Notícias

Ao contrário das previsões, o iPhone já domina 46% do mercado de smartphones no Japão

iPhone faz a cabeça dos japoneses

É sempre bom ter muito cuidado com previsões de analistas.

Na lógica deles, era muito difícil o iPhone fazer sucesso no Japão por não possuir várias características que os nipônicos já estavam acostumados, como TV digital e a simples possibilidade de trocar facilmente de bateria. Pois pelo que parece, a teoria mercadológica nem sempre é a mais eficaz.

Assim como na Coréia do sul e provavelmente no mercado paralelo chinês, o sucesso do iPhone chegou também no Japão, cativando nada mais, nada menos que 3 milhões de usuários, o equivalente a 46,1% do mercado doméstico de smartphones. Para dar ideia da dimensão deste número, em setembro a Apple anunciou que tinha vendido 30 milhões de aparelhos em todo o mundo, ou seja, o Japão possui 10% disso.

Claro que houve um grande esforço tanto da Apple quanto da Softbank em fazer com que o aparelho ganhasse a simpatia dos usuários. Além de vídeos exclusivos e comerciais adaptados à cultura local, a operadora se preocupou em trazer ao aparelho algumas adaptações de funções muito populares, como um receptor de TV digital e a inclusão no sistema dos Emoji, os emoticons japoneses.

Muita gente acha fácil definir o iPhone e apontar sugestões para ele (como quem dá palpite na Seleção de futebol), mas o fato é que ele revolucionou o mercado dos celulares de uma tal maneira que todos estão tendo que reformular seus conceitos. As receitas normais não são aplicadas a ele.

Citando o que um diretor da Microsoft disse esta semana:

Quando a Apple entrou no jogo, há dois anos, ela esqueceu as regras e reinventou o mercado.

Disse tudo. 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • ifire

    Mais o pior era ler o comentários do pessoal que morra aqui [no Japão] dizendo que só os brasa que estavam comprando iphone e que o japão tinha cel melhores, queria que o pessoal se pronunciasse agora diante de tal noticial.

    • A questão é que 3 milhões de iPhones ou 6 milhões de smartphones é uma gota no oceano, são cerca de 100 milhões de celulares, a maioria 3G, que existem no Japão.

      O iPhone está vendendo bem, mas sinceramente não vejo ele como uma revolução no Japão que já possuia e continua possuindo celulares muito melhores sim.

      Eu tenho um iPhone mas odeio o fato de que ele não tenha TV digital, a camera seja porca , ele não tenha função de carteira eletrônica e não seja a prova d´agua por exemplo.

      Sinceramente se a Apple não prestar atenção para esses detalhes, muito provavelmente vai sair um Android por algum fabricante japones que irá desbancá-la em breve, justamente por ter essas funções tão úteis para quem mora no Japão.

      • Você pode até considerar os smartphones como uma gota no oceano (não acho que 6% seja uma gota, mas tudo bem), mas nessa categoria, a Apple domina quase a metade no Japão.

        O grande povão pode até preferir aparelhos mais simples (não smartphones), mas este não é o público-alvo da Apple, nem o de quem fabrica smartphones.

      • Maui

        A apple não pode lançar um celular fodao de uma vez, ela tem que ir sobindo a escada e levando dinheiro do clientes de ano em ano, imagina se ela lançasse um celular com tudo, não haveria mais uma versão nova por ano e se houvesse a nova não teria muita diferença para antiga(não se lançam idéias novas e tecnologias novas todos os anos), logo o lucro da empresa subiria exorbitalmente no primeiro ano de venda, pois todos comrpariam… mas nos seguintes iria diminuindo até chegar a uma micharia nos anos subsequentes.

        É tudo uma jogada de marketing do captalismo, você nunca vai achar um celular com tudo, a não ser que seja chingling, mas nem esses são perfeitos…

      • iulo

        celular à prova d’agua? mas que diacho é isso? hahaha

  • Concordo, mas a questão é que o público-alvo da Apple é muito pequeno, são pessoas que estão dispostas a abrir mão de algumas tecnologias consagradas (ou dispostas a carregar dois celulares).

