Notícias

Apresentadora americana recebe reclamação da Apple por fazer brincadeira com o iPhone

A excelente apresentadora Ellen DeGeneres, que possui um popular programa diário de variedades e entrevistas (é como o Programa do Jô, só que beeem melhor), resolveu fazer um vídeo parodiando o comercial do iPhone. Ele mostra alguém completamente incapaz de operar o aparelho, pedindo ajuda a outra pessoa para escrever um simples SMS. Uma situação que dificilmente se vê na vida real, visto que uma das grandes qualidades do iPhone OS é a facilidade de uso.

Mas a Apple não gostou da brincadeira e reclamou. Ellen, para não ficar de mal com a fabricante de produtos que ela mesmo adora, pediu desculpas públicas. Confira o vídeo, em inglês:

Eu gostaria dizer que me desculpem se eu fiz parecer que o iPhone é difícil de usar. Ele não é . Eu tenho um iPhone. Portia tem um iPhone. Eu só aprendi a escrever SMS em um iPhone. Eu o amo. Eu amo o meu iPad, eu amo o meu iPod. Então, todo vocês da Apple, o Steve Jobs, o senhor Macintosh… Peço desculpas, sinto muito. Adoro esses aparelhos.

Eu sei que muitos vão acusar a Apple de autoritária e sem senso de humor, mas pensando no ponto de vista de marketing, tudo tem muito sentido. O programa de Ellen é muito popular e visto por muita gente, até mesmo quem não é muito chegado no mundo da tecnologia. Transmitir a ideia falsa de que o iPhone é complicado de se operar, poderia prejudicar (caso começasse a se espalhar) um dos argumentos principais da propaganda do iPhone, que é a facilidade de uso.

Para quem conhece o iPhone, o vídeo é apenas uma piada. Para quem nunca tocou em um, pode ser uma propaganda negativa, mesmo que inconsciente.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Vitor Sá

    Esse programa da Ellen é mt bom!! E agora a Apple conseguiu uma grande publicidade para o iPhone, mostrando ser fácil e “cool”! (O que todos já sabiam)

  • Wilson

    Ela foi muito elegante na resposta. E quem já usou um iPhone sabe o quanto é fácil e agradável mexer nele. No mais, enchendo meu porquinho (é sério) pra comprar o próximo.

  • sergio

    Bem melhor que o programa do Jô? Me poupe!! o Jô dá de dez a zero nessa ana maria braga gringa leva a mal não……….

    • Me poupe digo eu.

    • iMatews

      Me poupe digo eu. [2]

    • iMatews

      Tipo, ela quase que fez uma super propaganda da apple neh D:
      Será que foi mais uma jogada inteligente de marketing da maçã?
      #tenso.
      Obs: com certeza, Ellen eh infinitamente melhor do que quase todos os programas brasileiros 😀

    • chrisant

      “Muito melhor que o Jô” é um certo exagero… Ta certo que ele copia o programa do Letterman a risca.. Mas ele tem seus méritos e passa longe da abordagem sensasionalista da DeGeneres… Ele deve ser outro f’ã da apple, desde o lançamento do Ipad, ele usa um nas entrevistas…

  • E além disso, todo esse bafafá gera polêmica. Não estaríamos falando da DeGeneres, e muitos ouvintes dela possivelmente não estariam falando do iPhone agora, se não fosse “ciúme” da Apple.

  • Ceceu Veron

    A Apple tem todo o direito de não gostar da piada dela. O que achei tosco foi ela se desculpar … Ela não tem motivo NENHUM para se desculpar, afinal ela nao ofendeu ninguem , só quis fazer uma brincadeira… Se fosse assim , o Jo Soares passaria os 10 primeiros minutos de cada programa se desculpando pelos comentarios do programa anterior ..

    • E qual jornalista americano quer brigar com a Apple?

  • Eduardo

    Ué, e as propagandas “Get a Mac” que também falam indiretamente mal do PC?

    • iMatews

      Indiretamente? Completamente!

    • Overlord

      Aí pode! 🙂

      Acho que o Steve Jobs deve estar tomando umas boletas que deixam ele ranzinza. rsrsrs

      É mimimi contra a Adobe, contra o OGG Theora e agora contra… um programa humorístico. 🙂

      E poxa, se as pessoas não sabem distinguir um vídeo de humor de uma propaganda oficial da Apple, então são burras demais… até para usar um iPhone. 🙂

      • Janja Boy

        Mimimi….

        Hahahahahahahaha!!!

