Notícias

Porcentagem de aparelhos com jailbreak no Brasil continua bem maior que a média mundial

Porcentagem de usuários de jailbreak

Segundo a empresa de análise estatística Pinch Media, o número de usuários no mundo cujo iPhone sofreu o processo de modificação não autorizada do sistema operacional (jailbreak), aumentou cerca de meio ponto percentual na última semana, subindo de 8% para 8,43%. Isso derruba a teoria de que a introdução do iPhone OS 3.0 diminuiria a necessidade de incluir funções não oficiais ao aparelho.

Para alguns, esse aumento pode ter sido provocado pela controvérsia causada pela rejeição do aplicativo Google Voice e seus similares da App Store.

Apesar deste aumento ser significativo, proporcionalmente ele não chega nem perto da taxa brasileira. Segundo nossas pesquisas informais, o número de aparelhos com jailbreak no país pode chegar à 60% do total dos usuários de iPhone e iPod touch.

Referência

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • LeonardoD.

    olha eu nos 40% que não fizeram jailbrake. \o/

  • Marcio Sell

    Já fiz jailbreak no 3G e no 3GS.. Sinceramente no momento estou sem JB e não sinto falta.

  • Leo

    Olha eu nos 60% LOL
    Amo o blog!

  • Paulo Andre

    Ja fiz o Jb, mas so tive raiva. Hoje to nos 40%.

  • Rodrigo Tschope

    Cara, um tem como. Comprei o meu lá fora, muito mais barato(Saio uns R$800,00 16GB), a appstore num rola em reais, os jogos legias estão na versao ingles do site q não da pra pagar em reais. Ou seja, eles dificultam muito a coisa pra gente poder viver na legalidade. QUERIA MUITO só viver sem jailbreak e tudo mais, mas a quantidade de beneficios é muito maior com Jailbreak. Ela seria menor se apple brasil ajuda-se.

    Infelizmente não da pra viver sem Jailbreak!

    • Paguei 1090,00 num 3G S. Sinceramente, não vejo vantagem nenhuma em ter um aparelho com jailbreak. Parece coisa de terceiro mundo mesmo.

  • GRM177

    Uso original e não me arrependo, sinto falta de: Voip over 3G, % na bateria e quem sabe controle direto para ligar/desligar Wifi/3G.

    • Rafael Scheid

      Sobre a porcentagem da bateria dá pra resolver… faça o JB, instale um app q ativa a porcentagem da bateria, sincronize, zere o iPhone, e sincronize recuperando seu backup.. voilà… terá sua porcentagem exatamente como no 3GS.
      Uso sem o JB e tabém não sinto falta, mas esta acrobacia tive que fazer pois a porcentagem da bateria pra mim é indispensável…

  • iFernando

    Se estes números refletirem a realidade, então, temos mais um motivo para nos envergonharmos aqui no Brasil.

    • Envergonhar? nao sei de onde vc tirou isso… esses numeros so refletem uma coisa… o Brasil iniciou o uso de Iphone graças ao jailbrake e o unlock da versao 2G, haja vista que se nao fosse isso, so iriamos usufruir do iphone na sua versao 3G, se todo mundo faz jailbrake hj é pq isso ja vem la de tras, e quem faz uma vez com certeza ira fazer nos proximos Iphones… eu ja estou indo pro meu 3 iphone e com certeza irei fazer o jailbrake. Acho um absurdo comprar um produto e nao poder usufruir de todos os recursos que ele me possibilita. Comprei, paguei é meu, se eu quiser colocar fogo nele, o problema é meu. Mas uma coisa é obvia, se tiver algum problema com ele, a responsabilidade passa a ser minha e nao da Apple. Simples assim.

  • Frederico

    100% Jailbreak.

    E nem penso em ficar sem….

  • Cleudson

    Nao me envergonho de usar o jail, alias a culpa disso é da propria apple que nao nos deixa comprar na loja americana e nao disponibiliza tudo para o Brasil…. sem falar que ela nao ativa varias funções que o jail nos libera

  • Gabriel Dias

    Não concordo com os números brasileiros. Para mim a maioria absoluta usa OS original. A maioria de usuários de iPhone são leigos e não sabem nem o que significa jailbreak. Compram o aparelho de alguma operadora nacional e usam normalmente. Entre os leitores do blog até acredito no gráfico, mas em geral acho que seguimos o gráfico mundial.

