Notícias

Chega à App Store um simulador de Nintendo DS para iPhone. Mas até quando?

Apesar de eu pessoalmente não entender muito qual a graça do Nintendo DS, muita, mas muita gente mesmo adora este aparelho, fazendo muito sucesso na Europa, onde é normal ver até mesmo adultos no metrô concentrados em jogos intelectuais e brincadeiras com as duas telas do aparelho.

A Apple costuma barrar aplicativos que usem marcas que não pertençam ao desenvolvedor, justamente para evitar processos judiciais, porém nesse caso, o programa acabou sendo aprovado. Ele se chama DS Double Sys e é um pequeno simulador do console portátil da Nintendo.

DS Double Sys

No aplicativo, desenvolvido pela ZM2 Dev, há dois jogos: Pixel Mania (um jogo musical) e Secret Game. Muito poucas opções que possam atrair os fãs da plataforma, mas de resto ele simula muito bem a dinâmica do DS.

DS no iPhone

Esta matéria até teria um vídeo do aplicativo para mostrá-lo em ação, mas ela acabou de ser retirada do Youtube a pedido da Nintendo.

Vídeo retirado do ar

No momento em que este artigo está sendo escrito, o aplicativo ainda está disponível na App Store (link), pelo preço de 4,99$. Para os fãs que querem obter algo que vai se tornar uma raridade dentro de algumas horas, devem correr se quiserem garantir a sua cópia. 🙂

A pergunta lógica a se fazer é: será que não era muito mais produtivo usar o tempo e o trabalho gasto em algo inédito, ao invés de perder tempo em um produto que certamente vai ser barrado?

dica do leitor Jason S.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Janja Boy

    iLex você não entende a graça do Nintendo DS, eu não acho graça em game nenhum. 😛

    • Lucas Abduch

      cara, eh pq vc nunca jogou fieldrunners!

    • Puts Janja Boy teve infância não???
      Pois só abro mão do meu Playstation3 quando a Apple lançar um console melhor!!!

  • Amigos,

    Para alguns jogos no iphone não tem graça nenhuma, mas, vai falar isso para o meu filho de 4 anos, diariamente disputo com ele alguns minutinhos no aparelho.

  • Felipefp

    Ainda mais se tem só dois jogos!!!

  • Ronuro

    Eu ja tinha visto isso na App store hoje cedo! E não acreditei!

  • Dynho

    Mas com certeza quem desenvolveu vai faturar o seu ate que a apple volte atras e bloquei o app.
    E logo teremos um similar no cydia, quem sabe ate gratuito, pq já é certo que ha muitos mais fãs de nintendo do que iphone espalhados pelo mundo.

  • minha prima tem 1, e meu primo tem 1… dai as vezes fico jogando com eles, um contra o outro, cada um de um DS… o mario kart é muito legal pra relembrar os velhos tempos =p

  • eu gosto do ds, eu tenho o lite e o ds i, e gosto muito, prefiro o ds q psp, que só tem grafics, e tbm tnho o wii e ps3, e prefiro wii,nintendo é lider em, tudo, o que ela faz é inovador, veja, a primeira a inplantar o touch em entreterimento, e o acelerometro, para entrerimendo, pois antes o touch era usado só em dvs automotivos depois do ds, começou a mudar, indo para celulares, e a revolução do iphone, acelerometro, antes usado só para girar imagens e tals, esta sendo usada para entreterimento, como o novo celular da sony que vem com os jogos com a acelerometro, e claro né o nosso precioso (IPHONE), sem ds talvez não teriamos o nosso iphone, pois foi ela que trouce o touch para a mobilidade, e os nossos jogos utilizando o acelerometro do iphone tnm não existiria sem wii.

  • Queria saber apenas o que a Apple tem contra o Commodore S64… não teve um App emulador como esse simulando o C64 que teve todos os direitos assegurados e foi rejeitado? Agora, como ela recusa uma solução legítima desse tipo pra colocar no lugar um emulador de DS que nunca entraria na App Store por parte da Nintendo?

