EXCLUSIVONotícias

Registrado primeiro caso de iPhone com tela rachada no Brasil

Foi em agosto de 2009 que começaram a aparecer em massa casos de telas rachadas de iPhones no sul da França, em que a imprensa do mundo inteiro divulgou equivocadamente como “explosões” de aparelhos. Em todos os casos, os usuários afirmaram que a tela se despedaçou de repente, sem nenhum motivo aparente. Até hoje a Apple e a justiça francesa debatem o assunto, apesar de não ter ocorrido mais nenhum caso depois de passado o verão europeu.

Agora o mesmo aconteceu no Brasil, em pleno verão carioca. E o calor excessivo pode ser a grande explicação para esse fenômeno.

O fato aconteceu com o nosso leitor Bruno Marques, do Rio de Janeiro. Na semana passada, os termômetros do Rio marcavam 39°, mas a sensação térmica era de mais de 50° devido à grande umidade do ar. Ele nos relata a históra:

Eu estava com meu iPhone 3G no bolso e entrei em um restaurante para almoçar. Coloquei o aparelho em cima da mesa e depois de um tempo ele fez um estalo enorme. Olhei na mesa e o vidro do aparelho estava completamente rachado. O primeiro impulso foi olhar para o teto para ver se havia caído algo, mas não era o caso. Na verdade, só pude constatar que o ar condicionado forte do restaurante estava sobre mim e, creio eu, a mudança brusca de temperatura pode ter sido a responsável por ter quebrado a tela do meu iPhone.

O aparelho continua funcionando normalmente, apesar das rachaduras.

O problema agora é conseguir que seu aparelho seja reparado, pois ainda está na garantia. A Apple e a operadora (TIM) empurram a responsabilidade uma para a outra e Bruno não consegue uma posição clara de nenhuma das partes.

A mudança de temperatura pode ser a explicação para os casos ocorridos na França. A página de suporte da Apple avisa que o aparelho deve permanecer “dentro de temperaturas de operação aceitáveis”, que são entre -20º e 45º C quando não em operação. O iPhone OS possui um dispositivo próprio de segurança, que faz o aparelho bloquear quando passa essas temperaturas, apresentando a seguinte tela:

Esta tela não apareceu com o Bruno, o que quer dizer que o sistema não considerou que o aparelho estivesse fora dos padrões.

É importante destacar que por enquanto, apenas um caso de rachadura espontânea foi registrado em nosso país.

Na Europa, mesmo sem ter chegado a um veredito final sobre a causa, a Apple se ofereceu para trocar os aparelhos de quem apresentou o problema. O que precisamos fazer para termos o mesmo direito respeitado no Brasil?

Fonte: © blogdoiphone.com

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Se isso acontecer com meu iTouch eu fico louco o.O

    • Felipe Drumond

      Se isso acontecer com o meu 3G eu só vou pedir uma única vez a garantia. A segunda vai ser diante do juiz. Daí mando pro iLex postar aqui. Aqui no Brasil uma vez um DVD novinho que dei para meus pais deu problema. A assistência técnica pediu até o manual (depois de eu ter levado a nota fiscal) para saber se ele estava em português, alegando que se não estivesse, não dariam a garantia. Brincadeira viu…

      Ô Apple, atende logo, troca essa trem (sim, sou mineiro). Vale mais atender do que ter propaganda negativa, não é?!

      • Bruno

        O problema da Apple trocar logo não é nem o custo, mas sim assumir que o Iphone “explode” mesmo, o que é pior…

      • Felipe Drumond

        Mas a Apple não precisa assumir falhas, porque falhas eu noto aos montes, quase que diariamente, nos seus apps. Pra mim, o grande problema, é deixar o usuário na mão. Depois o cara fica bravo, bota fogo no iPhone e coloca no Youtube…

  • Marcio

    Meu 3GS esta cada dia mais quente e por um maior período de tempo. Sei que faço um uso intenso do aparelho e geralmente recarrego a bateria de manha e por volta das 5 da tarde. Mas o 3G não esquentava tanto. Só que essa “quentura” não passe do aparelho para a minha cabeça, como esta acontecendo no caso desse colega, dono do iPhone que teve a tela quebrada…
    E o verão promete muito mais calor ainda!

  • MedoHhH!!!

    O meu iphone 3Gs derrepente esquenta, sim, e a temperatura aqui na minha cidade (Maringá-PR) é bem “quentinha” (nao tanto quanto SP haha).
    Acho que o iphone esquentar (ficar levemente quente) é considerado normal… mas tomarei mais cuidado quando a temperatura aqui estiver alta!
    😉

  • Carlos T.