    • Luciano

      Concordo com sua afirmação, a grande maioria mal sabe utilizar o itunes, quanto mais interferir no sistema do aparelho.

    • André

      Eu ia comentar o mesmo – a imensa maioria é leiga, nem sabe que existe jailbreak, nem sabe que existem blogs sobre iPhone na internet!
      Eu mesmo dou suporte a 4 iPhones aqui na empresa, os caras tem medo de baixar aplicativos na App Store, que dirá se aventurar com jailbreak.
      O meu está sem jailbreak e não sinto falta, tudo o que preciso ele provê do jeito que está.

    • ubi_rj

      Conocordo 100%.
      Esse gráfico definitivamente não mostra a realidade no país, apenas mostra que, entre os usuários “avançados” (que participam de blogs e fóruns sobre o iPhone) a grande maioria realmente faz o JB; o que é totalmente compreensível já que usuários deste nível querem testar ao máximo as funções do aparelho, incluindo funfões não autorizadas, mudança no layout e outras coisas…

      Tem mais.
      Ninguem precisa se envergonhar por ter feito JB.
      Uma vez que compramos o aparelho temos total liberdade de modifica-los da maneira que quisermos.
      JB não é pirataria. Vamos deixar bem claro isso.
      Não estamos pirateando nenhum aplicativo ou lezando nenhum desenvolvedor, pelo contrário, estamos abrindo um leque de possibilidades para a maioria dos usuários.

      Eu fiz JB e me orgulho.
      Gastei uma nota no aparelho e uso o máximo que posso dele.
      Tento fazer meu dinheiro valer a pena aproveitando tudo que for possível…

    • Vitor Sá

      Exatamente. Não preciso nem comentar…

  • krikaoli

    Depois tem brasileiro que se sente desprestigiado pela Apple sem saber o por quê…

    • GRM177

      Mazah, quem é vivo sempre aparece, hehe, andava sumido, Krikaoli.

      • krikaoli

        Estava mesmo né! Grande GRM! Estava de férias rs! Quem é vivo sempre aparece é um ditado bom. Aquilo que você falou que sente falta é exatamente o que eu sinto também, basicamente. Aquele lance de ter que entrar em ajustes, rede e tal tal pra desligar 3G e Wi-fi é chato. Caloroso abraço! 🙂

  • Thiago

    “Seja EDUCADO. Não fuja do assunto do tópico. Não poste SPAM.”

    Uso o Jail por causa do pdanet, sbsettings, open ssh, voip over 3G.

    Infelizmente a maioria adere ao Jail para usar app crackeado. Neste sentido, sou contra.

  • Rafael Nogueira

    Iphone para mim… só com Jailbreak.

    Se a apple não mudar sua política de bloquear e o jailbreak não for mais possível, partirei para telefones com android (like htc hero ou os lgs e samsungs que estão lançado com o android OS).

  • Thiago

    Na minha opinião o que contribui para o grande número de pessoas que usa o JB é a nossa iTunes Store inexistente e sua App Store que na verdade é um remendo.

    Se essas duas estruturas estivessem implementadas no Brasil, com a possibiliade de fazermos compras pagando em nossa moeda local com certeza a coisa mudaria de figura.

    Abs.

    • krikaoli

      Ainda sim o maior fator é a cultura brasileira…

  • iNilton

    Fiz o JB no 3G e deu uns pau de Rede mesmo depois do Ultrasn0w não tava conseguindo fazer ligações e nem receber e quando conseguia fazer durava pouco mais de um Minuto, o JB é massa mais infelismente tenho tive que fazer parte dos 40%. Alguem ae tem solução para sinal da REDE GSM da Claro? o meu só fica bom se o 3G estiver ativo, e claro isso vai uma bateria arregada. :0

