Notícias

Geohot recusa 10 mil dólares e faz campanha contra quem vende o desbloqueio

iMoney

A estratégia da Apple de limitar a venda do iPhone a operadoras específicas fez nascer desde cedo um mercado paralelo de empresas que desbloqueiam ou vendem métodos de desbloqueio do aparelho. Mas visto que não é qualquer um que consegue inventar uma maneira própria de realizar o unlock, a grande maioria usa soluções de jailbreak que são disponibilizadas gratuitamente na internet, revendendo-as.

A meu ver, existem dois tipos clássicos de empresas de desbloqueio (inclusive no Brasil): as que vendem o serviço (afinal, não é todo mundo que gosta de ficar fazendo testes com seu iPhone) e outras menos éticas que dizem que possuem método próprio, cobrando mais caro, mas que na realidade usam os utilitários gratuitos. Há também um terceiro tipo, que é a pior delas: as empresas que vendem diretamente os programas freewares como se fossem delas.

Este é o caso de Jody Sanders, no qual já falamos aqui (leia “Desbloqueie seu iPhone 3G por apenas £19.99“). Uma pessoa aparentemente sem escrúpulos, que mente (e muito) para ganhar dinheiro em cima do desbloqueio do iPhone.

Este cidadão só tem uma qualidade: incentivou George Hotz (geohot) a procurar um método novo de desbloqueio (foi então que nasceu o blacksn0w), oferecendo um prêmio de US$10.000.

Foi exatamente isto que aconteceu. Sanders ofereceu o prêmio a quem descobrisse um método de desbloqueio da baseband 05.11.07. Na verdade, ele queria comprar o método, pois ele especificava que o hacker que descobrisse a façanha deveria publicar a solução somente no fórum fechado no site dele, cuja participação é paga.

O prêmio fez com que geohot começasse a procurar pelo desbloqueio (leia “Geohot começa a busca pelo desbloqueio dos novos iPhones“). Isso provocou duras críticas da comunidade, inclusive do Dev-Team:

Teria geohot se vendido? Como ele poderia estar fazendo aquilo somente por dinheiro?

Pois a resposta final foi surpreendente.
Após ter encontrado uma forma de desbloquear os novos iPhones, geohot publicou ontem em seu blog um manifesto onde ele recusa o prêmio, declarando-se contra as empresas que vendem aplicativos que são gratuitos.

Primeiro de tudo, Jody Sanders, eu estou recusando seus $10.000. Por que? Porque você e o resto dos sites de desbloqueio do iPhone são vigaristas. Vocês fazem dinheiro vendendo freeware; isso não é legal e não serei eu que irei legitimar isso.

Ele vai mais além, criticando todo o sistema de sites de desbloqueio, confira a tradução na íntegra:

Sério, os verdadeiros prejudicados são os consumidores. Estes sites são cheios de mentiras, alegando possuir o desbloqueio da [baseband] 05.11.07. As pessoas pagam, mas recebem a resposta de que a ferramenta está em desenvolvimento, com data de lançamento desconhecida. Ora, dá para imaginar você comprando um café e o atendente lhe diz que ele ‘está em desenvolvimento’? Recentemente, vários destes sites estão mandando emails dizendo que eles irão lançar uma nova solução a partir do dia 4/11. Não é muita coincidência ser no mesmo dia da liberação do blacksn0w?

Não irei postar o endereço de todos estes sites vigaristas, porque não quero que seu pagerank aumente. O que prefiro fazer é dar uma whitelist (NDT: lista de confiança), com dois sites que fazem o desbloqueio: o meu e o do Dev-Team. TODOS os sites de debloqueio que você vê por aí estão vendendo nossos programas, alterado de uma forma ou de outra. O mesmo vale para programas de jailbreak, embora o ih8sn0w e chronicdev sejam legítimos. Observou o que todos os legítimos têm em comum? Eles são de graça.

Mesmo com os rumores da ferocidade dos meus advogados, o fato é que eles são bem pobres. E a pilantragem de quem monta estes sites são do tipo que impedem de batalhas judiciais. Então temos que lutar contra eles de uma outra maneira, e peço para que todos ajudem nisso. Nossa arma é a informação. Divulgue a verdade, que todo o jailbreak e desbloqueio de iPhones são gratuitos, e se você está pagando para fazer isso é porque não está se dando ao trabalho de procurar no Google.

