Notícias

Vírus no iPhone: verdades e mentiras

 

Vírus do sensacionalismoPrimeiro de tudo: se seu aparelho não sofreu jailbreak, não existe nenhum vírus que possa atingir o seu iPhone.

Já que vários sites começam a divulgar o aparecimento de “vírus” para iPhone e considerando que existe muita gente que só lê o título e não o resto do texto, é importante que deixemos bem claro até que ponto é preocupante ou não essa história toda.

Há uma teoria que diz que grande parte dos vírus existentes foram criados pelas próprias empresas de anti-vírus. Essa teoria da conspiração não deixa de ter uma certa lógica, e alguns atos às vezes parecem confirmá-la.

Depois que um brincalhão na Holanda resolveu se aproveitar de um lapso de alguns usuários e trocar o papel de parede de certos aparelhos, o mundo se deu conta da brecha de segurança que existe (há muito tempo) em aparelhos destravados pelo jailbreak.

Como que por acaso, apenas alguns dias depois, a empresa de anti-vírus Intego (conhecida no passado por descobrir malwares bizarros no Mac que mais fizeram falso alarde do que estrago) espalhou essa semana a notícia de que está em circulação uma ferramenta para hackers (em nenhum momento ela cita a palavra “vírus”), chamado Privacy.A. Este programa permite que um hacker invada aparelhos que possuam o SSH ativado (através da instalação do aplicativo OpenSSH) e que não tenham alterado a senha padrão (que é alpine). Essa invasão só pode acontecer na mesma rede Wi-Fi, ou seja, quando você se conecta à redes públicas como shoppings, cafeterias, etc.

A melhor maneira de se prevenir de um ataque, portanto, é mudar a senha padrão, apesar da referida companhia não citar essa alternativa, sugerindo apenas comprar seu maravilhoso anti-vírus. Dá para confiar em uma empresa assim?

Portanto, não existe vírus para iPhone. Muitos sites e mídia em geral estão fazendo sensacionalismo, seja por ignorância ou por oportunismo.

Mesmo assim, a vulnerabilidade existe para quem não muda a senha padrão, pois qualquer um pode invadir seu aparelho. Há um tutorial, em português, de como mudar a senha do SSH. Se você quiser saber como fazer, siga este link.

Repetindo: se você não fez jailbreak ou não usa o OpenSSH, não precisa se preocupar com isso.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marlon

    Existem boatos muito antigos sobre virus em celular, que logo logo eles iriam encomodar as pessoas, coisa que nunca aconteceu, e acho que nao vou estar vivo para testemunhar. 🙂

    • Marlon

      Aproposito, imagem do post ta perfeita iLex aheiuheiuaheiuahiuea

  • borges

    [ironia] Ainda bem que tenho um touch e nenhum artigo fala sobre vírus que o afetam [/ironia]

  • Frederico

    Pode ter certeza, mais cedo ou mais tarde eles chegarão ao iPhone.

    Não importa o nome que você dê a eles.

    Da mesma forma que tem o Geohot que usa seus conhecimentos para uma causa nobre, haverá alguns “idiotas” que o usarão somente para atrapalhar o trabalho alheio.

    • vsa.mac

      não, não vai

      • JanjaBoy

        Será?
        A versão 3.0.1 não foi para corrigir uma falha onde se podei colocar um cavalo de tróia ou Trojan Horse ou algo semelhante que deixava um usuário remoto do “seu” iPhone? Então se um celular é muito parecido com um “micro computador” coisa que o iPhone é, fica mais fácil fabricar um vírus, ou não? :/

  • João

    O sensacionalismo com esse tal “vírus” está grande. Muitos usando isso para falar mal do iphone ou do jailbreak. Felizmente qualquer uma dessas opções só tem crédito entre ignorantes ( no sentido normal da palavra, sem agressão). Engraçado é que sites de provedores grandes como terra e uol estão divulgando essas notícias. Logo se vê que, das duas uma, ou os redatores não entendem nada ou a notícia é bastante chamativa se divulgada dessa forma.

  • Joze

    Só uma dúvida, caso eu mude a minha senha, se restaurar o iphone (pra instalar fw novo, por ex.) ela volta para a padrão alpine ou continua pra sempre a que eu inventei?

    • Bruno Jr.

      Sim. 🙂

    • A senha do SSH! É importante enfatizar que é a senha do SSH.
      Quando você restaura ou atualiza o iPhone, o jailbreak some, certo? Então você tem que instalar tudo que é do jailbreak de novo, do zero, certo?

