Notícias

Loja de aplicativos da Palm representa menos de 1% do total da App Store da Apple

Há praticamente um ano, os “profetas do fim do iPhone” gargalhavam em fóruns e até mesmo aqui no Blog, com a enorme ameaça que a Palm estava preparando ao lançar seu grande iPhone killer, o Pre.

Sete meses após a entrada no mercado deste “revolucionário” (cof, cof) celular, sua loja de aplicativos acaba de conseguir reunir 1.005 títulos disponíveis ao consumidor. Mil e cinco. Considerando que a loja da Apple já conta com quase 130 mil aplicativos em seu catálogo, os números do Pre não chegam a representar nem 1% do seu maior concorrente.

Mas o que uma notícia sobre a Palm faz em um blog sobre iPhone?

O fato curioso é o que o atual CEO da Palm, Jon Rubinstein (na foto acima), falou em 2007 sobre o erro estratégico da Apple ao querer entrar no mundo da telefonia, com seu celular tudo-em-um:

Por acaso existe uma torradeira que também saiba fazer café? Não há tal dispositivo combinado, porque ele não faria nada melhor do que uma torradeira ou máquina de café individualmente. Isso funciona da mesma maneira para o iPod, a câmera digital ou o telefone celular: é importante ter dispositivos especializados em uma função só.

A história todos sabemos: a Apple cresce dia a dia no mercado de smartphones, enquanto a Palm piora cada vez mais.

Jon Rubinstein já trabalhou na Apple e foi um dos responsáveis pelo lançamento do iTunes e do iPod original. Brigou com Steve Jobs ao aceitar o cargo de CEO da Palm, levando boa parte da equipe e das ideias concebidas no antigo emprego.

Depois de várias trapalhadas, como a tentativa de sincronizar o Pre com o iTunes, muitos duvidam que a Palm vá conseguir ainda segurar por muito tempo. Alguns analistas acreditam que ela não dure além de 2012.

É por essas e outras que, quando algum “profeta” vem me dizer que tal celular vai vir para liquidar com o sucesso do iPhone, eu fico quieto. Pelo menos até agora, cão que ladra não mordeu.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Douglas

    Sem dúvida a Palm esta em ruínas. Diga-se de passagem que o Iphone derrubou muitos smartphones pelo seu caminho glorioso que percorreu até aqui. Quem não se lembra dos desejados smartphones da MS com windows CE e MOBILE, com suas canetinhas ridículas e não desejou ter um e juntou suas economias para adquiri-los (isso ha uns 5, 6 anos). Hoje, sinceramente, não queria um smartphone com outro OS nem de graça… Alguém ai se habilita a trocar sei iphone por um outro com symbian por exemplo? Haha

  • Wagner

    “2012” denovo, fim da Palm e do mundo. Só o Iphone irá sobreviver kkkk

    • Janja Boy

      Também achei que 2012 é fácil! Vai acabar tudo, não só o Pre!!! 😛

  • Michel Pilla

    É incrivel como pessoas que trabalham nesse ramo digam uma besteira dessa, de que um aparelho só não faz a função de varios.
    É só olhar ao redor e ver o computador. Há uns 15 anos ou menos ele servia pra que? Editar textos e planilhas? Fazer uma progamação?
    Hoje vc escuta musica, tira foto, se comunica com o mundo etc.
    Nã é atoa que uma porcaria dessas nao vai pra frente. 🙂

  • Deniro (Danilo Mitsuo Uehara)

    “Alguns analistas acreditam que ela não dure além de 2012.”

    kkkkkkkkkkk
    se o mundo nao acaba para todos em 2012 pelo menos pra Palm acaba

  • gabriel

    Os mp 11 tem mais titulos…

    ASUhsiHSUIsahuishaUSA

    Pobre Pré

  • Amarok

    Eu ñ sei oq esses CEO’s tem na cabeça pra falar tanta m*! A alguns meses atrás foi o da Microsoft q disse q a internet ñ foi feita para smartphones! Oras, eu só uso internet no iPhone agora! Aí eu vejo outra dessas da Palm! Como esses caras tem o dom de falar besteira! É melhor ficar calado pra ñ passar vergonha…

    • Bem, uma boa maneira de definir essas pessoas: Visionários Míopes.