  • Daniel Taiguara

    ILEX ja faz alguns dias se não me engano que ele ta disponível ! Já vi reportagem sobre ele em outros lugares ! Mas acho que em menos de 1 semana ele some do mapa ! rsrs…
    Nunca tive um nitendo ds mas ja joguei com de amigos e fora mario kart não vi graça ! So mais o PSP !!

  • michelmpbr

    Bom a galera aqui do Japão conhece muito bem o ds… aqui em trens e metros é uma febre também os adultos usam muito pois tem muita coisa voltada para eles exemplo são os jogos com ideogramas japoneses(kanji) e serve como agenda,tem até engravatados usando…. e não tem somente mario no ds de legal, é uma infinidade de jogos legais….E esta se tornado muito popular entre os brasileiros, pois como o iphone também tem desbloqueio e jogos piratas….

  • Leonardo Freire

    e como é que o cara coloca os jogos ? tipo ROMS da vida piradaa na internet hehe ? se for realmente vai ser barrado muito rapido

    • Leonardo Freire

      add aki, pelo que tao falando nos comentarios da app store, nao é emulador nao, é um joguinho qualquer mane com a cara de uma SIMULADOR de nintendo DS, resumindo, FAKE TOTAL

    • Daniel Taiguara

      pelo que li em outros lugares por enquanto não se pode colocar rom´s neste programa so usar o que ele já tem que sao os 2 games que o ILex falou !

  • luiz

    Heheh eii pessoal, tdu bem o “emulador ” tah meio inutil agora mas, nas proximas atualizações os desenvolvedores vão colocar mtos jogos, inclusive diz na descrição do aplicativo

    e inclusive vão adicionar o função “microfone”, que pode garantir alguns jogos a mais.

    vamos esperar pra vê no que dá, quem sabe ele dá uma melhorada

    abraço!!!

  • A Apple não permite emuladores na App Store, segundo as regras do SDK. O único que passou sem ela perceber foi o Sonic, da Sega, que finge ser um aplicativo mas é emulação.

    Esse aí não é emulador, propriamente dito. É uma “simulação” mesmo. Não roda ROMs do DS.

    • Os desenvolvedores estavam tendo um problema parecido com a licença do SDK, para poder distribuir os aplicativos com código aberto. Em tese, se você usasse o SDK para desenvolver o aplicativo, então não poderia usar distribuir o aplicativo em código aberto, se não as licenças se conflitariam.
      Então eles resolveram a solução desenvolvendo os aplicativos diretamente, sem usar o SDK… assim eles poderiam distribuir com o código aberto, sem ter problemas com a licença do SDK… claro que muitos preferiram lançar com código fechado do que abrir mão à facilidade do SDK.

      Então, tecnicamente, se eles não usarem o SDK pra desenvolve o aplicativo, podem fazer um emulador sim. Há não ser que a Apple Store tenha alguma licença contra isso.

  • É obrigatório o uso do SDK porque só com ele é possível compilar os aplicativos para a App Store.

  • henriqueG

    Não é emulador isso, ele só é desenhado parecido ao DS Lite e os jogos pelo que vi também nos comentários são falsos e não existem para o DS, eu tenho o DSi e o iPhone, os jogos do iPhone e para aquelas horas que vc não tem nada pra fazer e tal, o DSi acho que é mais parecido a um video game, vc está sem nada pra faze em casa vai lá e joga um pouquinho, e outra a bateria do DSi dura mais que a do iPhone em jogos (claro, o iPhone é um celular e o DSi é um video-game portátil)

  • iPc

    E o jogo ja saiu da appstore!! Acabei de olhar e n existe o link q o iLex postou no post!

  • Matheus Polesca

    Poxa sem rom!Pelo menos podia vir com um Pokémon né?