2009ARQUIVO

Foi surpreendido com o apagão? Use seu iPhone (ou iPod touch) como lanterna

Apagão com o iPhone

Quem diria que os infames aplicativos de lanterna e isqueiro, também chamados de “inutilitários”, seriam ainda de grande ajuda? :P

O apagão de ontem em várias regiões do país pegou muita gente de surpresa. Para quem tinha um iPhone por perto, ainda conseguiu ter acesso à internet e conferir as proporções do blackout, além de twittar e mandar emails. Além disso, muitos se aproveitaram da grande tela do aparelho para usá-la como lanterna, que em momentos de escuridão total, é uma verdadeira mão na roda.

Veja como utilizar seu iPhone ou iPod touch em uma emergência como esta.

Quando você se encontrar de repente na escuridão, a primeira coisa a fazer no iPhone OS é abrir os Ajustes e aumentar o Brilho da tela. Ponha ele no máximo.

Aumente o brilho da tela

Brilho no máximo

Depois, abra o Safari e feche todas as páginas abertas, até ficar uma tela branca. É ela que fará seu aparelho funcionar como uma lanterna de emergência.

Tela branca no Safari

Agora é só direcionar a tela para onde você quer iluminar. :)

 

Para quem quer se divertir, também existem aplicativos gratuitos dedicados a isso, que são inúteis na maioria do tempo, mas podem quebrar um galho em emergências.

Um deles é o Flashlight (link), que além da tela branca, também possui outras cores como verde, azul e vermelho ou a que você ajustar. Uma opção permite que as cores fiquem mudando, para acabar com o tédio do apagão.

Várias cores

Você também pode preferir CandleFlame (link), que simula uma vela. Ele usa o acelerômetro do aparelho para direcionar a chama e “pingar a cera”. Você também pode apagá-la soprando no microfone.

A vela deixa pingar cera quando inclinada

Ou se você é adepto dos isqueiros, pode escolher o MyLighter (link) que é bastante simples e somente mostra a imagem de um na tela, com a chama flamejante.

Isqueiro

Caso você tenha uma conta na App Store americana, não deixe de baixar também o Virtual Zippo© Lighter (link), que possui bem mais opções de configuração, mas não está disponível na loja brasileira. Além de mudar corer e tipos, você ainda pode escrever seu nome nele. :)

Isqueiro da Zippo

Botão Voltar ao topo