Aplicativos

Opine BBB, a primeira ferramenta brasileira de pesquisa para iPhone e iPod touch

Não se deixe enganar pela aparente superficialidade do aplicativo. O Opine BBB é na verdade a primeira ferramenta brasileira de pesquisa de opinião para iPhone e iPod touch, cuja potencialidade ainda pode dar muito o que falar.

Desde o final do ano passado, estamos acompanhando o trabalho da Sync Mobile, empresa voltada ao Mobile Marketing. O que ela vem desenvolvendo nesta área nos impressionou, pois ainda não existe nenhum similar do tipo em nosso país.

O desenvolvimento de uma ferramenta do tipo pode ser extremamente útil para empresas e entidades. O iPhone se transforma assim em um instrumento fiel de levantamento de opinião, eliminando possibilidades de fraudes ou de opiniões repetidas, visto que cada aparelho tem direito a apenas um voto.

Como estreia para testar a ferramenta, a Sync Mobile lançou um aplicativo gratuito usando o programa de televisão Big Brother Brasil como tema. Afinal, gostando ou não, atualmente é o evento que mais requer a opinião do público no país.

São várias perguntas que o usuário responde direto no aparelho. Os resultados da opinião colaborativa é mostrado ali mesmo, no aplicativo. É possível também mudar de opinião quantas vezes quiser, mas nunca votar duas vezes.

As possibilidades e usos deste tipo de aplicativo são enormes e são direcionados a um público bem definido: usuários de iPhone e iPod touch no Brasil.

As empresas que ficaram interessadas em desenvolver algum trabalho nesta área, podem contactar a Sync Mobile diretamente no seu site oficial.

E para os fãs de BBB, corram e dêem sua opinião: o Opine BBB é de graça e pode ser baixado na App Store (link). Compatível com OS 3.0.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor

    First !!!

    Muito bom isso !! Mais dourado n vai ganha o bbb ..

    • Sheron Avelino

      Putz Vitor, o pior é que vai! Apostaria meus apps do meu iPhone nisso… rs

      P.S.: Não torço por ele e nem por ninguém em especial… é apenas pura especulação da minha parte.

  • Gileno Paiva de Lima

    Muito interessante, vou da uma olhada,
    a ideia é excelente.

  • Tomoi

    BBB é um LIXO, mas a ideia do app é boa

  • Não entendi muito bem!
    Se uma empresa quer fazer uma pesquisa, ela contacta a Sync Mobile, que fará as perguntas e quem tem o aplicativo e quiser poderá opinar.
    Como ficarei sabendo da pesquisa? Por atualização do App?
    ou para cada pesquisa a Sync Mobile fará um aplicativo.

    • As possibilidades são ilimitadas.
      Por exemplo, quantos usuários de iPhone e iPods touch existem atualmente no Brasil? Uma pesquisa do tipo, bem estruturada, poderia responder com precisão. 😉

  • Dinnosan

    Nem todos que usam iPhone ou iPod touch terão o app na época da pesquisa. Dificilmente saberíamos quantos usuários do iPhone e iPod temos no Brasil.
    Quem tem essa informação é o tio Job rsrs.

    • Você não sabe. Depende de como a pesquisa é feita. 😉

  • DarkSide

    na boa o APP é muito feio hein, nada Apple like

    • Gabriel

      Achei muito caprichado. Existem muitos apps por ae que só usam as coisas padrões da Apple e nem sequer pensam em fazer uma interface bonita. Gostei!

  • Luciano Cardoso

    Mto bom, apesar de eu não gostar do tema de lançamento. É o q esta na boca do povo.

  • Dinnosan

    Se preciso instalar o programa para participar da pesquisa …

    • É, desisto. É inútil.

      • Dinnosan

        Caro iLEX,
        adoro ler o seu blog, leio todos os dias e posto quando acho que minha opinião é coerente com o assunto em questão.
        Não entendi porque vc desistiu e disse ser inútil continuar respondendo aos meus comentários sobre a pesquisa. Poderia explicar em poucas palavras?

        abrss

        • Felipe Couto

          Dinnosan, o iLex tá certo.

          fiz um comentário abaixo sobre isso. Abs

        • Dinnosan, o meu argumento é que não se pode “achar” que não vai dar certo se não se sabe o tipo de pesquisa que se vai realizar. Cada uma é diferente, e como bem ilustrou o Felipe Couto e o Thiago, pesquisas tratam de segmentação, o que é perfeito no iPhone OS, caso o público procurado seja o seu perfil.