    Enquanto a Apple não se adaptar às necessidades locais, será sempre esse o seu mercado por aqui.

    As vantagens do iPhone são facilmente esquecidas por suas desvantagens, ele tem que melhorar muito ainda e rapidamente. Após cerca de 1 ano utilizando, atualmente só uso p/ twitter, visualizar cotações da bolsa e ver feeds RSS, ocasionalmente mapas, nada que outros smartphones não possam fazer.

    6% ou 10% é mercado de nicho, sinal de que alguma coisa está faltando no pacote.

    • ifire

      Bom, mais o engraçado é que a japonezada esta a comprar o iphone e a tal da sharp a imitar ou copiar, melhor dizendo, como eu falo pro pessoal que ainda resiste a não comprar o iphone, “se vc não tem um iphone vc vai ter uma cópia”, peço ao pessoal que esta aqui para citar um lançamento o qual não esteja copiando uma tecnologia do iphone, vamos falar a verdade, internet mobile que só funcionava em sites esclusivamente feitos para mobile, depois do iphone a coisa mudou, a Sony acaba de lançar um cpu touch, cujo o cm mostra o efeito pinça para fotos, algum dispositivo com multi touch antes do iphone, entenda bem, vários toques ao mesmo tempo, e isso não é revolucionario, se não, porque tudo, não só celular, esta mudando para touch. Olhe a linha do tempo, com referência ao telefone e sua maneira de discar, deste a sua inveção, no inicio por telefonista, por disco, depois por push e finalmente por touch pelo iphone. Revolucionar, mudar o hábito, hoje eu não mostro mais fotos em papel nem transfiro para o computar para retocar, hoje quando comento sobre algo mostro de imediato seja na internet ou qualquer outra coisa, hoje controlo meu computador em qualquer lugar (que tenha antena) a qualquer hora, nem vou falar o resto pra não ficar com caixa alto. Enfim, acho que a maioria ainda é desinformada sobre o iphone, pra todo mundo que faço o jailbreak (de graça) todos (100%) só usavam para ligar e ficaram espantados com o que o iphone pode fazer, muitos aqui tem um quad core mais só usam para internet, ascessar email, nada que um pentium 3 não faça, todo aqui tem cel mais só usam mesmo para falar nada que um telefone residêncial ou publico não faça, se pensar dessa maneira nem celular eu teria. Se a maioria não é o publico alvo, por que?, então copia, ih rimou. Agradeço ao iLex por me desbloquear, thx só estou tentando acabar com o orgulho inclusive o meu.

  • Marcio

    Nem me preocupa a discussão filosófica/ideológica/mercadológica sobre o sucesso e penetração do iPhone no mercado japonês. Me incomoda muito mais eles receberem um aparelho com receptor de tv digital enquanto nós, aqui no Brasil, ainda somos obrigados a ouvir: “ah, mas ele não tem tv digital???”
    Isso sim é motivo para muita discussão!

  • jegue-boy

    igor voce tem razao.
    aqui no japao praticamente nao se usa smartphone.
    o mercado japones e dominado pela sharp e panasonic.
    ate pensei que o iphone tivesse uns noventa por cento.sem falar que o iphone aqui e mais barato de que uma duzia de bananas.
    uso iphone desde o lancamento do 3G.
    pessoalmente eu gosto. mais nao sou fanatico
    por falar em androide.ja esta confirmado a sharp vai fabricar um apelho com o OS da google.
    ja pensou se for como os top de linha da sharp.
    camara 12mb
    aprova dagua
    carrega com a luz do sol
    melhor definicao de imagem do planeta terra
    video em blueray etc…
    sem falar que a sharp e softbank sao parceiras a muitos anos.
    a shrap sempre foi o carro chefe. desde os tempos da J-phone ,Vodaphone e agora divide o trono com o iphone
    claro que o proximo iphone deve vim bombando cheio de novidades.
    o pessoal que usa iphone sem jail da ate do
    eu amo o iphone gracas ao jailbrake
    o iphone aos modos do tio jobs nao ta com nada

  • jegue-boy

    o povo japones prefere celular comum. mais se voce for comparar com o smartphone mais famoso do mundo
    a cloclusao que se chega e que o iphone e que e bem simples.

