Notícias

Para algumas lojas da Oi, iPhone 3G faz vídeos e tem rádio FM

Parece que é comum (apesar de errado) as operadoras brasileiras não se informarem direito sobre o iPhone quando começam a vendê-lo no nosso país. Já aconteceu com praticamente todas e agora se repete com a Oi.

Em algumas de suas lojas, os vendedores não estão informados o suficiente sobre o aparelho que vendem, o que faz com que, às vezes, se possa passar características que beiram à propaganda enganosa.

É o caso da loja do Shopping Taubaté, no interior de São Paulo. Nosso leitor Marcelo flagrou as características expostas na loja e tirou uma foto para nós. Veja:


Na descrição do iPhone 3G (modelo de 2008), o display indica claramente que o aparelho possui Rádio FM, além da capacidade de gravar vídeos. Isso induz o cliente a um erro gravíssimo, pois pode optar por esse modelo, mais barato, no lugar de um 3GS (esse sim com a função de vídeo). Ou deixar de escolher outra marca se o que procura é um aparelho com rádio.

É triste ver o descaso em que tratam o iPhone. O que parece é que muitas operadoras só querem aproveitar do sucesso do aparelho, sem perceber que existe uma receita de comunicação por trás disso. Como foi dito no outro artigo, mais importante do que aparelho desbloqueado, o que o consumidor quer é respeito.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos

    O certo não seria “Shopping Tatuapé”? Taubaté é uma cidade do interior paulista, não um bairro na cidade de SP.

    • Tem toda a razão, erro meu. Já consertei, obrigado! 🙂

      • Fernando Gabriel

        Taubaté é uma cidade localizada no vale do paraiba, proximo a São José dos campos e Caçapava, no interior de SP e existe sim Shopping Taubaté. Pode ter errado mais Taubaté tem shopping sim. !!!!

      • Lucas

        Aproveita também e ajeite um errinho de português no texto!
        “sem perceber que existe uma receita de comunicação por traz disso.”
        é “trás”, e não traz. hehe. abc

    • Marcelo Augusto

      Nossa Taubaté apareceu no Blog! Eu lembro quando ia la todo fim de semana visitar meu avô/avó e minha tia/tio! Agora todo mundo se mudou, e so vamos la de vez em quando, quando queremos ir em um shopping um pouco melhor do que o da cidade vizinha ;P! Huhuhuuhuhuhu la e massinah :D!

      A sim, o comentario era p/ falar que o Radio FM talvez seja o Oi Radio FM…. nao vai ja instalado no APP? As vezes a oi ja instalou ele e ta vendendo com o app ;P! Se bem que dai precisaria de uma conta na APPStore, entom acho que nao! mas as vezes tem um mini-tutorial que ensina como por UAHSYUSAHUAHUSH

  • Eu moro em Taubate! 🙂

  • Mlaor

    é verdade, iLex, o Shopping Taubaté fica na cidade de Taubaté xD

  • Mlaor

    Mas você ja consertou, não tinha visto.

  • blackhan

    Infelizmente quando o assunto é Iphone, a Oi está decepcionando

  • Vitor Sá

    Esses erros… Pensei q um dia fossem acabar, mas pelo visto é tradição das operadoras brasileiras. Se a justiça brasileira funcionasse melhor, daria pra ganhar um bom dinheiro em processos “bobos” como este.

  • RafaelVaccarin

    Estão enganando o consumidor para vender os aparelhos antigos !!! Cade os responsável dos orgãos !!!!!!

  • William

    Ha! Vi numa loja da Oi em Santos o mesmo display, mas não marcaram o item MP3 Player! Que tal o iPhone sem iPod? Vou tentar tirar uma foto depois…

  • Jason S.

    Bom, não defendendo a operadora citada venho fazer uma consideração…

    Muitas vezes um funcionário de baixo escalão, em um momento de pressa ou sem instrução adequada acaba cometendo erros que acabam comprometendo a empresa, porém, isso não justifica a permanência do erro.

    O que eu quero dizer é que afirmações como “a operadora não estudou direito o produto” ou “a operadora não dá atenção ao iPhone” são muito fortes, o mais adequado seria, “o descuido da equipe de logística ou marketing em não ter reparado o erro”, ou algo mais leve, tirando que seria interessante alertá-los do erro, e não esperar e ver o circo pegar fogo, imagino o número de pessoas que possam ser prejudicadas por isso.

    Mas é aquela coisa, a empresa acaba pagando pelo descuido dos seus funcionários 😉

  • Guilherme

    Outra coisa que me intriga é aquele “bluetooth” que eles poderiam já colocar que não é o bluetooth comum, pois a rádio FM também existe, basta comprar um outro equipamentozinho e conectá-lo no iPhone que você tem rádio no iPhone (segundo o vendedor da A2U [loja especializada em Apple] de Curitiba), assim como a gravação de vídeo que agora é só comprar o aplicativo e gravar.
    iPhone nunca é uma propaganda REALMENTE enganosa, mesmo que as pessoas se enganem, é tanta função nesse… nem sei como chamar! Afinal, ele é um iPhone! 😉

  • bruno

    eh no shopping de Taubate sim , fui conferir agora mesmo e estava do mesmo jeito que o da foto

  • Igor

    + 1 erro gravíssimo.. ainda tá falando que tem Bluetooth!

