Notícias

Melhore a geolocalização do seu iPhone ou iPod touch cadastrando a sua rede Wi-Fi

Geolocalização com o iPhoneMuita gente reclama que, às vezes, o iPhone indica uma posição equivocada no mapa, mostrando Nova Iorque quando na verdade a pessoa está em Varginha, por exemplo. Isso acontece porque o GPS do iPhone não é imediato e precisa de assistência para entrar em funcionamento.

Os modelos 3G e 3GS usam a tecnologia A-GPS, ou GPS assistido, para localizar os satélites. Para isso, eles utilizam primeiramente os pontos de rede Wi-Fi ao redor de você (que também são usados pelo modelo 2G e iPod touch) e se isso não bastar, a triangulação pelas antenas de celular. São esses dados que informam ao sistema os satélites mais próximos para então começar a captar o sinal GPS real. A assistência também ajuda caso você estiver em ambientes fechados onde o sinal do satélite não alcança.

Mas como o aparelho faz para conhecer os pontos Wi-Fi?
O sistema de geolocalização do iPhone usa os serviços da Skyhook Wireless, empresa que cadastra a localização de redes sem fio em todo o mundo. E se você estiver passando por dificuldades em ser localizado, pode ser que sua rede não esteja ainda cadastrada.

Que tal fazer isso agora? 🙂

Para cadastrar sua rede Wi-Fi doméstica é muito fácil.
Primeiro de tudo, você precisa descobrir o endereço MAC do seu modem/router Wi-Fi. Isto nada tem a ver com quem usa Macintosh, é uma identificação individual para cada estação de rede ethernet. Ele está impresso na parte de baixo do seu modem/router e tem o formato deste tipo:

00:00:5E:00:01:03 


Você também pode tentar usar um software para isso. No Windows, há o NetStumbler, enquanto que no Macintosh a informação pode ser obtida segurando a tecla option e clicando no ícone do Wi-Fi na barra superior.

Endereço MAC no Mac

Com o endereço MAC na mão, dirija-se a esta página.

Skyhook WPS

Localize no mapa do Google embutido na página o ponto exato onde se encontra a sua rede Wi-Fi. A praticidade é que, conforme você vai aproximando o mapa, ele dá as coordenadas geográficas exatas. Com o lugar estabelecido, basta colocar seu MAC Address no campo correspondente e seu endereço email.

Depois disso, leva mais ou menos uma semana para que sua localização seja registrada, fazendo parte assim do Mapas do iPhone/iPod touch.

Simples assim. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ótima dica. Vou fazer isso. (Não ligo muito pra privacidade mesmo 🙂

  • iPc

    Sabia que iam achar um jeito de melhorar o GPS do iPhone, sempre acham pra tudo!
    Abraço.

    • Lucas

      Cadastrei meu endereço conforme o mandado a mais de um ano e varias vezes, até hoje meu 2° iPod touch não determinou a minha localização !!!

  • Tchunz

    A pergunta é:

    Quem vai usar o GPS usando a WiFi de casa? ¬¬

    • Marcelo

      Quem possui a garagem perto do roteador por exemplo. Antes de sair de casa para obter o sinal e a localização mais rapidamente.
      E quanto maior a quantidade brasileiros cadastrados mais facilmente sinais gps serão encontrados por iphones aqui…

    • Daniel Taiguara

      eu ja usava este serviço a muito tempo, desde quando vendi meu 3g e fiquei so com o touch e queria que ele soubese minha localizacao para poder ajudar a traçar uma rota para um local. Cadastrei os wifi de minha casa, servico e até mesmo do shop que frequento.
      Para ver o mac dos wifi no iphone / ipod touch uso o app wififofum ou wifitrak

  • DVC

    Muito massa! Cadastrei o wireless aqui de onde trabalho.

  • Marcelo

    Boa dica. Agora eh esperar uma semana pelo cadastro e testar…

  • krikaoli

    Valeu iLex. Cadastrei.

  • LeonardoD.

    cadastrei aqui de casa hoje. amanhã vou cadastrar o do trabalho.

  • Ed

    E assim o Grande Irmão vai ganhando vida.. =P

    • Cara, a não ser que seu roteador tenha CPF e RG, acho difícil sua privacidade ser minada com esse cadastro.

      Até pq quem está perto do seu roteador, teoricamente já sabe onde está.

      Até mais,

  • Leandro

    Legal a explicação, agora entendi pq qdo fui para os EUA e bloqueei o roaming ou pq quando o celular está sem sinal não consigo usar o GPS. Bom ter entendido, mas triste saber q o iPhone não depende só do GPS pra me localizar…

  • Nicholas Baccarin

    Legal, cadastrei também.
    Uma outra forma de obter o MAC Address é no próprio iPhone/iPod touch. Em Ajustes < Geral < Sobre < Wi-Fi 🙂

    • Caraaamba! Hahahahaha
      Olha que eu procurei isso, eu sabia que tinha, mas não achei! 😛

    • Hugo

      mas desta maneira vc estará cadastrando o seu iphone e não o seu router!

      • Todo dispositivo possui um MAC Adress, você deve pegar o MAC do seu roteador e passar para o site juntamente com o endereço. Assim, o seu iPhone sabe o MAC do roteador e o passa para o site, que retorna a posição cadastrada.

        Você não deve inserir o MAC do iPhone pois ele não funciona como Access Point, mas sim o MAC do roteador.