  • Gil

    Estou indo para o japão a trabalho mês que vem.

    Quais os valores aplicados lá nos IPhones 3GS?

    Existe possibilidade de comprar sem comtrato lá ?

    • Ricardojp

      o 3GS de 16GB sai de graça, a unica exigencia é o plano de fidelidade de 2 anos, o custo com internet e a mensalidade sai na media de 7 mil yens(cerca de 140 reais), esse valor é mais ou menos o valor de qualquer celular que vc pegar praticamente….somente a a softbank que vende o iphone aqui no Japão, mas tem suas vantagens como ligação de graça para qualquer aparelho da softbank..

    • Squalo

      Não aqui não se vende celular sem contrato. Se vc quer um iPhone para poder usar em qualquer operadora compre um no Brasil que é desbloqueado pela operadora, aqui eles não são e não fazem.

    • Squalo

      Moro aqui no japão e vou concordar com a maioria, aqui a grande maioria que usa o iPhone é estrangeiro pq japones gosta mesmo é dos celulares daqui. Alem de que japones é nacionalista a maior parte usa as operadoras Docomo e AU é elas não possuem o iPhone. Tenho e conheço um monte de amigos japoneses e nenhum que eu conheço tem iPhone, não vou dizer que os japoneses não tem iPhone, eles tem mais por puro modismo pq de resto celular aqui é Sharp e Panasonic e ponto. Eu tenho iPhone e não troco por outro, mais tenho que ser franco esses numeros que aparecem por ai, aqui não condiz com a realidade. Qualquer lugar que vc ande por aqui e veja um japa com celular na mão é com certeza um celular japones. Qdo se ve um iPhone o cara é estrangeiro tais como brasileiro, filipino, peruano, chines, coreano e por ai vai. Na fabrica que eu trampo so quem tem é estrangeiro. Já perguntei para um pa de japa se não gosta do iPhone e as respostas são sempre negativas desde que a camera é ruim, não é osafu-keitai(carteira digital), não tem one-segu(TV digital) e por ai vai. Sem falar no mais importante para os japoneses ele aqui é vendido pela Softbank(bloqueado e sem chance de desbloqueio oficial e sem tethering) e japones gosta mesmo é de Docomo e AU.

      • ifire

        É pura falta de informação, só mesmo estrangeiro que nao fala e nem le japones, pra falar uma coisa dessa, nos vivemos somente dentro de fabrica a grande maioria faz 12 horas de jornadas de trabalho, mal sabe do que esta acontecendo com o japão, até mesmo os japoneses, a Softbank já é a numero um em clientes novos,faz anos, já fez até comerciais na tv, lidera o numero de novos cadastros deixando a docomo e au para tras, se a docomo é tão forte por que perdeu o iphone para a softbank ?, as duas estava disputando o iphone, a ntt docomo entrou até na justiça pelo iphone, assistir televisão no keitai fala sério, a bateria deles não dura 1 hora, saifu pagamento pelo keitai fala serio nem o etc das vias expressas são pagas pelo keitai, o cartao de credito assim como edy dos bancos privados contem o ic card, e tem mais aceitação do que os keitais, sem falar que pra japa tirar cartao de credito é bem facil cada pessoas possui no minimo 3 visa, master e jcb, sem falar nas vantagem de se pagar pelo cartao com os descontos ate na gasolina, olhe a appstore paga pelo cartao, nao via celular ou internet, se informe melhor, olhe este japonese estao usando ainda sharp e coisa e tal, mais copias do iphone, fala ai do novo lançamento da sharp com touch no teclado, mostrado no cm destaque para o touch no teclado e a prova de agua, porque vive caindo na privada, aqui é de agachar e não de sentar, não tenho coragem de usar depois de ter cair na bosss ainda mais esse teclado push, já imaginou ficar limpando com palito de dente a boss que ficou nos botoes, é só ver os lançamentos é pura cópia do iphone. Questão de tempo.

