Opinião

Análise: Ao contrário do iPhone, alguns aparelhos com Android não se atualizam

Permitam-me fazer uma breve nota sobre um fato que acabei de me dar conta ao ler uma notícia sobre o Android: nem todos os aparelhos com o sistema do Google são capazes de atualizar constantemente seu sistema operacional. Isso quer dizer que, se você compra um celular com Android hoje, não necessariamente ele irá acompanhar a evolução do sistema.

Em resumo, você terá sempre o mesmo celular que comprou. Isso não acontece com o iPhone.

Essa, aliás, era a premissa básica de todo o celular antes do lançamento do iPhone, de que o aparelho continuaria o mesmo até o fim, o que ‘obrigava’ o consumidor a trocar de celular toda vez que ele desejasse obter mais funções.

Com o iPhone sempre foi diferente: cada nova atualização de sistema, todos os modelos se beneficiam. Isso permite que centenas de usuários atuais de iPhone Classic aproveitem as novidades recentes do sistema, como o copiar e colar, a Gravação de Voz e as notificações push. Até mesmo a App Store não existia no modelo inicial.

Claro, ainda existem as diferenças de hardware, que é o que realmente incentiva o consumidor a trocar de aparelho (afinal, empresas vivem de vendas). Mas novidades no sistema que são compatíveis com os modelos antigos, geralmente são disponibilizadas para todos (embora haja pouquíssimas exceções).

Isto explica o fato de que a duração útil do celular da Apple seja maior que qualquer outro telefone. Usuários de um iPhone feito três anos atrás ainda estão contentes com seu aparelho.

Por isso, sempre achei graça dos ‘analistas’ que pregavam que o Android iria dominar o mercado em 2012. De achismos, o inferno está cheio. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Paulo

    Esse é um dos problemas do Android. O Droid e o 3GS, celulares contemporâneos, receberam 1 e 4 atualizações de firmware, respectivamente. E sabe-se lá quando receberão outra. Já para os da Apple (até hoje, claro) elas são certeza.

    • Felipe Drumond

      Certeza realmente são. Mas, me permita uma pergunta instigante: qual a diferença entre o 3.0 para o 3.1.3? Passamos por pequenos updates e no fim das contas não conseguimos perceber as evoluções porque eram ínfimas.
      Não tenho dúvidas que o celular do Google sempre estará consonante com o sistema.
      Daqui a alguns meses, com o iPhone novo, veremos se receberemos alguma funcionalidade legal…

  • Andre

    Concordo com você. Atualmente o iPhone ainda é o melhor celular. Mas ele tem os seus problemas. Não vamos elogiar muito não, senão ele fica muito prosa e para de evoluir.

  • Sudré

    Muito legal o post iLex… Muito bem escrito e de fácil entendimento… Realmente desconhecia essa questão em relação ao Android… Abraços!

  • Melhor avisar isso pra Motorola, que está prestes a atualizar o Droid/Milestone pra Android 2.1.
    Eles vão gostar de saber.

    • É, o único Android vendido no Brasil que pode atualizar (Até quando?). Fala isso pra quem comprou os outros modelos e não sabia disso… 😉

  • McKoe

    Não achei claro o post… o que significa “provavelmente” não atualizará o SO?

  • Oi iLex, tudo bem? O que pode existir com relação aos celulares com o sistema operacional Android é a atualização não ser compatível com um hardware muito mais antigo, mas a atualização é possível sim. Comprei um Milestone da Motorola e o aparelho será atualizado para a nova versão do sistema operacional em abril, pouco tempo depois da liberação do firmware para o modelo americano. Um abraço!

    Rodrigo Toledo

    • Rodrigo, a notícia que incentivou esta matéria (linkada no texto) fala justamente isso: o Milestone é o único Android vendido no Brasil que pode fazer a atualização do novo sistema, os outros não.

  • Mamede

    Muito bem iLex. Esse é um dos detalhes que fazem do iPhone um aparelho único. Fora o fato de pra tocar de chip não termos que sofrer: desligar o celular, tirar a bateria tirar o chip…
    Essas atualizações deixam os que compraram um aparelho como o 3G ou o Classic sempre atualizado.