    Falta virarmos gente. Só aí as empresas vão respeitar os direitos dos consumidores.

    Virar gente = mais direitos do consumidor lei ser fiscalizada e punir os infratores.

  • Ricardo

    A TIM tá empurrando a responsabilidade, ih não é novidade ela não querer resolver problemas para os assinantes. Sempre me decepciona.

  • schenardie

    a apple vai alegar que o aparelho tinha jailbreak

    aehuyehaieuahieuhauiehuiaheuea

    Que sacanagem acontecer uma coisa dessas =/

  • lucas hingis

    Qual seria o iPhone do Bruno?

    • iPhone 3G, esqueci de citar no artigo.

  • Douglas

    O meu 3GS esquenta bastante com aplicativos que fazem uso intenso do processador, como o programa de GPS curva a curva e alguns jogos como o N.O.V.A fora isso nada de anormal.

  • Ricardo

    Há três semanas meu 3gs parou de funcionar. Eu levei na noja da Claro e trocaram na hora sem questões! Nota 10! super atendimento!

    • Felipe Drumond

      Você é um abençoado! Uma vez tive que fazer uma denúncia na Anatel pra desbloquearem um celular comprado sem qualquer fidelização. Aí me trataram como gente.

  • Guilherme

    Meu Iphone 3G perdeu o touch no lado esquerdo da tela todinha, não tecla o numero 1 nem a letra q no telcado vertical, alguns jogos fica inviavel de jogar, e a Vivo tá me enrolando pra torcar na garantia. entrei cim um processo no Procon. Façam isso.

    • Eles te sujariam o nome se vc devesse algo a eles. O PROCON pode resolver nosso problema de ter nossos direitos prevalecidos, entretanto mantém o descaso no anonimato, e as gigantes milionárias continuam aparecendo bonitinhas na TV. Nossa arma, creio eu, seria a divulgação desses problemas com as operadoras, para que elas sejam obrigadas a se preocupar com a imagem negativa no mercado, e se “borrem” de medo de estar dando munição às concorrentes…

      Sugiro que o dono do blog e os ofendidos pelas operadoras publiquem, com documentos, esses mal tratos com os consumidores…

      []`s

    • Rafael Sanches

      Galera, convenhamos que qualquer problema no aparelho é de obrigação do fabricante corrigir, passadas as 48 horas da compra que permite a troca imediata na loja. A operadora não tem nenhuma obrigação passadas 48 horas de trocar o aparelho. Caso a mesma realize seria apenas por cortesia…

  • Marcelo Turolla

    Reparei no meu iPhone 3G que o “esmalte” que cobre a parte traseira do aprelho está começando a descascar, mas ainda está bem pequena, e eu vou logo atrás antes que passe da garantia! (sei que o comentário não tem muito com o assunto, mas é só para constar)!

    • Marcelo

      Esmalte? Na parte de trás do 3G? Estranho, porque a traseira toda do 3G é de plastico black piano….
      Ele vai arranhar todo, mas descascar?

      • Marcelo Turolla

        Sim Black Piano, por isso escrevi “esmalte” (repare nas aspas), não sei o que cobre (resina, esmalte, verniz,) só sei que está descascando!

  • Leo

    Bom gente, de acordo com a Apple Americana, as operadoras são as totais responsáveis por toda a assistência técnica do iPhone aqui no BR.
    Foi um parto pra eu conseguir trocar meu 3G da VIVO comprado na Americanas.com
    Levei 5 meses pra ter a troca, que no caso foi bem vinda pq eles me deram um 3GS no lugar como pedido de desculpas.
    A operadora tem a total responsabilidade pela garantia do aparelho do cara.
    Eu ameacei processar, liguei na Apple Americana pra conversar, fiz o diabo… mas consegui.
    Gente, infelizmente, aqui no Brasil, a gente tem que correr muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito atrás dos nossos direitos, meu 3GS, na lateral esquerda, está com uns pontos esbranquiçados me dando aimpressao de estar descolando e eu sei que não é mau uso pq tenho um extremos cuidado com tudo que é meu e o suposto técnido do iPhone na VIVO disse que pra ele isso não é defeito. Não quero saber, vou atrás disso até o fim, vou tentar ir lá outra vez e se o “não é defeito” ocorrer de novo eu mando um email pra Apple americana.
    Falta o povo correr mais atrás e ser mais “chato” com relação aos nossos direitos!! =)

