alguns clientes a mais rsrsr.

  • Fui nas principais lojas próprias da Vivo em Belo Horizonte atrás do micro SIM e NENHUMA tinha. Os vendedores e gerentes nem sabiam do que se tratava. Também liguei no atendimento pra saber onde conseguir o chip e nenhum operador conseguiu entender do que se tratava.

    No final acabei comprando um plano 3G com chip normal e cortando. Totalmente furada esse anúncio da Vivo de que o micro SIM está disponível.

  • Lucas Cherubini

    Espero que a TIM acompanhe o blog, pq estou partindo mês que vem para Londre compra meu iPhone 4, e se for preciso trocarei de operadora, mesmo estando a anos na TIM, para conseguir o micro-sim.

  • Toloko

    Brasil o país do descaso.

  • iHenrique

    tudo no brasil é devagar!

  • Meu pai pediu o microsim por telefone semana passada e chegou direitinho, por causa disso resolvi solicitar o meu pessoalmente na loja do Shopping Morumbi ontem (sábado 19/06) e eles me atenderam direitinho, sabiam do que eu estava falando e inclusive me ajudaram a configurar o iPad.

    Eu e meu pai damos os parabéns pra Vivo!!!

  • JuniorCeara

    É claramente visivel que a VIVO conheça, e como alguns comentarios aqui dizem… A vivo ja esta vendendo, DEPENDE DA REGIAO! ok?
    Abraço

  • Daniel

    Não posso usar meu atual chip no iPhone 4? Ele não cabe na “gavetinha”, é isso?

  • aleft

    Jogada de genio da vodafone, tomara que eles aqui no Brasil façam o mesmo esquema. será bem pratico.

  • O iPad ainda nem chegou no Brasil e muito menos o iPhone 4. Acaba que não compensa fazer tais mudanças para um nicho MUITO pequeno de clientes..

    Pensem comigo: Se quando o iPad 3G for comercializado aqui o número de clientes já vai ser mínimo, imaginem enquanto ele ainda tiver que ser importado…

    Lembrem-se: Nós somos a GRANDE minoria, infelizmente.

  • solly

    Eu queria que o pessoal do blog explicasse algo que não esta claro:
    Posso cortar o meu chip atual e adapta-lo no iPhone 4 no lugar do micro-Sim?
    Agradeço o esclarecimento!

    • Ola, eu acabei cortando um da OI.. o da TIM o tamanho da parte de metal e maior..

  • Gregório Amorim

    Porque as operadoras brasileiras ainda não oferecem o micro sim? Basta fazer uma conta de padeiro. Até julho de 2011 quantos usuários possuirão aparelhos que suportem somente o micro sim? 3%, 4%? É economicamente inviável fazer uma mudança no formato do sim por causa de uma pequena minoria de usuários.
    No longo prazo imagina-se que o quanto antes haja esta adaptação, melhor. Mas no mundo corporativo um investimento tem que se mostrar muito rentável no menor prazo possível para ser colocado em prática.

    • A resposta é fácil: elas TERÃO que propor micro-SIM se quiserem vender o iPhone 4. E te digo: ela VÃO querer.
      Já que é uma coisa inevitável, o artigo sugere que se faça o quanto antes possível. Se eles não quiserem, é o direito delas, não são obrigadas a lançar nada enquanto não tiver oficialmente os aparelhos no Brasil. Porém, se forem expertas, podem conseguir a fidelidade de muitos, se lançarem antes.

      Ninguém está exigindo nada, apenas mostrando um caminho viável.

  • Carlos

    Sou funcionário da Vivo e gostaria de esclarecer alguns pontos:

    1) Apesar do anúncio de venda antecipada do microSIM, o mesmo ainda não está sendo comercializado porque o microSIM ainda não foi oficialmente homologado pela Anatel. Ele já está em produção no Brasil e deve ser homologado juntamente com o iPad e iPhone 4

    2) O fato de não existir nenhum produto no Brasil que utiliza essa tecnologia injustifica a venda deste produto. Colocar a venda um produto que só é utilizado em tecnologia vendida atualmente no exterior e que só pode ser trazida por meio de importação (ilegal, diga-se de passagem, já que os aparelhos ainda não foram homologados no Brasil) pode ser caracterizado como incentivo à importação ilegal de produtos, podendo a empresa inclusive ser questionada legalmente pela Anatel

    • HB

      Ilegal? Se a pessoa viaja, compra o produto, declara, paga o imposto, acho que não tem nada de ilegal, muito pelo contrário e porque algumas lojas estão vendendo entao?