      Ou seja… 😉

      • Carlos Schmitt

        … certamente 😉

  • Thiago

    Olá iLex, tenho uma dúvida, talvez besta mas que chega a me preocupar, o aparelho com Jailbreak, ele corre algum risco de ter por exemplo, “as senha roubadas” ao acessar o site do banco? Como funcionaria? e outra é a respeito da conta telefonica, existe algum modo de a conta telefonica ser consumida por aplicativos, mesmo com o plano ilimitado de internet?
    Agradeço a atenção
    Abraço

    • Aparelho com SSH! É importante enfatizar isso.

      Você instala o SSH no seu aparelho?

  • Carlos Schmitt

    E tem outra coisa.. nem sei se dá pra chamar isso de “invasão”…

    o cara não precisa arrombar nenhuma porta pra “invadir” ela já está lá aberta, com a senha padrão que TODO MUNDO sabe…

    não é vírus e tb não é invasão… é um acesso oportuno de alguem que quer fazer uma brincadeira…

    se tu deixa teu carro com a janela aberta.. qq um pode botar o carão pra dentro, ligar o rádio, e ir embora..

    é +- isso que ta acontecendo..

    mas NÃO deixe isso acontecer, pq o cara tb pode entrar no carro e distruir com tudo dentro..

    • Joze

      Afff, que absurdo! O carro é meu, se ele estiver aberto e um cara entrar e ligar o rádio, isso não é invasão? Deixa a porta da sua casa aberta e me fala o que vc vai fazer se tiver um cara de 2,5m de altura sentado no seu sofá da sala e curtindo um jogo de futebol e tomando a sua cerveja da geladeira? Vc vai chamar a policia? Por que se quem deixou a porta aberta foi vc?

      Se eu quiser deixar meu iPhone com a senha padrão e um cara “invadir” (não sei o pq das aspas) e mudar o papel de parede, eu ficaria muito puto. Meu iPhone, Meu papel de parede. Pra mim quem pensa que isso é coisa normal é pq se acostumou de mais com o jeito que as coisas estão que nem se preocupa com coisas “menores”.

      • João

        KKKKKKKKK

        Se vc deixa a porta aberta e tem um negão tomando sua cerveja…….
        Isso aí tem outro nome meu amigo, é Chifre!!! kkkkk

        Desculpa ae, mas não pude resistir ao comentário…

        Um abraço

    • Carlos, se eu não trancar a porta da minha casa e você entrar sem me avisar, posso mandar te prender sim por invasão…

      Inclusive se você tocar a campainha, eu abrir a porte e você já ir entrando sem que eu convide, isso é invasão também. 😉

    • Carlos Schmitt

      Jesus!
      Desculpa pessoal…

      eu nunca quis dizer que isso é uma coisa correta (ou normal).. meu foco era mais pra defender a segurança do iphone no sentido de que o invasor nao quebrou nenhum artifício de segurança (arrombar a porta do carro/casa) só se aproveitou de uma falha TUA, e não do iPhone.. Capixe?

      ta certo, é invasão se o cara entra na tua casa com a porta aberta… mas a culpa não é do fabricante da fechadura… isso que eu quero dizer…

      • A palavra “capixe” não existe em nenhuma língua. 😛

      • Carlos Schmitt

        Gíria da região, referência à “capisce”, italiano para “entendeu”.

        Capixe? 🙂

        • Eu sei, tava te zoando… 😛
          Hai capito? 😉

  • Carlos Schmitt

    reforçando..

    tem um monte de gente por ae que instala rede sem fio em casa e não muda a senha padrão/default, e nem por isso ficam dizendo que os roteadores são frágeis ou passíveis de invasão….

    todo mundo parece que tem sede de achar defeito no iPhone….

    PS: postei no lugar errado antes… favor deletar

  • @romrocha

    Ilex, sou profissional de segurança e posso te garantir q esta “falha de segurança” (não é uma falha na verdade, é questão de “hardening de serviços) pro OpenSSH é crítica sim, cuidado para não passar aos seus leitores a sensação que é apenas “sensacionalismo”, inclusive recomendo ALTAMENTE que quem fez o Jailbreak troque a senha default do acesso SSH imediatamente, pois já está rolando em fóruns na internet ferramentas para roubar dados pessoais de Iphones desprotegidos (e-mails, sms, etc)…

    • “Mesmo assim, a vulnerabilidade existe para quem não muda a senha padrão, pois qualquer um pode invadir seu aparelho.”

