Notícias

[marketing] Texas Instruments usa o iPhone para promover a venda de suas calculadoras

A calculadora real ao lado do iPhone

É no mínimo curioso que uma fabricante de calculadoras lance ela mesma um aplicativo que é a cópia fiel de um de seus produtos. A BA II PLUS é a calculadora financeira mais vendida da companhia e agora ganha um clone dentro do iPhone (e iPod touch).

Calculadora da Texas Instruments no iPhone

O que chama a atenção nessa jogada da Texas é que na App Store não se vê apenas a descrição do aplicativo, mas da calculadora real, enfatizando que ela é mais fácil de usar que suas concorrentes (incluindo a HP 12C).

O aplicativo é uma cópia fiel da BA II Plus. A única diferença é que, graças ao teclado virtual, as teclas mudam quando se escolhe a 2ª função (botão laranja). De resto, tudo funciona como o original.

No iTunes, há também um link que envia direto para uma página de descrição da calculadora real e direcionando para sites de venda. Sem dúvida a intenção da Texas Instruments é chamar a atenção para os seus produtos.

Direcionado a profissionais e estudantes, o aplicativo se encontra na App Store (link) pelo preço de 14,99$. Resta saber se a estratégia não se mostrará um tiro no pé, visto que a versão para o iPhone (que tem a vantagem de ser levada a qualquer lugar, sem aparelhos extras) custa metade da calculadora original, com as mesmas funções.

Vale lembrar que a HP também lançou versões de suas calculadoras para o iPhone (link App Store).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Diego

    Não é tiro no pé.

    Tenho um aplicativo da HP12C no meu ipod, mas comprei recentemente a calculadora pelos seguintes motivos:

    1) calculadora é mais fácil de calcular (teclas maiores) e não ocorrem toques involuntários.
    2) não posso usar o emulador em provas.

    No final o software é aquele quebra galho de quando vc precisa fazer algum calculo financeiro e não está com a HP por perto.

  • Metade do preço, mas e o custo de fabricação, transporte, lucro das revendas, garantia, etc ? Acho que a virtual tem um lucro maior 😉

  • Edguitarra

    Eu quero as hp de engenharia.

  • Edguitarra

    No iphone é claro.

  • TiagoSouza

    Exceto pelo fato que ninguém deixa você com um iPhone na mão durante uma prova (eu não entendo porque! =P )

  • Bruno Gervasio

    Ótima ideia. Só se vende o software, capital intelectual em todo mundo, toda a preocupação com hardware fica de fora. Sensacional. Parabéns a Texas Instruments.

  • iPc

    OFF TOPIC
    Galera, estou com uma enorme vontade de comprar um iPhone 3G S, mas minha pergunta é:
    como as lojas nao estao tendo muito estoque dele, se eu compra-lo por exemplo: 1950 reais, se daki 1 mes o preço dele abaixar eu poderei pedir para eles devolverem o uqe eu paguei a mais?
    Muito obrigado galera!

    • Que perguntinha, hein? 😛

    • Guilherme Fernandes

      Cara, que pergunta estupida…..meu deus, que vergonha, larga de ser tão ingenuo

    • Ed

      Tenta negociar.. Fala que se o preço aumentar, você volta lá e paga a diferença.

      • Hahahahahahahahahahaha! 😀

      • iPc

        Sim =D

    • Edguitarra

      Sensasional sua pergunta, vou criar uma comunidade no orkut pra você, hahaha. Fiquei umas 3 horas danado risada aqui.

    • Anderson

      Realmente.

      Essa pergunta foi bem besta… na boa.

  • Gustavo

    iPC você pode até pedir, mais eles te devolverem é outra estória.
    Eu acho um absurdo pagar 1.9k em um celular, mais cada caso é um caso.

    Só acho que não irão te devolver e também nem devem.

    Seria a mesma coisa de vc ir la, comprar por R$ 800,00 e no mês seguinte eles subirem para 1,300 e depois mandarem um boleto para você da diferença.

  • Carlos Adller

    Prefiro a 12C mesmo. Apesar do App da HP precisar de um make-up.

  • Luiz Henrique

    Alguem conhece algum app gratuito na app store q se parece com a calculadora HP12C ? Os links q estao no artigo “Calculadoras científicas e financeiras para o iPhone de graça na App Store”, indicado pelo ilex , nao encontra nenhuma mais.

    • Aqueles foram retirados da App Store. Agora só pagando.

  • Acho uma estratégia muito boa, em vários sentidos. Se eu só quero fazer cálculos sem utiliza-lá em uma prova, é mais no jeito comprar a app, pela vantagens já citadas, o que nos levas a questão se eles mesmo não tivessem criado uma versão para Iphone alguém não teria em algum momento criado uma versão pirata da coisa?

    Ao mesmo tempo o publico que precisa de fato de uma real, continuam as comprar, e digo mais, poderiam dar a app para quem comprasse uma calculadora real, posso usar o Iphone no dia a dia e quando estiver em provas uso a real.