          Eu fui infeliz no exemplo de realizar um CENSO de quantos iPhones existiriam no Brasil (meu sonho é um dia poder fazer isso), mas mesmo assim, dependendo da campanha que se faz, pode-se chegar a um número aproximado. Os aparelhos não estariam ligados ao mesmo tempo? Pensa-se em uma solução para isso. Nem todos responderiam as perguntas? Pensa-se em uma solução para isso.

          Em marketing, existe problemas e as buscas de soluções. Parar no problema e dizer que não dá, não é marketing. 😉

  • Janja Boy

    Acho muito inválido.
    O iPhone não é um celular popular no sentido correto da palavra.
    Como pode se prestar para instrumento de pesquisa? Pesquisa em que área?
    Acho que é difícil quando o instrumento de pesquisa tem um preço médio de quatro vezes o salário mínimo do país.
    Será que nesse nicho as “pesquisas” serão MUITO direcionadas, ou não?

    • Felipe Couto

      PESQUISA NÃO É CENSO. PESQUISA É AMOSTRA.

      Toda amostra representa alguma coisa. Então vejamos, para fazer pesquisa com donas de casa que fazem compras eu preciso ir em todos os supermercados? ou ir em um em cada faixa de valor já me mostra uma amostra do perfil?

      PENSEM: Se eu tenho 5000 usuarios de iphone. Se esses 5mil informam suas idades, sexo, faixa de renda. O que eu tenho?

      Segmentação pura. Eu consigo traçar uma amostra com determinado desvio padrão, que me conta como esses perfis atuam.

    • Mas Janja, como é que tu pode generalizar, se nem sabe de qual pesquisa se trata?
      E se for justamente uma pesquisa com usuários de iPhone? Ou com as classes AB?
      O público é limitado sim, mas dependendo do alvo da pesquisa, isso é positivo, não negativo. 😉

      Por exemplo, por que aplicativos apresentados no Blog do iPhone apresentam mais downloads que aqueles anunciados em sites de Mac ou de tecnologia (fato comprovado), com maior público? Porque aqui o leitor que vem é específico, só quer saber de iPhone OS, enquanto que em outros sites, estão preocupados também em outras coisas. Entende como público reduzido pode ser bom, dependendo do que se quer?

  • Felipe Couto

    Acho que vocês não sabem o significado da palavra pesquisa que o iLex quis dizer.

    PESQUISA NÃO É CENSO. PESQUISA É AMOSTRA.

    Toda amostra representa alguma coisa. Então vejamos, para fazer pesquisa com donas de casa que fazem compras eu preciso ir em todos os supermercados? ou ir em um em cada faixa de valor já me mostra uma amostra do perfil?

    PENSEM: Se eu tenho 5000 usuarios de iphone. Se esses 5mil informam suas idades, sexo, faixa de renda. O que eu tenho?

    Segmentação pura. Eu consigo traçar uma amostra com determinado desvio padrão, que me conta como esses perfis atuam.

    É óbvio que bem conduzido pode sim ser ferramenta de pesquisa! Parece que vocês não entendem muito disso pessoal. abs

    • Thiago

      Exatamente o que estou tendo na minha aula de Estatistica e Metodos e Tecnica de Pesquisa.
      Por isso, concordo com vc.

      Pesquisa é uma coisa. Censo já é outra coisa.

  • No iPad sera possivel usar a conta que tenho no iPhone da iTunes? Transferindo todos os mesmos apps para ele? Desculpa perguntar aqui, mas nao achei como perguntar no forum.. Valeu

  • Thiago

    Eu assisto o BBB e voto!
    Qual é o problema?

    Curti o programa, muito bom!

    • Felipe Couto

      Eu tb! hehehe, tem mulher boa eu to vendo! E a dona patroa ainda vê junto ou seja, ta tudo em casa!

      🙂

  • Érico

    Todo mundo enche a boca para falar mal do big brother, mas todo mundo assiste de vez em quando, ou sempre, mas nunca assume! Eu vejo sempre que dá e achei o programa da sync mobile muito oportuno. Concordo com ilex e acho que este tipo de app ainda vai dar o que falar. O design desse opine bbb tem tudo a ver com o padrão bbb, então não há o que falar de design a la apple.

    • Érico, que bom que gostou. Nosso próximo app terá um design bem diferente também e iremos disponibilizar algumas licensas para o pessoal do Blog do iphone. Espero que voce ganhe uma!

