App Store

Compras por engano lideram a lista de vendas na App Store Brasil

O problema já tinha sido levantado aqui anteriormente (leia “Como fazer com que um aplicativo medíocre seja o mais baixado no Brasil“) e parece se repetir até hoje. Se por um lado desmistifica a ideia errônea de que o brasileiro não compra aplicativos, por outro, mostra que ele não sabe ainda diferenciar o app bom do ruim. Nas últimas semanas, os aplicativos que lideraram a lista dos mais vendidos foram títulos que decepcionaram os consumidores quando instalados.

Até semana passada, o número 1 da lista dos mais comprados se chamava Bejeweled 2 Cheats (link). A enganação, nesse caso, é que os screenshots do aplicativo mostram duas imagens do Bejeweled 2, famoso jogo para iPhone, dando a entender aos que não liam as descrições (em inglês) de que se tratava do próprio game, inexistente na loja brasileira. Na verdade, o programa em si apresenta apenas uma lista de dicas para evoluir no jogo, caso você o tenha comprado. A falta da categoria GAMES na loja brasileira e a descrição em inglês contribuem para esse tipo de equívoco.

Esta semana não foi diferente: o líder de vendas é um aplicativo que supostamente encontra geograficamente um número de telefone naquele exato momento. O que o desenvolvedor francês (connard) do Phone Localizator (link) esqueceu de dizer é que ele é só uma brincadeira para enganar os amigos. Na verdade a localização mostra o local do próprio aparelho onde o programa está rodando, nada mais, o que gerou ira e revolta em todos os brasileiros que pagaram por ele. O pior é que ele possui uma versão gratuita, que faz exatamente a mesma coisa…

A questão é: o brasileiro não sabe comprar?

O grande sucesso da App Store é que ela é feita de uma maneira que incentiva a compra por impulso. Mas como no Brasil as regras da loja são um pouco diferentes do resto do mundo (falta de jogos, preço em dólar, maior parte em inglês), torna-se perigoso não tomar certos cuidados.

Por isso, conheça algumas dicas para não comprar gato por lebre na App Store:

– Se gostou de algum aplicativo, procure primeiro se ele possui uma versão lite (gratuita).

– Procure por reviews e resenhas sobre ele em sites especializados, de preferência em português. Você pode procurar no Google, mas eu vos sugiro este aqui. 😛

– Pergunte a amigos ou em fóruns se alguém conhece o aplicativo. Opinião de quem já usou é essencial.

– Leia todas as opiniões postadas por quem já comprou, na página do próprio aplicativo. Faça uma média entre a maioria, ter algumas opiniões contrárias no meio de várias favoráveis não quer dizer que o app seja ruim. Confie na maioria.

– Se a descrição estiver em outra língua, tente traduzí-la com o Google Translate. É essencial que você saiba o que está comprando.

Estas são apenas algumas dicas básicas para não se decepcionar com suas compras na App Store. A sensação de comprar um aplicativo e instalá-lo no aparelho é muito boa, mas não pode ser frustrada por um app que parece, mas não é.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Outra dica: faça uma conta com informações de cartão de credito(para comprar) e outra sem. Utilize a conta com o CC somente em aplicativos pagos. Isso evita você de baixar um app achando que é gratuito e ele ser pago.

  • Sei que é cruel, mas eu também procuro saber quem desenvolveu o aplicativo.
    Dou preferência a grandes marcas (Gameloft, EA, Rockstar etc).

    Leio as descrições e procuro versões Lite também.

    A idéia é realmente não comprar por impulso, ou pq tá nas Top 25, logo será bom.
    Pode ser baratinho comprar na App Store, mas é dinheiro do mesmo jeito e temos que dar valor a isso.

    Até mais,

  • avafonso

    Realmente existem varios aplicativos dete tipo, mas basta uma simples observacao para saber a utilidade.
    O valor baixo dos aplicativos deixa as pessoas mais ansiosa na compra. A dica de baixar a versao LITE, realmente é muito boa e utilizo, e nao baixo aplicativos com menos de 3 estrelas.O termo cheats, por exemplo é muito comum e muitas pessoas procuram por esses truques para evoluir nos jogos. De qualquer forma o alerta que deram é muito importante.

  • Já passei por esta experiência! Segui os passos que você postou. 😉
    Estava querendo comprar um aplicativo para transformar o iPhone em DJ (já escrevi isto aqui). Depois de muito procurar achei 2 que poderia quebrar um galho.
    Um mais barato, porém as músicas tinham que ser em MP2 (nem sabia que existia). No outro bem mais caro, no site descobri que teria que montar uma pastas com as músicas, ou seja, não poderia usar as minhas músicas. O site informava que a Apple não permitia a utilização. Acabei desisitindo.
    Muito boa as dicas! 🙂

  • Vitor Sá

    As pessoas olham as imagens e o nome do aplicativo e saem comprando! Assim fica difícil tbm… Não custa muito dar uma pequena lida na descrição e nos comentários.

