2010ARQUIVOOpinião

Análise: Ao contrário do iPhone, alguns aparelhos com Android não se atualizam

Permitam-me fazer uma breve nota sobre um fato que acabei de me dar conta ao ler uma notícia sobre o Android: nem todos os aparelhos com o sistema do Google são capazes de atualizar constantemente seu sistema operacional. Isso quer dizer que, se você compra um celular com Android hoje, não necessariamente ele irá acompanhar a evolução do sistema.

Em resumo, você terá sempre o mesmo celular que comprou. Isso não acontece com o iPhone.

Essa, aliás, era a premissa básica de todo o celular antes do lançamento do iPhone, de que o aparelho continuaria o mesmo até o fim, o que ‘obrigava’ o consumidor a trocar de celular toda vez que ele desejasse obter mais funções.

Com o iPhone sempre foi diferente: cada nova atualização de sistema, todos os modelos se beneficiam. Isso permite que centenas de usuários atuais de iPhone Classic aproveitem as novidades recentes do sistema, como o copiar e colar, a Gravação de Voz e as notificações push. Até mesmo a App Store não existia no modelo inicial.

Claro, ainda existem as diferenças de hardware, que é o que realmente incentiva o consumidor a trocar de aparelho (afinal, empresas vivem de vendas). Mas novidades no sistema que são compatíveis com os modelos antigos, geralmente são disponibilizadas para todos (embora haja pouquíssimas exceções).

Isto explica o fato de que a duração útil do celular da Apple seja maior que qualquer outro telefone. Usuários de um iPhone feito três anos atrás ainda estão contentes com seu aparelho.

Por isso, sempre achei graça dos ‘analistas’ que pregavam que o Android iria dominar o mercado em 2012. De achismos, o inferno está cheio. ;)

Botão Voltar ao topo