      • Érico

        opa rapaz, muito obrigado e espero que dê sorte sim! irei avaliar na app store assim que chegar em casa! abraço

  • Omarbh

    Quando surgem novas ferramentas, a visão de negócio é que Vai dizer o que dará ou não certo. O iLex tem razão. Pincel e tinta todo mundo pode comprar, pintar (bem) é outra coisa. Mas sempre tem o entrave do usuário leigo e preguiçoso. Pq os cinemas desistiram de liberar sinopse e trailer por Bluetooth na porta das salas? Pq quase ninguém sabe q tem Bluetooth no celular e dos que sabem que tem, a maioria não sabe usar! Pq não temos QR nos produtos? Pq ninguém usaria! Por isso, acho que para ter smartphone acima R$1.000,00 o comprador tinha que fazer cursinho!!! Dá dó ver aparelhos modernos na mão de que mal- mal sabe fazer ligacões! Desperdício de dinheiro e de tecnologia que desestimula o mercado aqui!

  • Omarbh

    Acerca do que cimentei acima, que tal lançar a campanha: Adote um primata da tecnologia! Eu já “salvei” alguns colegas e familiares da ignorância tecnológica. Peguei seus celulares e mostrei a eles vários recursos, desde MMS, passando por uso da agenda (alguns só usavam a do SIM), até o BT e uso do pacote de dados que eles não sabiam que tinham. Ganhavam aparelhos das operadoras e nem liam o manual. Bom, com isso, o iPhone ganhou dois novos usuários e muitos perderam a antipatia por ele, devido à falsa ideia de simples objeto de moda que tinham dele.

    • Gabriel

      Apoiado!!!

  • Dinnosan

    Obrigado pela aula dada sobre pesquisa e censo, compreendi agora o que o iLEX quis dizer.
    Parabéns ao Felipe Couto e ao iLEX pela gentileza do esclarecimento.
    Abrss

  • Interessantíssimo. Excelente idéia do aplicativo. Acho que essa moda pega fácil.

  • mark

    Muito bom, poderiam implementar uma certa “recompensa” aos participantes de alguma pesquisa.. isso ocorre com freqüência na Alemanha (só usei celular fora do Brasil lá), exemplo, se você opta por receber certa quantia de sms com propaganda ganha “créditos” para usar em sua linha e por aí vai…

    De qualquer forma o aplicativo é direcionado apenas aos proprietários de Iphone e iPod, desta form,a, apenas empresas interessadas neste restrito público irá utilizar a ferramenta…

    Muito embora o número de usuários não seja tão grande (eu já acho que é), são de público com certa conhecimento em tecnologia e com condições financeiras para aquisição de produtos equivalentes ao gosto.

    Eu certamente adoraria trabalhar o público com esse perfil, caso fosse uma empresa da área, lógico…

    • Mark,

      Sua visao está certa. Hoje no opine, a recompensa é ver sua pergunta exibida. Nas proximas versoes, queremos pontuar a sua atuação no app. Assim, poderemos saber como criar uma política de rewards. Seja por meio de patrocinio ou iniciativa própria.

      Queremos isso. Que o nosso usuario tenha N motivos para usar o app.

      Sobre ser para iphone e ipod, quem sabe não temos versões para outras plataformas vindo por aí? 😉

      Pessoal que gostou do app, seu download já vale um obrigado. Se possível, vamos entrar na appstore (pelo pc/mac ou pelo iphone) e avaliar o app. Aguardo muitas 5 estrelas de vocês! 🙂

  • João

    Estava assistindo o programa na TV e acompanhando pelo app. Muito maneiro ver que pouco tempo depois do programa, já tinham várias perguntas novas no App. Muito legal!

    • João,

      São para pessoas como você e muitos outros que vale a pena logo após o programa, submeter as perguntas das pessoas. É pensando em 1, 10, 100 ou 1000 que ficamos online até o final da prova. Para oferecer no momento da decisão, uma nova enquente, um novo questionamento.

      Obrigado pelos comentários!

      Pessoal que gostou do app, seu download já vale um obrigado. Se possível, vamos entrar na appstore (pelo pc/mac ou pelo iphone) e avaliar o app. Aguardo muitas 5 estrelas de vocês! 🙂

  • É, esse pessoal da Sync chegou com uma idéia nova, num mercado que tá muito concorrido… Taí, gostei! Vão dar o que falar…