  • iLuck

    Hi… Contribuí para esses 60%… 😉

    Nesse debate sobre ter ou não Jailbreak, usar ou não apps crackeados, etc e tal, só me faz lembrar uma senhora que tinha uma janela em sua casa que proporcionava a mais bela vista da região, aliás a única casa que tinha isso. Como os vizinhos queriam ver tmb, ela resolver cobrar por isso o qto achava que deveria. Até que umas pessoas começaram a procurar alternativas para a situação. O nome dessa senhora é Microsoft. A Apple me lembra muito essa senhora, uma vez que tem a melhor plantação de maçãs do mundo e por isso acha que pode cobrar o que bem entender. Aí outras pessoas tentam outras formas de sentir o sabor dessa maçã.

  • Bruno Serrão

    E viva ao Jailbreak, graças a ele eu posso usar meu iPhone Classic. Se não fosse por ele eu teria que ter esperado quase 1 ano pra poder usar um iPhone no Brasil. Sem falar nos apps extras (não pirateados).

  • Edguitarra

    Não temos o 3GS ainda, portanto, o Cycorder é o único aplicativo para gravação de vídeos disponível no Brasil.

  • Luciano Rodrigo

    Estava com jail até sair o 3.01 e agorão estou sem pq não necessitei de nada do jail ainda.

  • Mateos Tschá

    Sei que está escrito que os dados de vocês são “não oficiais”, mas acho que não foi legal citá-los na matéria já que boa parte dos que entram aqui são “aprofundados” no mundo do iPhone.

    Se considerar que a maior parte dos usuários do iPhone sequer sabem que existe Jailbreak, boa parte nem deve saber usar metade das funções dele, acho que esta proporção de aparelhos com ou sem jailbreak cae drasticamente….
    Mesmo assim, deve ficar bem acima da média mundial.

  • André

    Viva o jailbreak

  • JulianoR

    a pesquisa “informal” do Blog não é válida, por um motivo:
    – quem mais acessa esse tipo de blog é justamente o público do jailbreak.

    no BR eu me atreveria em chutar uns 20%, mais do que isso é loucura.

  • Bruno Barreto

    Super simples: Brasil = 3º mundo = povo pobre + TUDO CARÍSSIMO. Com apps em dólar = jailbreak pra não gastar o $ (o que não tem).
    Certamente este “Mundo” da pesquisa são maioria paises de 1º mundo. Galera la tem mais com o que se preocupar do que ter q se matar estudando hackear um celular, só pra deixar de gastar 10 a 40 dolares com apps. haha
    Sinceramente, não vejo outra explicação.

  • Leonardo Freire

    tenso isso, grande maioria que usa JB se justifica aki no forum colocando a culpa na apple, principalmente pra usar aplicativos crakeados.

    eu uso JB sim, nao vivo sem por alguns motivos ” iblacklist, winterboard, sbsetings, entre outros.

    novamente usar JB pelos apps crakeados e colocar a culpa na apple é tenso, voces podem comprar os GIFcards e ai com isso comprar programas na app store e pronto, desculpinhas furadas de que nao tem app no brasil com nossa moeda é tenso o lance mesmo é que a moda é ser ESPERTO, é aquela velha cultura dos brasileiros, se posso ter free pra que vou pagar 🙁

  • Quantas pessoas votaram nessa enquete do site? Porcentagem pode ser “perigosa”…

  • Jumella

    So pra motivo de comparação… Veja o numero de windows pirata… seja ele o XP ou Vista! Além de tudo, uma máquina com todas as possibilidades e capacidade do iphone sem jailbreak, é subutilizada, portanto, o jailbreak abre as possibilidades não só de jogos piratas, como de voce poder usar todas as possibilidades imaginaveis e possíveis de um dispositivo desse porte. Essa historia de ficar restringindo 3G, bluetooth, e outros mais não da! O hardware permite e o software bloqueia?!? Por favor! Eu acho que quem deve jugar o que fazer com o aparelho é o usuário e não as empresas que fabricam ou desenvolvem o harware e o software. Por esse motivo eu sou muito a favor de sistemas abertos que permitam que vc utilize o SEU (alias, vc comprou e não pagou barato por ele) hardware da maneira que voce quiser! Se é pra utilizar limitado e fazendo somente o que eles querem, então distribuam o aparelho de graça e usa quem quer!