    • Deniro

      Iphone sem contrato vc pode comprar em Hong Kong, aqui no Japao muitos japoneses intermediam a compra pra vc, ai sai por 75 mil ienes mais ou menos um 3gs de 32gb.
      acesse a pagina da apple de HOng KOnge veja o preço e converta para dolares para sabe ro valor exato, vai que vc aacabe passando por HOng KOng, quem sabe vale a pena.

  • Marcelo

    olha… fiquei surpreso com a noticia! mas ainda acho q sao brasileiros os usuarios!
    pq eu ja morei la e tenho mto amigos japoneses! e percebi q o povo japones nao ligam mto pra carro e tecnologia como os brasileiros….
    e outra, softbank pra mim eh operadora de brasileiro! pq japones mesmo gosta de Docomo, Au!

    e o povo aih tem razao… tem celular melhor q o iphone mas eu nao troco o meu iphone3G comprado na softbank por outro cel, nao!

  • jegue-boy

    ai Gil o 3GS de 16G .nao custa nada e gratis .mais voce tem que usar por 2 anos e paga so as ligacoes e um plano de internet com uso ilimitado.
    o 3GS de 32G tem que pagar 24 prestacoes de 5 dolares aproximadamente.

  • Deniro

    eu tb achava que era soh bras que tinha Iphone, mas depois que mudei pra regiao de Kanto qualquer trem que pego vejo japones com Iphone.

  • Fenrir

    @Marcelo

    É compreensível que eles não liguem tanto pra tecnologia… Eles estão num dos maiores pólos tecnológicos do mundo. Tecnologia nova é coisa corriqueira pra eles, differente de nós que somos obrigados a ficar babando via internet nos lançamentos mundo afora antes que cheguem aqui (e ainda chegam caros)

    • ifire

      Não é bem assim não, no lançamento do iphone houve fila de 1 km, gente que dormiu 2 dias nas filas, transmissão ao vivo do inicio, primeira vez na história que se tem um reportagem sobre celular na epoca o 3GS, o japão fez fila também quando lançou o ipod primeira versão, se contar que o segundo maior mercado consumidor da apple depois do EUA é o japão, só não liga pra tecnologia aqui quem não esta por dentro, ou seja, aqueles que trabalham em fabricas. Acreditem se quiserem celular aqui esta se tornando incoviniente, não se pode falar quando esta dirigindo nem carros e nem biciletas ou seja la o que for, em algumas fabricas não pode usar o celular chegando ao ponto de proibir até mesmo o seu porte dentro das fabricas.

  • Wagner

    Perai! Sempre tive games e sei que japa adooora games, será que a japonesada não se ligou que as maiores softhouses que eles tanto adoram, estam fazendo rios de jogos “maravilhosos” pro Iphone, que é bem mais facil carregar o Iphone do que um celular mais um PSP?
    Fala ai vcs que moram no Japão. Na hora que a maioria se ligar que o Iphone tem graficos parecidos com play 2 e os outros chegam próximo ao Super Nintendo, será que muitos não irão migrar pro Iphone?

    • Deniro

      jogos japoneses e americanos sao diferentes nao sei se vc reparou.
      Pega por exemplo a Eletronic Arts e compara com alguma outra fabricante japonesa, tem uma cosia que nao sei te dizer, como eu jogo games a quase 20 anos eu sinto essa diferença.

    • ifire

      Nem falo nada, o campeão em vendas aqui que é o nitendo ds em sua ultima versão como todos sabem, copiou na cara dura algumas do iphone, colocou uma camera para se tirar fotos e alguns app para trabalhar as fotos ou seja o que era só game agora também que ser utilitário, será por que ?