iPadResenhas

Review Blog do iPhone: o iPad como leitor de livros

De Carlos Lemos, direto de Nova Iorque especialmente para o Blog do iPhone
Imagens de Rogério Cruz

Muitos se perguntam como é a leitura de livros no iPad. A tela cansa os olhos? É melhor que o Kindle? Eu, como bom amante de literatura, resolvi testar justamente esta utilização, que foi um dos motivos por eu ter optado pela compra do tablet da Apple.

Ao contrário do que muitos supõem, a tela de LCD não irrita a vista. A luminosidade é automaticamente controlada pelo foto-sensor existente no aparelho. Além disso, o próprio aplicativo iBooks possui uma opção de fácil acesso para reduzir manualmente o brilho da tela, facilitando a leitura.

A experiência de ler um texto na tela do computador não é comparável àquela no iPad. Neste, o foco é somente no texto, sem outros elementos visuais externos para poluir a visualização. Há também a diferença que, geralmente, quando estamos na frente do computador, ficamos sentados, ou com o laptop no colo. O conforto de segurar o tablet como um livro, leve, influi diretamente na experiência de leitura. A possibilidade de mudar o tamanho das letras do livro também é uma mão na roda e ajuda na leitura.

Além do aplicativo oficial iBooks, há também o app Kindle para o iPad, que é excelente. Mesmo estilo de navegação entre páginas e várias opções em comum. Só senti falta de uma sincronização dos livros dele com o programa iTunes do computador.

Ainda não há livros em português na iBookstore, mas é possível importar (via iTunes) livros em formato ePub para o iBooks.

Como conclusão, só posso dizer que o iPad já faz parte das minhas leituras. O fato de poder carregar vários livros em um dispositivo que pesa somente 600 gramas nos dá muito mais liberdade e facilidade no acesso às obras. Sem falar nas outras incríveis funções ‘extras’ do tablet, como vídeos, internet e todos os aplicativos, coisas que nenhum outro e-Reader oferece na atualidade.

Carlos comprou seu iPad em Nova Iorque, no dia do lançamento oficial.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Que todos leiam bastante com ou sem o iPad, mas com ele é bem melhor

  • eh… no caso, o iPad seria avaliado como um ebook reader com funçoes legais como ver videos, navegar na internet, ver fotos e usar os apps da App Store.

    ja em outros casos, como no meu, onde a leitura nao eh tao importante, ele seria um iPhone mais complexo. ou um notebook mais simples.

    o iPad pode ser avaliado de diversas formas, dependendo do uso de cada pessoa, e isso que eh o mais legal nele e por isso eu comprarei um sim!

  • gugacorrea

    Muito legal a review do Carlos Lemos, parabéns.

    E parabéns ao Blog do iPhone (iLex) pela cobertura no #iPadDay 😉

    Cada dia mais a vontade de comprar o iPad aumenta!

  • Rogerio Camorim

    Review ??????????????????/
    Por acaso o escritor usou ja um ipad para fazer um Review?
    Quem escreveu isso, escreveu apenas em boatos e coisas que já estão disponíeis na internet e com isso não e um Review, e sim apenas uma demostração.
    E como achou na internet, cade as fontes? Via? etc?

    • Se é ‘review’ é porque usou um iPad verdadeiro. Aprenda a interpretar textos antes de vomitar exigências. 😉
      E a fonte é o BLOG DO IPHONE. Se for usar no seu blog, favor colocar um link. 😛

    • Lucas Pinho

      Podia ter dormido sem essa eim campeão? 😉

    • Henrique

      No minino redigiu essa pérola em um PC Pentium I com WINDOWS 95…
      Dá um desconto para o jumento…
      rsrsrsrs

      EXCELENTE REVIEW iLex.

    • Henrique

      DÚVIDA!!!
      Ao ler um PDF? Ele usa o iBook também? Como fica?

      Grande abraço iLex!

    • Mark_SP

      Difícil ler em cima do título né espertão?? Se tivesse lido veria a frase: Direto de NW exclusivo para o Blog do Iphone…
      Ah, tá, deixa eu te avisar (pois vc não deve saber) que o iPad já começou a ser vendido lá… e vários Brasileiros já tem o seu… inclusive o primeiro vendido foi para um Brasileiro… quanta coisa né?? E olha que só gastei 3 segundos procurando aqui no Blog…. imagina se você fizer o mesmo sem antes escrever um monte de asneira?? Vai ser legal hein???
      Rss

    • Pedro

      É fantástico a capacidade humana de pagar de idiota. As pessoas vivem se superando…

    • Pedro

      iLex, estou tentando acessar a iBooks Store em meu iTunes (usando minha conta americana, obviamente) mas não a encontro. Ela só é mostrada caso eu tenha um iPad cadastrado em minha conta?

