Notícias

Apple divulga lista dos aplicativos mais vendidos no Brasil em 2009

Rewind Apps 2009
A exemplo do que fez no resto do mundo, a Apple hoje publicou o que chama de iTunes Rewind 2009, uma espécie de retrospectiva com os destaques do ano em suas lojas virtuais.

Como não temos a sessão de músicas e filmes no nosso país, só nos resta mesmo os aplicativos para iPhone OS, mas sem a lista dos mais populares, apenas dos mais vendidos.

A seleção é importante para tentar compreender a tendência de compra do consumidor brasileiro da App Store, pois demonstra o tipo de aplicativo que ele está disposto a pagar.

Nos primeiros lugares, nenhuma surpresa: dois navegadores GPS e um editor de documentos MS Office. O mais vendido do ano (em quantidade de downloads e não em faturamento) foi o Sygic Mobile Brazil, o primeiro GPS curva-a-curva a vir com mapas nacionais. O similar da TomTom tinha tudo para estar nessa posição, por causa da força de sua marca no país, mas demorou demais para lançar uma versão nacional e ficou em terceiro. Entre eles, o segundo aplicativo mais vendido no país foi o Quickoffice Mobile, que cria e edita documentos Word e Excel direto no iPhone/iPod touch.

Apps mais vendidos no 'Brazil'

É triste de constatar que nenhum dos três é brasileiro, inclusive escrevendo em inglês o nome de nosso país…

A FISHLABS, a primeira desenvolvedora internacional a publicar seus jogos como Entretenimento pensando no público brasileiro, deve estar contente com o retorno: possui três jogos entre os mais vendidos, Burning Tires (5°), Galaxy on Fire (10°) e Rally Master Pro (27°). No ano passado ela já tinha faturado a primeira colocação.

Fishlabs

Entre os 30 mais vendidos, temos apenas cinco representantes brasileiros (ou seja, menos de 17%). São eles o Michaelis Dicionário Conciso Língua Portuguesa (9° lugar), Vade Mecum (12° lugar), NutraBem (20° lugar), iRadar (23° lugar) e Paciência BR (24° lugar). Ou seja, o consumidor brasileiro parece bem interessado em aplicativos que tragam informações práticas para o dia-a-dia… 😉

Aplicativos brasileiros mais vendidos

Mas a surpresa mesmo ficou com alguns aplicativos muito estranhos entre os 30 mais vendidos. Por mais bizarro que seja, dicionários de coreano (!!!) ficaram em 4°, 6°, 21°, 22° e 26° lugares. Como assim, Bial???

Aplicativos de navegação GPS da África do Sul também quase conseguiram ser mais vendidos que os aplicativos nacionais. Estariam os brasileiros já se preparando para a Copa do Mundo de 2010 com a ajuda do iPhone? Alguém ainda discorda que os nossos desenvolvedores estão dormindo no ponto?

A lista completa dos 30 aplicativos mais vendidos na App Store brasileira você encontra neste link (é preciso o iTunes instalado).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leandro Tavares

    Assim como acredito que existem app brasileiros muito bem feitos, existem muita porcaria brasileira na App Store, ta na hora da Apple aplicar uma filtragem melhor, porque deve haver muitos apps bons escondidos e perdidos no meio daquela tonelada de apps! Fora o que tem de app repetido…

    • RaFaeLVaccarin

      Concordo com vc Leandro, precisa dar uma filtragem !!!

    • Adriano

      Mandou muito bem Leandro. Realmente, tem cada porcaria!!!

  • Essa lista ta muito estranha… eu sempre acompanho o TOP 25 e sinceramente nunca vi esses dicionários de coreano por lá, tb não acho que o Sygic seja o mais baixado em número de downloads, mas sim em faturamento, uma vez que ele sempre esteve no TOP Grossing e raramente no TOP Charts. Você tem certeza mesmo que essa lista é por número total de downloads em 2009?

    • Olha, Top Selling sempre foi diferente de Top Grossing, pelo menos no linguajar da Apple. Ou seja, a lista teoricamente é pelo número de unidades baixadas…
      Também achei a lista bem bizarra, mas mais pelos dicionários de coreano…

      • É… o nome da essa impressão sim, mas mesmo assim acho meio complicado de acreditar em um dicionário de inglês e coreano de 23 dólares ser o quarto app mais vendido do Brasil em 2009 😛

        Acho que a Apple pisou na bola essa vez..

      • O que não seria uma primeira vez… 😉

  • Juda BenHur

    Acredito que a Apple ao compilar esse relatório, tenha errado no momento do “select” quando foi executar a query no Banco de Dados dela.

    Então, para corrigir esse pequeno erro, ela trocou o nome do país, na ‘mão’!

    

  • alexis

    o mais bizarro foi o dicionario coreano …. indiscutivel
    segundo ….. se os games podem entrar disfarcados de entreterimento pq ninguem mais faz isso ????

    abs

  • DarkSide

    Convenhamos que os melhores apps Brazucas são bem vagabundos em comparação com os bons apps gringos. Aliás sorte que não tem jogo aqui assim jogos amadores em entretenimento ficam mais bem cotados.

    Ah sim a China também não tem jogos na APP Store, a empresa gringa ai não pensa só no mercado Brazuca mas no Chinês também.

  • DarkSide

    OBS: Eu sou Brasileiro mas compro e uso a APP Store Argentina que aceita cartão de crédito do BraSil e tem jogos !

  • iPc

    OFF
    iLex, vc nao vai mudar o layout para o espirito natalino?

    • Não. 🙂

      • iPc

        aaaa iLex….

      • Alexis

        na lata ….. nao e pronto ! hauhauahuahauhuahauaaaaaaa

        acho q mudar a cor descaracteriza o site, mas enfeite tipo toca, pisca pisca, renas, papai noel, botas, etc etc eh bem legal !

        abs

  • Matheus

    iRadar Brasil é um tipo iRadar Brazil ?

    Como assim ? Sera que o “S” foi primeiro ? Tenho impressão que chegou primeiro o “Z” em muitos paises do mundo. Ou seja, o “S” se aproveita do “Z” ? Quando vai acabar a lei de Gerson ? E facil bolar um nome que respeito o direito de terceiros !

  • krikaoli

    Diga-se de passagem que o desenvolvedor do Vademecum passou a rasteira em seus compradores, e mudou as regras do jogo no meio do segundo tempo. Vou me explicar, um belo dia ele resolveu dizer que o aplicativo tinha prazo de validade para as atualizações, e outra, disse que iria atualizar constantemente o seu aplicativo, mas não vem fazendo isso… Não compro mais e não recomendo.

  • Deniro

    Ueh qual problema do diciionario coreano?
    eu uso

    • Problema nenhum. Mas visto que você mora no Japão, provavelmente deve ter comprado na App Store japonesa, não?
      O dicionário aparecer como um dos mais vendidos na loja brasileira é que é estranho. 😉