Notícias

Após anos de estudo, chega-se à conclusão que ondas de celular não causam câncer

Estudo de radiação no iPhone

Durante anos, muita gente se preocupou com a possibilidade de que as ondas magnéticas das antenas de celulares pudessem causar tumores irreparáveis ao cérebro. Na verdade, isso sempre foi teórico, pois nunca tinha sido comprovado. A tecnologia celular é nova e ainda não havia casos que comprovassem isso.

Pois finalmente um estudo feito ao longo de 30 anos concluiu que as radiações emitidas pelos celulares não causam nenhum tumor ao cérebro. Desde a década de 90, quando os aparelhos começaram a ficar populares, não houve aumento no número de tumores cerebrais nesse período, segundo artigo publicado na Revista do Instituto Nacional do Câncer, dos EUA.

Não detectamos nenhuma mudança clara nas tendências de longo prazo na incidência de tumores cerebrais entre 1998 e 2003 em qualquer subgrupo“, disse Isabelle Deltour, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer.

Na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, o uso de telefones celulares aumentou fortemente em meados da década de 1990; portanto, as tendências temporais na incidência do tumor cerebral depois de 1998 podem fornecer informações sobre possíveis riscos de tumores associados ao uso de telefones celulares.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo

    uhashuhhsuah Quem bom! já pensou se causasse ia ser uma paranóia =P!

  • Daqui a 5 anos aparecerá um novo estudo, que vinha sendo conduzido paralelamente a esse, que dirá:

    “…um estudo feito ao longo de 35 anos [ 5 anos a mais que o estudo anterior] concluiu que as radiações emitidas pelos celulares CAUSAM tumor ao cérebro”.

    • … e 5 anos depois, um outro estudo ainda dirá que não causa não… 😛

    • Mas o mundo vai acabar em 2012 mesmo… 😛

  • Luis

    Mesmo se causasse, o Lobby das empresas de telefonia deve ser tão grande que nunca saberíamos de tal informação. Se é que não é isso que já está acontecendo agora…

  • Nao pense so, vou te que falar so 10 minutos no telefone pra poupar meu celebro ahuihaiuHAH!!
    Se fosse eu ja teria morto a muito tempo vivo no telefone, meu telefone não para um minuto é das 8 da manha até as 23hrs da noite.. ahuIHIAhAHu Dai so quero ver mesmo!!

  • Duty

    Concordo, o lobby é muito forte, e esses “estudos”, vai dizer o que as corporações quiser.

    E outros estudos podem dizer ao contrário sim. o tempo é o sr. da razão.

    Duty

  • GRM177

    Sinceramente? Acho difícil de acreditar, no MPF tivemos acesso para algumas ações a estudos individuais de pesquisadores bem sérios que diziam o extremo oposto. A Inglaterra chegou a proibir adolescentes de usarem. E como bem disseram, o lobby é fortíssimo, comparável ao da indústria farmaceutica talvez. Não acredito mesmo. Cada vez mais uso o iPhone no modo hands-free.

  • Daniel

    Toda radiacao eletromagnética tem algum efeito biologico sobre os tecidos em geral, nao é só o celular que pode ser prejudicial, até mesmo a radiacao do monitor que vós le emite alguma. Então, nao vejo o porque de preocupacao.

  • João Paulo

    Em 2003. E os celulares de hoje, com GPS, Bluetooth e Wi-Fi? 😛

  • Mateus’

    Rapaz, se onda de celular realmente causasse câncer isso já viraria um problema mundial. E agente nem se preocuparia com isso XD

    • GRM177

      E cancer não é um problema mundial, hehe? Cada vez mais pessoas morrem de variações dessa doença. Compare as estatísticas pré-celulares, e pós, claro que não são a única fonte de radiação, mas…, quem quiser se pautar por um único estudo quando há mais de 100 em sentido contrário.

  • Welton

    até os Chig-Ling?
    aheuhaeuhaeu esse eu duvido 😀

  • Tomoi

    Aqueles hiphones genéricos eu tbm tenho minhas duvidas sobre se causam alguma coisa

  • Eduardo McNamara

    Muito bem observado João Paulo, mas acho pouco provável.

  • Henrique

    Olá iLex,
    Tenho um iPhone com linha da Oi há quase 1 ano, e agora acabei de conectá-lo ao pc e o iTunes indicou que existe uma atualização de operadora.
    Será que é alguma novidade por causa da operação oficial com a Oi?

    • JúniorCeará

      Local errado amigo.

  • “Olá iLex,
    Tenho um iPhone com linha da Oi há quase 1 ano, e agora acabei de conectá-lo ao pc e o iTunes indicou que existe uma atualização de operadora.
    Será que é alguma novidade por causa da operação oficial com a Oi?”

    Esse é o típico paraquedista. Como estão os ares? O post é sobre radiação de aparelhos celulares e suas consequencias para os usuários.

    Sobre o assunto do post….

    Acho que isso é mais ou menos o mesmo que ocorreu com a industria do Tabaco nos tempos remotos. Sabiam que há alguns anos foram feitos varios estudos que comprovavam que o cigarro não fazia mal aos usuários, depois os estudos comprovaram justamente o contrário. O lobby é muito grande e só o tempo irá dizer a realidade.

  • RAVAGNANI

    E se causasse? Alguem pararia de usar celular?
    Eu não!

  • Felipe Drumond

    Há “pesquisas sérias” nos dois sentidos. Na dúvida, só deixe o celular grudado ao corpo quando necessário. Mas, a respeito da pesquisa, deveriam também considerar a fertilidade, pois o bicho anda boa parte do tempo perto dos testículos. E eu tô falando sério…

  • iPc

    Isso é quenem aquelas lendas que telefones fazem aviões cair!

  • Nuno

    …certo que causa sim mas claro nao com muita intencidade….mas magina se caisse na boka do povo isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk so ia ve atena de telefone com umas 30 banana de dinamite na base XD