  • Eduardo FSO

    Já tem (ou terá) livros usados em faculdades na iBookstore? [Livros em inglês mesmo]

  • Alex iPilot

    Como fica a imagem sob o Sol? Igual ao do iPhone ou a tela “reage” diferente?

    Penso que esse é um ponto relevante na comparação com o Kindle: como fica a visualização da tela em ambiente externo, à luz do dia.

    • Boas questões. Vou perguntar para o Carlos e para outros leitores que estão colaborando conosco e que já possuem o seu novo precioso. 😉

  • vittoriotb

    Caramba !! Muito bom o ipad !! Pq vcs nao fazem um site sobre o ipad??

  • Fabio

    Muito boa a solução para incentivar a leitura, pena que é elitista (caro)
    Além disso, quantos tem coragem de puxar um iPad no metrô ou busão?

    Livro – ainda – não levam. Ja o iPad… Com certeza vai ficar “mais leve”… 🙁 🙁

  • RodrigoDC

    Como o iPad ussa o iPhone OS acho que não e nescessario fazer blog exclusivo para ele. Do geito que o iLex tá fazendo tá bom.

  • RodrigoDC

    É Fábio, eu não tenho essa coragem Não, aqui no Brasil o pessoal vai usar trancado, dentro de casa, no quarto de hotel por aí vai.

  • ThiGimenes

    Preguiça desse povo que tem preguiça de ler um texto e ânsia por descer a lenha!

    Parabéns pela exelente cobertura iLex… o Blog está cada vez melhor.

    Quanto ao iPad, o dispositivo me decepcionou duplamente. Primeiro por não ser tão revolucionário quanto diziam os boatos e segundo por eu ainda não ter podido comprar o meu! iPad pra Apple lançar logo aqui no Brasil que eu preciso de um negocio desse!

    Grande abraço.

  • o site TiBp também acabou de publicar um vídeo bem legal do iBooks:

  • Alex iPilot

    Seria legal também verificar se ele permite baixar documentos da internet para o “My Documents”, apenas clicando normalmente nos links.

  • Toloko

    Eu lí Musashi Volume 1 pelo PSP, apesar da tela bem menor, foi agradável. O livro físico pesava um caralho pra ficar carregando +_+”

    Quando anunciaram o iPad, logo me ví querendo um pra poder continuar a leitura através de e-books =D

  • Alexandre L

    Eu tenho um macbook aluminium que depois de instalar o 10.6 nunca mais tive acesso ao wi-fi. E para piorar, quando desliga, as vezes reinicia. Vou vende-lo para comprar um iPad. Afinal, meu uso é apenas para navegar na internet. Tenho também um iPhone 3G de 8GB, mas na telinha, navegar é um exercício cansativo. A combinação de iPhone e Ipad vai ser uma experiência sensacional.
    Se apresentar problema no período de um ano, a Apple Brasil garante um comprado no exterior? Ou melhor esperar para comprar aqui?

  • iMatews

    nem sou muito fã de livros D:
    mas, pra quem gosta, vai amar o iPad 😀

  • victor

    Me desculpem a opinião contrária, mas eu ainda estou tentando ver a utilidade do ipad.

    O que mais me chama atenção é o passo tecnológico que se deu, mas em termos de utilidade não consigo ver algo significativo. Um macbook é bem mais completo.

    Quanto à leitura, nada substitui o livro, o papel. Assim como o conteúdo, um bom livro se faz bom pela forma, textura e até cheiro.

    Abraços

    • Alex iPilot

      Não precisa se desculpar… Eu também fiquei decepcionado, a princípio. Até um netbook é mais completo que o iPad, e o MacBook é bem mais caro.

      A questão da utilidade vai depender de cada um. Vc assistiu aos vídeos da Apple? O vídeo da Pages foi meu veredicto, irei escrever meu próximo livro no iPad, principalmente pelo conforto do teclado virtual.

      Quanto ao “cheiro dos livros” eu concordo contigo, mas não se esqueça da INFINIDADE de manuais e livros técnicos que existem por aí, e eu te digo uma coisa, eles pesam, são enormes, não tem mecanismo de busca, são caros e quanto ao cheiro, ELES CHEIRAM A TRABALHO, hehehe…

    • Roberta

      A utilidade vai depender de cada um.