    Parabens, seus textos sempre sao muito bons.

  • cheffito

    É né, os caras querem colocar o Android em diversos modelos de aparelho e depois não conseguem fazer algo comum a todos.

    • isso também porque existem os recursos exclusivos de cada aparelho, e os vários “sabores” do Android: Google Experience, HTC Sense, MotoBlur, a interface da Dell, Timescape/Mediascape…

  • Raphael

    A Apple acertou nessa! Tenho um iphone Classic comprado no ano que lançaram e estou feliz até hoje com ele.
    Graças a uns hacks, consigo usar um gps externo, mms, push, até thetering hehe e só vou pensar em trocar quando sair o 4G 😀

  • Douglas – 3GS

    Nusss. Até o meu ap. de dvd atualiza o firmware… minha tv, meu roteador… rsrs

  • Thiago Ferreira

    Olha pra ficar excelente só falta camera pra Video Chamada eu sou funcionario de Uma operadora e por não pagar utilizo muito este recurso…A claro o Radio FM seria legal, mas se não tiver também não morro, por fim o MELHOR APARELHO DO MUNDO!

  • O Android irá dominar.

    Mas estamos falando de números, não de qualidade, aplicativos, etc.

    Se você pegar a quantidade enorme de aparelhos que irão ser lançados com o Android, então você entende essa conta “mágia” sobre domínio de mercado.

    Windows domina o mercado de OS, mas não quer dizer que é o melhor… O mesmo vai acontecer com o Android. =)

    []’s

  • Epucineli

    Depois de comprar o primeiro IPhone já era. Você nunca mais vai querer ter “um celular”.

  • Marcelo Turolla

    QUANDO ESSE “POVO” VAI APRENDER QUE HOJE NÃO TEM NADA IGUAL AO iPhone? E, POR PELO MENOS UNS 5 ANOS (APARTIR DESSE MOMENTO) NÃO VAI EXISTIR NADA NEM PARECIDO! Que raiva! Esse tempo que eles perdem dizendo que o iPhone não é tudo isso, pq eles não tentam superar? Ou, será que eles viram que não vão conseguir!

    iLex, o iPhone é de outro mundo? Será que num futuro longínquo inventaram o iPhone com um app Viagem no Tempo, e é por isso que temos ele hoje aki?

  • Samsung Spica ou galaxy lite também receberá atualização para 2.1

  • GRM177

    Sem dúvida é uma das melhores coisas no iPhone, ter um sistema operacional que pode se dizer vivo, pois evolui.

    Detesto muitas coisas na Apple, mas verdade seja dita, essa sem dúvida é sensacional.

  • Leonardo Storch

    Eu possuo um Android G1, a primeira geração do Android. Já perdi a conta de quantas vezes eu atualizei o sistema dele e de quantas novidades surgiram para ele através de funções do Google. Não achei muito feliz a comparação. Concordo que o iPhone é imbatível em certos pontos, mas dizer que o Android não se atualiza, não é verdade.
    Atualmente utilizo o Android 1.6, mas em breve quase todos os aparelhos terão atualização para o Android 2.1, como é explicado aqui: http://androidandme.com/2010/02/news/all-u-s-android-phones-to-receive-android-2-1-but-some-will-require-a-wipe/

  • Max

    Na verdade eu vejo de outra forma. O Google e a Microsoft, por não serem fabricantes de hardware, assim eles estão pouco se lixando com os aparelhos em si, mas sim em distribuir o seu sistema ao maior número possível. O pepino fica na mão da Motorola, HTC, Samsung, LG, etc. Portanto, do ponto de vista da Microsoft e do Google isso é excelente, pois eles expandem e muito a sua base instalada. A briga de foice fica com os fabricantes de hardware. Porém, a Apple como fabrica o hardware, pra ela é interessante privilegiar o mesmo, pois ela se beneficia muito da imagem do produto como um todo, e não somente do sistema operacional.

    • Max

      Se bem que o Nexus foge um pouco dessa regra. Então, meu comentário é mais válido para o Windows Phone 7 e pros Android de outros fabricantes a não ser o Nexus.