  • marcos

    o meu iphone tb teve esse probreminha de rachadura.. aconteceu num dia muuuito quente, fazia um calor de lascar e acabei derrubando-o de uma altura de 1metro e meio no asfalto… ficou igualzinho esse da foto ..heheh

  • Nilson

    Meu iphone nao deu nenhum problema, eh que ele ainda esta na loja para mim compra-lo, meus celulares, todos que tive esquentao, ainda mais quando estou carregando e na net, como agora, quero ver quando eu tiver um iphone, se for para estourar a tela, que seja na garantia rs…

  • Vitor Sá

    O meu iPhone esquenta muito, aqui no Rio. As vezes eu paro de usa-lo pq não suporto ficar segurando-o por muito tempo! Principalmente quando uso o iPhone enquanto carrego.

    • Igualmente aqui em Teresópolis-RJ
      Ontem estava bem quente durante o dia e eu deixei o iPhone carregando, quando fui pegar, a tela e a parte de tras estava superaquecidas, mal dava pra usar.
      Deu até medo.
      Deixei o aparelho desligado até que a temperatura dele caisse.

      • Nilson

        nesses casos de super aquecimento do aparelho, eu aconselharia desliga-lo e deixar esfriar na temperatura ambiente mesmo, o dele esplodiu, por causa do ar condicionado do restaurante, mesma coisa coloca um copo de leite bem quente em um copo e depois coloca no freezer, todos ja sabem oque acontece… Mas nem sempre da para fazer essas coisas… Quando nao tem opçao o jeito eh correr o risco…

  • Cléber Oliveira

    1 em 50.000.000

    quase como ganhar na sena

  • Nefertine

    Até que enfim reconheceram que isso realmente pode acontecer. Aqui em SP já vi casos identicos, ambos devido a temperatura extrema.

    Acho muito dificil a garantia funcionar num caso desses, tanto a operadora como a Apple pode simplesmente julgar isso como um dano provocado pelo usuario. Caso da minha amiga que derrubou o dela na rua e infelizmente ele caiu com a parte de vidro bem no concreto e rachou, porem não trincou como o caso do leitor aqui do blog, e tbm continua funcionando.

    Como sempre vale a dica do iLex sobre temperatura e tbm sempre colocar um capa no iphone. nunca se sabe né.

    🙂

  • eduvinagre

    Pessoal, não podemos esquecer o fenômeno físico da dilatação. Será que o Bruno não saiu de uma temperatura muito quente e logo em seguida entrou em um ambiente com o ar condicionado no máximo. Se for a rachadura me parece até aceitável. Acredito que o vidro do iPhone seja temperado, mas mesmo mudanças bruscas de temperaturas podem causar o estrago nestes tipos de vidro. Resta verificar a garantia e condições de uso do aparelho.

    Abraços

  • Bruno

    Ilex,

    Esse artigo:
    http://www.blogdoiphone.com.br/2009/08/a-palhacada-sensacionalista-continua-midia-da-destaque-a-mais-um-frances-cujo-iphone-implodiu/

    Foi publicado aqui criticando a midia francesa. Será que os casos do sul da França merecem credibilidade porque aconteceu um caso aqui no Brasil? Ou ainda são picaretas alheios?

    • O que o texto critica é o sensacionalismo que fizeram em cima da história. Por exemplo, se o Blog aqui fosse seguir a mesma linha, o título seria: “Bomba! Casos de explosões de iPhone chegam ao Brasil!”.

      Entendeu a diferença?
      Na França, continuo achando que muitos se aproveitaram para aparecer, como você pode concluir no link que você postou, se fizer uma leitura cuidadosa do texto.
      Se começar agora a aparecer uma epidemia no Rio de iPhones quebrados, a tendência é eu achar a mesma coisa aqui. 😉

      • Hermann

        Aquela notícia do segurança da França parece lorota dele para se aproveitar da situação e trocar seu iPhone quebrado, provavelmente por uma queda ou a batida de algo na tela do aparelho. Repare que o padrão de rachadura na tela não é o mesmo do caso que aconteceu aqui no Brasil.

        Não sou especialista pra julgar, apenas usei um pouco de lógica… além da forma como a tela quebrou, outra dica que diz que o segurança esteja se aproveitando é ficar falando muito do que ocorreu… uma coisa é ele dizer que a tela estourou, a outra é dizer que “ouviu um barulho”, “retirou o celular do bolso e ele estourou”, “um pedaço de vidro acertou o olho” e ele “retirou com uma pinça o vidro”… é muita desculpa não acha?

