Notícias

Futura versão do Ubuntu trará ao Linux suporte nativo para o iPhone e iPods

Viver alternativamente nesse mundo globalizado dos computadores nem sempre é tarefa fácil. Claro que já foi bem mais difícil anos atrás, mas hoje alguns ainda enfrentam certos entraves digitais. É o caso de quem optou por usar Linux, uma plataforma gratuita e independente que tem como filosofia o compartilhamento de programas livres de bloqueios e licenças caras.

O problema é que nem sempre todos os programas são compatíveis com o OS. Um exemplo é o iTunes, da Apple, que parece se recusar a fazer uma versão de seu player para o sistema do Pinguim. Como consequência, usuários do Linux não podem conectar o iPhone nem o iPod, sendo obrigados a passar por outro sistema, como o Windows ou Mac OS. O aparelho é reconhecido apenas como uma máquina fotográfica.

Mas isso parece que deve acabar com a próxima versão do Ubuntu, que promete suporte nativo aos gadgets da Apple, sem a necessidade de usar o iTunes.

A nova versão alfa 3 do 10.04 (chamada de Lucid Lynx) já apresenta a função, permitindo que o sistema identifique o aparelho como um iPhone. Além disso, será possível ouvir as músicas presentes no gadget pelo programa nativo Rythmbox, substituindo assim o player oficial.

A previsão de disponibilidade da versão pública final é para a segunda metade de abril, o que pode abrir margens para que a Apple apresente problemas para a real implementação da função, justamente por não achar muito simpático que outros criem soluções independentes para a conexão do iPhone com o computador (vide sua briga com a Palm).

Tomara que ela não imponha dificuldades para a comunidade Linux. Afinal, seria uma pena privá-los de um celular tão bom só porque tiveram coragem para “pensar diferente”. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Carlos Adller

    Esse tema cor de cocô do Ubuntu é de um mau gosto tremendo.

    • Conrai

      kkkkk… Realmente, muito feio esse tema. Agora alguém saberia explicar a estratégi da Apple em não fazer uma versão para Linux do Itunes?

  • Algus Helm

    É uma boa opção pra quem gosta de usar Linux. Mas a Apple vai brigar por quê? Vai ser mais gente pra usar o iPhone.

  • Bruno Ferreira-Rio

    gooooood

  • Bruno

    Ja to vendo a mesma coisa da Palm com o Linux….

    • edivaldo

      O palm já é suportado pelo Linux a muito tempo…

      • O que ele quis dizer é que o Palm Pre sincronizava com o iTunes e deu mó briga, com atualizações frequentes de ambos os lados pra compatibilizar/descompatibilizar.
        E pode ser que a Apple também não goste desse programa sincronizando com o iPhone.

  • Douglas – 3GS

    Linux só como servidor e olha lá…

  • GRM177

    O problema nunca foi as músicas, penso eu, pois o Media Monkey já fazia às vezes de iTunes em relação a isso, o grande problema são os apps.

  • Eu uso o Ubuntu como sistema operacional principal no meu desktop. É o único S.O. que tenho lá. E tenho que falar que não tenho problemas com ele.

    Atualmente já existe alguns programas que fazem essa comunicação com o Iphone/Ipod, como o Banshee que eu uso aqui. O único problema é que por exemplo, a transferência de aplicativos, compra de aplicativos, e esses tipos de funções não funcionam… só a sincronização de mídia mesmo. E acho que o Ubuntu 10.04 só vai fazer isso mesmo, suporte à sincronização.

  • Natan

    iLex, esse final foi genial!

  • Marcus

    Realmente é uma pena o iTunes nao rodar no Linux.
    Eu cheguei instalar o Ubuntu no meu notebook, mas usei por menos de uma semana e acabei voltando pro windows, desta vez o Seven. Nem deu tempo de me acostumar com o Linux e ja saí.
    O principal motivos pelo que eu acabei desistindo do Linus, foi por nao suportar o iTunes.
    Como nem uso o iTunes pra musica, soh uso pra aplicativos, fiquei sem opção, pois eh o unico computador que tenho no momento.
    Acho que devo ser um dos unicos que nao tenho nenhuma musica no meu iPhone nem no meu computador, sei lah, nunca fui muito de baixar musicas, tenho preguiça de fazer isso, prefiro ligar em alguma radio e ficar ouvindo a programação delas, ou ficar ouvindo em streaming pelo computador.

