Notícias

Pwn2Own 2010: lista de SMS do iPhone hackeada em 20 segundos

Todos os anos acontece na CanSecWest, no Canadá, um concurso chamado Pwn2Own, onde vários hackers lutam para encontrar falhas de segurança em vários sistemas operacionais, de computadores a smartphones. Neste ano, dois deles conseguiram driblar a proteção do iPhone em apenas 20 segundos.

O aparelho usado na demonstração foi um 3GS original, sem jailbreak. Os hackers Ralf-Philipp Weinmann e Vincenzo Iozzo se utilizaram de uma falha no Safari Mobile para invadir o aparelho e extrair o banco de dados com mensagens de SMS. Com isso, ganharam o prêmio de 15 mil dólares.

O hack acontece com o acesso a uma simples página internet com código malicioso. Sem que o usuário se dê conta, é feito o envio da lista completa de SMS para um servidor. Potencialmente, o mesmo método poderia ser usado para o roubo da lista de contatos, de fotos e até de arquivos de músicas.

Segundo as regras do concurso, os hackers não podem divulgar publicamente o método e a empresa afetada (no caso, a Apple) é comunicada da falha para que esta seja reparada.

No ano passado, o especialista em segurança Charlie Miller (conhecido na Pwn2Own por haver hackeado um MacBook Air em 2008) demostrou uma falha no SMS de vários smartphones (inclusive o iPhone) que permitia o acesso a algumas poucas funções do aparelho. A Apple consertou a falha rapidamente logo após o anúncio público de Miller.

Devo me preocupar com o atual problema de segurança no iPhone?

Ninguém precisa se preocupar com a atual falha encontrada. Não é vírus e não é uma ameaça pública, pois não foi divulgado o método. Além disso, o único risco que ele apresenta é o roubo da lista de SMS, que apesar de poder conter informações pessoais importantes, não compromete o restante do aparelho.

O que pode acontecer é isso pressionar a Apple a lançar uma nova atualização do iPhone OS. Resta saber se seria o 3.1.4, o 3.2 ou já o 4.0…

via

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close