        Onde trabalho quando eu quero saber pq uma pessoa faltou ao serviço, basta ver o tamanho da estória que o empregado conta… se ela for muito grande, pode estar certo que é mentira.

        Agora vamos adimitir iLex… tu não é muito imparcial quando o assunto é “defender o iPhone” ehehehehe. Não leve a mal minha crítica… tu representa uma comunidade inteira de “viciados em iPhone”!!!

        • Quando é para defender, defendo sim, mas quando acho que há razão para isso. 😉

  • Patrick

    Só uma pergunta…
    o iPod Touch também tem esse aviso sobre temperatura?
    vlw

  • Nao importa o que a Apple tem contratualmente com a TIM, o que importa é que o consumidor tem o direito a troca do produto seja lá por quem…….Sugiro que a pessoa deva ligar para o 0800 da Apple e solicitar a troca ou fazer o mesmo na TIM, do contrário procure o PROCON mais próximo e faça sua reclamação. Posteriormente, caso não consiga êxito procure os Juizados Especiais e busque seus direitos;

  • Flavio

    Variações de temperatura representam variações de pressão e dilatação dos materiais, então…acho que isso pode acontecer sim, em situações extremas. Será que o uso de película na tela de alguma forma poderia reduzir o risco? Aliás, o “usar ou não usar película” poderia ser discutido no blog. Coloquei no meu e não me arrependo. Dá pra perceber que o plástico já sofreu muitos microarranhões, mas imagino que a tela por baixo esteja ilesa.

  • Jeoman

    O meu 3gs deu um problema estranho ficou sem som sem ligar e lento, MUITO LENTO, tive que colocar a tim na justiça pra conseguir outro mas no novo comprei capa e película agora espero que não quente Nem arranhe.

  • Igui

    O meu iPhone vive esquentando do nada. Tem algum perigo

  • O iPod Touch 2G de um amigo meu ficou semelhante ao da foto, ele mora em barra de guaratiba, onde faz um calor dos infernos… Ele contou; “Um dia eu acordei e olha só meu iPod!” E eu o perguntei como aconteceu “Não sei, cara. Eu estava ouvindo um NerdCast (uma Radio pela internet) pra pegar no sono, e quando acordei, ele estava assim. No chão, com a tela pra baixo…” Eu disse; “Meu deus! Mas sò essa quedinha da cama não faria isso… Qual a sua cama?” E ele; “Uma belixe….” Acho que dessa vez, o calor nao teve nada a ver com isso…

  • Giovanny

    Tenho de tomar cuidado… Tô indo amanhã pro Riio :/

  • Wagner

    Lembrei dessa parte que foi publicada no blog, quando os fatos aconteceram na França:

    “Para quem não sabe, os sulistas do país (da França, não do Brasil ) são conhecidos lá como os malandros que querem levar vantagem em tudo, sendo origem de vários golpes”

    Coincidência no Brasil acontecer em uma região que tem a mesma fama? Hahahahhahaha
    Me perdoem cariocas, mas é apenas uma brincaidera, não resisti.

  • Robson

    Infelizmente é comum que para conseguir a troca do Iphone c/ defeito seja necessário procurar o juizado especial.

    O meu deu problema no wifi no 2º mes de uso, já faz 10 meses q estou correndo atraas e nada.

    Já entrei na justiça agora é esperar!

  • Joao Paulo

    Interessante notar como as rachaduras parecem sair dos cantos da tela, ao invés do celular daquele gerente francês que parecia ter levado duas marretadas.

  • Figo

    Galera,

    Fui na academia agora na hora do almoco e deixei meu iPhone no carro, quando entrei em casa ele estava dando a mensagem da Temperatura, não aconteceu nada gracas a Deus mas conforme o iDan falou, o calor excessivo é a causa da rachadura na tela, tomem cuidado.

    Abs,
    Figo
    iPhone 3GS 32Gb Branco

    • Nilson

      acho que vc nao leu bem a materia, ele estava no sol e depois foi a um restaurante com o ar condicionado muito forte, se eh de vidro, qual o efeito de acontecer? Estourar. Mudanças bruscas de temperatura, pode fazer eh trincar, racha e assim vai…

  • Cleber

    Esse fato aconteceu com uma amiga de trabalho no ano passado e a VIVO trocou sem problema algum.
    Portanto, esse não é o primeiro caso a acontecer no Brasil.
    Talvez seja o primeiro noticiado.