  • Carlos

    Olá iLex,

    entendo que você seja um fã do iPhone e de produtos da Apple, mas a informação que você passou está completamente equivocada, a HTC, principal fabricante de celulares com Android, oferece atualizações de todos os seus produtos, desde o primeiro modelo, o G1 até os mais novos, como o Hero, a única que não oferece este tipo de atualização é a Samsung.

    • A matéria linkada cita o LG GW620 também. O G1 e o Hero são vendidos no Brasil?

      • Dino

        Mercado Livre conta? rs

        • OmarBH

          Claro que conta! Ou ninguém nunca comprou iPhone por ele?

  • Dino

    Ótima matéria, tenho o 1o iPhone (classic) e estou muito satisfeito com ele, mas tem uma coisa que acho que precisa ser dita.
    Acho que não tem nada que impede que a Apple, em futuras versões do OS, parar de suportar o meu aparelho. Não lembro de ter lido em algum contrato que eles tinham obrigação de suportar por X anos…
    Óbvio que a história mostra que a Apple se preocupa com isso e provavelmente vai continuar dessa forma, mas ninguém garante né?

  • Meus amigos falam para que iPhone? Que daqui a um tempo vai te que troca de telefone de novo.. AHUiHIAU Boa Materia xD Eu sempre tentava explica o porque eles nunca entendiam agora so vou mostra esse POST x)

    Vai fazer 1 ano agora em Junho que eu estou com meu iPhone 3G e eu estou bem satisfeito com ele e nao penso em troca tao cedo kkkkkkkk
    Pena que no iPhone 3G nao funciona Realidade Aumentada ;x Pq se nao poxa seria um deboxe ;x!!

  • Lesley Chagas

    A grama do vizinho sempre parece mais verde, tenho um iPhone a quase um ano estou muito satisfeito. Tem celulares no mercado muito legais também então viva as diferenças.

  • fabinhu london

    kkkkkkkk tenhu q rir e rir muito desse povo que fik criticando o iphone…..
    vamus c realista povo brasileiro!!!!!!!!!!!
    IPHONE e o melhor telefone ja lancado no mundo e esta far far way de ser batido!

    Epucineli disse:

    19 de março de 2010 às 16:29
    Depois de comprar o primeiro IPhone já era. Você nunca mais vai querer ter “um celular”.

    ele falou tudo!!!

    aki pelo motivo de ser facil vc ter telefone ja tive blackberry bold, curve e touch, nokia n73, n95 e n97 e o htc hero…. e a unica coisa que eles tem de melhor q o iphone e a camera (pq tem flash)… pixel? 5,10,12??? nao vou fazer poster com as fotos, qnto menos kbps for a foto + rapido carrega no orkut…..

    entao leia o que o epucineli falou!!!

    Epucineli disse:
    19 de março de 2010 às 16:29
    Depois de comprar o primeiro IPhone já era. Você nunca mais vai querer ter “um celular”.

    abracos bom final de semana……..

  • Olavo Moretzsohn

    A materia esta dubia! Comparar Mercedez com BMW..pra que? Os dois sao bons! Tenho os dois nos bolsos e confirmo isto, sobre a qualidade dos gadjets… NAO confirmo que nao existem meios de atualizacao, pois o meu Milestone ja foi atualizado aqui no Brasil de 2.0 pra 2.0.1 oficialmente…
    Agora tenho tambem um Galaxy GT7500 qu nao foi atualizado.. mas parece que logo sera???
    Aconselho a quem puder testar um Android, pois vera que atras desta fumaça tem FOGO…

  • Vejjeta

    Acho melhor vc rever o q escreve pois antes de eu comprar meu iphone eu tinha um N95 q sempre vinham novas atualizacoes com melhorias consideraveis como rotacao d tela, bateria, gps, etc.

  • Vejjeta

    Mais claro q pro iphone veio grandes atualizacoes. Isso tudo mundo sabe o pq, pq antigamente ele nao era nada, nao possuia nem funcoes basicas q outro aparelhos de 1.99 possui.