Pela primeira vez, tentei fazer uma ferramenta realmente simples para os usuários finais e me irrita ver pessoas que a vendem. Vamos acabar com esses idiotas e dizer a todos os proprietários de iPhone que tudo o que eles precisam está no site blackra1n.com, incluindo instruções para o blacksn0w a partir do dia 4/11 (e sim, suportará hacktivation).

Vocês façam a parte de vocês, que eu faço a minha, fazendo que a ferramenta seja a mais simples, confiável e fácil possível.

Pelo que parece, a nova ferramenta será mesmo tão fácil que qualquer um poderá desbloquear seu iPhone, independentemente do nível de conhecimento técnico que tenha.

Quanto às empresas de desbloqueio no Brasil, o problema é que a maioria parte para a ilegalidade instalando aplicativos crackeados. Outras dizem que possuem método próprio (inclusive se vangloriando muitas vezes de serem “os primeiros no Brasil”), mas que também usam os métodos gratuitos.

A verdade é que, enquanto a Apple continuar com a política de venda de aparelhos com bloqueio de operadora, esta indústria paralela provavelmente continuará sobrevivendo ainda por muito tempo. Mas quem sabe o novo blacksn0w não diminua isso? 😉

Fonte da imagem

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Juarah

    Esse rapaz é boa gente e idealista. Justíssima suas criticas. A picaretagem rola souta no mundo, Infelizmente.

  • bruno

    Cara essa mlke pode… ele ganha muito mais prestando consultoria ao Google… o cara é sinistrao

  • Show, dois dias e bum.

    Concordo com a politica do Geohot mas existe pessoas, como você (iLex) disse que não querem nem saber o que é jail mas querer usar ferramentas com o sbsettings.

    Na empresa onde trabalho existem 5 pessoas, lá faço por “amizade”.

    Mas se vier um cara querendo me dá um troco pra fazer, ah eu vou pegar!

    Vlw

    • ArthurCJ

      Ah, mas uma coisa é te pagarem uns trocados pelo seu tempo

      Excelente o que geohot faz, com essa inteligencia e carater, vai se dar muito bem na vida.

      • Frederico

        É isso mesmo.

        Se uma pessoa tem medo de fazer isso e paga para você fazer, você cobra pelo trabalho, mas sempre tendo a honestidade de dizer que o método é gratuito, você apenas cobra para fazer.

        O que é bem diferente.

        O problema é que tem muita gente que não consegue sequer entender como funciona a AppStore.

        As vezes um sujeito endinheirado compra o iPod pro filho, vê que não tem nenhum jogo, pergunta como pode “encher” o aparelho de jogos.

        Ao ser informado que tem que se cadastrar, informar cartão de crédito, etc, etc, OU então pode levar numa empresa especializada que por 300,00 eles enchem o aparelho de jogos, o cara vai lá para não ter dor de cabeça.

        Esses aí, infelizmente, não há aviso na internet que farão mudar de atitude.

  • Rafael Todesche

    Concordo com o texto. Acho errado cobrar pela ferramenta, mas não há nada de errado em cobrar pela mão-de-obra, não? Isso já é bem antigo, da época dos videogames 🙂

  • O que estraga aqui é que nós somos muito pobres. De grana e de espírito. Deveríamos pensar grande.

  • Esse cara é um gênio.

  • Italo Spagliari

    Cara eu faço isso de graça para um monte de amigo…

    Acho errado ser cobrardo assim ele vai acaba perdendo todo o prestigio que adiquiriu ao longo da historia do iphone..

  • Tadeu Brandao

    Gnt, como é isso de baseband 05.11.07??? O meu iphone eh desbloqueado oficialmente pela TIM, se eu att, ele perde o desbloqueio pra operadora q eu uso, a Oi. Entao qr dzr q se eu att e rodar o blacksnow, eu vou poder continuar usando o meu chip ??? seria, basicamente, isso ???