      Eu não faço questão de um super computador, se em casa eu só uso pra navegar e jogar. Além disso, os jogos que gosto são casuais. Então não preciso de muito processamento. E geralmente uso a internet p/ twitter, alguns blogs e sites de notícias, que em sua maioria não usam flash.

      Tenho um netbook, mas acho muito chato usá-lo deitada na cama ou no sofá… Além disso, sempre tenho que ligar na tomada…

      Por outro lado, tenho tb um iTouch que adoro e uso direto!!! Uso muito mais que o meu netbook ou o pc de casa. No entanto, acho a tela pequena demais!!!

      Por isso, pra mim, o iPad é perfeito!!!

      • mark

        Pois é Roberta, assim como você, muita, mas muita gente usa o PC para os mesmo usos que você faz…. e é nesse exato consumidor que a apple pensou quando lançou o iPad….

        E ainda tem gente achando que vai ser um fiasco…. tenho até pena desse tipo de pessoa… eu mesmo na primeira oportunidade pego o meu….. para vídeos, navegação e jogos, não imagino nada melhor (nem para viagens de avião e hotéis… muito mais prático que ficar levando notebook prá lá e prá cá… (meu caso)

        Vou manter desck de casa apenas para baixar conteúdo para usar…. no Ipad.

  • André Amaral

    iLex, o que o Flávio falou é verdade!
    Eu tbm consegui cadastrar meu cartão de crédito internacional MasterCard em uma conta americana do iTunes!
    Mas eu não usei o método dele, simplesmente coloquei um endereço americano e um zip code americano e cadastrei o cartão.
    O estranho é que eu tentei outros cartões, entre eles Visa e American Express, mas apenas o MasterCard funcionou. Os outros falavam que o endereço de cobrança era incompatível.
    Lembrando que todos eles são cartões internacionais mas de bancos aqui do Brasil.
    Meu amigo tinha me dado a dica, eu tinha achado estranho pois nunca tinha ouvido algo do tipo e quando eu tentei deu certo. Agora posso comprar jogos na app store americana e até comprar/alugar filmes e músicas na iTunes Store. Tinha desistido de comprar a Apple TV por não poder fazer isso antes, mas agora que eu consegui vou comprar quando for para os EUA.
    Tente fazer tbm e me diga dpois se vc conseguiu….
    Parabéns pelo blog, tá excelente!!! Gosto dos posts sobre o iPad e acho que assim o Blog fica muito melhor… tudo de bom ae… abraço!

  • Nani

    Olha, o ipad só vira para nós Brasileiros quando houver conteúdo para nossa língua. Enquanto isso não acontece não vejo utilidade no Ipad.

  • Manassés Martins

    Já testou a leitura de PDFs nele? Um dos meus objetivos principais é usá-lo como substituto da minha pasta de partituras, podendo carregar todas elas sem pesar e, principalmente, cantar com o auxílio do iPad.

  • Henrique

    Quando ao PDF… Também estou curioso, pois leio muitas apostilas no Macbook. Como fica a visualização? Parecido com o iBook? Grande abraço!

  • carlos

    Grato ao Carlos pelo review, mas ficou um gostinho de quero mais.

    Como fica a leitura sob luz do sol?
    O LCD não deu strian. Quanto tempo vc usou?
    Vc eh daqueles que consegue ler um ebook no notebook? Seria interessante para termos um termo de comparação

    Se vc puder complementar, agradecemos

  • Valdir

    E A BATERIA?

  • Luhana

    Adorei o Blog, o conheci somente hoje enquanto procurava imformações sobre o IPad.

    Minha maior dúvida é sobre a questão que a Nani apontou acima, como será o conteúdo para nós brasileiros!?!?!

    Sou viciada em leitura, leio em média um livro por semana e não tenho mais onde guardá-los, o IPad seria TUDO para mim nesse aspecto.

    A Apple sabe conquistar seus “seguidores” apaixonados pela marca, quando comprei meu IPhone pensei que só usaria como celular mesmo e hoje não vivo sem ele, por isso acredito que dificilmente o IPad vai nos decepcionar.

    Abraços!!!

    • Luhana, a iBookstore (loja da Apple que vai vender os livros) ainda não tem previsão para estrear no Brasil. Porém, várias editoras no Brasil já estão se mexendo e prometem lançar livros compatíveis com o iPad. Até muitos gratuitos encontrados pela net, em formato ePub, poderão ser lidos no aplicativo iBooks, com virada de página e tudo.
      Por isso, não deve ser nenhum problema não. 🙂

  • Luhana

    iLex,

    obrigada pela resposta, agora vamos torcer para que não demore a vinda do IPad.

    Abraços.