AplicativosApp Store

PANTONE lança aplicativo oficial de escala de cores para iPhone e iPod touch

Para quem trabalha com artes gráficas, webdesign e até mesmo com moda, a marca PANTONE é “a” referência em matéria de cores e por isso faz-se obrigatório para muitos profissionais ter sempre à mão uma tabelinha com o catálogo de cores. Afinal, é muito comum que as cores que vemos na tela do computador não sejam as mesmas quando o material é impresso.

myPantone

Agora a PANTONE resolveu usar a potencialidade do iPhone OS para lançar um maravilhoso aplicativo de referência de cores, chamado myPANTONE.

Obviamente se você não é do ramo, não vai entender o meu entusiasmo com o aplicativo. Ele simplesmente substitui aqueles “leques” chatos e pesados, por um aplicativo completamente interativo, possibilitando que você acesse as cores a qualquer momento, onde você estiver.

myPantone

Ele também tem uma função ótima de recuperar a paleta de cor direto de uma foto, imagem ou logotipo, que você pode tirar na hora ou então pegar uma já existente.

Autoextração de cores Cores de uma imagem ou logotipo

Em um aplicativo só ele traz as seguintes escalas:

  • PANTONE MATCHING SYSTEM® (coated, uncoated and matte)
  • PANTONE Goe™ (coated and uncoated)
  • PANTONE Pastels (coated and uncoated)
  • PANTONE FASHION + HOME (papel e algodão)
  • Inclui sRGB, HTML and L*a*b* para todas as cores

O site TidBits até fez um vídeo com as principais funções, confira:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=elSKJ_J29Nw

Ele não possui versão em português, mas isso não deve ser um problema para quem está acostumado a trabalhar com esse tipo de material.

Simplesmente indispensável para todos os profissionais da área gráfica. O aplicativo pode ser baixado na App Store (link) e custa 9,99$. Considerando que a versão em papel de somente uma escala não se encontra por menos de 100 dólares, o preço é quase simbólico. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • leonardo

    outro app legal é o sketch book muito massa fico só desenhando! =)

  • muito legal! Uma pergunta: alguêm conhece um aplicativo que faz combinações cromáticas? tipo, vc escolhe uma cor e ele cria uma paleta de cor adequada para aquela escolhida?

    • olha o que é coomentar sem ver o vídeo! o próprio já faz isso legal!

    • O site Kuler.com faz isso que você quer. É da Adobe. Abs

  • Leonardo,

    O Palettes é bem legal… ele faz isso, é bem completo e tem integração com sua conta do http://www.colourlovers.com (que é uma comunidade bem ativa), o que é bem legal. Inclusive ele exporta as paletas pra você enviar por e-mail e usar no Photoshop e outros programas. Uma opção bem menos completa mas free, é o ColorSlide, que puxa as paletas de cores do Kuler (serviço da Adobe similar ao ColourLovers).

    Esse aplicativo da Pantone é bacana, mas não sei se ele vai conseguir reproduzir fielmente as cores. Cada tinta se comporta de maneira diferente sobre cada papel, por isso eles vendem aqueles leques com as tintas impressas em papel fosco, laminado, brilhante, etc. Pra sabermos exatamente como vai ficar. Uma tela nunca vai conseguir reproduzir isso.

    Na verdade, é mais uma aplicativo sobre combinação de cores do que uma referência pra impressão, que é o objetivo dos leques. Ou seja, ele não vai substituí-los, mas é uma opção legal (e principalmente, barata).

    Veja qual comunidade você prefere, ColourLovers ou myPantone, e pegue o programa certo pra você. Infelizmente ainda não vi um app realmente bom com integração com o Kuler. Eles tem uma regra que qualquer aplicativo derivado do serviço que for cobrado tem que pagar royalty pra Adobe, por isso acho que ninguém desenvolveu nada pra ele…

    Abs!

  • Diogo Fernandes

    “Para quem trabalha com artes gráficas, webdesign e até mesmo com moda”

    “Obviamente se você não é do ramo, não vai entender o meu entusiasmo com o aplicativo.”