    Quando comprei o meu primeiro iphone no comeco fiquei super feliz, mais a felicidade duro pouco. Pois pude perceber q ele nao tinha nem funcoes basicas. Ainda estou na espera do flash q tbm sera uma grande atualizacao. Visto q meu N95 veio de fabrica assim kkkkkkk.

    Ainda bem q existe o cydia, para onde o tio steve tira suas ideias e ponha em pratica, ainda patentiando as ideias dos outros. Ipjone nao seria nada sem os hackes, q realme te deram funcoes boas ao iphone.

  • OmarBH

    Gente, vamos guardar alguns trocados e comprar uma gramática. E se alguém puser a culpa na digitação, que tal ler o que escreveu antes de enviar? Tá dando dó da Língua Portuguesa!

  • Herbeth

    Já faz quase um ano que tenho meu iPhone 3G e já tive vários celulares antes e um smartphone da Motorola, o MotoQ 8 com Windows Mobile 6.0 e uma coisa é certa, muitos criticam o iPhone e a Apple, mas TODOS estão INVEJANDO a forma como ela trabalha com seus produtos. A minha dúvida antes de comprar o iPhone era a transferência de arquivos por Bluetooth que no iPhone não era possível, mas os apps disponíveis para ele me fizeram mudar de ideia e não me arrependi. Hoje o iPhone gerencia todas as minhas informações pessoais e nunca havia encontrado nenhum aparelho que fizesse isso tão bem.
    Quanto ao Andróide, o vejo como o Windows dos smartphones, pois é um SO preparado para rodar em vários hardwares (como o Windows), isso tem seu lado bom, pois os consumidores podem escolher o hardware de sua preferência (HTC, Motorola e cia), mas o lado ruim é que com o tempo você poderá começar a ver telas azuis da morte, incompatibilidades de drives e assim por diante, mas isso o tempo dirá. Por enquanto estou gostando do trabalho da Apple com o iPhone, mas não descarto a ideia de um dia mudar de plataforma móvel.

  • Rodrigo

    Desisti de comprar um Backflip por causa disso.
    android 1.5 bugado demais, com aquele nojo do motoblur e tirando o droid/milestone duvido do esforço da motorola pra um eventual upgrade.
    e gerenciar meu iphone como se fosse um ipod é o paraíso, nunca mais coloquei musica repetida no celular, tenho meu A2DP pra ouvir musica d boa….
    só falta os controles do player via bt, mas eu sobrevivo.

  • Joao

    Hehehehe , em iLex , ia comprar um Android , dai ia se informar?

  • DVC

    Nunca li tanta merda de comentário num post só. Deve ser infecção por “xiitismo” ou reflexo do post tendencioso do blog… Adoro o blog, mas dessa vez decepcionou de verdade.
    O Android é bom. Aceitem isso.
    Eu tenho um iPhone 3G, minha esposa tem um HTC Hero. Os dois são igualmente ótimos, cada um com suas características.
    Menos babação e mais bom-senso… Por favor…

  • Mkt

    iLex, meio presunçoso da sua parte “inferir” sobre o desempenho de vendas do Android em 2012, não?
    Criticar os “analistas” é fácil, mas essa tua análise carece de maior profundidade para não atolar no “achismo”.
    Sinceramente só torço para que os concorrentes lancem coisas incríveis. Assim a Apple acorda, lança um iPhone “arrebatador” e eu troco o meu 3G por um “4G”.
    Do contrário, meu próximo celular terá o logo da HTC e rodará Android.

    • Fato

      Seu post vai ser apagado, pode esperar.

      • Não, apenas os covardes, que colocam o nome e email falso e não são adultos suficientes para assumir o que dizem, que são apagados.
        Leitores que já são habituais e já demonstraram que criticam construtivamente e não destrutivamente, estes sim têm espaço aqui.

        Mas quem quer só falar, escondido atrás de um computador, como um covarde (você, por exemplo, que sempre usou nick falso aqui), estes são eliminados quase que imediatamente. 🙂

        PS: aos que estão chegando agora, não se assustem. Esse aí já é velho conhecido nosso, só aparece aqui para falar besteira. 😉