2009ARQUIVO

Apple divulga lista dos aplicativos mais vendidos no Brasil em 2009

Rewind Apps 2009
A exemplo do que fez no resto do mundo, a Apple hoje publicou o que chama de iTunes Rewind 2009, uma espécie de retrospectiva com os destaques do ano em suas lojas virtuais.

Como não temos a sessão de músicas e filmes no nosso país, só nos resta mesmo os aplicativos para iPhone OS, mas sem a lista dos mais populares, apenas dos mais vendidos.

A seleção é importante para tentar compreender a tendência de compra do consumidor brasileiro da App Store, pois demonstra o tipo de aplicativo que ele está disposto a pagar.

Nos primeiros lugares, nenhuma surpresa: dois navegadores GPS e um editor de documentos MS Office. O mais vendido do ano (em quantidade de downloads e não em faturamento) foi o Sygic Mobile Brazil, o primeiro GPS curva-a-curva a vir com mapas nacionais. O similar da TomTom tinha tudo para estar nessa posição, por causa da força de sua marca no país, mas demorou demais para lançar uma versão nacional e ficou em terceiro. Entre eles, o segundo aplicativo mais vendido no país foi o Quickoffice Mobile, que cria e edita documentos Word e Excel direto no iPhone/iPod touch.

Apps mais vendidos no 'Brazil'

É triste de constatar que nenhum dos três é brasileiro, inclusive escrevendo em inglês o nome de nosso país…

A FISHLABS, a primeira desenvolvedora internacional a publicar seus jogos como Entretenimento pensando no público brasileiro, deve estar contente com o retorno: possui três jogos entre os mais vendidos, Burning Tires (5°), Galaxy on Fire (10°) e Rally Master Pro (27°). No ano passado ela já tinha faturado a primeira colocação.

Fishlabs

Entre os 30 mais vendidos, temos apenas cinco representantes brasileiros (ou seja, menos de 17%). São eles o Michaelis Dicionário Conciso Língua Portuguesa (9° lugar), Vade Mecum (12° lugar), NutraBem (20° lugar), iRadar (23° lugar) e Paciência BR (24° lugar). Ou seja, o consumidor brasileiro parece bem interessado em aplicativos que tragam informações práticas para o dia-a-dia… ;)

Aplicativos brasileiros mais vendidos

Mas a surpresa mesmo ficou com alguns aplicativos muito estranhos entre os 30 mais vendidos. Por mais bizarro que seja, dicionários de coreano (!!!) ficaram em 4°, 6°, 21°, 22° e 26° lugares. Como assim, Bial???

Aplicativos de navegação GPS da África do Sul também quase conseguiram ser mais vendidos que os aplicativos nacionais. Estariam os brasileiros já se preparando para a Copa do Mundo de 2010 com a ajuda do iPhone? Alguém ainda discorda que os nossos desenvolvedores estão dormindo no ponto?

A lista completa dos 30 aplicativos mais vendidos na App Store brasileira você encontra neste link (é preciso o iTunes instalado).

Botão Voltar ao topo