  • Rodolfo Piva

    Adoro esses aparelhos… Ah… e por favor, não me processe… hehehe

  • EduardoCPereira

    Mas se for nessa linha, o David Letterman usou o Ipad como bandeja…..e cadê o pedido de desculpas??

    • OmarBH

      Tem um ditado assim: “Fantasma sabe pra quem aparece!”. Talvez o iPhone, iPod e iPad da apresentadora foram gentis e despretensiosas doações da Apple. E já dizia Caetano: “Narciso acha feio o que não é espelho.” Especialmente, se tiver alguma forma (contratual ou moral) de exigir retratações… Ah, isso não tira nenhum valor dos seus produtos da Apple.

  • Andre

    Realmente a pessoa que estava usando o iPhone no vídeo dele ser cego.

  • MR. MACINTOSH! HAHAHA.

    É fato que se algum tio meu sem costume de usar gadgets visse uma ‘propaganda’ como essa NUNCA ia querer comprar um iPhone. Pessoas na meia-idade não gostam de acessar internet banking, quem dirá comprar um aparelho supostamente complicado…

    Mas eu acho que a Ellen tem todo o direito de zoar quem ela quiser e foi muito engraçado!

    E acho também que toda empresa alvo de zoação tem o direito de pedir retratação, mas só a Apple tem a força e o poder de ganhar uma desculpa no ar (e de quebra levar um marketing num programa tão conhecido)!

    • OmarBH

      Retratações são normais e sadias se forem feitas com a mesma ênfase com que os erros são cometidos. Infelizmente, jornais publicam página inteira de notícias erradas e se desculpam em notas de pé de página. Mas, as coisas podem mudar. Aqui, no Brasil, o JN já se retratou de erro em notícia veiculada. E não foi uma grande empresa que solicitou a retratação, foi o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Segue o link

      http://www.crfsp.org.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1184:globo-se-desculpa-e-retifica-reportagem-sobre-medicamentos-6022009&catid=40:noticias&Itemid=60.

      Que a Apple tem direito de reclamar, tem. Que a apresentadora pode se retratar, pode. Mas achar que tudo que a Apple faz é porque ele é isso ou aquilo, que tem o poder e tal, é exagero.

      • Concorde em parte! Retratações são normais e sadias! Mas é bem diferente uma retratação sobre algo que poderia prejudicar a saúde dos consumidores – e uma retratação feita por livre (ou quase livre) vontade pela apresentadora sobre uma piada que não prejudicaria a integridade física de nenhum cidadão!

        Claro que há um exagero deliberado no que eu falei sobre o poder da Apple, mas eu também não quis dizer que a Apple pode tudo, claro!

        Mas é fato que só um produto tão bom como o iPhone ganharia uma piada como essas e também só uma empresa ‘poderosa’ como a Apple receberia uma retratação assim.

        As outras grandes empresas são boas, mas você não vê nenhum grande apresentador sequer pensando em fazer piada sobre celulares Nokia, por exemplo 🙂 Quem dirá uma retratação!

        • Ah, vale dizer que a retração dela apesar de mostrar carinho pela empresa, ao mesmo tempo foi bem irônica, o que deixou tudo mais engraçado.

          Acho que isso mostra que ela foi coerente em não confundir a parte leiga da sua audiência, mas usando da ironia ela também não foi totalmente condescendente com a reclamação da empresa.

        • OmarBH

          Boas ponderações, iulo. Além disso, tem que se levar em conta que a Apple, assim como a Coca-Cola e a GM, são ícones do poder econômico americano na luta contra Japoneses, Coreanos e Europeus. Falar mal desses produtos dentro dos EUA pega mal para qualquer apresentador yankee. Se a Apple não reclamasse, talvez outros muitos usuários iriam fazê-lo. Lembra-se do movimento contra a compra da Budweiser pela AMBEV?

  • Só achei o pedido de desculpas meio forçado.
    O bom do pedido de desculpas é que reforçou bastante os produtos da Apple e o ponto de vista que eles queriam atingir, que era facilidade de uso.

    Mas a questão é que, se não for mais possível fazer brincadeiras desse tipo na TV, não tem porque dar ibope a um produto ou marca como essa pedindo desculpas.

    É a mesma coisa que alguem querer interferir no blog por fazer uma brincadeira parecida.

    Ou se partirmos da teoria da conspiração, podemos pensar que tudo já estava devidamente orquestrado para que esse pedido de desculpas ocorresse dessa forma! =)

  • ihenrique

    Steve Jobs, Mr Macintosh… I apologize…. LOL. A Ellen é fantastica! no fundo concordo que pode ser uma propaganda negativa pra quem nao conhece o aparelho… mas se tratando de Ellen, todos sabem que ela faz esse tipo de brincadeira….