    • Carlos, você está equivocado quanto alguns conceitos. É ilegal VENDER aparelhos não homologados, e não importá-los, como o HB bem destacou. E outra, essa história de “questionada legalmente pela Anatel” parece história para boi dormir. E explico porque: uma porque a solução igual a da Vodafone, por exemplo, não incentivaria compra nenhuma, visto que é a tendência mundial dos novos chips. Outra que, se isso realmente fosse um problema, a Vivo NÃO ESTARIA VENDENDO JÁ OS MICRO-SIMs.

      Eu pediria, Carlos, que se você quiser falar em nome da Vivo, que entre em contato conosco e mostre suas credenciais. Caso contrário, fale somente por você, pois pode estar sujando a imagem de uma empresa sendo apenas um fake, e isso não podemos permitir aqui.

  • Marcio Teixeira

    Alguem sabe o real motivo da Apple estar tentando mudar algo que já era um padrão mundial?

    • Bruno

      espaço! as coisas no iPhone 4 estão bem espremidas para reduzir a espessura!

      • Marcio Teixeira

        Bruno, vc também saberia a razão de usar o microSIM no iPad?

  • HB

    Comprei o micro-SIM ontem na Vivo de Florianopolis, só tinha um. Hehehe.

    • Daniel

      E você teve que mudar seu nümero, afinal, é outro chip. Ou ficou com o mesmo? Como isso funciona?

  • Chilá

    Vendo os comentários de todos, entendo que:

    1 – A Apple não iria lançar algo se não estivesse amparada pelas operadoras. OK, no Brasil as operadoras estão devagar, mas logo logo já começam a vender o bendito Micro-SIM Card.

    2 – As operadoras ainda tem muito estoque do chip “GRANDE”, logo, se começam a vender uma novidade, provavelmente os “grandinhos” ficariam encalhados. Embora a grande maioria dos consumidores não saibam o que é um Micro-Sim Card.

    3 – Entendo que a solução da Vodafone da Itália, será adotada aqui sim. Só não podemos saber quando.

    Entendam bem, não estou defendendo ninguém, apenas dando a minha percepção da situação, porquê acredito que todos estão certos, quem compra antes lá fora, quem espera a venda oficial, as operadoras e a Apple por inovar em um padrão que logo será adotado por todos.

    Abraços e até mais….

    Chilá[email protected]!

  • Helbert Kreitlow

    Olha eu lá no VivoBlog!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Diz a mulher que vou poder compartilha um plano entre iPhone e iPad… mas logo depois fala que não será possível fazer isso….
    😛

  • Bruno Moura

    Essa é mais uma das inúmeras aberrações da politica de engordamento dos cofres do públicos do Brasil. Eu penso o seguinte, é um produto que não é produzido no Brasil, não tem similares tampouco há investimentos na área de ciência e tecnologia para se produzir algo do tipo aqui. Segundo, o dispositivos trabalha dentro do espectro internacionalmente aceito como “livre” para pesquisa (2.4hgz) ! Ok, algum outro nerd pode vir alegar que a faixa de 5ghz é alocado para serviços da aeronáutica, mas a parte que usa dados já está muito bem descrita no protocola 802.11a! Então a anatel chamar de ilegal comprar um iPad e trazer para o Brasilé retrocesso e o governo querendo tomar o seu e meu dinheiro!
    Desabafei!
    haiuaiuhaiuhaihaiuahiuahiuahiua

  • Nathalia

    Ola… estava verificando no site da apple frances e la será vendido desbloquiado ( graças a deus)
    e estou com medo de comprar e nao adaptar no meu chip atual… sera q esse negocio de cortar funciona mesmo?!

  • Roger

    Eh iLex, aki no ES a realidade eh a mesma. A moça da Vivo (*8486) me indicou 3 lojas e onde eu acharia o micro-sim pra eu usar no meu iPhone 4. Fui nas 3, e os vendedores desconhecem da existência desse tipo de chip.
    Eu consegui achar na Claro, porém só para plano de dados, ou seja, para se usar no iPad.
    Liguei de novo pra Vivo e quebrei o pau. Hoje vou voltar no shopping, numa outra loja, e caso nao ache vou colocar o vendedor pra falar com a mulher da centrala da Vivo. Vamos ver no q vai dar.
    Por enquanto meu iPhone 4 é um iPod mais gordinho.

    Abraço…