    Cleber

    • Exatamente como diz o título da matéria. 😉

  • Márcio

    A coisa de dois meses atrás o teclado virtual de meu 3GS começou a travar. Entrei em contato com a VIVO e no dia seguinte fiz a troca por um aparelho novo numa loja de atendimento, e ainda com hora marcada!
    Sou critico em relação ao atendimento que a VIVO oferece aos seus clientes, mas desde que adquiri o iPhone o atendimento que recebi e venho recebendo da operadora é digno de registro.

    • Esse é o problema: incompetência da operadora para resolver casos simples como esse (em que bastava um restore do sistema) e quando a coisa é ais séria, se negam a trocar (não falo de nenhuma operadora específica).

      • Márcio

        Um fato que chama a atenção é que apesar da boa ou má vontade do funcionário/representante da operadora que nos atende, fica notório que eles não entendem absolutamente nada do aparelho e do sistema de operação…
        Teve uma situação onde eu estava com uma dificuldade em relação ao 3G e ao tethering, em que falei com mais de 10 pessoas da VIVO e cada uma me dava uma resposta ou uma informação diferente e, na maioria dos casos, conflitantes…
        Bem que eles poderiam contratar alguns dos seguidores do blog para dar assistencia técnica e operacional aos seus clientes….

    • Também tive duas experiências muito boas com a CLARO. Relatei no tópico. Vi outros relatos aqui, favoráveis á agilidade da Claro e da Vivo.

      Me parece que o pior problema da telefonia celular brasileira atende, mais uma vez, pelo nome de TIM.

  • Alex iPilot

    Esse é um caso para os MythBusters… Colocar o iPhone no sol e depois dentro do freezer…

    Eu tenho usado na bicicleta, debaixo de sol, usando GPS e dados, sem problemas. Melhor, QUASE, pois algumas vezes noto manchas coloridas no visor. Elas somem depois que a tela resfria um pouco.

  • Júlio Gasparoni

    Para termos nosso direito respeitados, só entrando com reclamação no PROCON e/ou acionando as empresas judicialmente.

    Foi assim comigo quando tive problemas com a nokia pra trocar meu antigo E61 que deu problema com 3 meses de uso. E a nokia alegava que não tinha um celular igual ou superior pra repor (o que era mentira, uma vez que na época o n73 estava saindo para as lojas).

    No Brasil não existe respeito ao consumidor. Nunca existiu.
    E depois disso, fazem um escândalo quando os consumidores se aproveitam de erros de sistemas de lojas online, que oferecem descontos astronômicos por seus produtos.

    É, o Brasil é uma zona,

  • Nathan

    Quando meu iPhone 3G travou de rerrepente e não ligou mais, eu fiquei desesperado (se ele tivesse quebrado eu morria), fui a Tim, eles não me ajudaram, pedi assistência no fórum do blog, me ajudaram. A única coisa que pude fazer foi falar mais grosso com os vendedores, então eles ficaram com o meu iPhone e depois de uns dias me devolveram tudo ajeitado, ufa.

  • Tadeu Cantuaria

    Olá,

    Uma vez esqueci o meu Iphone 3GS no painel do carro e só fui perceber no outro dia, e quando o peguei ele estava com a tela de proteção dizendo que ele precisava ser resfriado, ainda bem que a tela não estourou.

  • vou enviar a foto do meu
    ele trinco a tela mas nao toda e nao pro calor caiu no chão de um banco postarei fotos mais tarde

    • Isso. Vou mostrar um que foi atropelado por um caminhão que ficou igual. #putz

  • Julio César

    Eu compreie meu iPhone 3GS em outubro… Em novembro eu fui na vivo pra troca-ló alegando que a bateria tava um merda, aí jogaram uma papo de q, depois da loja da Apple ter chegada no Brasil é a Apple q tem responsabilidade, aí pisei firme, enchi o saco, falei q ia no procom, aí no outro dia me ligam… “pode vim trocar o aparelho”…. cheguei lá…Trocarão na hora, foi no papo msm, o vendedor virou meu amigo..hahah…. quando fui testar o novo vi que aparecia umas linhas verticais perpendiculares na tela quando eu usava jogos 3D…. Aí fui lá de novo…. Só que dessa vez eles me enrolarão 2 dias… Mas trocarão de novo…..

    Fica a moral… Seja chato, mas chato msm… Senão eles Tê levam no papo…..

    • Leo

      Você tem 10000000000000000000000000000000…0000000000000% de razão cara.