  • Igo

    iPhone fácil de usar? Pode até ser pra quem já vive no mundo “da informática, quem vive online, quem já teve um iPod”… Mas muita gente compra, e não sabe nem o que é iTunes, muito menos sincronizar, muito menos instalar aplicativos. Conheço muitas pessoas. Geralmente são pessoas mais velhas, elas até pagam em algumas lojas que tem por aqui, para fazer instalação de 100 aplicativos e jogos, vídeos, e levam até um pendrive com as fotos e músicas para a loja poder “instalar”, fazer o “jailbreak”.

  • Fernando

    Ah, falta de senso de humor, sim. Ainda + em se tratando da apresentadora, q eh uma excelente comediante tb. E sejamos sinceros: no dia-a-dia, se há pessoas q têm dificuldade até para ligar uma TV, quem dirá que não haja aquelas q não saibam enviar um SMS mesmo com um iPhone?

  • Putafaltadesacanagem da Apple. Só faltou xingarmuitonotwitter ha ha ha h a:D

  • Misantropus

    Admiro a Apple, mas infelizmente ela está se transformando em uma empresa fascistóide com mania de controle, prepotente e arrogante. Está cometendo erros similares e se tornando um mero espelho de corporações como a Micro$oft, da qual se acha tão superior com seu ego hipertrofiado pela massa acrítica de fanboys aloprados. Episódios como esse são patéticos e me surpreende que a maioria das pessoas não tenham notado o alto grau de sarcasmo e ironia nas “desculpas” da apresentadora.

    Vou repetir pra não haver mal-entendidos: sou um grande fã dos produtos Apple, estou satisfeitíssimo com meu iPhone, não vejo nenhum concorrente à altura no momento… mas não gosto dessa escalada autoritária e dessa mania de controle, e deixarei de dar suporte aos seus produtos se isso se mantiver.

  • JanjaBoy

    Me poupe digo eu. [3]

    E acho a atitude da Apple babaca!

  • Zoka

    Que atitude mais BABACA essa a apple! mais BABACA é quem ainda se desculpou, eu mandaria o DONO DA APPLE TOMAR naque lugar.

    Mas cada um reage de uma maneira e assim vai surgindo os Hitlers da vida.

    • Caramba, o pessoal exagera!
      Ninguém exigiu nada, a Apple apenas SE MANIFESTOU e a Ellen OPTOU por pedir desculpas.
      Tanto é que ela repetiu o vídeo.

      #putafaltadesacanagem

  • Renato

    prefiro o jô

  • RAVAGNANI

    Mais uma jogada de Marketing maravilhosa da Apple que ninguem entendeu, só a Elen que esta com o bolso mais gordo neste momento e a Apple que agora é mais ainda conhecida pelos produtos extremamente intuitivos.

    • OmarBH

      Marketing pode até lançar mão de merchandising, mas mentira? Mentira, não. Isso não é marketing.

      • OmarBH

        Obviamente, chamo de mentira a situação se aceitarmos a hipótese de que tudo foi “combinado”, “ajustado” ou “contratado” entre a Apple e a apresentadora.

        • RAVAGNANI

          Mentira não deveria ser Marketing, mas se começarmos a ver e analisar tudo o que as empresas falam e prometem, em poucos minutos você se sentirá enganado, e verá uma quantidade enorme de mentiras nas entrelinhas.

          • OmarBH

            Pois é. A Apple sempre foi um empresa que minimizava publicidade paga, ao ponto de torná-la quase um detalhe. A qualidade, a sobriedade e a objetividade de seus produtos falam por si. Entretanto, quando começa a partir para a “solicitação” de desculpas por brincadeiras que, de tão óbvias, chegam a parecer armadas é de se pensar o que está acontecendo. Acho que ninguém deixaria de comprar um iPhone por que a apresentadora-comediante se sente incapaz de operá-lo. Se ainda fosse uma piada num programa de tecnologia, vá lá, poderia bater uma insegurança. Acho que os nervos em Cupertino estão à flor da pele.

  • Elizandro Bueno

    O video era para ser engraçado?

  • Skeat

    Concordo com você. Mas o vídeo é bem engraçado kkkkkkkkkkk

  • Homero

    Se foi uma bricadeira dela, foi de mau gosto, não deu pra achar graça, e pra quem não entende de iPhone esse video imitando os comerciais da Apple pegou mal. Mr Macintosh tem razão.