  • Érico

    o desenvolvedor realmente não tem caráter algum: não mostra imagens do próprio aplicativo e usa apenas imagens do game Bejeweled 2. imperdoável, pois sabe que os possíveis compradores vêm de todos os lugares.

    muito bom o tópico. vai ajudar muita gente a tomar mais cuidado na próxima vez..

  • beagle

    Bem feito quem comprou e nao gostou, antes de comprar tem que testar. Nem que seja o gratuito. SEMPRE existirao pessoas que compram por impulso, eh so vc ser controlado. EU NUNCA comprei nada por engano. Como isso? Eh, nem todo mundo PENSA antes de fazer as coisas..

  • Marcelo Benevides

    outra dica interessante é checar as cotações dos apps na store dos EUA, onde se tem um número bem maior de reviews que a brasileira ou mesmo a argentina.

    • GRM177

      Exato.

  • GRM177

    É o esperado de um povo que prefere dublagem ao idioma original com legendas (ouvindo, às vezes a mesma voz para o Bruce Willis, Tom Hanks e até um bebê, em filmes diferentes).

    Isso porque o brasileiro comum não gosta de ler, acha que dá muito trabalho, é preguiçoso, semi-analfabeto mesmo, basta ler os comentários (não aqui, que a maioria é bem educada, mas experimentem ler os comentários dos outros blogs, da própria revista 4 Rodas ou Veja, por exemplo) espalhados pela Internet.

    • Concordo integralmente.

      • GRM177

        Cara, parece o Roger do UR, seria uma homenagem ou o próprio?

  • Fabricio

    Eu recomendo o http://appadvice.com pra ler reviews. Mas a dica de olhar na AppStore americana as opiniões da galera vale a pena também.

  • William

    “Mais que burro da zero pra ele.” tem que mais que burro pra fazer isso…kkkkk. Saiu pra compra um ténis e chego em casa com uma butina. hueheueheueheu

  • leoavesani

    Engraçado isso. O consumidor é uma besta mas a culpa é da empresa. Tenha dó.

  • Jean Alvarez

    Ontem mesmo vi a polêmica nas avaliações do Phone Localizator, não concordei. Além do texto deixar claro que trata-se de uma pegadinha que finge que localiza um telefone alheio, é ingenuidade (pra não ser ofensivo) achar que este aplicativo existe.

    O mesmo ocorre com os aplicativos de “cheats”, termo que em inglês normalmente é utilizado pra dicas, macetes.

    Realmente o nosso povo não sabe comprar, seja pela barreira linguística, seja por falta de disposição pra interpretar texto.

  • OmarBH

    Sem esquecer de avaliar também. Assim podemos compartilhar experiências boas ou ruins.

    http://www.blogdoiphone.com.br/2009/09/conheca-a-importancia-de-avaliar-os-aplicativos-que-voce-baixa-na-app-store/

  • Rubens Carneiro

    Pessoal, será mesmo válido denominar-se ou denominar alguém de “formador de
    opinião” ?
    Acho q qualquer leitor crítico tem suas próprias opiniões.

  • “Esta semana não foi diferente: o líder de vendas é um aplicativo que supostamente encontra geograficamente um número de telefone naquele exato momento. O que o desenvolvedor francês (connard) do Phone Localizator (link) esqueceu de dizer é que ele é só uma brincadeira para enganar os amigos. Na verdade a localização mostra o local do próprio aparelho onde o programa está rodando, nada mais, o que gerou ira e revolta em todos os brasileiros que pagaram por ele. O pior é que ele possui uma versão gratuita, que faz exatamente a mesma coisa…”

    Favor citar a refernencia: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/03/18/falso-localizador-engana-brasileiros-e-e-o-programa-mais-baixado-para-iphone/

    • Caro amigo leitor;

      Post no Bdi; ” Escrito por iLex, às 08:54 – 18 de março de 2010″
      Post no MacWorld; “18-03-2010- (Atualizado em 18 de março de 2010 às 10h27)”

      PS: Na atualizaçao foi retirado justamente qual trecho?

    • Daniel, EU que peço para a MacWorld citar a referência ao Blog do iPhone. Acordei mais cedo que você e publiquei antes. 😛

      Coincidências existem, ainda mais quando se fala de notícias públicas, como a lista de aplicativos mais vendidos na App Store. Sempre tive uma boa relação com a MacWorld, pois vocês sempre nos citaram quando tiraram coisas daqui. Eu sempre fiz o mesmo, sem exceção.
      Mas desta vez, a matéria foi nossa mesmo. 😉

  • Antonio

    Isso mostra que uma galera não sabe ler e nem entende o que leu. Isso e Brasil

  • Rubens Carneiro

    Bobo é quem comprou sem se informar. Coitados dos compradores arrependidos que tentassem processar um destes
    desenvolvedores citados. Iam perder tempo e se f… !