      Foi sendo impressionantemente chato que eu troquei meu 3G.
      Agora correrei atras pra arrumar o 3GS que está com a lateral esquerda meio esbranquiçado abaixo da tela

  • Felippe Gomes

    Comprei meu 3Gs em setembro e lá pro finalzinho do mês o foco não estava funcionando e sim piorando a qualidade da imagem eu fui na vivo e ele disseram q iam fazer o restore e que se não adiantasse eles iam analisar o aparelho, ta aí eles fizeram e nada o cara pego meu iPhone e voltou dizendo que no termo de troca de aparelho que Apple forneceu a eles não consta nada sobre o foco da câmera não funcionar e que aquilo não era considerado um defeito, aí minha Irma q já estava puta disse: Se não é defeito é o que então é uma qualidade? O cara não sabia o que fala e chamo a gerente ela olho com uma cara e disse: você quer um iPhone pra ficar tirando foto? Ela foi bem ironia a gerente aí falei que sim que eu queria, aí eles perguntaram se eu estava com a caixa que eles iam trocar e sem falar que o cara que me atendeu a 1 vez disse varias vezes para eu voltar semana que vem pq eles não tinham no estoque o iPhone, se vc não for esperto eles ficam te enrolando, e esse lance do vidro minha amiga deixo o 3g dela cair na rua e ele quico na
    calçada e quebro o vidro ela foi na vivo e eles disseram q se ela pagasse 4xx eles trocavam o vidro e se ela pagasse 5xx eles davam um novo, lógico q ela pego um novo e no outro dia ela já estava d novo cm um 3g

    • Leo

      O meu tbm ta nessa de não ser considerado um defeito.
      Muito bom ler seu comentário. Amanhã mesmo volto na Vivo pra falar com aquele projeto de tecnico pra ver se ele me resolve.
      Ele pegou eu número e disse que me ligaria até o fim da semana passada.
      Vamos quebra o pau galera, se não a parada aqui no BR não funciona!

  • JanjaBoy

    “Que precisamos fazer para termos o mesmo direito respeitado no Brasil?”

    Votar direito!

    • Leo

      Acho muito relativo. Infeizmente não foi meu voto contra o atual presidente que o fez perder a presidência, mas acho que nenhum dos que se candidatam mudariam isso.
      Vote Obama ppl \o/

  • Felippe Gomes

    Leo já leva a caixa tudo bonitinho caso vc consiga eles vão te pedir se o técnico não adiantar manda ele chamar a gerente.
    Boa Sorte!

  • Paulo Nunes

    Eu tenho uma experiência diferente da maioria (e feliz) pra postar aqui. Já tinha comentado num post mais antigo, e acabou acontecendo de novo: meu iPhone 3G parou de repente de funcionar. Levei à Claro, que o trocou imediatamente por um 3GS, já que o 3G não estava disponível na loja. Tinha 11 meses de uso, e, mesmo a diferença de preço entre os dois modelos custando R$ 200, como afirmou o atendente, depois de conferirem o valor da minha nota fiscal, a troca ficou apenas por 20 reais.

    Quatro meses depois, isto é, ontem, meu 3GS parou de vibrar. Fui na Claro novamente, e recebi imediatamente outro. Sem mais complicações.

    Talvez, haja discordâncias sobre alguns problemas, que deixem margem para questionar se a culpa é do usuário… mesmo que ele seja inocente. Mas quando o problema é falha patente do aparelho, acho que o procedimento tem sido perfeito, pelo menos comigo, na Claro.

  • Luck Strike

    Estou com a mesma dúvida do Patrick. O iPod Touch tem esse aviso sobre a temperatura?

    Patrick disse:
    20 de janeiro de 2010 às 11:47

  • Luck Strike

    Aproveitando a discussão. Existe um app sobre o Código do Consumidor? Eu tenho quase certeza que já vi isso em algum lugar, mas como já faz um certo tempo, não tenho certeza.

  • Marlon

    meu iphone ja esteve em temperaturas abaixo de 0 varias vezes, e mesmo do calor de um aquecedor, e segundos depois no friu nada aconeceu. vai entender. sinceramente nao sei oque opinar aqui. 🙂

    • Felipe Drumond

      Pergunto: ele estava diretamente exposto a essas temperaturas, ou no bolso?

  • Luck Strike

    Concordo com o JanjaBoy, precisamos votar direito. O problema é justamente conseguir votar direito. A impressão que eu tenho é que isso está cada vez mais difícil e, consequentemente, desanimador à beça!

