Aplicativos

Aplicativo brasileiro Formula 1 Mobile 2010: a resenha completa

Hoje foi dia de corrida de Formula 1 na China e aproveitamos para testar o novo aplicativo Formula 1 Mobile 2010, da brasileira FingerTips.

O utilitário (gratuito) foi feito para deixar o fã do automobilismo por dentro de tudo o que acontece no mundo da competição, com o máximo de informações e notícias sobre pilotos e equipes.

A interface dele é muito bem feita, com uma navegação agradável pelos vários ítens do menu, que é dividido em Grandes Prêmios, Classificação, Equipes, Notícias e História.

Todas as corridas da temporada são listadas em uma única página, e o que é melhor, com a indicação do horário que ela começa no Brasil. Você então tem acesso a todos os detalhes do Grande Prêmio, como história da pista, sessões de treinos e resultado da corrida.

Se você abre esta página no momento em que a corrida está acontecendo, poderá seguir ao vivo a posição dos pilotos, com dados como tempo de volta, distância entre carros e número de voltas dadas. O que eu achei muito legal foi a solução encontrada para dispor todas estas informações na tela reduzida do iPhone: muitos não devem ter reparado, mas ao movimentar com o dedo a coluna com os tempos, ele muda a informação apresentada.

Na parte de Classificação mostra o ranking de pontos dos pilotos e das equipes, que também possuem um menu individual com todos os detalhes.

No menu Notícias, algumas informações atualizadas do que anda acontecendo no Circo e na opção História, a lista dos campeões de todos os anos.

Pecados da juventude

Infelizmente, apesar de muito bonito e bem feito, o aplicativo ainda peca em alguns pontos importantes, sem dúvida por causa de ser recém lançado.

No acompanhamento ao vivo, a prometida “narração em tempo real” simplesmente não existiu durante a corrida deste domingo.

Outro detalhe que incomoda é a visualização de pilotos que estão em posições posteriores, pois a tela volta sempre para o início da lista sempre que há uma atualização (que acontece mais ou menos de 5 em 5 segundos). Acompanhar o Massa, que ficou em 9° hoje, foi bem difícil.

A tabela de Classificação dos pilotos, com os pontos, não é atualizada automaticamente, o que é complicado, pois é uma das primeiras informações que buscamos logo após a corrida. Tive que mudar para o aplicativo oficial (também gratuito) para me informar sobre a classificação geral no campeonato. A coisa se agrava mais ao constatar que, no momento de postagem deste artigo (quase 8 horas após do final da corrida), o aplicativo ainda mostrava a classificação antiga.

Parece também que ele foi lançado ainda incompleto, pois a parte de história das pistas simplesmente não existe.

Ainda nesta parte de história, certamente algum “estagiário” levará um belo puxão de orelhas. Ao buscar pelo histórico da pista de Bahrein (GPs > Bahrein > História), uma tela com uma mensagem um pouco xula aparece, certamente resultado de um descuido na hora de liberação da versão final.

Claro que tudo isso pode ser (e certamente será) arrumado rapidamente em uma próxima atualização e não prejudica tanto a avaliação geral do aplicativo, que é razoavelmente completo. Com a qualidade e competência que a FingerTips sempre mostrou, com certeza em breve o aplicativo se tornará o utilitário preferido de todos os fãs que quiserem acompanhar a Temporada de Formula 1 de 2010. 🙂

O Formula 1 Mobile 2010 pode ser baixado de graça na App Store (link) e é compatível com iPhone e iPod touch, OS 3.1.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luiz Gustavo Mendes

    Muito Massa esse aplicativo!!!!

  • Rodrigo Del Monaco

    O aplicativo tem tudo para ficar bom, mas ainda está uma bagaça, em bom PT!!! rsrsrsrs

  • gugacorrea

    Eu gostei bastante do app.

    iLex, não encontrei esses erros que você relatou: A historia da pista da China esta la (http://img.ly/UBr) e essa mensagem da pista de Bahrein também não apareceu (http://img.ly/UBu).

  • Gustavo

    Pessoal,

    Onde vocês apontaram como erro, não seria o Piloto/Equipe e Equipe/País dos respectivos campeões mundiais no campeonato de pilotos e de equipes??!?

    A lista mostra corretamente o Piloto/Equipe = Schumacher/Benetton e Equipe/País = Williams/Inglaterra.

    Essa informação está corretíssima, visto que estes foram os campeões no mundial de pilotos e de construtores, respectivamente, no ano de 1994.

