Curiosidades

Você lembra como foi o lançamento do iPhone 3G no ano passado no Brasil?

iPhone no Brasil

Talvez nem todo mundo lembre ou acompanhou, mas o lançamento do iPhone no Brasil ano passado foi meio conturbado, decepcionando a muitos. Por exigência da Apple, as operadoras não se manifestaram até as últimas horas, liberando os preços apenas na véspera. Mas por ser a primeira vez, as informações também vazavam mais facilmente e tivemos aceso a muita informação que acabou se mostrando verdadeira.

Hoje, véspera de lançamento do iPhone 3GS no Brasil, vamos recapitular um pouco de como foi a estréia do celular da Apple em terras brasileiras.

Diferentemente deste ano, a última semana antes do lançamento foi muito agitada. Apenas quatro dias antes da data descoberta pelo Blog (26 de setembro de 2008), nenhuma das duas operadoras oficiais na época (Claro e Vivo) tinham se manifestado. Porém, recebemos várias pistas que indicavam o lançamento, como um material eletrônico usado para o treinamento de vendedores.

Na segunda-feira, tivemos acesso à um convite que a Claro estaria enviando apenas para pessoas VIPs. O local, que no início era secreto, era nada mais nada menos que a boutique de luxo Daslu.

Convite Claro

Na terça, o Blog obtém através suas fontes a lista de preços dos planos da Claro, que depois foram confirmadas pela operadora. No dia seguinte, foi a vez do Portal Exame divulgar o que seriam os preços dos aparelhos com a Vivo, chocando a todos que esperavam valores parecidos com os praticados em outros países da América Latina.

Ainda na quarta-feira, vários leitores declaram estar recebendo uma ligação (o gerúndio foi proposital :P) estranha por parte da Claro, exigindo que eles efetuassem a pré-venda do aparelho por telefone.

Na véspera, dia 25, fomos convidados de última hora, junto com outros jornalistas, a participar de uma audioconferência ao vivo com o presidente da Claro, João Cox. Foi a primeira vez que uma operadora deu detalhes de como seria a venda brasileira do celular multi-touch.

Ainda nas últimas horas de quinta-feira, conseguimos as primeiras imagens do iPhone nacional, ainda dentro da loja.

Ai, ai… Bons tempos aqueles quando tínhamos informação em abundância… 🙂

Chegou o grande dia e com ele, muita confusão.
Vendedores despreparados e muita gente esperando horas na fila, para finalmente saírem da loja sem o aparelho nas mãos. Por uma razão difícil de explicar, a Vivo só vendia para clientes dela, se negando a negociar com quem tinha outra operadora. Se viu muita gente irritada, chamando o PROCON, além da decepção e frustração.

Na Claro, o processo de venda era bem menos burocrático, além de dar de presente uma camiseta da Apple. Porém, os preços eram bem maiores.

No final, entre mortos e feridos salvaram-se todos, e com o tempo todo mundo conseguiu adquirir o seu tão sonhado iPhone. Para descontrair, até fizemos na época uma paródia em cima de um vídeo da MadTV, resumindo como foi o conturbado lançamento no Brasil, aproveitando até mesmo o início de boicote dos usuários que começou a se esboçar antes do lançamento, mas que simplesmente desapareceu com a chegada do iPhone. 🙂

As legendas não são relacionadas ao áudio original, mas paródias são paródias. 😉

httpvh://www.youtube.com/watch?v=qNev5j7jovI

E este ano, como vai ser?
A semana não foi nada parecida com a do ano passado e as informações foram muito mais escassas desta vez. A esperada festa por parte das operadoras até agora não foi anunciada, apenas um evento com os executivos da Vivo, no Morumbi e no Rio de Janeiro. Faltando poucas horas para o lançamento, não há nada de preços.

Mesmo assim, continuamos aqui, prontos para divulgar toda e qualquer novidade. 🙂

Se você quiser dar uma olhada mais ampla do que aconteceu no ano passado, visite nosso arquivo de setembro. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • MarcO

    Amanhã vai ser o grande dia!! O melhor Blog de todos, parabéns.

  • RMF

    Preparando viagem para ir na capital busca e já deixar o 3G com o comprador.