  • Quando o meu telefone esquenta de mais eu desligo ele.. Nao da tenho medo de ele quebra explodir sei la fazer o que..
    E nao quero ter problema com as operadoras brasileiras porque eu sei que eles nao resolvem nada entao melhor fazer de tudo para nao leva o celular para eles!!

  • Michael

    iLex, a resposta a sua pergunta é procurar a justiça, Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (não paga custas em primeiro grau).

    Trata-se de vício de qualidade, uma vez que o produto deve funcionar perfeitamente nas condições climáticas do local em que ele é comercializado. Portanto, protocolado a reclamação junto a apple, se a mesma não solucionar o caso dentro de 30 dias, basta procurar um juizado especial do consumidor, ajuziar uma reclamação (pode ser feita a termo e sem a necessidade de advogado se a causa for até 20 SM) contra o comerciante e fabricante (no caso a operadora e a apple) e pedir a substituição do produto por um igual, ou a devolução do dinheiro corrigido e atualizado na forma da Lei.

    _________________________________________

    Código de Defesa do Consumidor:
    Art.18. Os fornecedores de produtos de consumo, duráveis ou não duráveis, respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam, ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    § 1º. Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, pode o consumidor exigir, alternativamente, e à sua escolha:

    I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

    II — a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

    III – o abatimento proporcional do preço.

    § 6° São impróprios ao uso e consumo:
    […]
    III – os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

  • Júnior

    Nao tenho iPhone mas te digo com sinceridade que nós aqui em teresina-PI estamos lascados pq aqui todo dia faz de 38°C a 40°C…. Já virou rotina…

    PS: So tenho um LG Prada..hehe

  • D’Agosto

    Meu IPhone 3g teve aquele problema do WiFi parar ao atualizar a versão. Levei o aparelho e a caixa na Vivo e trocaram na hora. E já tinha uns 7 meses de uso.

  • Já fiz duas trocas de iPhone com a Claro (Loja Shopping Ibirapuera), sem o MENOR problema ou dificuldade. Basta levar a nota. Numa das vezes, foi a tela que não funcionava mais. Na outra, imprecisão do GPS. Não fizeram mil testes, não duvidaram, não criaram problemas. Basta a NF. Na segunda vez, ainda pude mudar de 8 para 16GB pagando uma pequena diferença.

    Já ouvi relato de atenção semelhante em outras operadoras. Deus me livre de comprar um iPhone com uma operadora que EMPURRA a garantia para outros.

    Será que o problema aí não é a operadora, não?

  • Michel Pilla

    So um parenteses….. Faz mais de 24hrs q nao há posts no blog. Cade o iLex???

    • Mistééééério… 😛

  • Rilton

    Não sei se esse é o primeiro caso no Brasil não, pois em novembro passado um cliente meu, me trouxe um Iphone 3G comprado na claro, com o vidro todo despedaçado, onde ele me relatou que estava dirigindo e seu iphone em cima do banco do passageiro, deu um estalo e ficou todo trincado, como se houvesse levado uma queda, ele me trouxe o aparelho, e perguntou se era normal acontecer aquilo com o iphone, eu falei que não, havia a possibilidade mais um pouco raro, bem, ele pra não perder tempo com desculpas da operadora ou Apple, o que seria mais dificil, arcou com o prejuízo de um Vidro + Touch novo R$ 260,00 a peça mais minha mão de obra, e foi isso.

  • João

    o iphone da minha amiga, aconteceu a mesma coisa ano retrazado, então este não foi o primeiro caso com tela rachada no brasil !

  • Alex iPilot

    Luck Strike, existe o app iCDC com o Código completo, relação de telefones dos PROCONS de todo Brasil e possibilidade de escrever anotações de texto. Gratuito e muito bom. Recomendo.

  • Vou começar a rezar hoje mesmo!

  • madmed

    Eu uso uma capa de silicone ( bem baratinha :P) no meu iphohe 3gs e moro em Teresina -PI. Aqui se vive mudando do ar condicionado para o “inferno” ambiente. Fiquei preocupado 🙁

  • Pamella

    Nao é a primeira vez nao pois o meu amigo tem um iphone e o dele também quebrou a tela o meu nunca quebrou mas do meu amigo também quebrou.

  • Pamella

    O deste meu amigo gente esta no bolso da calça ele pegou e esta trincada inteira também, do nada aconteceu isto e ninguem queria tocar o celular dele…

  • RafaelVaccariN

    Triste para o amigo Bruno Marques e interessante para nós … Se nos novos iPhone já viesse com a tela de OLED (Organic Light-Emitting Diode), teria aguentado o calor intenso do Rio de Janeiro.