    • Daniel Taiguara

      nao é erro pq tem !
      é capado para mandar arquivos mas da para ligar a um fone para usar para atender o tel ou fazer ligações, ouvir musicas e ainda dá para jogar alguns jogos contra outro iphone usando o bluetooth

  • rock

    As operadoras ate hj nao entenderam como tratar um produto da apple. Eles acham que o iPhone eh soh mais um celular. Ate hoje nao apredenram que o iPhone eh mt mais que um simples celular, o aparelho revolucionou a telefonia movel.

  • Marcos Tanaka

    Será que não colocaram por causa daquele app que permite gravar vídeos em iPhones 3G?

  • JulianoR

    huhauahu, sou de Taubaté!
    Semana que vem vou lá assistir Avatar, e vejo se já consertaram, hehe.

  • JanjaBoy

    Vou trocar o meu por um que tenha rádio e TV e que grava movie!!!

  • guidson

    Uma pergunta caso alguém compre o Iphone ACHANDO que realmente ele faz o que esta escrito no cartaz da loja.. E se ele se sentir lesado pode quer um 3GS no lugar??? Olha o pensamento malígno… hehehhehe

    • Fabian

      A Oi Pode alegar que ele pode ouvir FM por streaming e fazer vídeos em 3fps.

      hehehe

    • GRM177

      Não sei se entendi direito, acho que quis dizer comprar um 3G pensando ter as funções do 3G S. Em teoria, pode exigir o 3G S, no entanto, a loja tem direito (embora eu não concorde muito com essa posição) a cometer erros de descrição e o máximo que ela pode aceitar fazer é o desfazimento do negócio ou você pagar a diferença para adquirir o 3G S. E em um tribunal, mesmo juizados especiais (pequenas causas) não será muito diferente.

  • guidson

    querer*

  • Na compra do 1 iPhone a vendedora me informou que o fone não possuía microfone… Para os leigos o fone alem de ter microfone, da Play, Pausa e ainda com 2 “clicks” passa a música no seu “iPod”.

    • João Pedro

      E com 3 “clicks” retrocede a música…

      e detalhe…funciona em ipods nano (os anteriores) .. e até no macbook.

  • Da vontade de chega na loja e falar voces estão vendendo um aparelho que simplesmente não grava video e nao tem radio fm, dai eles falam tem sim, dai eu pego o meu tiro do bolso e falo me mostra a onde que grava e pega radio fm.. aHUIHAiuHAIhUAH
    So pra rir da cara desse pessoal que vendem os iPhone so que nao sabem nem mecher uma pura vergonha mesmo!!

  • Welton

    Mas por esse preço que a Oi colocou deveria fazer mesmo kkkkkkkkk \o/
    isso é um grande erro no brasil \o\

  • Papa

    Todas as operadoras treinam muito mau os seus funcionarios.
    Aqui em Joinville quando foi lançando o 3Gs eu e um amigo fomos em uma loja TIM para ver.
    A vendedora nos disse que ele tinha duas versoes, A de 16 GB (que poderia ser aumentando a memoria para 32) e a de 32 Gb ( que poderia aumentar a memoria para 64).
    Como nós já tinhamos o Iphone 3G e sabiamos que isso era impossivel perguntamos pra ela como se faria o aumento.
    Dai ela disse que se colocaria a memoria na parte de cima do aparelho (onde vai o chip (!)).
    Falamos pra ela que lá era o chip. Dai ela disse que estava enganada, que era dentro do aparelho. Perguntamos quem iria fazer o serviço e segundo ela a própria loja faria no momento da compra.
    É pra morrer de rir…..

  • Norberto

    Aqui em Fortaleza, fui verificar os preços numa loja Oficial da Oi, no maior Shopping da cidade e para minha surpresa, lá estava o 3GS (16GB) com o preço do modelo 3G (8GB) no expositor da loja, com cartaz e tudo mais.

    Fiz umas simulações de plano para a compra e em TODAS O VENDEDOR me afirmou que o aparelho era o iPhone 3GS 16GB por R$2000,00 (DOIS MIL REAIS) > Valor real do 3GS deveria ser de R$2800,00 pela tabela da Oi.

    Se eu estive com o cartão livre, esse dinheiro no bolso (e é claro, deixado a mulher em casa) teria feito o contrato na HORA sem pensar 2 vezes. Com licença, pois estou indo “assaltar” o resto do meu 13º e voltar para lá.

    Saudações

  • Fernando

    Hoje passei em frente a uma loja da VIVO no shopping e eles colocaram um telão na vitrine, passando uma propaganda sobre i 3GS…

    Detalhe: era um vídeo mostrando a função do acelerômetro nos JOGOS pro iPhone… será que os vendedores lembram de avisar que o iPhone não vem com jogos e que a AppStore brasileira quase não tem jogos??

