2009ARQUIVO

Você lembra como foi o lançamento do iPhone 3G no ano passado no Brasil?

iPhone no Brasil

Talvez nem todo mundo lembre ou acompanhou, mas o lançamento do iPhone no Brasil ano passado foi meio conturbado, decepcionando a muitos. Por exigência da Apple, as operadoras não se manifestaram até as últimas horas, liberando os preços apenas na véspera. Mas por ser a primeira vez, as informações também vazavam mais facilmente e tivemos aceso a muita informação que acabou se mostrando verdadeira.

Hoje, véspera de lançamento do iPhone 3GS no Brasil, vamos recapitular um pouco de como foi a estréia do celular da Apple em terras brasileiras.

Diferentemente deste ano, a última semana antes do lançamento foi muito agitada. Apenas quatro dias antes da data descoberta pelo Blog (26 de setembro de 2008), nenhuma das duas operadoras oficiais na época (Claro e Vivo) tinham se manifestado. Porém, recebemos várias pistas que indicavam o lançamento, como um material eletrônico usado para o treinamento de vendedores.

Na segunda-feira, tivemos acesso à um convite que a Claro estaria enviando apenas para pessoas VIPs. O local, que no início era secreto, era nada mais nada menos que a boutique de luxo Daslu.

Convite Claro

Na terça, o Blog obtém através suas fontes a lista de preços dos planos da Claro, que depois foram confirmadas pela operadora. No dia seguinte, foi a vez do Portal Exame divulgar o que seriam os preços dos aparelhos com a Vivo, chocando a todos que esperavam valores parecidos com os praticados em outros países da América Latina.

Ainda na quarta-feira, vários leitores declaram estar recebendo uma ligação (o gerúndio foi proposital :P) estranha por parte da Claro, exigindo que eles efetuassem a pré-venda do aparelho por telefone.

Na véspera, dia 25, fomos convidados de última hora, junto com outros jornalistas, a participar de uma audioconferência ao vivo com o presidente da Claro, João Cox. Foi a primeira vez que uma operadora deu detalhes de como seria a venda brasileira do celular multi-touch.

Ainda nas últimas horas de quinta-feira, conseguimos as primeiras imagens do iPhone nacional, ainda dentro da loja.

Ai, ai… Bons tempos aqueles quando tínhamos informação em abundância… :)

Chegou o grande dia e com ele, muita confusão.
Vendedores despreparados e muita gente esperando horas na fila, para finalmente saírem da loja sem o aparelho nas mãos. Por uma razão difícil de explicar, a Vivo só vendia para clientes dela, se negando a negociar com quem tinha outra operadora. Se viu muita gente irritada, chamando o PROCON, além da decepção e frustração.

Na Claro, o processo de venda era bem menos burocrático, além de dar de presente uma camiseta da Apple. Porém, os preços eram bem maiores.

No final, entre mortos e feridos salvaram-se todos, e com o tempo todo mundo conseguiu adquirir o seu tão sonhado iPhone. Para descontrair, até fizemos na época uma paródia em cima de um vídeo da MadTV, resumindo como foi o conturbado lançamento no Brasil, aproveitando até mesmo o início de boicote dos usuários que começou a se esboçar antes do lançamento, mas que simplesmente desapareceu com a chegada do iPhone. :)

As legendas não são relacionadas ao áudio original, mas paródias são paródias. ;)

httpvh://www.youtube.com/watch?v=qNev5j7jovI

E este ano, como vai ser?
A semana não foi nada parecida com a do ano passado e as informações foram muito mais escassas desta vez. A esperada festa por parte das operadoras até agora não foi anunciada, apenas um evento com os executivos da Vivo, no Morumbi e no Rio de Janeiro. Faltando poucas horas para o lançamento, não há nada de preços.

Mesmo assim, continuamos aqui, prontos para divulgar toda e qualquer novidade. :)

Se você quiser dar uma olhada mais ampla do que aconteceu no ano passado, visite nosso arquivo de setembro. :)

Botão Voltar ao topo