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Desenvolvedores criam jogos na web feitos completamente em HTML5

E o desenvolvimento em HTML5 não pára. Depois do Quake II, a última demonstração de que ele pode substituir o Flash® na criação de jogos online é projeto Akihabara, que disponibiliza 5 jogos no estilo arcade que funcionam no Safari do iPhone, do iPad e do computador, sem nenhum plug-in adicional.

Ainda é uma prova de conceito, mas mostra bem as possibilidades desta tecnologia. Ainda não há som e os controles não são muito precisos, mas já é um bom começo. Você joga com o teclado (no computador) ou com o joystick virtual no iPhone/iPod touch.

Ele conta com 5 jogos diferentes: Capman (que é uma versão do Pacman), Solitude (jogo de naves espaciais), The Legend of Sadness (tipo Zelda), Leave Me Alone e T-Spin (Tetris).

Claro, não é capaz de substituir nenhum título da App Store, mas para quem tem curiosidade de conhecer os rumos que está tomando o desenvolvimento em HTML5, pode acessar a página através de seu gadget.

fonte: iSpazio.net

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iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

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  • OmarBH

    Enquanto uns choram a falta Do flash, outro põem as mãos à obra!

    • Caio Costa

      [clap]…

      Excelente frase!

      Die flash… die in a flash!

  • Acho que vou começar a analisar e criar coisas simples em HTML5
    é o que há agora!

    E o site… MTO LEGAL!
    O que venham mais joguinhos para safari do iPhone! xD

  • Daniel Taiguara

    Legal !
    Valeu pela dica ! Já foi para os favoritos do meu iPhone !

  • Algus Helm

    Vou testar… parece bem legal…

  • Thalmo Fernandes

    Muito bom, pena que estamos engatinhando ainda, mas espero que superamos o flash algum dia e não tenhamos que ficar sempre correndo atraz do prejuízo.

  • Rafael

    No futuro isso certamente irá ameaçar alguns desenvolvedores de aplicativos/jogos mais simples que desenvolvem projetos para a App Store.

    Eu trabalho com desenvolvimento em Flash/actionscript a mais de 5 anos. Uma das minhas maiores curiosidades era se em algum dia o flash seria permitido no iphone, poid caso fosse, teria conhecimento suficiente para desenvolver muitos aplicativo pagos da app store e coloca-los em sites onde pudesse acessa-los, sem precisar pagar por isso.

    Pelo visto, talvez isso possa estar começando a acontecer com o HTML5, que mesmo com coisas simples, ja esta mostrando que tem força para desbancar desenvolvedores com projetos menos ousados.

    • André Reis

      Você pode usar essa sua experiência para fazer jogos para Android, já que o mesmo vai passar a suportar Flash esse mês.

      • Caio Costa

        Pena que quando abrem um site no Android, ele trava!
        [too-bad]….

  • Já que o post é sobre games, comecei a portar o tradicional jogo da cobrinha para uma webapp.
    Está aqui: http://leonardofaria.net/pub/snake

  • André Reis

    Você faz isso em Flash em 1 dia. MAs em HTML5 você leva 1 mês.

    • Caio Costa

      Imagino o quanto vc manja de HTML5 pra fazer um comentario útil como esse!

  • Alex

    Oi iLex,
    O jogo na AppStore ”Lemmings Online” usa HTML5?
    Vc citou Zelda….Quais s as razões/restrições de n existir um App oficial p o iPhone deste título, c tb é o caso de Warcraft ou dos diversos Marios?

  • Olá @Alex, é bem simples:

    Títulos como o Mário são exclusivos da Nintendo, ela protege o título (e sua receita) publicando apenas em suas plataformas.

    Se ela lançasse um Mario para o iPhone, todos os consumidores potenciais com um iPhone que talvez comprassem por exemplo um Wii ou um Nintendo DS para jogar Mario não o comprariam mais pois não teriam motivos (ela perderia muito dinheiro com isso). O mesmo acontece por exemplo com franquias como a “God of War” que se não me engano é da Sony e você não vê em outras plataformas (tirando alguns celulares) e títulos como o Halo da Microsoft.

  • Alex

    Valeu Vitor,
    do Mario esta claro…tb se aplica a Zelda, quer dizer é da nitendo seus direitos?
    No caso de Warcraft q é da Lizzard n entendo quais seriam as razões.
    God of War, só p n confundir, n tem nada a ver c (World of) Warcraft, e seu ultimo lançamento da linha, se n me engano, chamado de Starwars(?).

  • Exato.

    No caso da Blizzard eu realmente não sei porque (gostaria muito de ver uma versão do Diablo para o iPhone).

    Ha, o God of War não tem nenhuma ligação com o World of Warcraft 🙂

  • Renan Decarlo

    É o que o cara falou ali encima… em Flash você desenvolve isso em algumas horas… em HTML5 você pode demorar meses.
    O Quake II ali do Google, pra rodar ele, você precisa instalar mais plug-ins e addons do que se fosse rodar ele pelo Flash. No Flash, você pode criar jogos de qualidade, e depender só dele.

    Quero ver quando o pessoal vai começar a criar jogos em 3D e de qualidade como possuímos no Flash, mas que use o HTML5 e que não dependa de nenhum outro plug-in/addon. Aí sim 🙂

    • R4ph431

      Caso você não tenha reparado, esses jogos não precisam de addon. E se você se sentir injustiçado, não me culpe a mim. Culpe a Adobe ou a Apple, por não chegarem a acordo.

  • Renan

    No ínicio do Flash também levava-se mais de 1 mês para programar esses joguinhos…

    • Caio Costa

      Alguém com um comentário descente.
      Muitos estão ou com inveja ou com medo de ficar sem trabalho por não terem capacidade de acompanhar a evolução!
      Flash chegou ao dead-end… [sorry-folks]