    • iPc

      Se o seu iPhone for desbloqueado oficialmente ele nunca ira bloquear de novo 😉

  • Nefertine

    Aqui mesmo ta cheio de picareta cobrando um preço absurdo pelo desbloqueio e dizendo que o valor esta incluso uma serie de programas (pirateado e muitos demo).

    Inclusive uma empresa que por sinal ja apareceu diversas vezes em banners aqui no Blog do iPhone, esta realizando uma série de picaretagem com proprietarios do iphone que desejam realizar o desbloqueio aqui em SP.

    • É bom deixar claro que os banners do Blog são controlados pelo Google e é ele quem coloca aleatoriamente os anunciantes, de acordo com o assunto da página. O que dá para fazer é bloquear certos anunciantes que não condizem com a filosofia do Blog, mas como os anúncios aparecem diferentemente para cada visitante, vocês podem nos ajudar repassando o endereço na qual o banner redirige quando encontrarem casos assim.

  • Alex iPilot

    Eu devo fazer o JB porque preciso do tethering e tenho encontrado vários apps (na AppStore) que requerem o 3.1… Sou cliente TIM RJ.

    Na minha opinião não é errado cobrar pela mão-de-obra. Errado é mentir, tal como alguns fazem, mas pagar para que façam o serviço “com garantia” não tem problema. Não tem gente que paga pelo preenchimento do IR? Quantos pagam pela troca de óleo do carro? Eu mesmo faço por conta própria, seguindo os procedimentos indicados e as ferramentas que alguém criou, mas eu paguei pelo JB do meu PSP (que até hoje não é vendido pela SONY no Brasil).

    O GeoHot (e outros assim como ele) criou ferramentas e as disponibilizou para todo mundo usar, sem exigir contrapartida financeira. Muito bem feito e elogiável, decisão dele, mas daí a ser contrário a que outras pessoas cobrem pela prestação de serviço, não sei não. Observem que nem digo “obter lucro”, digo “vender mão de obra”, ou seja, ter a justa compensação pelo trabalho executado.

  • Niegro

    Eu também nao acho errado cobrar pela mão de obra, pois existem muita gente leiga, ou que se quer tem tempo pra quebrar cabeça com essas ferramentas, eu cobro aqui dos meus clientes, e ainda dou instruções de como ele vai abrir uma conta no Itunes store, transferir, musicas, fotos entre outras coisas, recentemente vi uma reportagem de pessoas que vendem aulas de como usar as novas ecnologias, eu tambem faço o mesmo, e a remuneraçao não é errada.

  • Dinnosan

    Não é errado cobrar pela mão de obra, é errado dizer que pagou pelo programa de desbloqueio que todos sabemos que não custa nada.

  • Claytton

    Eu to no Japão e vi um babaca postar num site de relacionamento e clasificado q faz o desbloquei e instala uns aplicativos.meu amigo diz q ia pagar para o cara fazer para ele o jailbreak e o unlock eu disse para ele trazer o iphone dele para mim que eu fazia de graça e ensinava como fazer.Ele achou que era brincadeira minha e pagou pro babaca do cara que cobrava.o ruim é q não adianta muito mais aos pocos a gente consegue acabar com esses copiadore.

  • cleber

    tambem estou no japão,ja vi gente cobrando -100$ para fazer o desbloqueio..

  • Art_Phone

    É verdade,eu estou junto c/ o Geohot,não deviam cobrar pelo serviço

    PS: axo ele um gênio 🙂

  • João

    Pois é……

    Muitos defendendo em nome da “mão-de-obra”….
    Mão de obra de R$100 pra mim é mais do que um roubo!!!
    Algo k não leva mais do que 10 minutos.
    Realmente merece 100 reais?

    Me desculpem defensores da mão-de-obra…..
    Vcs são pilantras na minha opinião.
    Sabem que pessoas com Iphone têm poder
    aquisitivo pra pagar, vão lá e metem a mão.

    Anunciem aí o preço da mão de obra de vocês!

    Espero que pelo menos façam uma doação merecedora para o
    Geohot que paga o arroz e feijão de vocês!