  • Paulo Roberto DF

    Estou com meu “Classic” há mais de 2 anos e juntamente com os respectivos Jailbreak e Unlock!!! Viva liberdade!!! Kkkkkkkkkk… Aguardo a chegada do meu 3GS para mais um JB e unlock!!! Viva a liberdade!!! Hehehe… Então sou um feliz participante dos 60%!!! rsrsr

  • Se basear em 1000 e poucos votos para dizer que 60% dos iPhones do Brasil são jailbroken é meio fora da realidade… Eu acho que é MUITO MUITO menos, a maioria das pessoas nem sabe o que é jailbreak, e grande parte das que sabem morre de medo de fazer.

  • Quando o Brasil deixar de ter um dos Iphones mais caros isso aí tende a diminuir. Enquanto o Iphone for um absurdo de caro como é hoje, as pessoas vão optar por comprar em outros lugares como no Mercado Livre, que na maioria das vezes já vem com Jailbreak.
    Quando começarem a vender o aparelho original com sistema original por um preço barato, aí as pessoas vão começar a comprar por lá e isso tende a diminuir.

    • Complementando. Creio que essa porcentagem também não seja isso, já que a pesquisa de Jailbreak foi feita aqui no Blog, e a maioria dos usuários que visitam o blog tem consciencia do que que é jailbreak ou que está procurando por isso, e também temos que saber que a maioria dos usuários de Iphone não tem a mínima idéia de que existe esse blog, que no qual incentiva ao uso de jailbreak.

      • Apenas uma correção: o Blog não incentiva o jailbreak, apenas o defende.
        A prova está que você não vai encontrar nenhum tutorial de como fazê-lo, nem nenhuma frase do tipo “Faça jailbreak, é melhor”.

        O discurso aqui sempre foi: “se você conseguir ficar sem jailbreak, é sem dúvida o caminho com menos dor de cabeça”.

  • Michel Wilker

    Pra mim, a maior razão de uma porcentagem tão alta está no preço do aparelho no país. Se o aparelho fosse mais acessivel , ninguém precisaria comprar o aparelho fora e fazer o Jailbreak (eu me incluo nessa). 🙂

    • ubi_rj

      Acho que o JB não esta tão ligado assim ao preço do aparelho…
      A grande maioria que faz JB é composta por pessoas que querem explorar mais o aparelho.
      Não tem nenhuma ligação com o preço e se tiver, é mínima.

      • Michel Wilker

        Nossa cara, discordo completamente. O Cydia só está instalado no meu iPhone porque preciso dele para instalar o UltraSn0w, caso contrário não me faria falta. E eu só preciso instalar o UltraSn0w porquê paguei cerca de 900 reais em um iPhone fora do Brasil, enquanto aqui estava por volta de 1500 reais no Mercado Livre e mais de 2k direto na operadora.
        Imagino eu que vááááários passaram pela mesma situação que eu.

      • Michael /\
        Você estava fora do Brasil quando comprou o aparelho ou então alguém trouce pra você? Como você fez pra comprar por esse preço?

      • Michel Wilker

        Eu estava fora. 🙂

  • Michelmpbr

    Nossa teve gente que falou como se usar o jb fosse um crime e temos que nos envegonhar por causa disso ou ainda que é por cultura do Brasil… não sou nenhum criminoso e nem mesmo tenho vergonha de usar meu aparelho modificado… uso e não é por falta de dinheiro e sim pela facilidade que o jb traz… Sabendo usar é tranquilo…

    Use com moderação….

  • Lucas Macedo

    iPhone sem o jailbreak não é iPhone.

    • Rafael nogueira

      Perfeito!

  • Diego

    OFF

    Alguem sabe se o lançamento do 3GS vai ser mesmo dia 14??

    O iphone 3G 16gb ainda está sendo vendido pela vivo? ou depende da loja?

    Sou do Rio

    Abs a todos

  • CarlosT.

    Se houver uma pesquisa sobre jailbreak, tento ajudar: eu e a minha noiva temos 2 iphones 3G com jailbreak e eu fiz jailbreak no iphone de um amigo.

