Notícias

Apple registra patente para o iPhone de função similar ao Google Latitude

O título desta matéria pode parecer um pouco tendencioso ao Google, porque a Apple já tem um serviço similar no Mobile Me, mas a necessidade de resumo dos títulos as vezes nos força a escolher um serviço mais popular.

A Apple depositou, no final de 2009, um pedido de patente para um serviço de geolocalização de pessoas, que concorreria com o Google Latitude, que atualmente não possui versão para iPhone (somente via Safari).

Chamado de Position Fix Indicator (Indicador de posição fixa), ele usaria a geolocalização por GPS e a triangulação de antenas de Wi-Fi e celulares, para indicar em tempo real onde estão os seus contatos.

Ele também usaria a bússola digital incorporada.

Isso pode fazer parte dos planos que muitos dizem que a Apple tem de criar um serviço de mapas independente do Google. Mas o costume da empresa é de aplicar seus inventos muito tempo depois que foram patenteados e por isso, a função não deverá estar tão cedo em nossos aparelhos. Ela poderá ser implementada no sistema operacional ou então ser um serviço integrado do Mobile Me, que é pago.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael

    Será q o novo iPhone já vai ter esse sistema ?

  • Breno

    O latitude tem sim suporte para iPhone. Eu mesmo uso todo dia e já tenho uns 5 amigos que acompanho e tidos com iPhone!

  • Alexandre

    Breno, fora do Safari? Como funciona?

  • Breno

    Fora do safari não. Uso pelo safari mas funciona perfeito. Uso todos os dias. Inclusive nesse momento estou acompanhando minha família que esta em viagem de carro pelos EUA. Êh bem interessante!

    • Mas eles estão usando iPhone também?
      Sua localização é atualizada mesmo com o Safari fechado?

  • Luiz Alexandre

    Não precisam estar usando IPhone. Minha namorada usa Blackberry e eu uso o Iphone. No Black é um programa, já no Iphone é pelo Safari.

    Bem legal o programa…

    • Tá, ok, o assunto da conversa começou a desviar. Eu sei como funciona no iPhone, mas pelo funcionamento fica capenga, pq não tem como funcionar todo o tempo. Aliás, isso foi já discutido no artigo linkado acima.

      Se é alguma novidade que faz o Latitude funcionar constantemente no iPhone sem precisar abrir o Safari, me digam, assim fazemos uma matéria a respeito para todos ficarem sabendo. Se não, se o Blackberry só visualiza a posição do iPhone quando o Safari está aberto, aí eu sugiro que vocês leiam o artigo anterior sobre isso (endereço no post) para que não precisemos ficar repetindo discussões. 😉

      • jonlegal

        iLex,
        tem o LONGITUDE no cydia, ele faz o LATITUDE “matsumoto”, mas ainda nao ta ok…
        p/ essa funçao (localizar e tal) uso o CYLAY (www.cylay.com)

  • Breno

    Ok ok. Peço desculpas. Só atualiza quando abro o Safari. Mas é porque abro sempre aí fca sempre atualizado. Se fosse 100% em tempo real sem precisar abrir nada seria show demais!

  • Marcos Trevisan

    Também tenho um N95 e nele o latitude é incorporado no aplicativo do Google maps e se o usuário permitir funciona o tempo todo em
    modo oculto.