2009ARQUIVO

Aplicativo WordPress para iPhone ganha versão 2.0

Se você tem um blog, vai gostar de saber que de ontem para hoje chegou à App Store uma grande atualização do aplicativo WordPress, que permite gerenciar sites da plataforma direto no iPhone e iPod touch.

Para testá-lo realmente, o estou usando neste momento para escrever este artigo, para que se possa ter uma real ideia de como ele é em serviço.

A grande novidade desta versão é a gerência de comentários, coisa que não havia na anterior. Você pode visualizá-los, aprová-los e até apagá-los. Isso é uma mão na roda para quando se está longe do computador e se quer saber o que está acontecendo no site.

Mas tirando a parte do controle de comentários, o aplicativo ainda deixa muito a desejar.

A primeira coisa que incomoda, principalmente ao escrever textos longos, é a impossibilidade de usar o teclado na horizontal. Não entendo porque não implementar uma coisa tão simples.

Também quem não tem conhecimentos básicos em código HTML e está acostumado a usar o assistente da versão da web, se encontrará em maus lençóis, pois os parágrafos e as quebras de linha devem ser feitas manualmente. Não há nenhum tipo de atalho que facilite a tarefa, o que é uma pena em um aplicativo que serve justamente para ajudar em momentos de emergência.

Incluir imagens também não é uma tarefa nada fácil. Ele permite importar fotos da biblioteca do aparelho ou até mesmo tirar uma com a câmera do iPhone, mas o uso delas nos artigos é um verdadeiro martírio. O aplicativo não permite criar uma biblioteca temporária de imagens, obrigadando a você incluí-las uma a uma conforme elas forem aparecendo no artigo. E a diagramação delas não é, decididamente, tarefa para iniciantes. Além disso, o programa faz uma compressão que compromete a qualidade das imagens, como se percebe neste artigo.

IMG_0215

Para quem gosta de criar o texto enquanto escreve, verá sua tarefa dificultada, pois o aplicativo faz você se preocupar muito com a parte técnica da publicação em detrimento da parte criativa. Pena.

É claro que o objetivo do aplicativo não é substituir a versão web, apenas ser um instrumento para momentos de emergência. Mesmo assim, ele poderia ter utilizado muito mais do “jeito iPhone de ser” e facilitado várias tarefas, como acontece em outros aplicativos. Na sua função básica, que é escrever artigos, ele continua arcaico e pouco funcional.Visivelmente foi criado por programadores, não por designers.

Resumindo, é um ótimo gerenciador de comentários, servindo como tábua de salvação no caso de precisar escrever um texto na rua.

A coisa estranha é que esta atualização é um aplicativo diferente da primeira versão. Com o nome de WordPress 2, você deve apagar o antigo e instalar o novo, pois ele não aparecerá em sua lista de updates. Pelo jeito, o Tweetie parece ter lançado moda… :/

Eu colocaria o link do aplicativo aqui, mas isso é uma tarefa quase impossível de se fazer no iPhone, pois não há como copiá-lo da App Store.

Como você pode perceber pela diagramação deste artigo, é uma ferramenta a ser usada somente em último caso. Se fosse dar uma nota, de 0 a 10 para o WordPress 2, daria 5.

Botão Voltar ao topo