AplicativosApp Store

Dia do Advogado: aplicativos legais para iPhone e iPod touch

Aplicativos "Legais"

Há milhares de anos, na Roma antiga, surgia a figura do advocatus, que era alguém que aconselhava as partes a respeito de seus direitos, formando a communis opinio doctorum. No Brasil instituíu-se o dia 11 de agosto para prestigiar estes profissionais. Esta data observou a criação dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, um em São Paulo, outro em Olinda. O dia do advogado também é conhecido como o “dia do pendura“, quando por costume os estudantes do curso de Direito não pagavam a conta em bares e restaurantes.

Por ser uma profissão onde o acesso constante à informação é fundamental, o iPhone (ou iPod touch) torna-se o instrumento ideal para se ter sempre à mão algumas facilidades. E felizmente, existem alguns aplicativos especialmente dedicados a esses profissionais. Confira.

Vade Mecum

O Vade Mecum já é nosso velho conhecido, um dos aplicativos mais completos na área. Desde a última vez que falamos nele, o programa já ganhou algumas atualizações que aumentaram ainda mais o número de legislações presentes.

Legislações sempre à mão

Ele é um dos únicos aplicativos brasileiros classificados com 5 estrelas nas avaliações da App Store, coisa rara até mesmo a nível mundial.

O legal é que para comemorar o dia de hoje, ele está com um desconto especial de 30%, valendo 6,99$, ideal para quem ainda não adquiriu. Mas seja rápido, porque este preço é só até as 23:59 de hoje. 😉

Para conhecer melhor o aplicativo, não deixe de ler o artigo anterior.

JusBrasil lite

Este aplicativo assemelha-se ao Vade Mecum, porém ao invés de conter as diversas normas jurídicas, ele limita-se a ser um aplicativo de mera consulta por artigos específicos, não contendo as normas completas para visualização imediata. Pode ser um excelente quebra galho momentâneo, mas vale lembrar que a pessoa deve saber o número da lei e o artigo que está procurando.

JusBrasil Mobile lite

iCDC

Organizado de forma muito prática, este aplicativo contém o Código de Defesa do Consumidor, com o telefone de todos os escritórios do Procon no Brasil. Caso o número do telefone tenha mudado, você mesmo pode efetuar a alteração. Este é definitivamente um aplicativo bem interessante não só aos operadores do direito, mas para todos os cidadãos.

iCDC

Lei do Juri

A Lei do Júri Comentada é uma análise dos artigos do Código de Processo Penal que sofreram modificações pela lei n. 11.689/08.

Ele permite uma consulta comparativa entre os artigos atuais e os anteriores, além de possibilitar buscas por termos específicos.

Lei do Júri comentada

Promocodes especiais Dia do Advogado

Para comemorar o dia, a Max Systems ofereceu 3 códigos promocionais do Vade Mecum para distribuirmos entre nossos leitores. Eles serão distribuídos no nosso twitter ainda pela manhã, para possibilitar a quem não conseguir usá-los de poder aproveitar o desconto de 30% do aplicativo. Por isso, fique ligado! 🙂

Tags
Mostrar mais

um leitor do Blog

Este artigo foi uma gentil colaboração de um de nossos leitores. Quer contribuir também com o BDI? Escreva pra gente. ;)

Artigos Relacionados

  • LeonardoD.

    se estivesse distribuindo promocodes agora, eu juro que não ia nem tentar ganhar um. isso não me serve pra nada :/

  • Putz! Esqueci de incluir os promocodes! 😛

    • LeonardoD.

      hehehehehehe, euri.

    • LeonardoD.

      e não é que tem mesmo o_o

  • José Luiz

    O link pro twitter ta errado

    😀

  • Humberto Neto

    Gostei do post !!!

  • Daniel Taiguara

    É ILEX o logo do blog ainda tá em manutenção ! Será que ele demora muito para ser lançado ?
    Acho que vc contratou um pessoal da SABESP para fazer o serviço ! Aquele povo vc tem 5 funcionários mas só 1 trampa e os outros 4 ficam olhando ! rsrs

    • Já tem gente querendo chamar o “Proteste Já” para acelerar essas reformas. 😛

      • iPc

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Gostei dessa iLex….
        Eu ri

  • Hugo

    Puts pensei q tinha perdido os promocodes shasauhasuh

    vo corre pro twitter já!!

  • Alguem pode me explicar como funciona os promocodes?
    Onde consigo obter as respostas?

    Abraços

  • Está rolando a promoção no Twitter, passem por lá…

    Já ganhei o primeiro: P63PA7N9F6P9

    Tem outros 2 ainda por vir…

    Boa sorte a todos…

    Valew iLex/Blog do iPhone

  • Uma única dúvida…
    as leis mudam constantemente…

    o Vade Mecum têm atualização gratuita sempre que as leis se atualizam??

    • krikaoli

      Marcelo, por enquanto acho que as leis só atualizam quando o aplicativo é atualizado, eu acho (eu tenho o aplicativo).
      Abraços

    • krikaoli

      Nossa esse blog é um vício… tenho que maneirar um pouco. Ilex, gostei do iphone com o martelo dourado, muito bom gosto visual. Vou aproveitar o espaço pra sugerir ao Max, que o aplicativo atualize a respectiva base de dados sem precisar de update na applestore, mas sim diretamente, pelo próprio aplicativo.

