2009ARQUIVO

Taxas de upload do iPhone 3GS não são tão “Speed” quanto se esperava

Upload limitado no 3GS

O carro-chefe da publicidade do novo modelo de iPhone da Apple é justamente a velocidade, que justifica o S do nome (speed, velocidade em inglês). Porém, estudos revelam que apesar do acesso à internet pela rede 3G ser realmente mais rápido (podendo chegar à 7,2 Mpbs), a taxa de upload (envio de dados para a rede) é limitada a apenas 384 Kbps, exatamente a mesma do modelo anterior, o iPhone 3G.

Isso porque a Apple resolveu não adotar a tecnologia HSUPA em seu chip, o que permitiria altas velocidades de transferência (até 1,9 Mbps).

Mas isso é realmente um problema? Na teoria é, mas na prática nem tanto. O iPhone não é o único com essa limitação, a grande maioria dos celulares que usam a tecnologia GSM sofrem do mesmo problema. Além disso, apenas alguns países da Europa atualmente possuem redes capazes de suportar tal velocidade de upstream, nos Estados Unidos nenhuma operadora ainda possui rede compatível.

Ou seja, a não ser que você more na Europa, não há porque fazer alarde sobre esta notícia. É claro que a Apple já poderia ter adotado a tecnologia, mas talvez isso só deixasse mais caro o aparelho, para uma coisa que, principalmente no Brasil, não poderia ser aproveitado.

A Apple sempre seguiu a tendência do mercado americano, o que não deixa de ser natural visto que é a sua origem. Esta é uma das razões do iPhone ainda não possuir função de videochamada, comum na Europa mas quase inexistente nos EUA. Como as operadoras de lá começam já a melhorar a sua rede, pode ser que uma taxa maior de upload seja uma característica do próximo aparelho.

Afinal, com a nova função de subir vídeos para o Youtube direto do iPhone, o que mais queremos é velocidade para enviar arquivos.

[via]

Botão Voltar ao topo