  • iPh.

    Aqui em Jundiai e em Campinas eu vi na loja a propaganda com a informação de que a câmera é de 3.15 megapixel (?).

  • Marcelo varejao

    Já fui cliente da OI por um bom tempo, na época comprei um aparelho na loja que segundo a vendedora teria resolução para mostrar fotos e a tal plaquinha com as funções tb afirmava isso. No dia seguinte a compra ingressei no juizado especial, me devolveram o dinheiro e fiquei com o aparelho. Se já não tivesse um iPhone faria isso de novo.

    • GRM177

      Decisão ruim essa, quebra contratual ou de informação não enseja dano moral, então ficou com o aparelho a título de que? O correto seria o desfazimento do negócio com retorno a situação anterior. Caso claro de locupletamento ilícito (pela descrição ao menos), o que é vedado pela lei. Deu sorte.

  • Marcelo

    Normal, atendente de loja de celular, principalmente da OI são todos burros, sem iniciativa, sem interesse, não sei nem pq trabalham lá, o minimo que deveriam saber, eles não sabem..

  • Essas operadoras dao uma viajada de vez em qdo neh?

  • Edguitarra

    Eles devem estar falando do Iphone 4G. Seria uma boa previsão: IPhone 3GS + rádio + câmera frontal + OS 4.0. Seria ótimo.

  • Edguitarra

    Nossa esse Motorola DEXT MB220 é uma cópia descarada do Iphone 3GS. Ele imitou até a bússola.

  • bruno

    Caracaaa erro grotesco…. Um caso curioso, ilario e irritante ao menos pra mim foi, aconteceu comigo… Eu estava com creditos, porém a Vivo dizia q nao tinha, ligue para Vivo.. uma atentende abençoada, pediu para eu fazer uma serie de procedimentos, tais como retirar e colocar o chip etc… PORÉM dai começou a LOUCURA TOTAL, ela me pediu para eu RETIRAR a BATERIA do iPhone o.0 kkkk, depois me PERGUNTOU qual era a MARCA do APARELHO, disse eu q era um iPhone 3GS, dai ela disse “TÁ E QUAL É A MARCA”? O.0 … Esse episodio foi um sinal de despreparo total dos funcionarios da Vivo, e vejo q isso segue uma tendencia as demais operadoras, tanto em preparos, como em informação….. ASSUSTADOR

  • KarynA

    Ja vi em uma loja da TIM escrito que o
    iPhone 3GS tinha TV DIGITAL, detalhe, era iPhone
    mesmo e não genérico .-.

  • Stefano Angelo

    Aproveitando o assunto, esse ano nao quero presentes.
    Basta um cartao, que ja ficarei bem feliz.

    http://www.youtube.com/watch?v=8yuPGwxwdPs

  • Kléber Tanide

    Mesmo assim me sinto orgulhoso da minha cidadezinha aparecer aqui no Blog do iPhone! AE!

  • Rafael

    Apesar do erro eu descordo de algumas colocações. Quem quiser um handset com rádio FM não está olhando para o iPhone, e sim para outros modelos low. Em relação a gravar vídeos, basta baixar um software e o modelo 3G passa a gravar vídeos. Os consumidores também deveriam se informar!

  • iPc

    Mas pelo menos iLex, ta escrito la que a camera dele é de 2 megapixel 😛

  • Alguem ja comprou o iPhone da Oi? So da pra comprar online neh?

  • Ðigão

    Você pode comprar iPhone na loja, não precisa ser só online não!

    E quem comprar e se sentir enganado por estas propagandas enganosas pode correr atrás do prejuízo, vejam o texto que um amigo meu advogado me enviou a pouco tempo:

    “Os fornecedores investem pesado no final do ano, visando o incremento das vendas. As estratégias adotadas nem sempre são corretas e podem, dependendo do caso, influir decisivamente na liberdade de escolha dos consumidores.

    Toda vez que o consumidor é induzido a comprar alguma coisa que não corresponde às suas expectativas, por manobra desonesta do fornecedor, o negócio poderá ser desfeito.

    Pouca gente sabe mas os vícios e defeitos não precisam estar agregados aos produtos ou aos serviços. Podem decorrer da informação.

    É comum no momento da venda, principalmente no corre-corre do final do ano, o vendedor afirmar características do produto que este não possui. Muitas vezes a ausência dessa característica só será notada pelo consumidor tempos depois.

    Esse tipo de situação motiva reclamação fundada no art. 18 do CDC (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8078compilado.htm), podendo o consumidor pleitear que o vício seja sanado, sob pena de pedir a substituição do produto por outro com as características que pretendia, de pedir o desfazimento do negócio ou de pedir o abatimento proporcional do preço. A opção é do consumidor, diante da impossibilidade fática da solução do vício ou da inércia do fornecedor, por prazo superior a trinta dias.”

    Boas compras! 😛

    nu+1[]
    Digão

  • No Bourbon tem um que marca camera de 5mpx