  • henriqueG

    Prefiro até pagar para ter Windows do que ter um Linux de graça. Já testei (ubuntu) e passei horas configurando até deixar do jeito que eu queria, não gostei, achei horroroso (até cheguei a baixar alguns temas mas nenhum decente) e voltei ao Windows no meu antigo PC. Hoje uso o Mac OS X que para internet, para quem mexe com fotos, músicas e vídeos (não é meu caso) e para quem não quer mais ter dores de cabeça com configurações do OS é muito bom.

  • Gostei do texto – tiveram coragem para “pensar diferente”.

    Tomara que me atenda pois estou travado no Windows pois não consigo usar de maneira “suave” o Iphone no Linux.

  • André Gauz

    Eu achava que o Ubuntu tinha de ser compatível com o Itunes para auxiliar nos apps pq musica é mole de se ouvir, deve ter um jeito dele aceitar a instalação; pq outra forma não iria adiantar muito e ficariamos livres desta praga que é Windows.

  • Jorge

    Mas nessa versao será possivel colocar apps tambem ?
    Não ficou bem claro isso!
    Só não migrei completamente para o Linux por causa do iTunes, porque compro muitos apps, e nos programas alternativos para Linux eles só transferem midia!
    Agradeço se responderem!

  • Cabr

    Isto é bom. Mas fugida que vá gerenciar os Apps. Galera se liga. Eu posso falar pois conheço bem os três sistemas operacionais. O Mac OS é fantástico, para qualquer nível de usuário. Mas é pra quem junta uma graninha para gastar. O Linux é excelente, para quem é corajoso e é inteligente, pois sai da ilegalidade, dos vírus, da falta de estabilidade, etc.

    E o Windows?!?! Bem… Melhor não comentar. Ou o cara é covarde, pois tem medo de pensar diferente e remar só um pouquinho contra a maré ou não entende nada de informática.

    Conclusão: quem não tem dinheiro para comprar uma máquina com Mac OS, usa Linux. Windows é e sempre foi uma piada de mau gosto.

  • Gilberto Almeida

    Esse e o problema de usar Linux… Acaba q tudo e uma gambiarra e nada funciona como o original.

  • Sempre haverá espaço para todos… Ubuntu, Mac, Android, etc., e, sempre haverá xiitas e ignorantes (aquele que ignora algo) e também aqueles que acham que zorba é a melhor cueca; tranquilo, bom que continue assim. Existem pelo menos dois SO, que nenhum outro que eu conheça nem chegam perto, como QNX e VxWorks, e o usamos dia-a-dia sem saber e nem ao menos perceber… são esses os melhores? Escolher ou usar um OS, meio assim, digamos fora da curva, requer ousadia, prazer em conhecer, desbravar… isso, fica reservado realmente a poucos. Uso Ubuntu + VirtualBox(win7).

  • dinho

    muito legal isso 🙂 já havia visto outro método de sincronizar musicas para o iphone do linux mas como sempre e cheio de comandos. eu tenho linux e não uso como meu SO principal por dois motivos dreamweaver e o iphone como uso iphone como modem no ubuntu (ou linux) só funciona nativo por bluetooth o que faz a bateria dele cair muito rápido e por usb eu já até encontrei um jeito só que nunca consegui fazer funcionar ;\

    Espero que realmente funciona a sincronização e que encurte ainda mais essa barreira apple linux 🙂

  • Carl

    Vai dar pra instalar Apps no iPhone pelo Rhytmbox? Vai dar pra atualizar o iPhone pelo Rhythmbox? Colocar fotos? Acho que não. Então o Rhytmbox nunca substituaria o iTunes emulado no Wine no ubuntu.