Notícias

Rumores e suposições sobre a câmera fotográfica dos próximos iPhones

Como todo o ano, a Apple já se prepara para o lançamento de mais uma geração de iPhone e com isso, vários rumores, vazamentos de notícias e suposições rondam a internet. Alguns deles são relativos à evolução da câmera fotográfica nos novos modelos.

Algumas fontes do mercado afirmam que a Apple já teria feito uma grande encomenda para a OmniVision (fabricante das câmeras dos atuais aparelhos) de sensores de 5 megapixels, provavelmente para a 4ª geração do iPhone.

Mas os rumores vão mais além: a Apple estaria já pensando no iPhone G5. Segundo um analista, a Apple pode estar disposta a trocar a OmniVision pela Sony, que é capaz de produzir sensores CMOS de 8 megapixels em 2011, e de 12,25 megapixels em 2012.

Paralelamente a isso, foram encontrados alguns indícios no beta do iPhone OS 4 que mostram um aplicativo de videochamadas (tipo o iChat do MacOS), sugerindo que o próximo modelo deva vir com uma câmera frontal. Mas é importante lembrar que desde 2008 este rumor ronda os sites especializados e por isso, toda a cautela é pouca.

A previsão para o lançamento de uma nova versão do iPhone é para junho/julho deste ano. Por isso, se você está pensando em trocar ou adquirir um novo aparelho, talvez seja melhor esperar. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Raul i.c.

    Será q dessa vez vem?

  • André

    Qto mais megapixels melhor. A resolução das fotos e vídeos atuais já é boa, se aumentarem melhor ainda.

    • Maurício™

      Eu já penso o contrário. Acho que 3MP é mais que o suficiente.

      O que tem que melhorar é a qualidade da imagem, ou seja, o ruído dela.

      Acho que uma câmera de 3MP com qualidade de uma máquina fotográfica é MUITO mais benéfico que um celular com 52MP e ruídos absurdos.

      • Filipe

        Concordo com o Maurício, não precisa aumentar o tamanho da imagem, o que importa é melhorar a qualidade

        Megapixel é só tamanho da imagem, ou só nome para chamar a atenção de consumidores leigos…

        Já vi uma câmera antiga da Canon série Rebel que tinha apenas 6MP e as fotos são MUITO superiores a qualquer câmera comum de 15MP que se tem hoje

        Um outro exemplo que posso dar é a câmera do iPhone 3G que tira a foto em 2MP mas mesmo assim é superior aqueles produtos paraguais que tem 8MP ou até mais. Na minha opinião a câmera do iPhone só peca em flash. Coisa que a Apple vai dar um jeito de resolver

        • Paulo Nunes

          Concordo e acrescento: pela limitação de espaço, acredito que pouca coisa pode avançar (pelo menos por agora) na fotografia de celulares, talvez a resolução e a adição de flash. Uma boa lente (qualidade, clareza e distância focal adequada), com diafragma regulável, ajustes de velocidade de obturador, entre vários outros fatores estão longe de poderem ser portados pra um celular. Tenho fotos muito boas ampliadas inclusive em 30 x 45 cm em 3 Mp, porém, tiradas por uma câmera semi-profissional.

          • Nuno Terceiro

            (Ricas essas respostas ao primeiro comentário! É bom ler coisas escritas por gente que sabe algo daquilo de que se propõe a falar.)

            A “questão de espaço”, a que se referiu Paulo Nunes, é importantíssima nesse caso, sendo, inclusive, impeditiva em certos aspectos. Por exemplo, existe uma limitação física no que respeita ao jogo de lentes para que o zoom óptico seja viável.

            É interessante que algumas pessoas desejem um celular de espessura menor ou equivalente a do iPhone, cuja câmera apresente zoom e imagem de alta qualidade, comparável a algumas câmeras dedicadas “high-end”. Não faz o menor sentido, do mesmo modo que essa corrida pelos megapixels sem um módulo decente de câmera é, da mesma maneira, descabido.

  • Pelo menos dessa vez temos os botões no SDK, isso reforça que pelo menos o iPad teria isso, mas como o próximo modelo só sairia ano que vem, deve ser do iPhone mesmo.

  • Vitor Sá

    Esse negocio de “esperar” é muito chato! Conta logo! Haha!

    Algo me diz q esse iPhone 4G terá tudo o q eu esperava no 3GS… Mas pra mim só o 5G, de 2 em 2 anos ta bom.