      Pensei que essa frase tinha deixado as coisas claras…
      O sensacionalismo está em dizer que é vírus…

      Você leu o texto ou ficou só no título? 😛

  • Não considero uma vunerabilidade, pois o SSH como root com senha padrão dá completo acesso ao sistema!

    O que deveria ocorrer é a criação de um script pós instalação que solicite ao usuário a mudança de senha obrigatoriamente.

    Mas quem instala o OpenSSH deveria saber desse risco! Não é qualquer pessoa que habilita isso. E em tutoriais, ao revelar a senha padrão, a maioria solicita a sua mudança. A preguiça pode custar caro.

    Mas a mídia é sensacionalista, faz tempestade em copo d’água.

    Até mais

  • GRM177

    Mas peguei um vírus mesmo. Só com o ‘Norton’ resolveu!!!

  • Bruno

    ilex, vc já viu os comentários da info no link de segurança deles? falando mt mau do iphone sempre, e sempre falando bem do android e windows, é por causa dessas midias que acontecem esses boatos FALSOS.

    • É, cada um defende o seu peixe.
      Mas é o que já disseram aqui: quase 100% das pessoas que falam mal do iPhone, nunca tocaram em um. 🙂

      • GRM177

        Não duvide se aparecer mesmo um antivírus da Norton para o precioso, rs.

  • augusto

    Desculpem a duvida besta, mas o que é SSH?

    • Sabe que seguir os links nos textos pode evitar “dúvidas bestas”, né? 😉

  • iTheus

    O iPod Touch, então, não recebe esse ataque, certo ?

    • Se você instalar o OpenSSH e não mudar a senha, pode receber sim.

  • Jones

    Esse e’ um dos pontos positivos da Apple:
    :::Segurança:::
    Não é de se estranhar porque ela é contra o Jailbreak. Ela quer um sistema seguro e estável para todos os usuarios.
    Por outro lado, Geohot quer um sistema “livre” para todos…Que dilema!!!

  • Sergio

    Se eu deixar o SSH desabilitado no SBSettings continuarei vulnerável a uma invasão por SSH ?

    • @romrocha

      Se vc desativar o SSH vc não estará mais vulnerável. Eu inclusive recomendo q vc só habilite o SSH em redes wi-fi confiáveis (sua casa por exemplo) assim vc evita qualquer tipo de dor de cabeça!

  • Homero

    @Carls Schmitt uma empresa vizinha da minha casa usa rede WIFI sem senha.
    Uashuashuashuash.

  • Carlos Schmitt

    😛

  • Tiago

    Seguinte, tentei fazer o processo de troca de senha porem fico recebendo a mens de Conection refused… Alguem sabe oq pode ser??

    Valeu

  • Giancarlo

    Mas por exemplo, teria como algum tipo de vírus específico entrar em um iPhone (normal, sem o jailbreak ou qualquer coisa do gênero) através do iTunes, pela sincronização do aparelho com o computador?

    • Não, atualmente não tem como.

  • No3G

    Senhores,

    Não li todos os comentários mais devemos lembrar que esse problema não ocorre apenas com as pessoas que se conectam em rede Sem Fio. O problema ocorre em redes 3G, todo aparelho que possui um IP válido pode ser acessado de qualquer lugar no planeta.

    Hoje, qualquer criança pode usar um programa de busca em uma rede 3G da Claro, Vivo ou outros, e descobrir todos os IPhone com ssh instalado, e com alguns chutes ( chance de acerto de 100% ), vc pode se conectar no IPhone que tenha senha padrao.

    • Daniel

      Não apenas 3G, aconteceu comigo via Edge também.

  • kelly

    ola! gostaria de saber que alguém sabe se eu conectar meu aphone no meu computar com virus …meu iphone pode pegar esta virus? obrigada

  • rodrigo

    tenhum um iphone 3gs ,uma pessoa que não é de confiança mexeu e estou desconfiado que foi instalado um programa espião é possivel !

  • Rie

    Então, usar aplicativos de banco no iphone sem jailbreak eh seguro?

  • liana

    ola!
    meu iphone 4s apagou a agenda sozinho, sai de um aplicativo para o outro sozinho,pensei que poderia ser vírus .O que pode ser estou preocupada me ajudem.

    • Fernanda

      Aconteceu comigo também, Liana! Meu 4S apagou a agenda sozinho! Vc conseguiu resolver? Descobriu a causa?