Notícias

O avanço da Realidade Aumentada no iPhone

falamos aqui da Realidade Aumentada (ou RA), uma técnica usada para sobrepor objetos virtuais em imagens do mundo real. Com a inclusão da bússola no modelo 3GS, o iPhone passou a ser um dos grandes focos de experimentação e popularização da tecnologia, que até então era restrita a experimentos e transmissão de futebol na TV. Ainda mais agora, que a Apple incluiu APIs específicas no OS 3.1, facilitando a vida dos desenvolvedores.

O Métro Paris (muito bom, por sinal) foi o primeiro, mas muitos outros ainda estão por vir. Um deles é uma atualização do já existente Kooaba, que dá todas as informações sobre DVDs e livros, apenas bastando tirar uma foto da capa. Agora eles querem ir mais além e irão implementar a RA para que o aplicativo informe em tempo real todas as informações referentes a um livro, DVD e até mesmo monumentos. Confira:

Depois de identificar o objeto, ele busca na internet sobre informações a respeito, inclusive sugerindo links para aprofundamento da leitura ou até mesmo a compra, quando for o caso.

Mas o mais impressionante é que ele é capaz também de reconhecer textos, podendo fazer traduções em tempo real de frases ou palavras. Já imaginaram as possibilidades na área do turismo?

O problema é saber se isso estará disponível a curto prazo em todos os cantos do planeta, pois este tipo de aplicativo até agora se mostrou muito localizado. Em nossos testes com o Kooaba (sem a RA), ele não foi capaz de identificar livros e DVDs brasileiros, por exemplo. No Métro Paris, ele só funciona na Cidade Luz.

Quando será que a Realidade Aumentada chegará ao Brasil? 😉

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fernando

    Esse recurso é fantástico, digo até mesmo surreal. O único ponto pendente é realmente descobrir quando ele será usual.

    iLex, parabéns pelo blog e twitter. Eu acompanho o blog a muito tempo e com certeza é a melhor fonte de informações sobre o iPhone do Brasil.

  • Carlos Schmitt

    Mas esse precisa da bússola? ele só trabalha com a imagem do visor, nesse caso poderia até funcionar no 3G!

    • Boa observação. Se ele usar somente a identificação das formas, realmente não precisa.

  • Jovem ner… Digo, iLex, você já ouviu falar do Enterprise Experiense? Vc abre uma pagina no computador ( pc ou mac ) e poe uma imagem na frente da sua webcam e ele te da uma enterprize “em holograma” na tua frente. To postando isto aqui pq a imagem pode ser no iPhone e no iTouch. Emfim , Whatever! Adorei o ultimo Nerdcast, vc tinha que ter chamado o Afonso três de. Abs

  • Guilherme

    Kkk… aqui no Brasil… a RA vai ser utilizada para mostrar pontos de maior incidência de roubos kkkkkkkkkkkk.

    “Não passe com seu IPhone por aqui.”

    • Michel Wilker

      iuahiuhauiHAiuaHiuaiAiAHa é vero.

  • Chrystian Pimentel

    Olá iLex.
    Parabéns pelas excelentes matérias.
    Sempre atualizadas e diversificadas.

    Abraços.

  • O vídeo estava duplicado e o pior é que ninguém se deu conta… 😛

  • Fabi

    É incrível!
    2 principais motivos pelos quais troquei meu 3G pelo 3GS: 1 Bússola, justamente para poder usar essa nova tecnologia de realidade aumentada. 2 Para ter o prazer de poder atualizar meu iPhone sempre que sai uma versão nova sem o pavor de ver ele bloquear novamente.
    Agora só resta esperar nossos queridos desenvolvedores brasileiros entrarem em ação neste assunto 🙂

  • Fabi

    Muito Obrigada iLex!

    • É por pessoas idiotas assim como esse infantil que postou que a internet nunca será 100% livre. :/

      • Carlos Schmitt

        cheguei atrasado e não entendi 😛

      • Jonatas

        ?

  • Marcelo Turolla

    Cara a cada dia que passa os Dev. apresentão uma nova! E tem muito ainda por vir! Eu optei por comprar um iPhone 3G agora, motivo foi o preço que do nada subiu e nem chegou o 3GS na minha cidade ainda, então para não ficar de fora dessa festa peguei o mais em conta 3G, mas para mim que sou iniciante nessa área estou curtindo de montão, e depois eu dou esse para minha filha e compro o outro pra mim. Mas é muito louco. iLex curto o blog e acompanho no twitter, aqui eu sei que posso confiar!

  • Nathan

    Incrível!!! E melhor ainda, não precisa do 3GS para poder usar esse aplicativo! Quando comprei meu iPhone 3G não pensei que um dia ele poderia chegar a fazer isso.

  • Gustavo

    cheguei atrasado e não entendi [2]

    só nao entendi essa seta andanu pra la e pra ca nu video

    • Jonatas

      Isso está sendo mostrado no iPhone Simulator, ferramenta presente no SDK dos desenvolvedores.

  • Carlos Schmitt

    olhando mais uma vez, acho que aquela setinha vermelha que aponta pros objetos já fora da tela deve ter sido implementada com a bússola…

  • Gustavo

    É por pessoas idiotas assim como esse infantil que postou que a internet nunca será 100% livre. :/

    Num intendi !!