    Abraços

  • Frederico

    Eu acho que a pergunta que temos que fazer é:

    Como estaria o iPhone hoje se não existisse jailbreak nem unlock?

    Afinal de contas, até o blog do iPhone chegou antes do 3G (primeiro modelo que chegou ao Brasil legalmente)….

  • E Brasil adora coisas proibidas eu to nos 40% hehe nunca fiz jb e nem sei como Vo fazer e já vi iPhone com jb não sinto diferença nenhuma

  • Aldo

    A populacao utilizada na pesquisa pro Brasil nao e randomica, por isso, nao deve ser levada em consideracao.

    Acredito que o numero seja maior q 8%, mas nao chega perto dos numeros encontrados pela enquete.

  • DESABAFO

    Hj fui na claro tentar trocar meu iphone (tem 3 meses que ele parou de reconhecer a rede wireless, estava esperando o 3gs chegar no Brasil pra trocar e ver se conseguiria algum abatimento na troca pelo 3gs, mas cansei de esperar o estoque de 3g 16gb da claro zera pelo jeito vão vender até 2010) chego lá explico a situação do aparelho pro atendente que olha pede pra olhar o iphone depois de uns 10 min. olhando com cara de “nunca vi um desses nem sei o que fazer” ele disse que precisava falar com o especialista e fazer alguns testes… 15 min. depois o atendente volta com o diagnostico, o proplema do seu iPhone é no firmware, não podemos fazer mais nada… como assim firmware? meu aparelho está na garantia! Ai o atendente me passou o exatamente o que fazer… vc tem que fazer um downgrade de firmware pra versão anterior, vc perdera algumas funções mas o wifi voltara a funcionar!!!
    Pode uma coisa dessas?
    É um asno ou não é um cara desses?
    Depois de muita discussão me pediram pra voltar amanhã as 11h pra falar com o especialista, que ira fazer um downgrade pra versão 2.2, pq éssa 3.0 ta dando pau em um monte de aparelho.
    Só morrendo de rir……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    amanhã eu conto o que deu!!!

    • Michel Wilker

      Hilária a sua história! iuAHiuHAiuhAhAIuhAiAUH fiquei imaginando a cena.

    • Diego

      Amigo, o que se resolveu? O meu iphone está com o mesmo problema. Só que ele é da Vivo.

      Alguem sabe me dizer se eles podem realmente fazer um Downgrade no aparelho? Isso pode?

      Abs,
      Diego

  • Romulo Soeiro

    Ilex, desses 60% que fizeram JB, estão incluidos os que tiveram que fazer por necessidade? Tendo comprado o iphone fora do Brasil e não podendo usar chips das operadoras nacionais… há de se dar esse desconto, pois muitos brazucas compraram o aparelho antes dele chegar por aqui e vão depender do JB até que se desfaçam do aparelho.

  • Leonardo Bortolotti

    Não viveria sem Jailbreak…
    Sempre que atualizo meu firmware corro fazer o Jailbreak!!
    Com certeza o iPhone fica bem melhor com ele, na minha opinião!!

  • Carlos Adller

    No dia que não puder fazer JB no iPhone, não compro mais. Vou para o Android.

  • henrique

    Questao cultural. Nos Brasileiros somos oportunistas e aproveitadores. Pirataria, falsificacoes e obtecao de coisas por meio ilicito sao as coisa preferidas de nos brasileiros! PS: meus aparelhos nao sao jailbroken. E nunca serao.

  • Sem Jailbreak?
    Sem GPS Curva-a-curva?
    Sem o mxTube?
    Sem o Cyrecorder?

    Sem chance!

  • gabriel

    hj em dia iphone sem jailbreak eh igual a computador sem internet, nao tem graça a minina graça.

    E msm se a apple facilitar a appstore brasileira a porcentagem de usuarios com jail nao irá diminuir. isso eh fato

  • Kelvin

    To nos 60%, se por acaso um dia tiver apple store brasileira boa, eu posso ate desfazer. Mas por enquanto o jb so me trouxe coisas boas ^^