  • Lucas

    Falando em compras de APP .. ESTE É FREE.. E DUVIDO AQUI QUE NGM NUNCA VIU.. hauhuahuahuha
    http://itunes.apple.com/us/app/skifree/id361950787?mt=8 demais demais.. só uma dica!

    • Marcus

      hauiahiuahiuahuiahaiuhauihaiuahiua……………..

      Esse eu tenho que baixar…..

      Kra, joguei muito esse jogo quando era pequeno….. vou relembrar os velhos tempos…..

      E aquele maldito bicho, sempre me pegava……

      hauiahuiahiuaahia……. Muito bom……..

      • Marcus

        Ahhhhh…… Nessa versão do iPhone não tem o Bicho da neve, que vinha para comer o krinha……
        Era muito mais divertido o original, que era impossivel não ser morto pelo bicho, hauihuiahuiahauhuia……..

        OBS: Esse jogo deve ter sido desenhado no Paint….. Graficos realmete espetaculares……

        • Lucas

          Entao.. pelo que eu Li.. no update dele vai ter o mostro hauhauauhauhaa

  • Artur

    Eu nao devo ter este problema,pois soh tenho conta na AppStore USA 🙂
    vlw

  • Nathan

    Cara que problema em. Eu só tenho uma conta na App Store, americana. O que da raiva para mim é não poder utilizar um cartão de credito internacional brasileiro pra comprar apps, e não quero fazer uma conta argentina devido aquele problema de poderem cancelar a conta e é difícil de se ter gift cards americanos aqui no Brasil. 🙁

  • Joao

    Po , mas ve escrito cheat e compra o app , e muita distracao mesmo em …

  • iPc

    Quando vejo algum app, procura videos dele no youtube tambem 😉

  • MS-DOS

    Prezados foristas

    90% das indignadas reclamações pós-compras de Apps legítimos adoecem severamente do grave síndrome agudus drasticus incultus, denominado “APP´S”:

    A = Ausência total de conhecimento cultural do idioma inglês
    P = Preguiça mórbida de ler todo o texto do conteúdo do aplicativo
    P = Percepção e disposição zero em ler as avaliações USA + ARG do aplicativo
    S = Sem noção alguma ao clamar por justiça e reclamar até de aplicativos Free

    Milhares de brasileiros gastam 4 cifras antes da vírgula por um iPhone, mas ao mesmo tempo são incapazes de interpretar corretamente um texto descritivo de um aplicativo.

    Preguiça + desconhecimento + compra por impulso + falta de educação = cliente BURRO.

    Abraços

    • Nathalia Stellato

      Concordo plenamente com seu comentário!!
      Só gostaria de acrescentar que (na minha opnião!) todos os Apps deveriam ter uma versão Lite, o que evitaria esse tipo de situação!

  • Antonio

    Ms-dos huahuahua. Você e do mal.

  • Thiago

    E eu que pensei que os usuários de iPhone eram um grupo celeto e instruido…

  • Caio

    So tenho 3 coisas a dizer:
    “Brasileiro é burro”.

    Eu li os comentários, todos dizem que o cara enganou… pera o cara enganou ou eles que foram burros em não ler? AUHAHUAHUAHUAHU

  • SirLucas

    O que me impressiona é que um nego que tem no minimo 700 paus pra dar num ipod touch, ou até 3000 reais num iphone não consegue LER a porcaria de um titulo completo, onde está escrito CHEATS.

    O problema é burrice mesmo. Tem que perder dinheiro pra aprender.

    Agora esse povo ai não compra app de curso de inglês. prefere comprar o SEX POSITIONS FOR YOU.

    Depois é enganado em coisa pior que .99 cents e não entende porquê.

  • Érico

    Tudo bem que brasileiro não gosta de ler, mas isso não vem ao caso. O texto é em inglês e ninguém é obrigado a dominar o idioma estrangeiro e foi justamente aqui que o desenvolvedor revelou ser um sacana, pois ele sabia que o uso de imagens de outro aplicativo mais interessante iria atrair compradores para si. Ele poderia até escrever um texto enorme em mil idiomas, no entanto, as duas únicas imagens que lá continuam iriam causar o mesmo estrago que estamos vendo agora. Continuo achando que o problema partiu do desenvolvedor que agiu de má fé.

    • GRM177

      Érico, you got a point (traduzindo já que você defende a desobrigação de saber inglês, você tem um argumento), agora tirando a brincadeira, sem dúvida, o cara possivelmente teve um pouco de má-fé, mas não mais do que a que vamos encontrar nas relações comerciais do dia-a-dia (o que tem de loja online grande, famosa e desonesta), mas penso que se o comprador não lê em inglês, antes que não compre a comprar se baseando nas imagens, é pedir para ser enganado, por outro lado você tem alguma razão, eu tbm acho que sem tradução em português da descrição o app não deveria ser disponibilizado na loja brasileira (mas aí poderia ocorrer outro problema, menos aplicações disponíveis, já que muitos não vão se dar ao trabalho, sinceramente não sei o que é melhor).

  • Nelson Muntz

    Outra dica é aprender inglês!