    Eu acho que a euforia do iLex foi por causa da ultima opção ali hein rs… 😛

    Brincadeiras a parte, realmente muito interessante, principalmente por mostrar a tabela em sRGB e HTML.
    Podendo, quem sabe, servir ate na hora de escolher que cor pintar o quarto 😀

  • RMF

    Tá agora vamos e viemos, em qual nível de brilho tem que estar o App para exibir as cores no padrão PANTONE? – visto que o brilho em displays podem criar variação de tonalidade na cor, como o preto ficar acizentado.

    P.S.: Se o programa já informa isso perdoem o cavalo aqui que não sabia ou pulou essa parte no texto.

  • Ed

    Eu confesso que por mais útil que possa parecer, não consegui pensar em uma situação que realmente faça valer a pena comprar o App.

    Acessar a escala Pantone ‘de qualquer lugar’ claro que é uma premissa legal, mas em qual situação você tem que acessar a escala Pantone naquele exato segundo, sem que esteja na frente de um computador? Mesmo pra mostrar algo pra um cliente, ou fazer uma consulta rápida, a escala Pantone pode estar completamente fora do padrão, caso sua tela esteja muito escura, ou muito clara, etc..

    Cheguei à conclusão de que o app só seria útil caso eu e outro amigo apostássemos a cor do Verde Oliva num bar, e o programa estivesse à mão pra tirar a dúvida.

    Neste caso, claro, o valor da aposta teria de ser US$10.

  • Carlos Schmitt

    Trabalho numa gráfica de embalagens e entendo alguma coisa de Pantones. Só reforçando o que o pessoal está falando, as guias de pantone impressas são itulizadas para comparação em produção. Normalmente elas tem uns 2 anos de validade, depois disso nao podem mais ser usadas pq podem ter desbotado.

    Para se produzir uma cartela com tal definição na variação da cor se consome muitos recursos, é mt difícil mesmo, por isso que sai tao caro.

    A grande vantagem do app que eu vejo é quando um cliente diz: Vamos de pantone XY, tu cata o iphone e já da uma espiada se é uma cor Clara, Escura, Puxado pro amarelo ou azul, me interessou bastante!

    • Diogo Fernandes

      Justamente Carlos, serve sim pra se ter uma ideia da cor, obviamente que a cor impressa e diferente da cor apresentada em telas, isso se deve principalmente ao fato de que cores apresentadas no monitor utilizam adicao de luz e padrao RGB (red, green e blue), e cores impressas utilizam subtracao de luz e CMYK (ciano, magenta, yellow e black).

      Assim sendo, unica maneira de realmente substituir o papel pelo monitor, seria utilizando padroes de cor com CMYK para visualizar como fica a impressao, programas como o Corel tem funcoes assim, mas ainda assim o papel nao substitui na maioria dos casos o que é realmente ruim, pois quanto mais papel impresso pior pra nossa boa e velha terra.

      Abracos,

      Diogo.

    • Diogo Fernandes

      opa.. digo “…ainda assim o ‘monitor’ nao substitui na maioria dos casos…”

      falha minha 😛

  • Gustavo

    Pra quem é da área, é um aplicativo irrelevante. É impossível confiar em uma reprodução em tela – ainda não calibrada – para substituir o catálogo impresso. Na minha opinião, serve pra nada.

  • Marcelo

    Quero ver é no dia que o cliente recusar milhares de impressos por estar fora do padrão de cor, se alguém vai ter como argumento “mas estava igualzinho a cor na tela do meu iphone”
    hehehehe

    Brincadeiras a parte, é algo interessantissimo ter a mão, mas como já disseram, na hora do “vamuvê” mesmo, acaba sendo meio inutil

  • linha tinta

    trabalho com tecido e tambem concordo, a imagem tela é muito variada, e por isso o melhor ainda é o espectro olhometro junto com o tradicional pantoni, ou amostra que o cliente, fornece. ter em uma tela seria apenas pra ter um vaga ideia do que poderia ser a cor desejada. obrigado