Notícias

Classificação de aplicativos na App Store passa por problemas técnicos no mundo inteiro

Lista na App Store

Nos últimos dias, desenvolvedores do mundo inteiro têm reclamado de uma inconstância nos rankings da App Store. Aplicativos que sobem e descem inesperadamente na lista de classificação dos mais vendidos, ou que simplesmente desaparecem da lista dos 100+. Ontem foi a vez do Brasil sofrer isso.

Na App Store brasileira, vários aplicativos mudaram de posição. “90% dos meus jogos/apps simplesmente desapareceram dos 100+ sem motivo aparente, pois venda diária tem, e bastante“, nos disse ontem o brasileiro Gustavo Cassab.

A coisa estava tão confusa que durante o dia a Apple mandou um aviso aos desenvolvedores dizendo que o relatório do dia 5 estava atrasado, coisa que ela só poderia ter enviado depois que o dia terminasse.

Aviso de atraso antes do tempo

Em um tópico do fórum do Macrumors, um desenvolvedor apresenta uma resposta da Apple que dá a entender que ela já está a par do problema.

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dynho

    …ou seja….nem tudo é perfeito.

  • Edguitarra

    Olhem que ridículo essa reportagem:

    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4085695-EI4796,00-Estudo+usuarios+de+iPhone+sao+egocentricos+e+superficiais.html

    • Pior é dar crédito para uma empresa desconhecida que não entrevistou nem 500 pessoas… :/
      E viva o jornalismo sem diploma! :/

      • JanjaBoy

        Não é o diploma que faz ou não o jornalista ou qualquer outro profissional imbecil ou não!
        MUITO antes da lei que OBRIGOU os jornais a SÓ terem “jornalistas” diplomados, tínhamos jornalistas MARAVILHOSOS nesse país. A lei do diploma baixou o nível isso sim.

      • JanjaBoy

        Pois é, nem a Apple com o “supra sumo da perfeição estética” (Steve Jobs) é perfeita…..

      • Edguitarra

        Pois é, acho que essa foi a pesquisa mais tosca que já vi na minha vida.

      • Além do diploma de jornalismo, faltou o do 2º grau.
        Estatistica básica, conceito de amostra e universo amostral, etc…

    • Johnatan Matos

      mas que pesquisa sem noção… Bah!

  • giovanni

    Ilex que horas sai o video de desbloquieo do iphjone classic?

    • Acabei de editar, agora ele está convertendo (uns 30 minutos) e depois sobe para o Youtube (mais uns 45 minutos) e então é o tempo de esperar converter (mais uns 30 minutos). É por causa da qualidade HD, mas é importante para que se possa ler o que aparece na tela do computador e do iPhone.

      Neste incluí também a instalação do OS, para quem não sabe como faz. Vídeo super basicão mesmo. 🙂

  • GRM177

    Essas classificações sempre foram duvidosas, não que não possam ser um elemento de auxílio, mas são descarados alguns casos de próprios desenvolvedores e associados, testers etc, fraudando o sistema.

    Alguns chegam a dizer que são os próprios desenvolvedores respondendo e contradizendo os usuários. Ora, já dizia um provérbio alemão: o auto-elogio fede.

    Aproveitando a deixa, alguém sabe do iRadar? Prometeram atualização faz meses, inclusive consta na descrição do produto e blog (largado desde 24 de julho), e até agora nada, parece um app abandonado, mas no entanto permanece nos mais vendidos (bom ele é), mas será que continuaria vendendo se os compradores não esperassem a devida correção de erros prometida no anúncio?

    Sobre a pesquisa que citaram acima, óbvio que sem credibilidade alguma, mas o usuário Apple típico tem um tanto de dificuldade em admitir críticas ao produto que usa, ou fazê-las, chegando a arrogância algumas vezes (que parece vir da própria Apple em aceitar que comete erros).

    A imagem que se tem é que usuário Apple acha todo resto ultrapassado, no iPhone talvez seja verdade, mas de 10 amigos que testaram Mac, 3 desistiram e acharam engodo a suposta facilidade dos OS X, e eram os mais críticos dos 10. Complicado é não torcer nem para time de futebol ou ter religião, e ficar enchendo a bola do Steve Jobs como alguns gostam de fazer.

    E na qualidade não é essa maravilha também, dos meus 2 iPhones, foram nada menos que 6 trocas, e nenhum vem igual ao outro, sempre há um botão diferente, torto, parece fabricação artesanal, basta ver as reclamações no fórum do Blog.

    Gosto do iPhone, mas às vezes cansa isso, seria bom se houvesse uma concorrência de verdade com o Android, ficar só na mão da Apple é um perigo.

    • Rafael Nogueira

      hahahahaha

      Mas sobre parecer uma fabricação artesanal é verdade. Troquei apenas uma vez, mas esse novo meu é “torto”. Ficou um espaço entre a parte metálica e o vidro no lado esquerdo e a noite essa “brecha”aparece a luz branca do iphone quando a tela esta ligada. Isso é o que ocorre quando a produção não dá conta da demanda…. Colocam a produzir acima do permitido e dá no que dá! hehe

  • GRM177

    Hehe.

  • Dilson

    O ranking da App Store desde o erro estava estava “congelado”. Agora no final da tarde parece que se movimentou novamente, mas o ranking atual está duvidoso. Algumas informações incoerentes. Por exemplo, uma aplicação minha, Word Hunter, está, na classificação geral, acima de outras aplicações que, na categoria Entertainment estão acima da minha. Dá pra entender?

    PS.: iLex, eu enviei uma msg pela área de contatos. Podia dar uma olhada por favor?

  • Ei, iLex, mudei meus folders de música de lugar e agora meu iPhone não sincroniza as músicas, será que fiz algo errado? O iTunes reconhece as músicas, mas não sincroniza. Estranho…

  • Mas esses avisos da Apple aparecem toda semana.
    Tem manutenção no iTunes Connect direto.

    Também reparei o Sorteando sumir do top100 e depois voltar direto na posição 50 ou algo assim, não faz sentido.

    A Apple já errou até no meu relatório financeiro, o sistema do iTunes Connect é muito antigo, não foi feito pensando na AppStore e sim na iTunes Connect, por isso marca que somos artistas (ou algo do tipo) ao invés de desenvolvedores e outras informações do tipo.

  • Acredito que este problema é decorrente da nova implementação colocou nos reviews dos apps aguardando aprovação. Achei excelente o status e feedback que a apple está agora informando. Desta forma, nós desenvolvedores não ficamos mais perdidos enquanto um app está aguardando aprovação.