    Ano passado foi osso mesmo, na Vivo foi “não tem reserva e nem foi chamado não posso vender” na Claro foi “sim tenho”, quero levar “tudo bem os documentos por gentileza” e pronto em 20min eu estava saindo da loja com o iPhone 3G e a camiseta que por sinal é mó fulera hauhahuhuahua feita pela Claro mesmo, mas tá limpo valeu a intenção, vou tentar novamente na mesma loja Deus queira que eu consiga novamente porque de boa por mais que não tenha mudado muito, só o fato de ser mais rápido e ter o dobro de memória me resolve 90% das minhas necessidades com o iPhone, evitando até os famosos Crashs de ram e além do mais já tem Apps e jogos especificados com letras garrafais (3GS) ou seja, podem ter certeza de que é uma tendência.

    Abraços e desejo que todos que anseiam em pegar o 3GS consigam para os que não querem parabéns também por já ter suas necessidades atendidas.

  • RMF

    Detalhe hoje é dia de fazer igual criança hauauaha dormir cedo para amanhã chegar rápido hauhuaahuauha

  • EDST

    iLex, você acha que os aparelhos vão se esgotar todos amanhâ da primeira leva de iphones no brasil? ou vai sobrar aparelhos p/ comprar sábado ou pelas lojas on line da tim, vivo, claro.

    • ArleyAnjos

      Essa é minha dúvida também, sem contar o medo de a VIVO só vender para quem já é cliente.

  • Vitor Fonseca

    Olha .. Estou Participando Da Promoçao Cultural da VIVO ……
    O Sorteio ira sair amanha … estou muito confiante nas minhas FRASES ,,,
    Rezem por mim… euahhauuhae zoa…..

    Paródia BEM FEITA…..
    Parabens

  • Jude

    Tenho acompanhado o blog pra notícias, esse é meu primeiro comment aqui. Ouvi dizer 1900 pré-pago pela TIM. Será?

  • Direto do túnel do tempo eheeheheh

  • Pessoal, deixo uma frase para vocês:

    Acreditamos facilmente naquilo que fortemente desejamos. (Terêncio)

    Com calma e com sabedoria conseguiremos aquilo que queremos…

    Que os bons ventos lhe tragam iPhones 3GS 😉

    Até mais,

  • Henry

    Uma coisa que eu não esqueço até hj foi quando um usuário relato que na loja da TIM além de estar o maior tulmutuo os vendendores mal sabiam o que faZer direito,fiquei mais impressionado ainda quando ele relato que elea estavao com dificuldade de colocar o chip no iPhone ,dai resolveram trazer um canivete para tentar abrir o celular…
    Ate hj eu nao esqueço 😉

  • GRM177

    Amiguinhos (hehe): negócio é o seguinte, eu acredito que para quem já tem um 3G, salvo necessidade de games hiper hiper melhores (eu já acho legais os que tenho), o negócio é esperar. Se baixarem muito o preço do 3G, talvez seja inclusive vantajoso comprá-lo, mas eu penso que o 3G S compensará ou com uma promoção muito boa (fidelização e preço reduzido, como no exterior) ou com o tempo, caso contrário pode ser interessante (para quem já tem) esperar o próximo iPhone, isso porque, visualmente são 99% idênticos, vc vai comprar e os amigos – ah, o iPhone 3G, eu tenho; para a grande maioria dos apps de produtividade a diferença de velocidade não fará uma diferença muito significativa; câmera AF, mas sem um led para foto noturna?; e o pior na minha opinião, pouca diferença na relação duração de bateria e 3G, então só pagando pouco mesmo, não troco meu 3G por um 3G S sem uma bateria melhor a menos que o preço torne a troca injustificada.

  • GRM177

    Corrigindo, justificada.

  • Marco

    Eu comprei o meu pela claro, apesar do alto preço, foi rápido, apesar da fila para compra de tb outros celulares. Este ano espero poder comprar no sabado, vai depender do preço..e espero que ainda tenha…abraços a todos. Muito bom esta BLOG.

  • Fabi

    Hoje fui a loja da Claro aqui em Blumenau -Sc e eles me disseram que iPhone 3GS só no site da Claro, mas também não tinham certeza disso, nada para amanhã.
    O 3g de 16, sem plano custa 2.300 
    Eu nunca comprei iPhone no Brasil, estou achando que não vai ser desta vez também.

  • Heliel

    iLex, bons tempos aqueles 🙂 ! A empolgação era geral!

