Rumores

[rumor] Apple estaria preparando aplicativo nativo para captar rádio FM no iPhone OS

Rádio no iPhone

O site 9to5mac insiste na mesma tecla. Depois de ter percebido em abril passado que o novo iPhone 3GS viria com um chip da Broadcom que seria capaz de captar ondas de rádio FM (leia “Próximo iPhone pode vir com transmissor e receptor de rádio FM“), agora eles voltam ao assunto com o rumor de que a Apple estaria desenvolvendo um aplicativo de rádio para o iPhone 3GS e iPod touch 3G.

Segundo as informações do site, o aplicativo seria muito similar àquele dos iPods nano atuais, que possui, além da funcionalidade de captar estações de rádio real (e não pela internet), a ótima função de identificar a música que está tocando, mostrando assim o nome e os dados de quem canta. Você pode também etiquetar esses dados para depois encontrar a música na iTunes Store e se quiser, comprá-la.

A capacidade de captar ondas de rádio já existe no hardware da última geração do iPhone e do touch, mas é bloqueado pelo sistema. Esta não seria a primeira vez que a Apple usaria um software para desbloquear uma funcionalidade do aparelho. No OS 3.0, ela liberou (não totalmente) o bluetooth, permitindo que aplicativos trocassem informações entre si (P2P), além da transmissão em estéreo.

Só é estranho ela fazer isso tardivamente, quando poderia ter liberado junto com o lançamento do 3GS. Pode ser também que ela tenha decidido testar antes a funcionalidade nos iPods nano, assim como fez com a função Voice Over que apareceu no Shuffle três meses antes que no iPhone.

Não se sabe se o novo aplicativo seria disponibilizado na App Store ou se viria em uma futura atualização do iPhone OS. Seja como for, por enquanto é só um rumor.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diogo Freire

    O chip em questão, não tem no iPhone 3GS?

    • Desculpe, mas você leu o post antes de comentar?
      “A capacidade de captar ondas de rádio já existe no hardware da última geração do iPhone e do touch.”

  • Marcello Pimenta

    Esse chip ja esta no 3GS. Parece que eu realmente vou ter q vender o meu 3G daqui a algum tempo.

  • Arliss

    E lá se vai a bateria do bichinho.
    Mas eu gostho.

  • José Bernardo

    Ta na cara que a Apple tem várias cartas na manga para tentar diminuir o prejuízo com a atual situação que se encontra.

    Ajeita um aplicativo que era bem solicitado, as pessoas precisarão atualizar em massa e obrigam com isso que o BUG do blackr4ain seja corrigido.

    Se acharem um outro Exploit dessa magnitudoe já já começarão a falar em multitarefas.

    Quem viver verá!

  • Thiago

    Tomara q isso ocorra…já to cansado de gastar mb pra ouvir radio

  • Luisinho

    Pois é, minha bateria estava acabando rápido demais com radio pelo 3G. Agora uma solução.

  • Daniel Taiguara

    tomara que vire realidade e junto libere de transmitir tambem o sinal em fm para o radio do carro !

  • Fabrício Souza

    Caramba! Seria muito bom ter a função radio FM. Espero que não seja apenas rumor.

  • Renato

    Se funcionar melhor que o iTrip seria um sonho…

    O meu é 3GS vamos ver se a apple libera o soft logo!

  • Marcello Pimenta

    Mas uma coisa que eu não entendo…
    Se o chip é nativo? Porque, cargas d’agua, não veio um hacker e liberou ele tipo como fizeram com o Cycorder e o iBluetooth???

  • Júlio César

    Eu acho que vcs estão equivocados………

    O iphone 3gs e ipod de terceira geração tem só o chip FM, eles não contem a antena responsável pela captura e distribuição do sinal FM ……..

    Eu li isso no site que desmonta os lançamentos da apple em primeira mão………

    • Você errou de site. Tinha que ter postado isso no 9to5mac.com. 😉

      • Júlio César

        O iLex então atualiza o seu blog para que a informação fique correta………….

        Este é um ótimo blog, mas está notícia ficou parecendo q tu fez Ctrl C – Ctrl V no 9to5mac.com

        • Cara, se fosse Control-C Control-V estaria em inglês!
          😛

    • Here

      Mas pq teriam apenas um chip inutil a mais?E além disso,a maioria dos aparelhos de mp4 que tem radio fm usam os próprios fones como antena.

    • Ed

      Nesse site que desmonta os lançamentos da Apple em primeiramão tem a descrição de como a estrutura do próprio iPhone funciona como antena pra captação de sinal? Até esse metal que tem em volta dele ajuda a dar um boost no sinal, além da antena de dentro dele..

      Agora.. você já deixou o som do seu computador ligado, e colando o ouvido nas caixinhas, conseguiu ouvir alguma interferência de rádio? Caixinhas de som meio vagabundas geralmente fazem isso. heh. E as caixas também não têm antena FM, mas mesmo assim captam as ondas, e as transmitem.

      Se você somar uma coisa a outra, dá pra imaginar que mesmo não tendo uma antena exclusiva pra FM, muuuuito provavelmente o povo da Épou sabe exatamente como fazer pra adaptar o telefone mais animal do mundo, pra ele também fazer o papel de um aparelho que existe desde 1935.

      Ou isso, ou você vai ter que comprar uma iTenna, encaixá-la no buraqinho do fone, e vai poder usar o iPhone como radinho de pilha grudado no ouvido, no melhor estilo ‘estádio de futebol’. =P

    • Here

      E outra,eh mais facil eles abrirem o ipod nano novo,o iphone e compararem os chips,se forem iguais,100% de chances de ser ;P

  • joão alberto

    Para mim a função que faz mais falta é a de gestão de perfis
    Imagino eu o jeito apple de fazer isso

    O aparelho identifica a localização do usuário e se ajusta
    Modo Casa
    Modo Aula
    Modo Escritório
    usando também os compromissos do calendário

    Seria Legal não

  • Leandro Moraes

    O chip tem a capacidade, mas alguém que intenda de hardware já analisou e viu se os terminais da função FM, estão interligados ao restante do hardware? Tem empresa que para economizar $$ e tamanho, não interliga todos os terminais dos chips. Isto evita soldas e trilhas nas placas, entre outras coisas.

    Belo blog, abraços.

  • Bruno Paris

    eu ja ouvi rumores que no ipod touch 2g teria um emissor fm. Isso, para nós proprietários do ipod touch 2g ja seria um grande avanço:d.

  • DVC

    A Apple tem hora que decepciona… só agora acordaram para as rádios FM???