  • Thalmo

    Já disse uma vez um poeta famoso: “e sendo eu um grande especialista no assunto, eu calo e vejo como tem gente besta no mundo”. O pessoal da Apple deve morrer de rir ao ver tais notícias.

  • Luiz henrique

    Por isso a Apple não se pronuncia…

  • JulianoR

    Eu continuo a achar o Pre a melhor opção depois do iPhone, não fosse aquele teclado físico ele seria um competidor FORTISSIMO, hehe.
    E enfim, eu realmente não ligo para essa história de 1.000 apps, 100.000 apps… qnd o Jobs voltou a apple em 1997 a primeira coisa que ele fez foi justamente reduzir a gama de produtos da apple para o mínimo possível, segundo ele “não era preciso ter muitos produtos, apenas os produtos certos”(não lembro se foi exatamente com essas palavras, mas algo assim).
    e a verdade seja dita: oq tem de lixo na App Store não é brincadeira! E isso só atrapalha a loja, pois dificulta a localização de bons apps…
    E dai eu pergunto: alguém aqui tem mais de 1.000 apps, por acaso?
    eu prefiro 1.000 vezes ter uma loja de 1.000 apps, desde que todos os apps sejam bem selecionados, sem repetições ou coisas inuteis, do que ter uma loja de 100.000 apps onde eu encontro 500 clientes de Twitter, sendo que eu só precisaria do Tweetie 2!

  • Thiago

    Ha alguns anos atras quando perguntavam aos CEOs sobre o futuro reservado ao iPhone, eles deveriam dizer: ” só sei que nada sei”. Ou melhor ainda…”só sei que steve jobs tudo sabe”
    hehe. (1ª frase de Sócrates, o outro Sócrates)

  • Thiago

    Ha alguns anos atras quando perguntavam aos CEOs sobre o futuro reservado ao iPhone, eles deveriam dizer: ” só sei que nada sei”. Ou melhor ainda…”só sei que steve jobs tudo sabe”
    hehe. (1ª frase de Sócrates, o outro Sócrates)

  • Felipe

    Concordo com Juliano. Ter 1 milhão de app não é muita vantagem, mesmo porque 90% serão besteiras e os bons ficam escondidos. E sobre o Palm Pre, ele é um otimo aparelho. Se não fosse realmente o teclado físico, além do que ele tem suas vantagens sobre o iPhone, e o sistema de multi-task dele é excepcional. É bom que tenha aparelhos que concorram com o da Apple, assim, o iPhone se tornará melhor e melhor ou quem não se lembra do tempo que não existe copiar e colar e outras funções que irritavam a gente e que a Apple só foi fazer alguma coisa depois que viu que a concorrência ia se aproveitar?

    • JulianoR

      EXATAMENTE! eu quero mais é que venha uma tsunami de aparelhos fodas no mercado… quero as vendas do ZuneHD disparem, e por ai vai… tudo isso pra fazer a apple dar uma acordada, pq até hoje ela continua nesse trono de lider insuperável que pode ficar se dando ao luxo de liberar recursos no conta-gotas… odeio isso! ¬¬

      • Flavio

        Devemos pensar antes de escrever absurdos! A Apple lança seus produtos no mercado sem anos a frente de seus concorrentes e usuários se ela liberar todas as funções e provável que ocorram 2 problemas, 1º a concorrência que já copia seus produtos iriam copiar todas suas funções e assim se aproveitar da Apple, 2º os usuários que não estão preparados para um aparelho revolucionário iriam ter aversão ao produto e assim um belo projeto iria para o lixo! Coisa que já aconteceu com vários produtos da Apple.