    Treinamento on line, preços, fotos exclusivas antes do lançamento! heheh realmente aquilo foi muito emocionante!

    Segundo informações de uns amigos, houve até investigação por parte do pessoal da Claro. E no treinamento oficial foi dito que o material tinha vazado! Meus Deus! Que aperto! heheh

    Hehehe.. pena que saí de lá! 🙂

    • Houve investigações em ambas as operadoras, tanto que até recebemos correspondências de advogados pedindo para tirar material do ar…
      Bons tempos aqueles…:D

      • Heliel

        O mais engraçado é que eu saí de lá 2 dias depois do lançamento? Me mandaram embora! Heheheh pelo menos não deram por conta este motivo como o principal. #mistério! Será?!

        Heheheh Hoje ainda permaneço com o meu 2G com a tela cheia de deadpixel!

        Vamo que vamo!

  • henriqueG

    Nossa parece que foi ontem que eu estava vendo esse video kkkkk

  • Rafael Lopes

    Tenho um amigo que trabalha na Vivo, e o mesmo me disse que vai emm torno de 3,000 a 3,500 reais um 3GS. Vamos ver se eh verdade amanha o que ele disse, mas eu acredito que sim… Abraços.

    • GRM177

      Se isso se confirmar, surtaram, estou cogitando comprar meu primeiro Mac (um Mac Pro), e estou achando absurdo pagar os R$ 4000 em média que custa aqui ao invés dos U$ 1100 dos US, pois os impostos são em média de 60% já com a faixa do logista incluso lá fora, e aqui cobram 100%. Sei não, acho que venderia muito pouco, minha aposta é otimista, que o 3G caia de preço e o 3G S ocupe algo próximo a faixa que o 3G ocupava. Amanhã (ou quem sabe se alguma fonte do iLex colaborar, mais cedo) saberemos.

    • GRM177

      Agora pensando com um pouco de lógica (muito embora esta seja muitas vezes ignorada nas terras tupiniquins do overseas além-mar)… o iPhone 3G custava U$ 199 (8GB), e aqui R$ 2000 em média (sem fidelização/desconto)… o novo iPhone 3G S 16 GB passou para a faixa de U$ 199, logo, deveria sair custando de R$ 2000 (não-fidelizados) até menos (clientes fidelizados do pós-pago). Já o 3G deveria cair para R$ 1000 (não-fidelizados) para baixo (clientes fidelizados do pós-pago).

      De outro lado, um Macbook de entrada (mod. branco) custa U$ 990 na B&H (tradicional loja americana), e o Mac Pro de entrada, U$ 1100… no entando aqui, até poucos dias atrás e antes da queda de preços da última semana, o branco custava R$ 3500 e o Pro, R$ 5000. Agora está 3199 e 3999, respectivamente.

      Ora, num caso R$ 1500 de diferença, e agora R$ 800, aproximadamente, para U$ 110 de diferença nos US? Vejamos, U$ 100 = R$ 200 (sempre arredondando para cima) + 66 % (I.I. e ICMS) = R$ 332… que milagrosamente viravam R$ 1500 e agora R$ 800, lembrando mais uma vez, que a conta foi feita em cima de um preço já com margem do lojista americano, agravando a situação.

      Ou seja, definitivamente não dá para ir muito na lógica por essas terras.

  • Guilherme

    Se Vier pelo preço apontado pelo Rafael. Nem a pau que eu vou comprar!….

    Muita sacanagem das operadoras.

  • Nersoooo

    Se vier por R$3,000 Ate a apple para de mandar iphones para o brasil, seria muita besteira e abuso das operadoras, mas como esse pais quem tem , tem, quem nao tem se fo… ! pode ate vir a este preco!

  • Maurício™

    Esse vídeo é simplesmente demais!

    eopkaeopkeapokeaop!

  • Lucas Canova

    a claro publicou em um jornal aki do RS um tal de dia claro ou alguma coisa parecida, não me lembro muito bem, mas que convidava os amantes de Smarthphone para alguma coisa amanhã, não me recordo, mas eu acho que tem a ver com o 3GS =)

  • DVC

    Pra comprar o meu ano passado foi uma novela.
    Se fosse hoje, não repetiria.

  • Homero

    Vou esperar a excitação dos primeiros dias passar e ver o que vai dar. Talvez fico com um. Ou compro um importado.