      Desde o lançamento do Vade Mecum houve significativas mudanças em algumas leis importantes, a própria lei da foto, a do Mandado de Segurança foi todo alterada. Existe ainda o novo procedimento do júri e as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente.

      PS: Savignon, até hoje você ainda não comprou o aplicativo!??

      abraços e parabéns aos cidadãos e advogados

      • GRM177

        Krikaoli, o complicado do Vade Mecum é o seguinte, ele tem as leis como repositório, você encontra, faz busca, mas tem milhares de artigos/súmulas revogadas por outras, ou não recepcionados pela Constituição, que a própria lei ‘seca’ no site do Planalto traz remissões/observações disso, e ele não.

        Termina por induzir um pouco o leigo, e também o profissional, ao erro.

        Eu tenho ele, mas sinceramente? Nunca usei. O que estou gostando é um tal de AjiReader, um leitor .pdf, (quando comprei tinha vários defeitos), mas o suporte foi muito interessado, parece que é um programa antigo de outras plataformas, e agora ele está perfeito, você baixa a lei do Planalto, converte em .pdf, transfere para o iPhone, e no AjiReader consegue fazer busca no texto, inclusive acentuada (com a vantagem de ter as remissões), tudo isso por um mísero dollar.

      • krikaoli

        Achei interessante o AjiReader, mas você tem que converter cada arquivo que baixa do Planalto em pdf e depois gravá-lo para o iPhone? E o sistema de buscar, ele vasculha todos seus arquivos *pdf ao mesmo tempo? Eu uso o Vade mais como referência e quebra-galho* (sic?). Já havia lido um comentário seu sobre a cautela na hora de consultá-lo e passei a ser cauteloso. A propósito, você já converteu muitas leis? Alguma possibilidade de disponibilizá-las? Tem até um blog de direito que tem como objetivo fazer algo semelhante. Entra lá no fórum, num dia que for possível, pra deixar algo sobre isso, por favor.

      • GRM177

        Eu não tentei utilizar a busca de todos arquivos (parece ter, mas não entendi muito bem ainda), normalmente abro a lei que desejo, p. ex., CF, e se eu digitar Ministério Público, acentuado mesmo, ele acha, o legal é que se continuar clicando ele vai para a ocorrência seguinte.

        Para converter é uma barbada, eu uso um programa chamado PDFCreator, ele virtualiza uma impressora .pdf (algo que parece que todo Mac faz sem programa nenhum), então simplismente imprimo para o arquivo numa pasta com as leis que me interessam. A leitura não é tão boa quanto no Vade Mecum, pois as letras ficam menores, mas é bem razoável.

        Fora que é um leitor .pdf decente para qualquer outro documento, já que nenhum dos mais de 5 que testei fazem a busca de texto como prometem, muito menos com acentuação.

        Para transferência ele usa um programa que transfere via wifi, nada complicado de usar, a primeira versão não funcionava bem, reclamei e deu resultado, achei os caras bem sérios.

        Posso te passar minhas leis por email, como estou estudando para concurso, a recomendação do curso é que se use direto a lei do site do Planalto, então acaba sendo uma mão na roda isso.

        Anota ae, meu nick + gmail.com. []’s.

  • Petrolux

    Acho que vou ter que começar a utilizar o twitter, não tem jeito.

  • acabei de perder o segundo…
    =/

    maior tempão atualizando o twitter e não consegui catar…
    por alguns segundos…
    =/

  • Savignon

    Colei grau essa quinta feira, se eu não conseguir o 3º codigo tem algum código extra de consolação? =P hehehehe

  • Peguei o ultimo que sorte valew D82KU7NDLMYG

  • Fabi

    Quem foi o leitor do Blog que escreveu esse artigo?

    • Ele está atrás do pano do logo… 😛

      • Fabi

        Opa mais um mistério!:0

  • Savignon

    Ilex me pegou!

    • Êpa!
      Explica direito essa história senão vai pegar mal pra mim! 😛

    • Hummmmmmmmmmmmmmmm to sabendo!!!

    • Savignon

      Me pegou virtualmente no twitter com uma pegadinha, seus mentes sujas!

    • Savignon

      Vlw o sorteio, quem sabe eu ganhe na prox? =)

  • iLuck

    Muuuuito bom esse post! Com certeza algum desses apps vale a pena termos em nossos gadgets. Pena que não dá pra se livrar do advogado em si, é um mal necessário…

  • Savignon

    Que porcaria o iTunes me pegou com um belo de um “session timed out”..droga =/

  • Jason S.

    Já sem esperança consegui levar o último promocode do Vade… Putz vai me ajudar demais na facul!

    Thanks iLex! Valeu pelo sorteio cara!

  • Infelismente perdi os promocodes, faço faculdade pela manhã T_T
    Mas aproveitei os 30% de desconto do Vade Mecum como “desculpa” para enfim comprá-lo. Achei muito completo o aplicativo, parabéns à Max Systems! Agora não preciso mais carregar aquele “trambolho” que é o vade mecum impresso… hehehe

  • pensei que era só dia do estudante C=