2009ARQUIVO

Melhore a geolocalização do seu iPhone ou iPod touch cadastrando a sua rede Wi-Fi

Geolocalização com o iPhoneMuita gente reclama que, às vezes, o iPhone indica uma posição equivocada no mapa, mostrando Nova Iorque quando na verdade a pessoa está em Varginha, por exemplo. Isso acontece porque o GPS do iPhone não é imediato e precisa de assistência para entrar em funcionamento.

Os modelos 3G e 3GS usam a tecnologia A-GPS, ou GPS assistido, para localizar os satélites. Para isso, eles utilizam primeiramente os pontos de rede Wi-Fi ao redor de você (que também são usados pelo modelo 2G e iPod touch) e se isso não bastar, a triangulação pelas antenas de celular. São esses dados que informam ao sistema os satélites mais próximos para então começar a captar o sinal GPS real. A assistência também ajuda caso você estiver em ambientes fechados onde o sinal do satélite não alcança.

Mas como o aparelho faz para conhecer os pontos Wi-Fi?
O sistema de geolocalização do iPhone usa os serviços da Skyhook Wireless, empresa que cadastra a localização de redes sem fio em todo o mundo. E se você estiver passando por dificuldades em ser localizado, pode ser que sua rede não esteja ainda cadastrada.

Que tal fazer isso agora? :)

Para cadastrar sua rede Wi-Fi doméstica é muito fácil.
Primeiro de tudo, você precisa descobrir o endereço MAC do seu modem/router Wi-Fi. Isto nada tem a ver com quem usa Macintosh, é uma identificação individual para cada estação de rede ethernet. Ele está impresso na parte de baixo do seu modem/router e tem o formato deste tipo:

00:00:5E:00:01:03 


Você também pode tentar usar um software para isso. No Windows, há o NetStumbler, enquanto que no Macintosh a informação pode ser obtida segurando a tecla option e clicando no ícone do Wi-Fi na barra superior.

Endereço MAC no Mac

Com o endereço MAC na mão, dirija-se a esta página.

Skyhook WPS

Localize no mapa do Google embutido na página o ponto exato onde se encontra a sua rede Wi-Fi. A praticidade é que, conforme você vai aproximando o mapa, ele dá as coordenadas geográficas exatas. Com o lugar estabelecido, basta colocar seu MAC Address no campo correspondente e seu endereço email.

Depois disso, leva mais ou menos uma semana para que sua localização seja registrada, fazendo parte assim do Mapas do iPhone/iPod touch.

Simples assim. :)

Botão Voltar ao topo