    • Calma aí, não quero defender ninguém, mas cada um sabe quanto vale o seu tempo e tem o direito de cobrar quanto quiser. Paga quem quer.
      O problema é a falta de informação das pessoas, que preferem pagar do que pesquisar na internet.

      Até agora os métodos não eram assim tão fáceis, assustando os leigos. Mesmo se alguém dissesse “Vai lá, baixa o Pwnage Tool, faz um firmware customizável e coloca o aparelho em DFU”. Acredite, para a maioria das pessoas isso é grego. Além do mais, acho que todos aqui se lembram da agonia que passaram na primeira vez que fizeram o jailbreak, com medo que o aparelho estragasse definitivamente. 😉

      • Henry

        Nem me fale ,eu tremina de medo do QuickPwn,ainda mais que na minha primeira vez tive que troca de porta usb para que o processo desse certo 😛
        Emfim ainda bem que agora o pessoal ta dando mais atenção em questão da facilidade desses programas 😀

    • Arthur CJ

      Mas o pessoal que apoiou aqui fala em trocados, simplismente por deixar de fazer algo mais interessante durante um tempo, que não sei quanto ao seu e nem sei o que você faz, na correria do dia-a-dia acaba sendo valioso. Mas pelo menos eu, quando falo em trocados, não passa nem perto de 50 reais, quem dirá o dobro. Como iLex falou, cada um sabe quanto vale seu tempo. Mas deixo bem claro aqui, que apenas não acho errado cobrar simbolicamente pelo tempo dedicado. Quanto a mentira e preços altos não é preciso dizer aqui o quão é errado.

  • c.gaio

    como ilex disse existem vario tipos de “vendedores”
    eu por exemplo cobro sim pro um desbloqueio do iphone mais o que estou cobrando é minha mão de obra nunca vendi nenhum tipo de programa para isso…
    até alguns clientes perguntão qual programa uso e falo sem problema nenhum… se ele quiser fazer sozinho melhor para ele mais se ele acaba fazendo alguma coisa de errado acaba na minha mão hehehe…
    até ja ajudei muitos a fazer o jail.
    geohot esta mais do que certo a ferramenta tem que ser gratis cobre a mão de obra ai sim.
    vc esta fazendo algo que alguem ou não tem tempo para ficar lendo tuto pela net ou não tem saco… cobre por isso e nada mais… pq de resto tudo morre sempre nas mesmas cabeças ou geohot ou devteam

  • sadaN

    Lembro quando comprei meu 2G logo que saiu em 2007, depois de algumas semanas fui fazer o jailbreak na 1.1.1, hehe um tutorial de 4 paginas gigantescas cheias de comandos pra digitar no Putty, nada que assuste pra quem ta acostumado com terminal, mas se for olhar o processo de desenvolvimento, depois na epoca do 1.1.4 o Italiano narigudo lancou o ziPhone que era o sistema de “unlock em um click”, depois a dev-team comecou a soltar seus pwntools, quickpwns, e snows que nao acabam mais, mas nunca foram tao simples quanto o ziphone era.
    Agora o Geohot trouxe o purplera1n no mesmo estilo de simplicidade pra jailbreak, e blackra1n para unlock.

    Vida eterna a George Hotz!

  • sadaN

    opa, me confundi com os snows e ra1ns da vida, mas eh vcs entenderam, blackra1n e blacksn0w…

  • Rodrigo

    Cobro R$ 85,00 para jailbreak e instalação de aplicativos… se alguem se interessar ehehhe

    mas falando sério… sempre informo aos usuários que as ferramentas são gratuitas e que qualquer um pode desbloquear seu iphone… mesmo assim.. as pessoas preferem deixar o iphone comigo e terem a garantia que terão todas as duvidas sanadas para nao usarem o iphone somente para ligaçoes e sms.

    Sério… 90% das pessoas que desbloqueio o iphone não sabem nem o que é iTunes…

    Não é questão de cobrar pelo desbloqueio… eu sempre digo… desbloqueio ele de graça se vc quiser mas não instalo nada (aplicativos crackeados, etc), mas as pessoas querem ele é lotados de aplicativos.. fazer o que não é mesmo

    Ah.. somente pra avisar.. .desbloquear iphones não é meu ganha pão… apenas gosto de ter o prazer de ver o usuário satisfeito com seu iphone funcionando com muitos aplicativos.