    • Tem razão, erro meu. A Williams ali foi quem ganhou o campeonato de construtores. Vou arrumar já! 🙂

  • Alexandre Fachin

    Precisa do OS 3.1. Sniff

  • Cassio

    Concordo. O app tem tudo para ser bom, mas hoje não vale a pena. Está uma bagaça, como disseram ai encima. Aliás, essa tem sido a tônica da FTips em todos os seus apps. Pena!

  • iLex, primeiro gostaria de agradecer o espaço para divulgar o aplicativo.
    Infelizmente o aplicativo possui alguns erros que serão corrigidos em breve.

    Tenho certeza absoluta que hoje a FingerTips é a empresa mais madura e completa de desenvolvimento de app para iPhone do país, mas claro, cada um tem a sua opinião.
    Fico com o compromisso que esse será um dos melhores app de F1 do mercado.
    Assim que for lançado o Update, espero que você teste novamente e faça um review imparcial e completo.

    Mais uma vez obrigado à todos que baixaram e que usaram o aplicativo.

    Quem tiver qualquer sugestão ou crítica pode entrar em contato direto comigo, através do e-mail [email protected]

    Obrigado
     

    • Com o maior prazer, Breno. Mantenham-me informado assim que vocês atualizarem o app. 😉

    • Daniel Taiguara

      iLex o Breno tem sido muito atencioso no Twitter e os aplicativos da FingerTips são sempre de boa qualidade. Como vc mesmo falou logo eles lançam uma atualização resolvendo os bugs !

      • Como eu já disse publicamente, o Breno está sempre disposto e motivado a fazer coisas legais para os outros, além de ter uma vontade enorme de fazer com que as coisas dêem certo. Eu também tenho certeza que a próxima versão do F1 vai vir para arrasar. 😉

  • Evandro

    Quanto as informações, são mostrados os campeões, tanto de pilotos como de construtores, então entendo que em 1994, Schumacher foi campeão mas a Williams levou o titulo de construtores, e não que Schumacher fazia parte da equipe Williams.

  • Marcio costa

    Gostei desse aplicativo, eu que sou fã da fórmula 1.

  • Ednilson Rosa

    Agora são 18:32 e até agora a classificação não foi atualizada com o resultado da corrida que aconteceu nesta madrugada. Desse jeio o aplicativo perde credibilidade…

    • Pessoal quem estiver com dificuldades para atualização dos dados, favor tentar o seguinte procedimento:

      Entre em info e depois aperte o botão ‘sync’ localizado no canto superior direito.

      Espero q isso solucione parcialmente o problema.

      Abraços

  • Antonino Ferreira

    Aqui 19:29, Felipe Massa continua em 1º e a bagaça do Barhain também. 

  • marcos jp

    ai vai a bagaça do resultado …….hehe essa foi jenial !!!!

  • Legal, mas na parte das últimas notícias dá erro e pede para fechar e reiniciar o app. Tentei várias vezes e o mesmo resultado. Vamos ver no que isso vai dar!!
    Abraços!!.

  • Bruno

    Vou testar….

  • Alexandre L

    Genial com J também foi genial. Mesmo com a bagaça em PT.

  • iLex seria legal se você pudesse colocar essa dica que eu dei no final do seu post.

    Valeu!

  • Rodrigo

    nem chega aos pes do app da Vodafone !

    vai ter q comer muito feijao

    • Jonatas

      Posta o link ae, que o da Vodafone que eu achei é tão feio que não dá nem gosto de usar. Chama 2010 Vodafone McLaren Team.

  • Rafael Pereira

    Já existe o oficial, da F1 que é bem completo e tem os treinos e corrida em tempo real.

  • Eu sou fã de F1, tenho em meu iphone o app oficial da F1 e o da Vodafone. Testei o da Ftips e gostei, principalmente por ser brasileiro.

    Realmente tem algumas falhas como foram apresentadas no review, mas isso é normal (não estou dizendo que vocês não tenham o direito de reclamar e expressar) no desenvolvimento de aplicativos gratuitos e principalmente com deadline fixo.

    Acho que o caminho é esse. Vamos esperar as atualizações.

  • Márcio Nakamura

    Como o próprio site diz: (A interface dele é muito bem feita, com uma navegação agradável pelos vários ítens do menu….) mas o app está simplesmente “ABANDONADO”!!!! A última notícia é do dia 09 de Junho!!!!!