  • Caetano

    Concordo com o Juliano também, quantidade não é qualidade e honestamente, teria um Palm Pre feliz, mesmo adorando meu 3GS. Mas para a ditadura da Apple com tantas restrições aos desenvolvedores e usuários, seria muito bom que houvesse um forte concorrente, usuários de iPhone só ganhariam com isto, pois obrigaria a Apple a correr atrás do prejuízo e rever o número exarcebado de restrições.
    A Palm errou muito, bem antes da Apple Store já havia uma comunidade enorme de desenvolvedores para PalmOS e no meu antigo Treo eu tinha dezenas de aplicativos, alguns que até hoje não tem similar no iPhone, como o CallRec. Talvez tenha algo assim no Cydia, ñ sei, mas legal não tem. E os softwares eram vendidos em qualquer site e não fechado como AppleStore. Mas eles deram as costas para estes antigos desenvolvedores e jogaram fora o ouro que tinham nas mãos ao imitarem a Apple e criarem uma store fechada. Isto poderia ter feito do Palm Pre um verdadeiro iPhone killer. E eu digitava muito mais rápido e sem erros no velho Treo que no iPhone. E ninguém pode esquecer que a caneta touchscreen da Palm foi um marco muito importante para chegarmos hoje no que é o iPhone.
    Não estou menosprezando o iPhone, adoro o meu, mas nem tudo nele é tão inovador assim, a Palm já esteve quase lá e há muitos anos atrás. Pioneira nisto, tenho certeza de que o Steve Jobs fuçou muito num Treo para bolar o iPhone, quem tinha sabe o que estou dizendo. O iPhone é hoje o que a Palm deveria ser, se não tivesse sido tão mal gerenciada por tantos anos.

  • Rodrigo

    Eu penso que a palm demorou pra se mexer, assim como o a MS com o WinMo.
    a apple deu um salto gigantesco com o aparelho e com o OS (operadoras pensavam num aparelho como um terminal só) e todo mundo corre atrás hoje.
    A palm ainda vai se salvar porque o pre é muito legal de mexer, e o pixi também, e eu não duvido que eles licenciem o WebOS pra outros.
    Trocaria meu Iphone num pre? não.
    Teria um pre? sim.

  • Janja Boy

    Só a imbecilidade humana, é que da a verdadeira noção do infinito….

  • mark

    Bom, eu já fiz a besteira uma vez de acreditar que estava fazendo um negoção trocando meu 3g por um n97…. como me arrependi.. passei 1 final de semana viajando sem conseguir acessar meu email, sem acessar a net, nada nada… graças aos travamentos e bugs do n97….

    Só deu tempo de chegar de volta, comprar um 3gs e colocar o n97 a venda… depois dessa, não troco meu 3gs por nenhum outro… e ah, vendi o n97 no ml, perdi 100 reais e acho que ainda sai no lucro… Ô celularzinho escroto….

  • DVC

    O Pre nunca foi ameaça para ninguém. Mas achar que o iPhone vai ser soberano para todo o sempre é pedir para passar “carão” no futuro. O Android vem crescendo e o povo do Google não entra em guerra pra perder… E vamos combinar que o 3GS foi uma lástima em termos de avanço… Bússola, processador mais rápido e outra meia dúzia de coisas estão longe de ser “inovação”.

    • La vem ele de novo com o papo do Android… 😛

    • Flavio

      O pior é uma pessoa achar que o Android ,Palm OS , Win MO, Symbiam, etc vão ser inovações!
      Precisamos olhar para oq o iPhone OS é! Se olhar o iPhone OS vemos alguma coisa dos outros OS?
      No OSs acima citados vemos alguns copiando o iPhone OS?
      Apple sinônimo de inovação queiram ou não todos temos que agradecer o Tio Jobs senão estaríamos usando MS-DOS até hoje.
      Pq será que agora vemos não vemos mais as Ampulhetas marcando tempo?

      Vamos pensar antes de escrever as coisas temos que dar merito a Apple não apenas julgar! Pq ninguem pede para as outras fabricantes um aparelho revolucionario que nw tenha nenhuma função, aparencia, etc do iPhone

      • JulianoR

        de fato, a ampulheta do tempo mudou de figura, agora é a bolinha colorida(gay) da morte, hehe.