        O aplicativo WiFiFoFum (detector de redes sem fio com radar, vale a pena), mostra essa informação facilmente.
        http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=289025499&mt=8

      • Nicholas Baccarin

        Tá certo! É isso mesmo…
        O MAC Address do router é diferente! %)

  • Eduardo McNamara

    Parabéns ilex, o blog está cada vez melhor. =)

  • Eu fiz o cadastro já faz um tempo quando tinha um iPod Touch ainda (sendo que como ele não tem GPS nem GSM o único meio de obter o posicionamento é via WiFi). Demorou um bocado (eu inclusive vendi o iPod pois havia comprado o iPhone 3G pela Vivo), mas agora, de vez em quando, funciona.

    Não sei por que mas não é sempre. O iPhone parece ignorar o WiFi e usar o posicionamento das torres.

  • Thiago

    Valeu iLex….só não entendi quais Sao as vantagens….

    • Daniel Taiguara

      seu ipod touch pode te dar sua posicao gps

      no iphone:
      velocidade mais rapida para ter sua posição, menos consumo de bateria por parte do chip gps do seu iphone uma vez que ele sabendo onde está ele vai procurar apenas os satelites gps da sua regiao e nao todos os mais de 30 da constelação.

  • Fábio Leite

    Valeu iLex, vai ser útil quando comprar o meu iphone.Mac já cadastrado.

  • Ricardo

    Pessoal, já fiz minha parte…..

    Porem os dados de latitude e longitude ficou muito distante do que aparece na bussola do iphone!!!!!

    Abraços

  • Fabi

    Cadastrado!

  • Fabi

    Consegui ver o MAC entrando em “Network and Sharing Center” depois “view full map” depois é só passar o mouse no router que aparece o MAC e o IP 😉

  • Marcus

    Legal essa dica….. Apesar de ainda não ter Wifi em casa, é muito util…. Pois ja estou providenciando a aquisição dos materiais necessarios para a instalação…..

    OBS: Fiquei surpreso com a velocidade que consegui conectar o GPS na minha ultima viagem pra Maringa-PR (primeira vez que vou com o meu iPhone pra lah), em poucos segundos ele já indicava minha posição. Aqui onde moro (Toledo-PR), tenho que ficar cerca de 5 minutos parado lah fora, pra ser localizado, chega desanimar. Normalmente nem ligo ele, pela demora pra se achar no mundo…..

  • Chipaz

    Sobre essa questão de ajudar o GPS a nos localizar, recentemente fui a Houston fazer uma inspeção e usei o wifi do Hotel para baixar alguns mapas pelo Google maps do iPhone, e usando o maps enhancer (mantive esses mapas offline) e em questão de segundos, nem 10 segundos, conseguia o acesso. Coisa que não aconteceu a 2 meses atrás quando tiver que ir no mesmo lugar mais o wifi do hotel não pegava no iPhone sei lá por que, fiquei quase uma semana no local tentando usar o GPS sem acesso a 3G (em roaming) mas não consegui… E desta vez só por que usei o Wifi do Hotel e que disse para ele que eu estaria no mínimo ali próximo, consegui o acesso super rápido. Da outra vez não foi demorado, simplesmente não foi possível determinar minha localização, talvez por que eu estava milhas da minha ultima localização. Fica ai a dica…

  • Engraçado, a última letra do MAC address do meu roteador está diferente no Mac e no que está escrito embaixo do roteador (um está C e no outro está B). Qual eu uso? :S

  • Pedro

    Cadastrei lá também…. Nisso a Apple peca pois no app Google Maps para Nokia(pelo menos o que eu testei em um n95) ele localiza de qualquer wi-fi que você estiver conectado e da um raio de 100m. Isso sem precisar cadastar nem nada. Pensando que os dois utilizam o Google Maps porque é tão diferente?

  • Luciano

    Tenho uma dúvida: meu MAC address descrito na traseira do meu access point é SC:F1:E1:1C mas dá como inválido no Skyhook. E pelo NetStumbler ele não acha a rede, dá como acesso negado. O que to fazendo de errado? Ajuda ae…

    • Endereços MAC são compostos de 6 blocos com 2 dígitos cada:
      XX:XX:XX:XX:XX:XX ou XX-XX-XX-XX-XX-XX

      Estes dois dígitos podem ser números ou letras de A a F, portanto além de faltarem 2 blocos no MAC que você passou, SC não é um bloco válido, pode ser 5C.

      • Luciano

        Valeu pela ajuda!
        Percebi que faltavam números pelos exemplos acima… porém é o que tem na traseira do meu access mesmo… MAC seguido de um código de barras e SC:F1:E1:1C , com S mesmo…
        Será que é o fato de meu access ser modem e wireless tudo em um aparelho só?
        Achei estranho dar como acesso negado no NetStumbler.
        Algo errado com esse programa talvez…

        de qualquer forma obrigado!

  • MCKoe

    Alguém sabe como isso funciona se por exemplo eu vender o meu access point (roteador wi-fi) para outra pessoa? Ele vai estar em outro lugar e caaaaaso e caso um iphone esteja perto, vai dar a posição da minha casa ou meu escritório… Tem como descadastrar?

  • Thiago

    Ilex, já se passaram 2 semanas e nada…. o roteador pode ter senha ?

  • ilex, depois que me cadastrei neste site, ele não me acha mais no iphone a localização atual, ele sempre acha o endereço que cadastrei. Tanto no nativo Mapas do iphone, apontador mobile… o que pode ser?