  • Vitor Sá

    O q me preocupa é essa vontade de sair aumentando o número de pixels, nem sempre a qualidade melhora! Só fico mais tranquilo pq a Apple não é como outras empresas, ela faz os produtos com qualidade (menos a capa do iPad)

  • Junior Correa

    Eu vou esperar!

  • Vitor Yuri Tomoi

    Vou esperar até o ano que vem para trocar o meu 3GS

  • Fabio

    Não tem a menor necessidade de aumentar resolução, sem mexer na qualidade da lente a foto só fica grande e sem nitidez… (e cheia de ruído). O que falta é um bom LED flash, de preferência duplo (como o do meu antigo k750i de 2006)…

  • RAVAGNANI

    Flash na câmera traseira e uma câmera frontal são essenciais para quem há meses atrás falou que não vai deixar o Google matar o Iphone.

    • Rodrigo

      concordo PLENAMENTE!

  • gugacorrea

    Na minha opinião a camera de 5MP para o iPhone 4G (?) é praticamente certo.

    E há rumores que o lançamento do novo iPhone será no dia 22 de junho. É esperar para ver. 🙂

    • Rumor furado.
      Dia 22 é uma terça-feira.

      O que alguns dizem é que a WWDC pode ser nesta época e aí a data seria para ANUNCIAR o novo aparelho, não lançar. 😉

  • Leotoneto

    Não adianta, pode ter 1 milhao de megapixels, se não tiver uma boa lente, e pra isso é nescessário espaço físico, a foto continua ruim… A partir de 3,2 mp, acredito que seja puro marketing… Mas o Iphone já é o melhor em muitas outras características, e isso já é o suficiente.

  • Caleb Albuquerque

    Eu devo comprar um 3GS em pouco tempo. Adoraria esperar e comprar o G4, mas vai ser lançado em junho e chegar ao Brasil (oficialmente, pelas operadoras) só no final do ano… Já tô sem iPhone desde outubro e isso tá me matando! Ficar MAIS 6 meses esperando eu morro logo! 🙁

    • Tulio

      bem, mas se tu tá desde outubro sem, veja se consegue esperar mais um pouquinho(talvez até pegar um baratex para ir quebrando o galho).. eu tb qro trocar o meu (tenho 2G q está me torrando paciencia, além do wifi zoado e velocidade EDGE q deixa qq ex-usuario de conexão 3G – tinha um Nokia E71 – nervoso!!) mas reconheço q seria precipitado afinal, daqui 4 ou 5 meses estourando teremos novo modelo.. problema é o tempo e $$$ dele no Brasil, mas enfim, talvez vale esperar..

      PS: se tu achar super promoção (algo q tb espero como milagre divino da Claro), compre.. hahahhaa

  • Rodrigo

    Ok, mas nada de flash?? =(

  • Leonardo Barbosa

    Agora postando no lugar certo! 😛

    Acredito realmente que haja uma melhora na câmera, principalmente agora com o zoom digital do iPhone OS 4, já que provavelmente este zoom destrói a imagem obtida com a atual resolução.

  • Daniel3GS

    estou satisfeito com meu 3gs,apesar da camera ser 3.0,mas quase nw uso a camera dele entw ta bom.agora espero o lancamento do ipad….EU QUERO UM IPAD.

  • Claudio

    Algum nunca pensou que foram perguntar ao Steve Jobs se era pra colocar flash no iPhone e ele, pensando na Adobe, gritou “jamais”? Hehehehehe

  • Brunolv

    Esse novo iPhone vai ser um ótimo upgrade pra quem continuou com o 2G e 3G. E vai ser na hora certa, pois até hoje ainda não tem nenhum app que seja exclusivo pro 3GS (como jogos), mas já tá quase lá, pois alguns já dão muitas travadas no 3G. Trocar agora pro 3GS não vale a pena, o 4G vai ter muito mais novidades.

  • Diego Mota

    Uma pergunta, é possível tirar uma foto de algo bem de perto, estou falando daquela opção que existe nas máquinas digitais, aquele que seleciona a florsinha, é possível no iphone? Obrigado!

  • RafaelVaccariN

    Sou meio leigo nessa parte de fotos, mas como iLex escreveu ” Apple pode estar disposta a trocar a OmniVision pela Sony”. As lentes da OmniVision que são boas no meu pensamento, são inferiores que da SONY ???
    O negocio é esperar!