Notícias

Aplicativo suiço rouba número do iPhone para fazer SPAM de telemarketing com usuários

Alguns desenvolvedores simplesmente passam dos limites às vezes.
O aplicativo mogoRoad lite, que determina radares rodoviários na Suiça, causou polêmica nos últimos dias ao capturar os números de celular dos usuários e enviá-los à empresa que o criou. Ela, na maior cara-de-pau, começou a ligar para todos os números, convidando seus clientes a adquirir a versão completa do aplicativo.

Ladrão suiço de números de telefone

Isso fere totalmente as regras de programação do iPhone e por isso o aplicativo já foi retirado da App Store.

O site francês Mac4Ever realizou uma “prova de conceito”, para testar o quão fácil é obter o número do telefone onde está sendo rodado um aplicativo.

Prova de conceito

Pelos seus testes, foi muito simples implementar a função, dando ao desenvolvedor acesso fácil à informação.

A coleta de dados pessoais através de aplicativos não é novidade, mas elas só podem ser coletadas e divulgadas quando isso for expressamente notificado e aceito pelo usuário, através de algum aviso no aplicativo.

O caso serve de alerta para o nível de informações pessoais que os desenvolvedores possuem através de nossos aparelhos. Mesmo que a enorme maioria as use para nos fornecer melhores serviços, o fato de poder cair em mãos erradas é um bom motivo para preocupação.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • DVC

    É… tava demorando!

  • Quem tinha dúvida que todos os sisteas operacionais faziam isso,não tem mais.
    tanto a aple como a microsft utlizam nossos dados para desenvolver os seus aplicativos, algue ach que est´totalmente seguo?

    abraços,

  • Waldomiro

    Big Brother (O livro, nao o reality show) existe.
    Fazer o que? Meu medo é conseguirem clonar o tel.

  • Tekquilla

    Não entendo; teoricamente a Apple não deveria verificar esse tipo de coisa antes de aceitar um aplicativo na App Store? Eles rejeitam outros app por motivos tão mais simples do que essa grave falha. Será que devido ao volume grande de solicitações eles agora estão analizando por amostragem?

    • O problema não foi ter identificado o número, mas usá-lo para o SPAM.