  • Pessetti

    Não li todos os comentários, mas ri demais com isso:

    ” Depois o cara fica bravo, bota fogo no iPhone e coloca no Youtube…”

    Na boa… acho que eu vou fazer isso, pois tenho certeza que vou parar na TV se fizer isso com meu iPhone… hahahaha

  • Christian

    Pessoal, estou postando neste tópico porque o assunto tem tudo a ver com o que aconteceu comigo.
    Sou usuário de iPhone desde o início do mês passado, quando adquiri o 3G S de 16GB branco pela operadora Vivo, no início não percebi nenhuma anomalia com o aparelho, mas conforme fui intensificando o uso com aplicativos e ligações ele começou a aquecer demais, entrei em contato com a Vivo e fui atendido por um funcionário mal treinado que me disse que o aparelho não tinha qualquer tipo de garantia, depois de passar para ele os protocolos que afirmavam que a Vivo teria sim responsabilidade com o aparelho fui informado que o sistema estava fora do ar e que eu deveria ligar no dia seguinte para agendar a troca do iPhone, como estava com ele há pouco mais de 10 dias, resolvi esperar e aproveitar o brinquedinho mais um pouco, pois bem, hoje dia 03/06 entrei em contato novamente e fui informado que teria de levar meu aparelho na loja própria porque eles providenciariam a troca, mas como eu não achei satisfatório resolvi ligar novamente e informei meu problema e moça que me atendeu foi muito educada e pediu que eu entrasse em contato com o suporte Vivo do iPhone no nº *474663 porque eles realizariam a solicitação, depois de ligar e explicar tudo para o atendente ele prontamente afirmou que era um problema de placa e que solicitaria um novo aparelho, detalhe, fui informado que em até 3 dias estarei com um iPhone novinho e só depois de recebido eles entraram em contato para agendar a retirada do aparelho defeituoso.
    Não posso deixar de comentar isto porque é realmente impressionante que no Brasil, onde tantas operadoras agem de má fé com o cliente, a Vivo tenha esse respeito pelo cliente.
    Além de adquirir meu iPhone por apenas R$1189,00, ainda tenho garantia de troca sempre que houver um defeito, a operadora realmente está de parabéns, o setor de suporte do iPhone é super competente, uma pena que nem todos os atendentes do 1058 sejam tão eficiente, mas como em tudo, sempre existem os bons e os maus profissionais e na Vivo não seria diferente.
    Acho importante salientar que para não haver problemas é sempre bom registrar protocolos com toda a informação sobre a garantia do aparelho antes da aquisição para que não haja imprevistos que venham a invalidar a garantia. Eu liguei para o suporte do iPhone antes de comprar e confirmei todas as informações para só então comprar o aparelho, fui super bem atendido e tive todas as minhas dúvidas sanadas com clareza.
    É muito importante que na hora de reclamar do defeito, seja mencionado o protocolo que consta a informação sobre a garantia para que caso o atendente se faça de bobo, possamos ter nossa solicitação atendida.
    Mais uma vez quero parabenizar a Vivo por todo esse suporte e respeito que oferece ao seu cliente e também dizer que depois do iPhone, não compro outro modelo diferente do próprio iPhone porque o aparelho é simplesmente ESPETACULAR!!!

  • Paloma

    Genteeeee o meu trincou por causa do ar condicionado do meu quarto . Silpmesmente fui dormir com ele inteiro e acordei comele trincado… Tenho o aparelho a 2 meses nunca caiu e uso ele numa bolsinha aí fui na Apple o atendente teve a cara de pau de falar vai ver alguém deixou ele cair e vc nao viu!!! Eu disse impossível ele passou a noite na cabeceira da minha cama ninguém tocou nele!!! Conclusão vou deixar lá 1 mês para analise. Q odioooo e se nao repararem alegando mau uso como advogada vou processar a Apple q arrependimento de ter um iphone

  • Lucas

    Ilex estamos em janeiro de 2014 e procurei essa matéria pois meu iphone 5s aconteceu ao carregar.
    Primeiro que meu iphone estava espantosamente escutando que era um absurdo. Dai ontem ao colocá-lo pra carregar ele estava tão quente mais tão quente que quando peguei na mão duas rachaduras na tela apareceram. Como meu iphone não é brasileiro to fu… O que aconselha a fazer, uma vez que o mesmo foi comprado lá fora e não tenho a nf de lá dos states.

    Se alguém souber e quiser me ajustar. [email protected]