  • Quem vai querer um telefone que navegue e toque músicas?
    Afinal de contas, ninguém precisa de mais de 640k de memória… (Bill Gates e sua paginação maluca do MS-DOS).
    Até porquê, a demanda mundial de computadores é de no máximo 10 unidades… (IBM recusando o Apple de Jobs).

    Essa da Palm vai para a galeria de célebres “previsões” históricas… 😉

  • Fabio

    Do que adianta ter 3.000.000.000 de apps como na Apple Store se 99% não presta?

  • Marcus

    Vou falar uma coisa, como ja disseram ae em cima num outro comentario, quase todos aqui, a alguns anos, tinha um sonho de consumo em ter um smartphone daqueles, com a tal da canetinha… Melhor ainda se fosse um da palm. Eu não era diferente, aquilo pra mim parecia algo impossivel de alcançar, mas nao saia da minha cabeça.
    Depois veeio a Apple e lançou o iPhone, eu fiquei doido de vontade de ter um, nem sabia do que ele era capaz, o que me chamou a atençao foi a aparencia, eu achava que era um smartphone comum, mas com uma carcaça mais bonita.
    Consegui um Palm, foi uma felicidade soh… Mas com o tempo, acabei me decepcionando um pouco, tudo meio complicado de se entender, quase nao achava aplicativos pra ele…. Nessa epoca comecei desejar ainda mais um iPhone, mas iPhone eh algo fora do comum, a maioria das pessoas acha que eh algo que nao poderao ter, mas eu fui lah, e na renovaçao de contrato com a Vivo, eu pedi um, mas sem nenhuma esperança que ganharia, pedi soh por pedir… E nao eh que eles me mandaram um, na faixa…. Soh depois que eu ganhei meu iPhone, eh que eu vi do que ele eh capaz, nao conhecia nem metade de sua capacidade, como disse antes, eu queria pela aparencia e status, hoje vejo que ele eh muito mais do que isso. E eu ja digo uma coisa, se na proxima renovaçaode contrato com a Vivo eles nao me mandarem um novo iPhone, nem precisam mandar nada, pois eu ficarei com o velho mesmo, nao troco ele por nenhum outro aparelho celular, nem smartphone que tenha por ai……
    Fiquei impressionado com tudo que se pode fazer com esse aparelho, e como tem muita gente ai falando dos jailbreak, eu fiz no meu (criei coragem aproximadamente 1 mes depois que ganhei ele), concordo que ele fica um pouco mais estavel sem o jailbreak, mas eu fiquei dependente dele, nao consigo mais ficar sem……..

  • Rodrigo

    Eu prevejo ao contrário do CEO da Palm: O iPhone é o Palm Killer!

    E não só vai acabar com a Palm, mas também com a maioria dos smartphones.

    Eu passei bem por essa transformação, porque sempre fui ligado em tecnologia.

    Meu primeiro smartphone touchscreen foi um SonyEricsson P800 com Symbian OS, depois fui trocando a cada lançamento para o P900 e P910. Só não peguei o sucessor P1 porque já tinham anunciado o lançamento do iPhone, que também comprei logo que conseguiram destravá-lo da AT&T aqui no Brasil. Ai tive três iPhones 2G, porque um me roubaram e o outro quebrou, e agora estou com o 3G, que não troco pelo 3GS porque não achei muito diferente do que eu tenho.

    Descrevi este histórico, para ter propriedade em dizer que nada se compara ao iPhone!!! Ele pode melhorar muita coisa ainda, como uma câmera melhor e com flash, um GPS com sinal mais forte, poderia também ter infravermelho, TV digital e rádio FM entre outras coisas. Mas o aparelho é muito inovador, roda bem os apps e encontramos bastante variedade para instalá-los.

    Não vejo concorrente a altura para o iPhone e já testei os smartphones da Palm, BlackBerry e Nokia. Sem chance!!! Pelo menos por enquanto…