  • Thassio Marcelo

    Aff, acho ridículo essa política de boa vizinhança imposta para manter aparências. O programa é dela, ela tem todo o direito de zoar e brincar com todo mundo, vc gostando ou não. Da mesma forma que pessoas zoam artistas no youtube, programas de humor fazem piada com a vida de celebridades e situações do cotidiano, um programa de TV pode muito bem brincar com um gadget. A Apple tem sido muito intolerante com qualquer coisa.

    ELES ZOAM TANTO O PESSOAL DA MICROSOFT, CARACTERIZANDO-OS COMO VELHOS E CARETAS, MAS NO FUNDO O VELHO RABUGENTO, SEM SAL E CHEIO DE CRI CRI TA SENDO A APPLE.

    faley.

  • OmarBH

    Totalmente offtopic, mas urgente. Recebi agora a confirmação de que um colega trouxe um iPad extra e está disposto a vender. Alguém, por favor (iLex, help) pode me dizer se mudou alguma coisa naquela história de que o iPad só roda app da loja americana? Isso, se for verdade, desaconselha a compra ou pode (deve) mudar? Obrigado.

    • Você não pode acessar a loja brasileira no iPad, mas pode comprar apps pelo iTunes do computador e depois sincronizar tudo com o iPad. 😉

      • OmarBH

        iLex, obrigado! Agora, é tomar coragem para quebrar o porquinho. Mas não acredito que o iPad 16Gb Wifi chegue aqui por menos que R$1600,00, que o preço que me foi oferecido.

        • Se você me perguntar o que fazer, eu vou dizer COMPRA. Além do preço provavelmente não ficar muito longe disso, a sensação de usar um é fantástica. Você ganhará vários meses.

          E falo isso escrevendo de um iPad… 😉

          • OmarBH

            Comprei!!! Obrigado pelas dicas, iLex. Passarei o fim de semana desvendando o iPad, mas não previsto de 5min para saber que fiz a compra certa. Abraço!!!

  • The Dark Knigt

    Sinto muito mais, Ellen DeGeneres esculhamba com todo mundo,
    na verdade é por esse motivo que o programa dela existe, é o
    marketing do nome dela o fato dela fazer graça de tudo.

    Se ela começa a pedir desculpas a todos, aí que o programa
    dela vai comecar a perder a graça.. #ficaadica

    • Vicente

      Concordo, eu já assisti alguns programas dela, não digo que morro se perder algum porque não sou viciado em TV. Mas ao contrário do que li por aqui, os americanos tem sim extrema criatividade e senso de humor. Não sejamos tão fanáticos a ponto de se ofender com uma brincadeira dessas e julgá-la por isto.
      Como ela mesma disse, ela consome esses produtos e os aprova!

  • Renan Decarlo

    Não to conseguindo ver o vídeo no firefox pelo ubuntu :(…

  • HDP

    Nada a ver a paródia da propaganda do iphone, a pessoa fala em msg e erra o dedo do ícone… Era pra ser alguém com problemas mentais ou de cordenação?!? Como sempre foi os americanos tem um péssimo senso de humor…

  • JuniorCeara

    “ANAUÊ” ;]

  • JuniorCeara

    Ah e por falar nisso, o blog deve desculpas ao jô entao?

  • mcolletti

    A Apple não tem culpa se alguns de seus consumidores são VELHOS igual essa mulher ai que mal consegue digitar uma menssagem

  • Vicente

    Quem assiste ao programa da Ellen sabe e entende quando algo é brincadeira.
    Sei lá, eu não vi mal nisso.
    O MAD TV inúmeras vezes já mostrou paródias de produtos da Apple e nem por isso teve problemas…

  • Nilander

    Cuidado apple, ninguem é lider pra sempre…

  • Vicente

    Acho que ela deveria comediar o “impressionante” design do iPad… hahahahha… :p

  • Plankton

    Ca***** a Ellen é FODA! Heuaheu super elegante, ao mesmo tempo q pediu desculpas esculachou com seu sarcasmo e humor de alto nível!

  • Andrey Farias

    Ah, isso é verdade! eu já mandei SMS sem querer quando ia escrever o P =/

  • Raphael

    Questão da Ellen ser beeem melhor que o Jô é opinião pessoal. Acho que não precisava constar do artigo, mas tudo bem.
    Eu particularmente não consigo assistir ao programa dela. Precisa fazer 10 piadas pra que uma seja realmente engraçada, dentre as outras 9, existem algumas até engraçadas, mas que fica claro que não é natural da personalidade dela, tem que se esforçar como atriz pra fingir que aquilo não foi algo totalmente preparado, copiado e ensaiado. No mais, há quadros muito infantis e por várias vezes acha que forma inteligente de humor é expor as pessoas ao ridículo.