    Espero não acirrar os ânimos (geralmente que tem ânimos acirrados foi quem pagou pra desbloquear e depois de algum tempo descobriu como fazer sozinho…. cest’la vie friend).

  • João

    Desculpem se me excedi no último comentário.
    Mas é que nunca vi pessoas que cobram para desbloquear
    iphones, combrarem um preço simbólico de mão-de-obra.

    A maioria cobra um preço próximo de 100 reais sim.
    E isso pra mim, é justamente o que o Geohot tá pedindo para
    não acontecer.
    Se o próprio desenvolvedor da ferramenta está pedindo isso…
    Se é para entrar na questão de tempo e mão de obra, acho que no máximo
    20 reais pudesse ser um preço, talvez, plausível.
    Mas como brasileiros são espertos, sabem do poder aquisitivo de
    alguém que tem um iphone, cobram caro.
    E olha que não são poucos os que trabalham em loja de telefonia celular
    que fazem isso. (telefonia celular, não to falando operadoras).

    Bom, se todos podem cobrar o preço para quem quiser, eu também
    posso expor minha opinião como bem entender. E chama-los de pilantras.

    • Rodrigo Cattani

      João

      R$ 20,00 para dar total assessoria ao leigo em iphones?? Cobra vc isso seu pé rapado… R$ 20,00 vc não paga nem 2 ingressos para um cinema.. cada um que me aparece..

      Quem é vc para chamar os outros de pilantra ??? Deve ser um exemplo de moral e ética –> Meu nome está ai disponível se quiser me procurar no orkut … ai vc pode me chamar de pilantra pessoalmente lá … o que vc acha ??

      Pergunta para as 50 pessoas ou mais que desbloqueei iPhones (muitos de graça por serem amigos) se sou um pilantra… Com certeza vc ja deve ter pago uns R$ 200,00 pra alguem desbloquear o seu iphone pra estar tão indignado

  • Luíz Henrique

    OFF TOPIC
    iLex uma sugestão que você poderia lançar todos domingos um post referente a aplicativos, como já vi aqui antes…
    É legal ver as pessoas trocando informações de aplicativos que não conhecemos. Digo aplicativos que não estão no Top Paid ou Free. Seria muito legal ou até mesmo, mostrar os apps que ficaram gratis no dia. Algo assim, ai teremos wallpapers e apps no dia….

    é so uma sugestao… flw

  • Ricardo Ornellas

    minha modesta opinião:
    GEohot é fodasso! o cara PODE! faz de graça porque quer, atingiu um nível superior onde certas coisas valem mais que dinheiro.
    aqui no Brasil alguem paga por um serviço ou porque pode ou porque não sabe fazer ou mesmo porque apenas quer a GARANTIA de que tera tudo certo no final ou alguem pra colocar no pau caso não de certo!
    como prestador de serviços na área de informática tenho visto exatamente esses 3 perfis:
    1 – paga porque pode(leia-se aqui comodidade).
    2 – paga porque não sabe fazer, ou não quwer saber!
    3 – paga pois tem medo de o BARATO SAIR CARO!(por garantia de serviço feito!)
    corrijam-me se eu estiver errado, afinal todos aqui falam que fazem de graça para um amigo, eu tambem faço mas inmaginem a seguinte situação, vc faz um ifone pra seu (AMIGO) ai o sinal fica caindo direto, o que acontece? dependendo do AMIGO(sem generalizar! ele releva e leva pra outro fazer de novo, ou te comunica (raro) e pede soluções, ou ainda cai no teu couro horrivelmente como se vc estivesse destruido seu iphone que ANTES funcionava lindamente até vc colocar a mão… falo isso por experiências pessoais em outras áreas (videogames e computadores…) enfim esse é meu pitaco, acho justo cobrar a mão de obra e acho uma p#&@ falta de caraáter dizer que tem soluções próprias e super técnicos TREINADOS na APPLE para onsertar e DESBLOQUEAR seu iphone como ALGUMAS empresas dizem por ai… blá esse foi meu pitaco!