Notícias

Patente da Apple prevê controle do iPhone pela câmera fotográfica

Já falamos aqui sobre a possibilidade de se aproveitar a parte de trás do iPhone como um espaço para movimentos gestuais que influenciem no sistema (leia “E se a traseira do iPhone também fosse multi-touch?“). Cogitou-se em uma traseira multitoque, mas a Apple já pensou em uma forma muito mais simples e fácil de implementar: o uso da já existente câmera fotográfica.

Na verdade, não precisaria de nenhuma implementação no hardware, apenas no sistema. A câmera identificaria quando o dedo fosse passado da direita para a esquerda, de cima para baixo ou vice-versa. Além disso, o acelerômetro poderia também identificar um pequeno tapa do dedo, considerando como um clique de mouse.

Seria possível, assim, fazer correr listas, páginas ou até mesmo o controle do iPod ou o avanço de uma mensagem vocal. Por exemplo, se você está escutando seu Visual Voice Mail (O quê? Sua operadora ainda não disponibiliza o serviço? Tá esperando o que pra reclamar?) sem os fones de ouvido, poderá passar para a próxima mensagem sem precisar tirar o aparelho do ouvido.

Todas as ideias que os laboratórios da Apple têm, são patenteados, mas isso não quer dizer que a empresa vá mesmo adotar um dia. Até porque são precisos vários testes para determinar se usar a lente traseira é realmente prático, pois a maçã dá uma importância enorme à qualidade da experiência do usuário.

Sem falar na gordura que ficaria sobre a lente, não é? 😛

fonte

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wellington

    Poxa. vou te que ficar lendo estes posts com mais frequencia! Outra que não sabia, o Visual Voice Mail, vou reclamar com a claro, pois é a unica que disponibiliza tal função no iPhone!

    • Wellington,

      Eu comprei meu iPhone 3G pela Claro e tenho Visual Voice Mail desde que liguei o aparelho pela primeira vez… estranho você não ter, ainda.

      Abraço!

      • Wellington

        Mais estranho achei eu, pois é o 2o iPhone da Claro que eu tenho, este agora é o 3GS de 16Gigas!
        Pior ainda, liguei na claro para configurar e não conseguiram me ajudar!

  • Felipe Drumond

    Sem falar que usar a câmera é adicionar uma boa carga de trabalho ao hardware e maior consumo de bateria, a troco de pouco benefício. Não boto fé.

  • Epucineli

    Pode ser que nao de em nada, mas que é genial é.

  • Alex iPilot

    Bem bolado, mas a câmera precisaria ficar em stand by ou coisa parecida, consumindo bateria…

    Poderiam botar um pequeno sensor de proximidade, tal como o frontal.

    Fiquei curioso de saber o texto de legenda do “item 110”, o que seria? “110 – Cabeça do usuário”, “110 – Mão do usuário”, hehehe…

  • Marcus

    É isso que eu acho magnifico na empresa do tio Jobs…..
    Os kra pensam em coisas, que sao relativamente simples e muito úteis, mas que ninguem antes tinha pensado… Eles sao foda mesmo…..

    Realmente tem o problema da bateria, que iria consumir mais, e o problema da gordura na lente, mas mesmo assim eh muito interessante.

    Quanto ao outro, do toque identificado pelo acelerometro, sei lah, nao entendo muito, mas acho perfeitamente possivel ser implementado.

  • Rodrigo

    Prezado o Visual Voice Mail que você mencionou na meteria, que está ótima, faz referencia ao site Iphone Wiki e lá eles mencionam que a operadora Claro possui o serviço mas infelizmente é mentira pois hoje após ler sua matéria passei 50 minutos com uma atendente da Claro e ela nem sabia o que era de inicio e após alguma insistência, ele me instruiu ir em ajustes e depois um menu que no manual dela estava em inglês e diga-se de passagem a pronuncia era péssima, mas o tal menu não existe e não foi possível configurar este recurso em meu aparelho que foi adquirido junta à Claro.

    No mais, o blog esta de parabéns!

    • Só retrucando um ponto na sua informação: não é mentira a informação que está presente no wiki. A Claro é mesmo a única que dá suporte ao Visual Voice Mail. Se alguém aí errou foi a atendente, que não soube resolver o seu problema. 😉

      • Rodrigo

        Em nenhum momento disse que era mentira a informação do Wiki, porem venho tentando resolver esse problema. A claro dis que todas as configuraçoes do Iphone ja vem predefinidas por ela.